Tudo que você precisa saber sobre Sitemap – SEO

Tudo que você precisa saber sobre Sitemap

RESUMO DA NOTÍCIA:

– O que é sitemap?

– Para que serve o sitemap?

– O que significa o sitemap.html?

– O que é e pra que usar o sitemap.xml?

– Ele interfere na indexação do site?

– Ele interfere nas visitas e ranqueamento do site?

– sitemap.xml é essencial para indexar meu site?

– Diferença entre .xml e xml.gz

Muitas pessoas me perguntam sobre o sitemap e a sua importância dentro de uma estratégia de SEO.
O que é, pra que serve, se interfere na indexação do site, se interfere no ranqueamento do site, pra que ele deve inserir um sitemap.xml no site dele, entre outras.

Então, hoje vamos entender um pouco mais sobre o tal do sitemap.

O que é sitemap?

Podemos dizer que nada mais é que o mapa do seu website. Basicamente uma lista com todas as URLS do seu site (caminhos do seu site).

Fazendo uma analogia básica, imagina que sua homepage é a porta de entrada da sua casa e as subcategorias (sub-páginas – internas) são as dependências da sua casa.

Quando um desconhecido entra pela porta da sua casa ele recebe as informações de onde fica cada um dos cômodos para facilitar a identificação.

Para que serve o sitemap?

O sitemap serve para ajudar os robôs do Google a encontrar as informações dentro do seu website, guiar o robô para obter a melhor navegação sem ter que entrar e vasculhar toda a sua casa.

Sempre com o objetivo de aumentar a qualidade e buscar a melhor navegação possível por parte de quem está chegando.

Como o usuário não enxerga e nem lê as mesmas informações que o robô de buscas, foram criados padrões diferentes de sitemap.

O XML e o HTML

sitemap-html
SEO-sitemap.html-dicas

O que significa o sitemap.html?

Criado pelo desenvolvedor do site (código), tem a intenção de fornecer o entendimento da estrutura completa do website para o usuário.

Está caindo em desuso e sendo substituída pela barra de pesquisa / procura dentro do website para facilitar a navegação e encontrar itens de interesse pelo usuário.

O que é e pra que usar o sitemap.xml?

Voltado para os robôs que varrem a internet atrás de informações, o .xml é um arquivo (mapa), escrito a partir de padrões específicos, para que os robôs entendam e encontrem as informações nas páginas do seu website.

É muito importante para que o robô de buscas entenda a estrutura completa do seu site.

Por tanto, dedique-se em fazer uma arquitetura organizada e limpa para que eles consigam encontrar todas as páginas e seções do seu site.

Ele interfere na indexação do site?

Com toda certeza. Essa é exatamente a função do arquivo sitemap.xml do seu site, ajudar os robôs na procura de informações e indexação das páginas e categorias se um website.

Imagine um website gigante com muitas categorias, subcategorias, produtos e subprodutos todo bagunçado.
Os robôs certamente não fariam questão alguma de indexar e posicionar o site corretamente.

Por isso, o sitemap.xml é altamente recomendável para indexar corretamente seu website e organizar as informações para os robôs dos buscadores.

Ele interfere nas visitas e ranqueamento do site?

A resposta aqui ainda é meio duvidosa, mas sendo direto ao ponto não (vendo aos olhos das respostas dos especialistas Google e testes em ferramentas de SEO).

Mas na minha opinião acaba interferindo sim.

Se você auxiliar os buscadores a encontrar as informações, a organizar as informações com mais precisão e velocidade, a dar respostas para páginas 404, 30x entre outras, você acaba ganhando uma bonificação.

Mesmo sendo uma influência menor e indireta, se você ajuda na indexação das páginas e atrai mais visitas para ela via busca orgânica, a lógica é que SIM.

sitemap .xml é essencial para indexar meu site?

Sim. Em alguns casos específicos são mais essenciais do que outros. Veja o que encontramos na página do Google sobre essa questão:

# Quando um site tiver utilizando conteúdo de forma dinâmica

# Se um site tiver páginas que não possam ser encontradas facilmente pelo Googlebot durante o processo de rastreamento

# Se o site for novo e houver poucos links para ele

# Se o site possuir um grande arquivo com páginas de conteúdo que não estão bem vinculadas umas às outras ou simplesmente não estão vinculadas

Diferença entre sitemap .xml e xml.gz

Basicamente como todo arquivo gzip, é uma forma de compactar de uma forma resumida.

Essa é uma solução voltada para sites grandes que demandam muitas informações e arquivos longos.

De preferência para um bom sitemap.xml que, de forma estruturada corretamente, apresente a melhor solução para os buscadores.

Conclusão

Com o entendimento, dedique-se em ajudar os robôs indexarem o seu site de uma forma simples. Crie seu arquivo .xml ou .html e atualize sempre que houver alguma nova página ou reestruturação dentro do seu website.

Não existe arquitetura perfeita, porém, quanto maior for a assertividade nesse sentido, melhores serão os resultados de indexação do seu site e posicionamento no SEO.

Caso não seja uma área que você domine, procure por profissionais ou agência de Marketing digital qualificada e que possua uma área forte de desenvolvimento para acompanhar o seu projeto.

Aqui na Agência Next4 temos uma equipe de alta performance para trabalhos de SEO para o seu website.

São desenvolvedores com muita experiência que desenvolvem o trabalho de SEO para nossos clientes. Conheça e seja um case de sucesso da Agência Next4 em SEO.

Fale com um especialista e peça uma avaliação para o seu projeto de SEO.

como fazer um sitemap, pra que serve sitemap, SEO, sitemap, sitemap.html, sitemap.xml