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Planejamento de Marketing Digital para 2021

Planejamento Marketing Digital 2021:  Quando festejávamos a passagem do ano de 2019 para 2020, não podíamos imaginar o que o novo ano nos reservaria.

 

Foram tantas mudanças repentinas, tomadas de decisão urgentes e novos planos que nem nos sonhos mais desatinados isso seria possível.

 

Muitas empesas fecharam suas portas. Outras, viram o horizonte pela janela e mudaram a realidade de seu negócio em meio a uma crise sanitária.

 

A verdade é que um ano completamente atípico está dando adeus e o ano de 2021 não deixará de trazer novas surpresas.

 

A questão agora é estarmos mais preparados para qualquer movimento futuro, sobretudo quando falamos do Marketing Digital.

 

Nunca na história de nosso planeta vivenciamos tempos tão virtuais.

 

Com a pandemia obrigando o brasileiro a ficar em casa, a internet virou a maneira mais segura de adquirir novos produtos, se munir de notícias, se informar, conversar com pessoas, trabalhar e até se relacionar.

 

E esse relacionamento vale para tudo, mas hoje a gente vai focar no relacionamento com o cliente.

 

Pois é, a relação com o cliente vai ser um grande diferencial em 2021 quando falamos de Planejamento de Marketing Digital.

 

Falamos isso com propriedade, porque também criamos uma nova maneira de nos relacionarmos com cada um de nossos clientes, e isso fez toda a diferença num momento tão delicado.

 

Durante o período de pandemia, estudos registraram um aumento de mais de 40% do uso das redes sociais em comparação ao mesmo período de anos anteriores.

 

O que emitiu um grande alerta para todas as empresas.

 

Aquelas que já tinham uma presença digital, precisaram dar ainda mais atenção a maneira de lidar com seus clientes e administrar bem as novas demandas.

 

Já para os negócios sem nenhuma presença digital, o desafio foi ainda maior.

 

Muitas empresas precisaram migrar, ao menos parte, para o virtual da noite para o dia e lidar com o novo com muita, mais muita sabedoria!

 

Com o solo mais bem cimentado, esperamos que 2021 seja um ano para colher os frutos que você começou a plantar em 2020.

 

E para que a sua colheita seja realmente abundante, é preciso que o Planejamento de Marketing Digital para 2021 seja realizado com critério, foco nas tendências e de olho no seu setor e nas especificidades do seu negócio.

 

como fazer planejamento

Como fazer um planejamento de marketing digital para 2021 que realmente funciona

 

O mercado está cada vez mais acirrado em todos os setores.

 

Com tanta concorrência, um deslize pode levar o seu negócio ao fracasso, enquanto um planejamento de marketing inovador pode ser o verdadeiro petróleo no seu quintal.

Se você já tentou realizar estratégias de marketing digital e não obteve o sucesso esperado, ou simplesmente implementou as mesmas estratégias que uma outra marca realizou, esperando que daria certo no seu negócio, é melhor mudar de rumo!

 

A verdade é que precisamos olhar para cada negócio individualmente, e para isso, é preciso que cada negócio se volte para si e realize esse planejamento com base nas características individuais de sua marca.

 

Alguns links úteis para você montar seu planejamento de Marketing Digital para 2021:

 

Maiores tendências do marketing de conteúdo para 2021

Dicas para gerar tráfego e ganhar a corrida pela audiência

Vantagens de integrar o Marketing Digital e Tecnologia

Quais as mídias digitais certas para a sua campanha

Como calcular o investimento em campanhas de marketing digital

Plano de campanha de marketing: dicas para colocar em prática na sua empresa

 

Seja a vanguarda do seu setor

 

Se existe um campo de atuação que sofre mudanças constantes, este campo é, sem dúvida o da tecnologia.

 

O comportamento do consumidor dita as novas tendências.

 

De maneira que, se você quer fazer sucesso vendendo seus produtos e serviços em ambiente digital, é preciso estar atento na forma como o seu público anda se comportando e quanto a maneira de consumir.

 

O ano de 2020 nos mostrou o quanto é possível que mudanças sejam feitas de maneira rápida, e que a adaptação a novas formas de viver, também é uma possibilidade viável.

 

Para isso, sugerimos que, antes de qualquer coisa, você tenha em mente quatro frentes que deve estar inclusa em sem Planejamento de Marketing Digital de 2021.

 

São eles:

 

  • Foco no conteúdo de alta qualidade (vídeo, webinars, Áudio, entre outros que sejam completos e atraentes)
  • Maior contato com seu cliente
  • Integre áreas (Marketing, Vendas e Tecnologia)
  • Zele pela privacidade de sua clientela (LGPD)

 

 

A maré está para peixe!

