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O impacto de um site mais rápido nos resultados do negócio

Importância da velocidade do site: 

Você como usuário, já se pegou abandonando um site por conta da sua navegabilidade e demora em seu carregamento de informações? Pois é, esta má experiência pode deixar impactos negativos tanto na imagem com os consumidores quanto no faturamento da sua empresa.

 

Pensando nisso, conheça agora 03 métricas que mostram como um site responsivo (mobile) mais rápido gera impactos importantes nos resultados do negócio.

 

Pense agora no momento em que vivemos no meio dessa crise global e como fomos afetados digitalmente falando.

 

Os consumidores em geral, buscam mais do que nunca resolver a maioria dos seus problemas em seu Smartphone, não é mesmo?

 

Portanto, ter uma experiência incrível e ágil com a sua marca é algo essencial e primordial em qualquer estratégia bem elaborada de Marketing.

 

Existe um estudo realizado pela 55 e pela Deloitte que nos trouxe uma visão bem clara dos efeitos positivos que a arquitetura do site e a sua velocidade podem ter nas métricas de performance que importam para o Marketing, como: Taxas de abandono, Taxas de conversão, Page views e Ticket médio de orçamentos e pedidos.

 

A pesquisa que foi encomendada pelo Google, analisou 37 sites de marcas líderes na Europa e nos EUA, dentro de 4 verticais importantes, que foram: varejo, consumo de luxo, viagem e turismo, e geração de leads (empresas de seguro, compra e vendas de carros, Venda de apartamentos, consultórios médicos).

 

Durante 30 dias, no fim do ano passado (2019), foram monitorados a cada hora os tempos de carregamento dos sites mobiles. Os resultados eram consolidados em tempo real em comparação com diversas métricas típicas de cada vertical e da jornada de compra em aparelhos móveis.

 

Conheça 3 oportunidades geradas por conta da rapidez das páginas mobile

 

O estudo demonstrou que acelerar os sites traz resultados importantes e benefícios para as marcas. Como está o seu atualmente? Faça um diagnóstico aqui.

 

Sites mais rápidos levam mais pessoas a completar as conversões

 

Melhorar a velocidade de um website acelera as taxas de progressão em quase todas as etapas do funil de compras – Desde a página inicial até o check out – para a maioria dos casos e marcas avaliadas.

 

Geração de Leads

gerar leads

 

 

Consumo de Luxo

consumo de luxo

 

 

Viagem e Turismo

viagem e turismo

 

Varejo

vendas varejo 

  

Velocidade significa maior permanência na página do site e maior número de conversões

 

Veja que incrível, se você otimizar seu website e reduzir o tempo de carregamento em apenas 0,1 segundo sua empresa já terá grandes ganhos de desempenho.

 

Como podemos ver nos gráficos acima, mais especificamente, as taxas de conversão aumentarão em 8,4% para o varejo e 10,1% em Viagens e Turismo.

 

Agora, pegue o seu ticket médio de vendas e multiplique por essas porcentagens para encontrar os valores médios que a sua empresa está deixando de faturar somente por não dar a devida atenção para o principal canal de aquisição atualmente – Website.

grafico taxas varejo e turismo

 

Apenas no varejo, o valor médio dos pedidos aumentou em 9,2%, enquanto nos sites de artigos de luxo, os page views por sessão cresceram 8%.

 

Sites mais rápidos têm menores taxas de rejeição

 

Um em cada cinco sites incluídos no estudo viu suas taxas de rejeição (bounce rates) melhorarem em 0,6% depois de uma otimização.

 

Os resultados foram ainda mais relevantes para as marcas de geração de leads: Uma melhora de 0,1 segundo na velocidade mobile fez a taxa de rejeição cair 8,3% para 50% dos sites avaliados.

 

Mas por onde começar?

 

Empresas que são capazes de desenvolver uma cultura que coloque o usuário em primeiro lugar verão os benefícios da melhora da velocidade dos sites.

 

Os usuários de hoje estão cada vez mais ativos nos Smartphone (mobile), e é fundamental estar a postos para ajudá-los com experiências cada vez mais rápidas.

 

Separamos algumas dicas para você chegar lá:

  • Primeiro passo é descobrir a situação atual do seu site mobile. Peça ajuda de um especialista e vá fundo na investigação. Utilize diversas ferramentas e mapeie os principais erros críticos do seu projeto – UX / UI / SEO.
  • Utilize sempre os seus dados atuais para analisar os impactos nos seus resultados, ou então tome por base os dados da 55 e da Deloitte como um ponto de partida, uma referência.
  • Torne a velocidade do seu site mobile uma prioridade dentro da sua empresa. Crie padrões para os envolvidos seguirem (cartilha de boas práticas) e incentive seus líderes seniores a alocar os recursos necessários para isso.
  • Planeje uma estratégia e, se você não possui conhecimento técnico, conte com a ajuda de especialista em Criação e Desenvolvimento de sites e gestão de SEO
  • Compartilhe com a sua liderança técnica ou agência de Marketing Digital, além do time comercial os KPIs da velocidade mobile para garantir que esses profissionais estejam alinhados na mesma estratégia.
  • Conecte com os seus dados analíticos e acompanhe a velocidade do seu site. Dessa maneira, veja os impactos das melhorias realizadas.
  • Não seja raso, não fique apenas na velocidade. Atualmente, os consumidores querem experiências que não sejam apenas rápidas, mas também pessoais e fáceis de usar.
  • Faça a lição de casa, tenha uma visão madura do perfil ideal do seu cliente (Kanban Prospect) e crie a navegação em cima das melhores soluções (dores) para ele (UX / UX).
  • Tenha certeza que o seu time ou sua agência estão sempre trabalhando para melhorar a experiência mobile de uma maneira holística.

 

Conclusão

 

Será que a sua empresa está deixando dinheiro na mesa por causa de alguns caprichos? Está na hora de dar a devida atenção ao posicionamento digital da marca, a experiência da sua marca com os seus consumidores e colher bons frutos no médio prazo.

 

Para acessar mais dicas e ideias de como otimizar o seu site mobile ou seu app, confira e descubra tudo sobre AMP e sua importância neste artigo.

 

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Fonte: Google, Milliseconds make Millions: A study on how improvements in mobile site speed positively affect a brand’s bottom line. Deloitte, 2020.

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