Produção de conteúdo e SEO. Conheça essa bela estratégia.

RESUMO DA NOTÍCIA: Produção de conteúdo e SEO. Conheça essa bela a estratégia.

– O que é e por que produzir conteúdo voltado para o SEO

– Vantagens de investir em uma estratégia de conteúdo SEO

– Aumente a geração de leads com conteúdo SEO e ferramentas ideais

 

O comportamento de compra do consumidor tem mudado bastante nos últimos anos. Isso porque com o advento e impulsionamento da internet, o consumidor se tornou muito mais exigente.

Não é mais apenas publicidade ou campanhas que trarão clientes até um negócio.

Hoje em dia, é vital oferecer conteúdo relevante que atenda as expectativas dos possíveis compradores e demonstre a autoridade da sua marca no mercado.

Isso acontece porque conteúdos relevantes geram um pelo emocional muito grande nos consumidores na medida em que a empresa lhes oferece um benefício gratuito, sendo algo relacionado à sua especialidade, e que possivelmente facilitará a vida do potencial consumidor, comprando ou não algum tipo de produto da empresa.

Vamos entender melhor a seguir o que é SEO e quais são os benefícios.

 

O que é e por que produzir conteúdo voltado para técnicas de SEO

Construir conteúdo relevante e voltado para SEO do seu site, gera credibilidade da marca no mercado na medida em que buscadores como o Google qualificam essa página (posicionando-a nas primeiras posições de busca) ao verificarem que ela atende uma necessidade de busca (no caso, uma palavra-chave específica), conferindo qualidade de navegabilidade ao usuário.

Mas o que significa SEO?

SEO = Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web.

Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

A produção de conteúdo SEO é aquela que une o valor de um conteúdo relevante a algumas práticas de SEO – para fazer o conteúdo ser posicionado nas primeiras páginas dos buscadores, como o Google.

Vale lembrar que o Google tem ficado cada vez mais crítico e seletivo na hora de elencar as páginas quando algum usuário faz determinada pesquisa.

O objetivo é estruturar o ranqueamento de acordo com a relevância e qualidade das páginas.

Através da análise criteriosa de algoritmos, ele busca identificar o canal que tem maior capacidade em atender ao tema buscado pelo usuário.

Uma boa página que fala sobre determinado assunto deve conter um texto sucinto e de fácil leitura, imagens condizentes com o parágrafo, vídeos explicativos, áudio (podcasts), call to actions, ser responsivo (adaptável em todos os dispositivos) e ter uma boa velocidade de carregamento de página para os usuários.

 

 

Técnicas de SEO

Para desenvolver conteúdo voltado para SEO, é fundamental identificar as palavras-chave com maior volume para o conteúdo que você deseja produzir.

As palavras-chave nada mais são do que os próprios termos digitados nos mecanismos de busca. Elas estão sempre associadas à um tema específico.

Exemplo: se você deseja uma receita de bolo de banana, o que você iria digitar no buscador seria “receita de bolo de banana”, e é justamente esse termo que seria a palavra-chave junto com as suas possíveis variáveis (como fazer bolo de banana, por exemplo).

Ao longo do processo de técnicas de SEO, é preciso usar as palavras-chave capazes de levar o seu conteúdo até o possível cliente.

Nesse caso, o ideal é colocar sempre as palavras-chave com grande volume e relacionadas ao ramo de sua empresa e do assunto que você virá a abordar.

Então, por exemplo, para a palavra-chave “receita de bolo de banana”, caso você for construir um conteúdo a partir desse tema, é preciso primeiro verificar seu volume de buscas para ver se vale a pena produzir um conteúdo em cima dela, e também quais palavras-chave podem estar relacionadas para que você possa também utilizá-las no seu conteúdo.

Exemplos de palavras-chave relacionadas: “receita de bolo de banana light”, “receita de bolo de banana com chocolate”, “receita de bolo de banana integral”.

Portanto, é preciso pesquisar o volume de cada uma e as palavras-chave relacionadas, para ter uma ideia do que deverá ser mais focado, e do quão profundo seu conteúdo poderá ser desenvolvido.

Contudo, o algoritmo do Google pune conteúdos que exageram no número de palavras-chave – ele sempre irá privilegiar conteúdos mais equilibrados.

Para isso, você deve estar adequado à densidade de palavras-chave, que nada mais é do que a proporção calculada de palavras-chave no texto.

Segundo as boas práticas de SEO, normalmente uma boa densidade de palavras-chave está entre 3 e 5%, isto é, a cada 100 palavras, o conteúdo deve ter entre 3 e 5 palavras-chave, aproximadamente.

