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Dicas para gerar tráfego no seu site e ganhar a corrida pela audiência

Dicas para gerar tráfego no seu site e ganhar a corrida pela audiência

Fazer seu website gerar tráfego e crescer o número de visitantes qualificados para a sua empresa pode ser complicado e demandar tarefas diárias.

 

Mas, com toda certeza, deve ser o pilar central de uma estratégia de Marketing Digital consolidada e planejada com visão no futuro.

 

Ainda mais se considerarmos o cenário atual (2020) onde estamos passando por um período de pandemia mundial e desaceleramento financeiro global, reduzindo equipes dentro das empresas.

 

A boa notícia é que no mundo digital, as coisas parecem ficar melhor a cada dia que passa e, se a sua empresa estiver corretamente posicionada, poderá colher ótimos frutos nesse momento.

 

Justamente o tráfego é o principal desafio que os sites enfrentam ao tentarem abocanhar uma parcela maior de clientes.

 

Ou seu site está posicionado nas buscas orgânicas (SEO) ou sua empresa terá que despender de investimentos (altos) para conquistar esses clientes.

 

Vamos abordar nesse artigo algumas dicas e táticas para você alavancar sua marca na internet e desfrutar de resultados impactantes e duradouros para a sua empresa.

 

Leitura complementar:

 

Maiores tendências do Marketing de Conteúdo para 2021

O que é SimilarWeb e como usar nas suas estratégias

Conheça a Jornada de Compra do seu cliente no MKT Digital

Sales Engagement: O que é e como aplicar na sua empresa

Estratégia comercial: Dicas de prospecção de clientes para sua empresa

 

Primeiro de tudo: defina sua persona da forma correta para gerar tráfego de qualidade

 

Os profissionais mais experientes sabem quanto vale ter visitantes cada vez mais qualificados dentro do site da sua empresa. Outros fazem de uma forma que a quantidade significativa é melhor que a qualidade. Fique com a primeira opção.

 

Os visitantes devem se encaixar no seu ICP e você deve ter clareza o tempo todo ao buscar um novo tráfego.

 

Tire um bom tempo para traçar esse perfil ideal de cliente, busque informações no histórico de dados de conversões da sua empresa, faça um Kanban prospect para trazer mais clareza e direcionar os esforços de conteúdo de uma forma mais assertiva.

 

Assim que essa etapa for concluída, busque informações de mercado (comparações) e conheça as estratégias de aquisição de tráfego dos seus concorrentes.

 

Quais são os principais tipos de tráfego e canais de aquisição

 

De forma direta, selecionamos os 5 principais canais de aquisição online e seus diferentes tipos de tráfego. Vamos ver de forma resumida cada um deles:

 

  1. Tráfego orgânico – A parte mais importante da sua estratégia de marketing digital, são acessos oriundos a partir dos resultados orgânicos em motores de busca ou pesquisas como Google, Yahoo Search e Bing.

 

  1. Tráfego Pago – Um importante canal de aquisição em quanto sua estratégia de SEO não estiver performando bem. Tráfego (pago) oriundo de anúncios feitos em outras plataformas ou através de Redes Sociais ADS e do próprio Google ADS.

 

  1. Tráfego Direto – Quando a sua marca já tem algum conhecimento pelo público-alvo e os usuários chegam até seu site digitando sua URL (domínio) nos navegadores online (Google Chrome, Firefox, Explorer, entre outros).

 

  1. Tráfego Social – Oriundos de postagens em redes sociais (organicamente) após o clique em um conteúdo relevante com o link para seu site. Alguns exemplos de redes são: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.

 

  1. Tráfego de referência – São aqueles acessos que veem de outros sites (referenciados) para o seu website, também conhecidos como backlinks. Exemplo de um PostBlog feito para um site que possui um público-alvo semelhante ao seu e dentro da matéria tem um saiba mais para o seu site.

 

Conheça algumas estratégias para aumentar seu tráfego no website neste artigo aqui.

 

gerar-trafego-qualificado

 

Saiba agora como identificar tendências de tráfego de mercado

 

Sabendo identificar e analisar as tendências de tráfego de um determinado mercado ou palavra-chave, vai ajudar você a definir as metas de crescimento em potencial.