 

Ainda que a economia tenha sofrido um baque grande nos últimos meses, pudemos aprender que sempre haverá espaço para empreendedores sérios, focados e que se dedicam ao seu negócio.

 

 

Por isso, não se deixe abalar com o cenário econômico atual.  A tendência é que a recuperação aconteça paulatinamente.

 

 

Além disso, o Brasil teve vantagem em manter alguns setores funcionando mesmo durante o pico da pandemia, o que certamente auxilia na recuperação mais veloz do mercado.

 

passos planejamento 2021 

 

Faça o Planejamento de Marketing Digital para 2021 em poucos passos

 

 

Dica 1: Comece o planejamento de mkt agora!

 

Não espere o ano virar para começar a realizar o planejamento de marketing.

 

Ele precisa estar pronto antes do ano começar, e quanto mais cedo você fizer, menos correria será preciso.

 

Realizar seu planejamento anual requer um tempo, por isso, não protele essa tarefa.

 

Comece agora mesmo para que você tenha tempo de modificar alguns tópicos, rever estratégias e até testar, caso precise.

 

 

Faça uma retrospectiva do ano e 2020

 

Busque relatórios, documentos, anotações e tudo que mostre a você os resultados obtidos. Se você já utiliza um CRM ou Software de automação de marketing vai ajudar bastante.

 

 

Veja o planejamento anterior, identifique os pontos que funcionaram e aquilo que deu errado.

 

 

Se reúna com o seu time para debaterem juntos sobre isso e ouvir a sua equipe (escuta ativa sempre).

 

 

Estabelecimento de  novas metas possíveis de serem alcançadas para não existir falta de motivação.

 

 

Não há nada mais frustrante do que subir a régua demais, estabelecendo metais muito maiores do que você realmente pode alcançar.

 

 

Deixe sua equipe por dentro dos planos futuros. Ouça todas as frentes para dar a atenção devida a todas elas.

 

 

Não deixe de considerar mudanças nessa etapa, fique sempre atento aos movimentos do seu mercado.

 

 

Caso precise contratar novas pessoas, abrir um cargo diferente, investir em novos equipamentos ou enxugar algum gasto que está comprometendo a receita.

 

 

Se você já realizou um alguma vez a análise SWOT (ou análise FOFA), reveja as informações dela.

 

 

Se já faz muito tempo que você a realizou, vale fazer uma nova para ter certeza das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças dentro do seu nicho de atuação.

 

Essa é uma ferramenta valiosa e precisa estar atualizada, visto que o mercado mudou muito.

 

Faça de maneira detalhada para uma obtenção de resultados mais fidedigna.

 

foco no conteudo

 

Dica 2:   Foco no planejamento do conteúdo de marketing digital

 

O conteúdo rico, relevante, bem elaborado e com foco na sua persona é parte importante do processo de edificação do Planejamento de Marketing Digital para 2021.

 

Na verdade, o marketing de conteúdo sempre esteve em voga.

 

No entanto, é preciso aperfeiçoa-lo, enriquece-lo e fazer com que ele seja realmente útil para o seu público-alvo.

 

Não deixe de aplicar ao conteúdo escrito, imagens, gráficos, vídeos e todo e qualquer recurso que ofereça ainda mais informação ou que consiga ilustrar aquilo que o seu texto se propõe.

 

Avalie a linguagem utilizada e tente buscar temas que façam um link direto com aquilo que você comercializa.

 

Não é preciso fazer uma propaganda direta, mas sim, nutrir o seu lead de informações relevantes, que sejam informativas e que auxiliem no processo de compra.

 

Dica 3:  Maior contato com seu cliente

 

Uma nova tendência no marketing internacional promete pintar por terras brasileiras com mais forma em 2021 e o nome dela é Conversational Marketing.

 

Em tradução livre, o Marketing de Conversação se baseia em intensificar o diálogo entre marcas e clientes com o intuito de acelerar o processo de vendas e fazer com que a passagem de leads pelo funil de vendas seja mais rápida.

 

Ele também se propõe a eliminar ou ao menos minimizar processo burocráticos como formulários imensos a serem preenchidos para que, só assim, a marca entre em contato com o lead.

 

A grande questão aqui é humanizar ao máximo este atendimento e intensificar a relação com os clientes por meio de diversas ferramentas.

 

Isso significa que não poderei automatizar processos? Terei que excluir os chatbots?

 

Definitivamente não!