Além disso, o texto deve ter linkagens para outras páginas (tanto para sites que não o seu – linkgens externas, quanto para outras páginas do seu próprio site – linkagens internas).

Utilizar de Meta Description, ou seja, uma descrição chamativa de seu conteúdo, também faz seu material ganhar pontos com o Google (nele sempre deve haver a palavra-chave principal).

Tudo isso gera mais relevância para o seu conteúdo segundo os critérios de SEO do Google.

 

Vantagens de investir em uma estratégia de conteúdo 

O principal objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para as suas páginas na web.

Como já falamos, as técnicas de SEO, se bem realizadas proporcionam isso.

Tudo o que o Google quer é conferir a melhor resposta possível para seus usuários em termos de necessidade de busca.

E isso passa totalmente pelo usuário de ter de ir ao encontro de páginas ou sites específicos.

Devido ao algoritmo do Google, o usuário tem acesso às páginas e sites mais relevantes, fazendo-o encontrar o que precisa em pouco tempo.

Dessa forma, o Google atinge sua função de proporcionar ao usuário informação relevante e economia de tempo.

Portanto, se o seu conteúdo for original, de qualidade, com bastante informação que gere valor para o potencial consumidor, e adequado aos critérios de SEO do Google, ele fatalmente será posicionado nas primeiras posições.

Obviamente esse conteúdo deve estar relacionado ao ramo de atuação da empresa.

Ele deve ser educativo, e com muitas informações que possam ajudar o visitante de alguma forma, preferencialmente indo além de suas expectativas.

Depois de posicionado nas primeiras posições, seu site terá uma visibilidade muito maior, gerando aumento de visitantes.

Ao aumentar o número de visitas, sua empresa tende a converter muito mais, e assim gerar mais vendas.

Mas claro, seu site deve estar preparado para receber esses visitantes da melhor forma, agregando nele outros conteúdos de valor, com apresentação institucional da melhor forma.

Usar as técnicas de SEO requer trabalho, deve ser feito de forma constante, e o resultado só vem a médio e longo prazo. Não é uma ESTRATÉGIA imediatista, mas é uma ótima estratégia e muito mais lucrativa.

Mas se sua empresa desenvolver os conteúdos de forma séria, e compatível com os critérios SEO do Google, a tendência é que os resultados venham de forma bastante recompensadora.

Isso porque estamos falando de visitas orgânicas, isto é, não há investimento em anúncios.

 

Aumente a geração de leads com conteúdo e ferramentas ideais

É preciso pensar em não apenas deixar sua empresa nas primeiras posições, mas mantê-la lá.

E para isso é necessário constantemente produzir conteúdo que adeque originalidade, linkagens, meta descriptions, palavras-chave relevantes, imagens, etc.

Esses elementos precisam trabalhar em conjunto para oferecer um SEO comprovado e de qualidade.

Apesar de não requerer investimento, fazer diversos conteúdos com todos esses elementos adequados aos critérios de SEO do Google demanda bastante tempo.

Para auxiliar seu trabalho, muitas ferramentas no mercado oferecem facilidade nesse processo de maneira automatizada.

Existem diversos plugins ou softwares usados para avaliar se um determinado texto está condizente com os critérios SEO ou não.

Eles são bastante intuitivos e podem ser muito úteis também para detectar a densidade de palavras-chave, por exemplo.

Além disso, algumas dessas ferramentas podem avaliar se seu conteúdo está condizente com um bom ranqueamento ou não, já que leva em consideração várias diretrizes de SEO, como quantidade de imagens, e títulos e subtítulos (importantes para destacar o conteúdo por tópicos).

Ficou mais fácil entender o que é SEO e como as técnicas de SEO podem alavancar a visibilidade de sua empresa, e consequentemente gerar resultados expressivos nas vendas?

Afinal, o mundo nunca foi tão digital, e estar bem posicionado no Google é sim fator muito importante para se destacar no mercado.

Produzir conteúdos relevantes, um site chamativo e de boa navegabilidade, aliando todos os elementos essenciais do SEO dará trabalho, e o resultado não será imediato, mas com certeza fará sua empresa colher bons frutos, não apenas do ponto de vista de gerar mais vendas, mas também por proporcionar muito mais credibilidade ao negócio, porque se trata de tráfego orgânico.

Caso necessite de auxílio, procure uma agência de SEO com experiência comprovada no mercado. Os resultados virão de forma mais expressiva e consistente.

Uma agência de SEO possui equipes qualificadas com redatores, programadores e analistas de SEO que farão toda a diferença.

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