 

Imagina se um nicho específico que você atua está em declínio e sua meta é crescer mais de 350%.

 

Com toda certeza você vai se frustrar e isso pode ser uma péssima ideia.

 

Uma ferramenta simples do Google, conhecida como “Trends” pode oferecer uma visão panorâmica de determinadas palavras-chave ou nichos.

 

Você consegue regionalizar e avaliar o volume de pesquisas e histórico para uma tomada de decisão mais assertiva.

 

Existem outras ferramentas mais robustas para essa pesquisa não ser muito superficial como a ferramenta Market Explorer. Pesquise mais sobre ela e adote-a em sua estratégia.

 

Como fazer para superar os seus concorrentes e suas estratégias de marketing digital

 

Como um participante ativo em seu setor, acredito que sua empresa conheça bem seus principais concorrentes no mercado, certo?

 

Se não, faça esse benchmark e pesquise cada um deles antes de tudo. Uma simples pesquisa no Google lhe dará uma ideia das principais empresas do seu nicho.

 

Mas, o ideal mesmo é que utilize ferramentas que geram uma visão mais assertiva no seu nicho de mercado, identifique os seus principais concorrentes dentro de um quadrante visual.

 

Utilize o Growth Quadrant da Market Explorer ou o SEM Rush para dar apoio nesse sentido.

 

Descubra as estratégias de aquisição de tráfego dos seus concorrentes

 

Como você não deve ter informações privilegiadas dos seus concorrentes, será necessário mais uma vez recorrer as ferramentas estratégicas do Marketing digital.

 

Dentro de ferramentas como SEMrush e Ubersuggest você consegue fazer a análise de tráfego para conseguir extrair dados da mesma forma como você faz com o Google Analytics.

 

Utilizando a análise de tráfego, você terá uma visão de como seus principais concorrentes definem as suas prioridades de aquisição de tráfego para cada um dos canais: Orgânico, Pago, Social, Direto e referência.

 

Com isso, ao analisar seu site e comparar com os concorrentes as principais fontes de tráfego de cada um deles, você pode identificar os pontos fracos e fortes das estratégias de marketing digital e fazer ajustes pontuais, se necessário.

 

Exemplo: Você identifica que o concorrente A está muito forte em aquisição nas buscas orgânicas e o concorrente B é muito forte em aquisição com tráfego direto. Os dois estão bem fracos em social e mídia paga.

 

Dessa forma você tem um cenário de como posicionar sua estratégia para gerar tráfego com menos esforço e também quão duo vai ser para tirar eles da posição atual.

 

estrategia-aquisição-trafego

 

Como aumentar o numero de visitantes através do tráfego direto do seu site

 

Se você identificou que os concorrentes possuem um grande volume de aquisição oriundos do tráfego direto, é um sinal que eles investem muito em conhecimento da marca (Brand Awareness) e fidelização do cliente.

 

Quando as pessoas digitam a URL do seu site diretamente no navegador ou utilizam os favoritos, significa basicamente que:

 

  • Foram impactadas pelo marketing boca a boca através de outras pessoas.
  • Impactadas por campanhas off-line / online.
  • Retornaram ao site após uma compra e experiência positiva em uma visita.

Algumas dicas para você aumentar as visitas com tráfego direto

 

Para a geração de tráfego direto, utilize estratégias que favoreçam as táticas de marketing citadas logo acima e:

  • Simplifique as URLs do seu website: um nome simples e fácil de lembrar é útil para as pessoas digitarem no navegador, fora outras questões técnicas de SEO.
  • Invista em conhecimento da sua marca: Estratégias off-line e on-line para que sua marca seja amplamente conhecida fará com que as pessoas digitem sua URL diretamente no navegador.
  • Crie materiais educativos e torne-se referência em um determinado nicho. Espalhe aos 4 cantos conteúdo de alta qualidade e explore cada vez mais o conhecimento da sua marca.

 

Como aumentar os visitantes do seu site com o tráfego de referência

 

Descubra quais são as parcerias mais benéficas para a sua empresa. Identifique quais são os links que mais levam tráfego qualificado para o seu website e invista esforço em parceiros que possuem em sua base, o ICP mais próximo do seu.

