Keyword e Keyword density

O que é Keyword e Keyword density?

RESUMO DA NOTÍCIA: Keyword e Keyword density

– Introdução

– O que é Keyword e Keyword density?

– O que tem a ver com o SEO?

– Como medir Keyword density no meu site

– Táticas para ter sucesso

– Conclusão

 

Introdução

Em um Mundo tão digital como o nosso, estar nos primeiros resultados da pesquisa de buscadores como o Google é essencial para os resultados de uma empresa.

Afinal, os buscadores da internet é onde o maior número de pessoas vai descobrir sobre uma determinada empresa, sobre seus produtos ou serviços, e suas referências.

O próprio Google confirma que são mais de 200 os fatores que definem quais páginas ficarão melhor ranqueadas quando você faz uma pesquisa.

Mas alguns desses fatores são essenciais, e se sobressaem sobre outros, como qualidade do conteúdo, autoridade e as keywords – mais conhecido como as palavras-chave.

A importância

As Keywords, ou palavras-chave são parte importante do processo de como uma determinada empresa será encontrada nos mecanismos de busca.

É preciso conhecer como esses mecanismos funcionam e qual o papel das Keywords nesse processo, porque só assim será possível elaborar medidas estratégicas que farão as Keywords jogarem em favor do seu negócio.

Ou seja: essas medidas devem ser pautadas em métricas e análises concretas, que permitam mostrar os melhores caminhos ao longo das estratégias;

Não é e nem pode ser algo por puro “achismo”, mas sim baseado em estudos bem estruturados, e as palavras-chave são aspectos fundamentais a serem mapeados nesses estudos, pois indicam caminhos muito mais assertivos.

As Keywords são importantes na medida em que expõem objetivamente as necessidades dos usuários sobre algo.

E é aí que deve entrar o papel dos analistas, para conhecer essas necessidades, e utilizá-las da melhor forma, seguindo critérios previamente estabelecidos pelos buscadores, e obtendo assim importantes vantagens para a sua empresa.

Veremos a seguir mais sobre o que são as Keywords ou palavras-chave e sua importância no processo de SEO para o sucesso de uma empresa.

 

O que é Keyword e Keyword density?

As palavras-chave, ou Keywords, são termos que podem ser compostos por uma ou mais palavras, relativos a uma pesquisa em específico nos buscadores.

O keyword é o termo relacionado à forma que um assunto é procurado pelos usuários nesses buscadores.

Ou seja: São os principais instrumentos da busca.

Exemplo: Uma pessoa que busca saber mais sobre o tesouro direto e se ele seria uma boa forma de investimento: “tesouro direto vale a pena” – esse termo composto por 5 palavras é identificado como um keyword.

Assim, para que um site consiga ser encontrado, ele precisa atender as necessidades dos usuários nos buscadores da melhor forma.

E para isso, é preciso ter um conteúdo claro e de  preferência detalhado, mas que principalmente detenha aquela

keyword específica descrita no buscador, seja ela uma dúvida – que contenha uma boa resposta, ou outro tipo de busca – que consiga guiar

o usuário de forma correta e própria até o motivo de sua pesquisa – seja para saber mais do assunto, seja para encontrar nesse assunto algo que precise.

Encontrar um conteúdo que tenha exatamente a keyword específica buscada é sempre algo que o Google privilegia para ranquear os sites, porque facilita e qualifica o processo de busca por seus usuários.

Contudo, utilizar das keyword de forma exagerada apenas para tentar aparecer no Google não é uma boa ideia.

Tem que ser relevante!

O Google trabalha com relevância, ou seja, ele irá analisar o artigo e como ele descreve a keyword ou a solução para a keyword.

Com isso, ele define se o texto realmente merece ser ranqueado nas primeiras posições.

Mais do que uma ferramenta para aumentar o número de acessos no blog de um site, as palavras-chave servem como uma ferramenta para ajudar pessoas a solucionar seus problemas da melhor forma através dos buscadores.