 

Chat ao vivo e chatbots são ferramentas valiosíssimas, que podem e devem ser utilizadas.

 

Elas facilitam atendimentos, tiram dúvidas e dão um suporte mais personalizado.

 

No entanto, a ferramenta deve ser o mais humana possível para que os resultados sejam alcançados.

 

Conversar com seus clientes lhe dá muito mais artifícios para conhece-los melhor, potencializar o envolvimento dessas pessoas com a marca e consequentemente, você alcança a tão desejada satisfação do cliente.

 

Um Conversational Marketing que realmente funciona vai lhe trazer diversos benefícios, dentre eles o fortalecimento de sua Brand Voice.

 

 

Una duas forças para potencializar as ações: unindo o marketing tradicional ao Conversational Marketing, você certamente terá mais sucesso em suas ações.

 

como implantar

 

Como implantar o Conversational Marketing em 2021:

 

  • Tenha empatia com seu cliente.
  • Não o deixe esperando. Responda prontamente suas dúvidas com máxima cordialidade.
  • Faça as recomendações no momento certo.
  • Diálogo aberto sempre. Tire dúvidas, repita a informação para que tudo fique claro.

 

Dica 4: Integre áreas

 

Esqueça a separação categórica de setores.

Na verdade, o setor de marketing e vendas precisa falar a mesma língua e estar sempre sintonizado na mesma estação.

 

Quando os setores se conversam, é possível conhecer melhor o seu funil de vendas, os processos envolvidos nele, se há gargalos ou se a fluidez dos processos está como esperada.

 

 

  • Aperfeiçoe ainda mais a persona de seu negócio com a ajuda de seu time comercial para alcançar o perfil ideal de cliente. Tenha muita paciência nessa etapa e utilize os dados históricos de conversão para lhe trazer apoio e clareza em quem realmente é o seu ICP.

 

  • Tenha um acordo entre as áreas (Accept) MQL e SQL (Lead qualificado pelo Marketing e Lead Qualificado por vendas).

 

  • Automatize processos com uma ferramenta de CRM.

 

  • Saia da caixa! Inovação, experimentação, criação de algo completamente novo e colheita de resultados fora da caixa.

 

 

Dica 5: Zele pela privacidade de seu cliente

 

Pesquisas apontaram um dado interessante: o brasileiro é um dos povos que mais tem receio em fornecer informações pessoais de qualquer natureza por medo de utilização indevida, vazamento de informações e golpes.

 

Por isso, é muito importante que a sua empresa prepare um terreno firme para que o seu lead pise sem medos e sem sustos.

 

Mostre a eles a idoneidade e a seriedade com que você e sua equipe trabalham.

 

Deixe claro o objetivo do fornecimento de determinados dados e enquadre o seu negocio às novas exigências da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD).

 

Dicas bônus para seu Planejamento de MKT 2021

 

A tendência forte para 2021 é sem dúvida a união do inbound marketing e do outbound marketing. O famoso funil em Y.

 

Uma consequência do alto volume de trafego pago e da alta demanda é do aumento do valor tanto de Google ADS quanto de Facebook ADS.

 

Investir em ações de posicionamento da sua marca é algo primordial para a redução de investimento a médio e longo prazo em ADS. Comece hoje a produção de conteúdo.

 

A questão aqui é que quem já investe em trafego pago pretende investir ainda mais (caso o ROI seja positivo), e quem utiliza apenas o trafego orgânico deve (e precisa) começar a investir em ADS para as palavras-chave que ainda não possui um bom posicionamento que leve tráfego para seu website!

 

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Conclusão sobre Planejamento de Marketing Digital para 2021

 

Agora que você já sabe o que é preciso para realizar o Planejamento de Marketing Digital de sua empresa para o ano de 2021, vale ressaltar que todas as ações precisam de monitoramento constante.

 

Deixar rolar não é uma boa quando falamos de marketing digital, visto que os processos dentro deles são completamente mutáveis, e não raro é necessário modificar um ou outra estratégia repentinamente.

 

O monitoramento por profissionais capacitados, te dá mais segurança nas estratégias, e deixa você mais tranquilo para investir naquilo que realmente lhe trará resultados.

 

Por isso, se você quer mudar a realidade da sua empresa em 2021, não deixe de falar com um de nossos especialistas.

 

A Next4 é motivada por conquistas e nossa especialidade é fazer empresas venderem mais por meio do Marketing Digital.

 

A maioria dos nossos clientes já iniciou o seu planejamento de MKT para 2021 e você? Vai ficar ai parado?

 

Fale conosco e mude os rumos do seu negócio!

 

 

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