 

Esse é um processo de longo prazo, mas é algo que as empresas devem investir sempre, pois conquistar uma parcela de tráfego de concorrentes e parceiros é uma estratégia que pode funcionar muito bem na maioria dos casos.

 

Dicas para construção de tráfego de referência

 

Existem diversas táticas no marketing digital para ganhar visitantes, mas vamos ver as que mais funcionam:

 

Criar backlinks: Identifique os sites potenciais com mais volume de visitantes e proponha a criação de um conteúdo de alta qualidade para ele. Dentro do conteúdo, insira de 2 a 3 links em palavras-chave que façam sentido para um artigo complementar da sua empresa.

 

Esteja ativo em fóruns e grupos de discussão externos: Atente-se a plataformas de grande fluxo de usuários, tal como:

 

Facebook, WhatsApp e LinkedIn que possuam tráfego potencial para a sua empresa. Invista algum tempo para participar ativamente e levar alguns links de interesse (de alto valor do seu site) quando for mais oportuno e fizer sentido no contexto.

 

Criação de conteúdo único: Em um mar de conteúdos sem originalidade, qualquer ação no sentido de criar algo original e criativo fará sentido e vai funcionar.

 

A Agência Next4 emprega esse tipo de estratégia a muito tempo com pesquisas e desenvolvimentos de plugins para a comunidade de programação, participação de debates com profissionais altamente qualificados e conhecidos no meio de Marketing e vendas, entre outros.

 

Isso acaba gerando links de alta qualidade vindos de portais de conteúdos super conhecidos (Joomla.org, Yii, Estadão, Terra, UOL, WordPress.org, …) na internet, o que gera backlinks de alta qualidade para o nosso website.

 

Como otimizar meu site para obter mais tráfego orgânico

 

Invista na otimização completa do seu website para superar seus concorrentes e gerar tráfego orgânico da rede de pesquisa.

 

Temos diversas dicas de SEO e você deverá dar atenção à todas elas se quiserem realmente se posicionar de forma mais assertiva nas buscas orgânicas.

 

Vou facilitar par você e colocar alguns links úteis aqui:

O impacto de um site mais rápido nos resultados de buscas

Visibilidade na era digital: Os insights de SEO

4 estratégias para aumentar o tráfego do seu site

Seu site no topo do Google com SEO on page

Produção de conteúdo e SEO

Google Mobile First Index – tudo o que você precisa saber

O que é keyword e keyword density

Tudo o que você precisa saber sobre Sitemap – SEO

Tudo sobre meta description para o SEO do seu site

As otimizações On page e Off page acontecem a todo momento, uma vez que o próprio Google altera a forma de pontuação dentro da ferramenta e no seu algoritmo.

 

Você deve ter uma agência ou um time de especialistas em SEO para ter o suporte necessário para o melhor posicionamento nas buscas orgânicas.

 

Como gerar tráfego para o seu site com as redes sociais

 

Para aquelas empresas que levam as redes sociais a sério, e fazem disso uma ótima forma de aquisição de tráfego, descobrir as estratégias dos concorrentes nesse canal é crucial, não é mesmo?

 

Com ferramentas como a mLabs você consegue acompanhar seu posicionamento, sua evolução dentro da rede, a interação dos usuários com a sua publicação, seus concorrentes, menções da sua marca, gerar tráfego, entre outros.

 

São informações importantes para tomada de decisão da sua equipe de Marketing em relação a sua estratégia digital.

 

Dicas para gerar mais tráfego a partir das redes sociais

 

Tendo o conhecimento das estratégias digitais dos concorrentes nas redes sociais, você pode usar informações e empregar táticas para direcionar seu público social de volta para seu site:

 

  • Anuncie concursos especiais da marca nas redes sociais e limite os envios ao seu site
  • Crie teasers do seu melhor conteúdo (em todos os formatos)
  • Use chamadas para ação (CTAs) atraentes, com links que direcionem as pessoas para o site.

ads fluxo-pago

 

Invista em tráfego pago de forma inteligente

 

Dependendo do budget mensal para investir nesse canal, você deve fazer um planejamento de investimento em mídia – ADS para gerar tráfego.

 

Existem uma variedade de táticas para esse canal de aquisição, mas, vamos listar apenas duas que podem te ajudar a evitar erros de gerenciamento no seu orçamento de anúncio e ainda assim segmentar públicos relevantes para gerar tráfego na internet.