Por isso, é necessário mensurar a quantidade de keywords contidas em um texto.

E é aí que entra o conceito de densidade de palavras-chave, ou keyword density.

Densidade de palavras chave ou keyword density é a quantidade de vezes que há a repetição das keywords dentro do texto.

Elas servem para medir o uso dessas keywords, garantindo um texto mais equilibrado e condizente com os critérios dos buscadores, como o Google.

Especialistas afirmam que a keyword density ideal deve ficar entre 3% e 5%.

A keyword density é importante para os sites e deve fazer parte das técnicas de SEO (do qual falaremos mais adiante).

 

O que tem a ver com o SEO?

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

É um conjunto de técnicas de otimização para sites, páginas e blogs que visam alcançar bons ranqueamentos orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Ou seja, nada mais são do que do que as técnicas necessárias para adequar um site ou blog aos critérios dos mecanismos de busca, melhorando seu ranqueamento, e consequentemente sendo mais facilmente encontrado pelos usuários.

O principal objetivo do SEO, então, é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir maior visibilidade para as páginas na web.

Para que um site esteja bem posicionado nos mecanismos de buscas do Google, por exemplo, ele precisa ser relevante – ter semelhança com a necessidade de busca do usuário; e ter autoridade – ser confiável (ter referências, sites que apontem para ele, comentários e avaliações, etc).

Diversos fatores são importantes no SEO

A partir dos critérios SEO dos mecanismos de buscas, será identificado o quanto um determinado site ou um conteúdo no site é importante ou destacável frente aos outros para a mesma palavra-chave, e assim os buscadores vão ranquear essa página ou site de acordo com esses critérios ou diretrizes.

A repetição de Keywords é muito importante para um site ser identificado e reconhecido por esses mecanismos

de busca como um site que “mereça” ser bem ranqueado, ou seja, como um site que possua critérios autossuficientes para ser considerado destacável dos demais e, portanto, venha a ter um melhor ranqueamento.

Vale destacar que os critérios de SEO avaliam vários outros aspectos.

Não se deve abusar das Keywords, proporcionando um texto natural, e que contemple as necessidades reais do usuário.

Em caso de exagero, ação é conhecida como keyword stuffing, e podem ocorrer inclusive punições no ranqueamento.

Daí a importância do keyword density, para mensurar a porcentagem de palavras-chave utilizadas em um determinado texto, propiciando que você possa estabelecer um conteúdo mais apropriado, se ajustando aos critérios do SEO, e assim, melhorando as chances de ser encontrado nas buscas.

 

Como medir Keyword density no meu site?

Como visto, mensurar a frequência de utilização das palavras-chave no texto é fundamental para adequar-se aos critérios de SEO.

Contudo, o mais importante é desenvolver o texto de forma natural, focado exclusivamente no leitor, e não apenas para obter o melhor ranqueamento.

A estrutura do texto deve ser bem articulada, com equilíbrio entre as palavras, focada em atender uma necessidade contida na palavra-chave buscada, e melhor ainda se trouxer algo a mais no assunto da palavra-chave, para realmente satisfazer o usuário.

Isso deve ser seguido porque o conteúdo é fator decisivo no ranqueamento.

Não se deve exagerar no número de palavras-chave, mas os mecanismos de busca como o Google certamente não vão ranquear bem uma página com baixíssimo número da palavra-chave quando o assunto dessa página era justamente sobre ela.

O ideal é que haja um equilíbrio nas repetições usadas, que possa contemplar tanto um bom número de repetições da palavra-chave dentro dos critérios de SEO, quanto um conteúdo realmente relevante e abrangente sobre o tema dessa palavra-chave, de preferência com links direcionados, design responsivo, originalidade de conteúdo, entre outros fatores.

Mas como medir a keyword density no meu site?

Como o ideal de palavras-chave deve ficar entre 3% e 5%, isto significa que se dividirmos o número total da palavra-chave em um texto pelo número de palavras contidas nesse texto, e multiplicarmos por 100, o valor necessário deve estar entre 3% e 5%.