 

Fazer remarketing com o público dos concorrentes em plataforma relevantes

 

Com o conhecimento do seu público-alvo e de seus concorrentes, temos a visão clara de fatias que se sobrepõe com cada rival.

 

Ferramentas como a Análise de tráfego (relatório insights de público) do SEM rush podem lhe trazer a visão correta de quais concorrentes que compartilham do mesmo público que a sua empresa.

 

Para ampliar seu alcance, da para identificar em quais plataformas esse público único visita para redirecionar suas campanhas de remarketing em plataformas relevantes.

 

Localize a Rede de Display do Google com a correspondência de público mais alta

 

As sobreposições de público também são úteis ao analisar quais editores escolher ao fazer colocações na GDN (rede display do Google).

 

Sendo assim, quando você encontrar um domínio que seu concorrente recebe bastante tráfego de referência, dá para avaliar se esse domínio também tem sobreposição de público com o seu.

 

Dessa forma, você consegue alocar recursos na GDN imediatamente na plataforma.

 

Faça isso somente se a sobreposição for alta o suficiente para justificar uma campanha segmentada para usuários que acessam a plataforma específica.

 

Outras dicas para atração de mais visitantes (tráfego) para seu site

 

Saiba se seus principais concorrentes estão “roubando” seu tráfego! Isso mesmo.

 

Você ainda pode perder tráfego para a concorrência mesmo depois de ter mapeado tudo e feito uma bela estratégia em todos os canais de aquisição.

 

O motivo pode ser simples: Os concorrentes podem desenhar estratégias de marketing digital para desviar seu tráfego.

 

Seus concorrentes podem lançar campanhas de mídia – ADS para aquelas palavras-chave que sua empresa está tentando posicionar organicamente. Uma simples pesquisa no Google para essas palavras-chave mostrará se esse é o caso.

 

Pesquise no Google o nome da sua própria marca para ver se existem concorrentes que aparecem para o termo específico da sua marca.

 

Bloqueie a possibilidade de eles patrocinarem a palavra-chave com o nome da sua empresa e gerar tráfego para o concorrente.

 

Já imaginou alguém pesquisando pela sua empresa e o primeiro resultado da SERP ser um concorrente?

 

Lance campanhas de contra-ataque e tenha atenção a essas táticas para manter a sua parcela do mercado.

 

Utilize a plataforma do SEMrush para comparar os concorrentes e encontrar as lacunas nas palavras-chave que sua empresa não participa do leilão.

 

Conteúdo é o principal gerador de tráfego – tenho isso em mente

 

Execute a auditoria do conteúdo já existente no seu website para identificar se há potencial para impulsionamento de tráfego para a página.

 

Para uma economia de recursos e esforços do time de Marketing da sua empresa, e ainda como uma forma de maximizar o valor do conteúdo existente, observe o que já foi feito e insira mais palavras-chave estratégicas, novos links building e veja o seu potencial de viralização.

 

Na maioria das vezes não há necessidade de começar um conteúdo do absoluto ZERO.

 

Uma estratégia de conteúdo orientado por dados que ajude a aumentar o tráfego é apenas uma questão de otimização do que é existente para gerar tráfego para sua empresa.

 

Utilize o Google Search Console para encontrar as páginas do seu site que estão com baixo desempenho e faça as otimizações necessárias para aumentar a sua visibilidade.

 

Atente-se a alguns pontos dentro do seu conteúdo:

 

  • Conteúdo deve ser realmente relevante e responder a maioria das objeções dos seus visitantes
  • Deve ter no mínimo 1000 palavras para dar profundidade no assunto
  • Inserir vídeos, áudios e imagens sempre dará mais peso e destaque
  • Trabalhar as regras de SEO para o artigo (H1, H2, Meta description, Meta Title, URL amigável, Leitura simples e formatada para Mobile, tempo de carregamento, entre outros fatores).
  • Retalhe conteúdos épicos em pequenos conteúdos para distribuição nas redes sociais mais relevantes para a sua empresa

 

Para evitar o trabalho braçal utilize soluções automatizadas e personalizáveis com uma ferramenta como a Content Audit que analisa automaticamente o desempenho de páginas.

 

Outra ferramenta útil é a ImpactHero que fornecerá sugestões de melhorias dentro de um determinado conteúdo para aumentar o potencial de atração de visitantes e mais conversões.

 

Outras dicas para conteúdos que geram relevância para aumentar o tráfego:

 

Vlog Diário, Programas de perguntas e respostas, Palestras ou Podcast, Co-marketing com empresas que são referência em assuntos semelhantes.

 

Fique sempre de olho na performance do seu website para gerar mais tráfego

 

De nada vai adiantar ter toda estratégia montada se a porta principal da casa estiver “capenga”.

 

Seu site deve ter uma taxa alta de velocidade de carregamento das páginas e não ter problemas de usabilidade para os dispositivos mobiles.

 

Gerar tráfego ou aumentar o tráfego atual do seu site está diretamente relacionado com à infraestrutura técnica do seu website.

 

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Se os robôs do Google não conseguem scanear e identificar as palavras-chave, se não indexa seu site ou se existem páginas quebradas dentro dele, como você espera que suas palavras-chave se posicionem bem?

 

Se seu website tiver alguns dos problemas citados acima, espere um tráfego baixo ou ainda pode ser, dependendo do tipo de erro encontrado, um resultado nulo.

 

Tenha uma agência especialista em SEO com programadores experientes para fazer sua plataforma literalmente voar. Você pode encontrar aqui.

 

 Velocidade de carregamento da página influencia na sua estratégia de gerar tráfego

 

Por diversas vezes o Google já nos sinalizou que a receita de sucesso parte da velocidade de um website. A cada segundo a mais, representa maior probabilidade de abandono por parte do usuário / visitante.

 

Veja esse comparativo: Fonte Google/SOASTA Research

 

  • De 1 segundo para 3 segundos – Probabilidade de abandono aumenta em 32%
  • De 1 segundo para 5 segundos – Chances de abandono em até 90%
  • De 1 segundo para 6 segundos – Chegamos em 106% na probabilidade de abandono
  • De 1 segundo para 10 segundos – Temos 123% de taxa de abandono nesse cenário

 

A cada milésimo de segundo os usuários ficam mais propensos a sair da sua página e isso afeta diretamente seus esforços de geração de tráfego.

 

O que a sua empresa está fazendo em relação a isso? Tem uma visão clara dos números atuais da sua plataforma? Está jogando todos os esforços de geração de conteúdo pelo ralo?

 

Para medir o desempenho e velocidade do seu website utilize a própria ferramenta do Google, PageSpeed Insights.

 

Alguns fatores básicos que melhoram o desempenho de velocidade de qualquer website são:

 

  • Tamanho das imagens utilizadas (faça a redução do tamanho e qualidade para ficar mais leve)
  • Tempo de resposta do servidor de hospedagem (latência)
  • Scripts e plugins que carregam na página (desenvolvimento de sites da forma correta – código)
  • Vídeos com carregamento local (aumentam o tempo de carregamento da página)
  • Tecnologia utilizada na criação do site (AMP)
  • Entre outros fatores

 

Conclusão sobre como gerar tráfego

 

Vimos que a “guerra do tráfego” é constante no ambiente digital. É de suma importância que a sua empresa esteja preparada e posicionada para não perder a batalha.

 

Existem táticas e processos que aceleram o posicionamento digital da sua marca e isso deve ser feito com auxílio de ferramentas e profissionais experientes para que aconteça de uma forma mais rápida.

 

Profissionais qualificados em cada “pedaço da estratégia” lhe trará grandes resultados em um menor prazo e redução de investimentos na hora de gerar tráfego.

 

A Next4 conta com mais de 15 anos de expertise em estratégias de Marketing Digital e foco em Posicionamento da marca para nossos clientes e gerar tráfego qualificado.

 

Com uma equipe multidisciplinar atuante, atendemos empresas de diversos segmentos e verticais de atuação posicionando marcas e produtos nos resultados de pesquisas do Google.

 

Fale com um especialista agora mesmo e identifique oportunidades reais de geração de tráfego qualificado, aumento de conversão de Leads para sua equipe comercial e com foco em aumento de receita (vendas) e redução do CAC.