Exemplo: Um conteúdo possui 50 palavras-chave e 1.200 palavras no total. Nesse caso o keyword density = 50/1.200 x 100 = 4,16%, dentro da margem.

Portanto, o ideal é escrever o texto com foco exclusivamente para o leitor, e só depois ir ajustando-o conforme as necessidades de SEO, mas sem que haja perda de qualidade no conteúdo.

Entre as ferramentas para verificar a densidade de palavras-chave, podemos citar: Google Correlate, Google Adwords, Ninjas, SEO Book.

 

 

Táticas para ter sucesso com o SEO do seu site

Após entender o que são as palavras-chave, os conceitos do SEO e a importância da densidade de palavras-chave, cabe escolher a melhor ferramenta de densidade de palavras-chave.

Com o passar do tempo, essa medição será natural, e a qualidade da página tende a ir melhorando.

Através do entendimento em SEO, do esforço em criar um conteúdo original e de qualidade, e de muita pesquisa, tanto sobre o conteúdo a ser abordado, mas também em quais palavras-chave estão mais em alta e em como elas estão sendo buscadas, você tem tudo para trazer muito tráfego orgânico para seu site.

Outra dica importante para se utilizar das palavras-chave está relacionada em utilizá-las nos títulos das páginas – isso destaca ainda mais a palavra-chave no conteúdo, sendo mais facilmente encontrada pelos mecanismos de busca.

Quer mais uma dica?

Outra dica, mas mais trabalhosa é elaborar um glossário de palavras-chave relacionadas ao seu negócio ou seu setor de atuação.

Além disso, é recomendável integrar seu site ao Google Webmaster Tools ou ao Google Analytics, porque elas permitem que você saiba por quais palavras-chave os usuários chegam às páginas do seu site.

Caso seja possível, incorpore a palavra-chave no domínio do seu site.

Palavras-chave incorporadas ao domínio dos sites têm um efeito considerável no posicionamento das páginas nos rankings dos buscadores, apesar de haver indícios de que o Google esteja passando a dar cada vez menos valor a esse critério.

As palavras-chave são meios essenciais para os mecanismos de busca no ranqueamento de páginas, e devem ser usados a favor da sua empresa.

O ideal é sempre usá-las em conjunto com outros fatores já citados anteriormente, para que a avaliação do mecanismo de busca sobre seu site possa ser mais completa e mais positiva.

Como já dito, para obter sucesso, é preciso estar sempre atualizado em como o perfil de usuário do seu site prefere que o conteúdo seja alocado e desenvolvido.

Assim, realize pesquisas que possa verificar as tendências de buscas pelos usuários, crie um design responsivo, ou seja, que possa ser de fácil visualização tanto para desktops quanto para dispositivos móveis e estabeleça conteúdos originais de qualidade, com bastante abrangência e autoridade de domínio (com muitas páginas direcionadas para eles).

 

Conclusão

O processo de SEO e as palavras-chave estão diretamente relacionadas na medida em que o SEO são as estratégias principais para ranquear um site da melhor forma nos mecanismos de busca, e as palavras-chave são um dos mais relevantes meios de análise (dentre tantos outros) do qual essas estratégias devem se basear para serem bem sucedidas.

Ou seja: as palavras-chave são parte do processo de SEO, e assim, para ter um posicionamento satisfatório nos buscadores não se deve descartar sua importância, mas sim, é preciso saber como trabalhá-las (inclusive em conjunto com outros critérios) a favor das suas estratégias como um todo.

Através dessas dicas, esperamos que você possa ter entendido como o processo de SEO funciona, e o que fazer para estar bem ranqueado no Google, e em outros sites de buscas.

Só dessa forma será possível estabelecer estratégias e conteúdos mais assertivos, e que possam tanto entregar aquilo que o usuário precisa, quanto qualificar sua empresa para os buscadores, atraindo tráfego qualificado para o seu site, consequentemente gerando ótimos resultados para a sua empresa.

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