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Campanhas de Marketing Digital: como calcular o seu orçamento

Quando uma empresa decide investir em Marketing Digital, geralmente ela se depara com uma barreira inicial muito comum: o orçamento.

 

Esse obstáculo aparece por um motivo simples: muitas vezes o setor de compras ou responsáveis pela liberação do dinheiro para esta área não conseguem enxergar a verdadeira importância do investimento.

 

Muito dessa visão pode estar ligada a falta de resultados efetivos em campanhas passadas ou pela dificuldade de enxergar métricas e resultados concretos daquilo que foi realizado anteriormente.

 

Muitas vezes, quem toma a decisão de quanto será investido não se atenta a cálculos ou nada parecido. Às vezes, a empresa se baseia apenas naquilo que pode investir, se ela confia ou não nas ações de Marketing Digital ou investe apenas naquilo que á está acostumado.

 

Para afastar essa impressão ruim e oferecer um novo olhar acerca das ações, orçamentos e planos de Marketing Digital, apresentamos hoje uma maneira de calcular o orçamento de campanha de Marketing Digital de maneira fácil e efetiva.

 

Como saber quanto devo investir em uma campanha de Marketing Digital?

 

Não existe resposta pronta, tampouco um valor universal que responda a essa pergunta.

 

Sabemos que é um risco investir demais e praticamente rasgar dinheiro ou investir pouco e deixar de vender para quem tem interesse em seu produto.

 

Além disso, a era digital é altamente mutável, e os parâmetros estão sempre se alterando.

 

No entanto, cada negócio possui suas particularidades, necessidades, demandas e serviços.

Por isso, é preciso entender o seu negócio para, então, partir para a etapa de orçamentos propriamente dita.

 

Para se ter uma ideia do panorama do Marketing Digital no Brasil, de acordo com estudos realizados pela Associação Brasileira de Anunciantes em parceria com a McKinsey, a TV ainda recebe a maior parte dos investimentos (cerca de 67%) mesmo com índice 13% menor de atenção do que canais digitais.

 

Outro dado que chama a atenção é que apenas 20% das empresas admitiram realizarem a criação de produtos e campanhas em pareceria com seus clientes.

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Só 1 % inclui práticas globais de mensuração de impacto.

Setenta e nove empresas foram ouvidas na pesquisa (todas líderes em seu segmento).

 

Muitas delas investem cerca de 50% em ações de Marketing Digital e acabam performando pior do que aquelas que investem 20 ou 25%.

O que nos leva a pensar que Dinheiro não é tudo!

 

Muito se discute sobre o assunto. Livros, estudiosos e entusiastas usam sua experiência como parâmetro, mas acredita-se que um orçamento competitivo depende de cada tipo de negócio:

 

  • Em negócios que utilizam a plataforma digital para realizarem suas vendas 100% online, acredita-se que entre 15% e 20% do faturamento deve ser destinado ao Marketing Digital.
  • Para empresas que se dividem entre o físico e o digital, acredita-se que que o investimento para o Marketing Digital deva ser entre 5% e 15%.
  • Negócios exclusivamente físicos, entre 4% e 12% do faturamento ser direcionado ao Marketing Digital é uma boa pedida.

 

Vale lembrar que os custos com Marketing Digital devem contemplar:

 

  • Custos com equipe ou serviços terceirizados (mão de obra).
  • Ferramentas necessárias para o bom desenvolvimento dos trabalhos, como equipamentos.
  • Investimento em anúncios e contratação de influenciadores para fomentar as ações de mídia.

 

O Markup (custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda deve ser inferior a 50% visto que a relação entre margem e retorno de investimento, para funcionar com eficiência, deve alcança a menor margem.

 

Dica de ouro: Tenha paciência.

 

É quase impossível investir hoje e começar a colher os frutos amanhã.

Investir em Google ADS, Facebook ADS e outras mídias requer ações acertadas e mirando no faturamento- desejo.

Paciência é a palavra-chave quando falamos de investimento versus retorno. Tenha calma!

Para exemplificar melhor sobre o investimento a ser realizado, imagine uma empresa que hoje, fatura 5 milhões e deseja alcançar uma meta de 8 milhões em um ano.

 

Para calcular com mais precisão, é preciso realizar o cálculo sobre aquilo que a empresa deseja alcançar!

 

Durante os 365 dias de prazo, os investimentos precisam subir num crescente e paulatinamente. Na metade do caminho, mais ou menos, os investimentos devem alcançar um valor proporcional à nova meta.

 

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Aprenda a calcular o orçamento por campanha de Marketing

 

Passo 1: Considere as variáveis

 

Há muitas varáveis a serem consideradas antes de calcular o orçamento de uma campanha. Algumas delas são:

  • Maturidade no meio digital;
  • Taxa de conversões e vendas;
  • Metas;
  • Tipo de produto ou serviço a ser oferecido, se ele é uma novidade no mercado, ou algo que já faz parte do cotidiano das pessoas;
  • Público-alvo;
  • Perfil do cliente;
  • Concorrência.

 

Se você tem dificuldade em identificar esse tipo de dado, considere levantar informações mais acessíveis para chegar a um orçamento.

Como:

 

  1. Faça um levantamento dos seus potenciais leads.

Utilize aquilo que você tem em mãos para registrar esta estimativa. Google ADS é uma excelente maneira de fazer esse tipo de teste.

 

  1. Levante o percentual do público e o seu custo-benefício.

Acredita-se que cerca de 25% seja um bom número. Caso a resposta do público seja muito positiva, considere aumentar!

 

  1. Qual será o fluxo de repetição de uma mesma publicação?

Repetir faz parte do processo de venda, e auxilia no processo de convencimento. Uma boa estimativa é considerar 3 repetições para cada pessoa.

 

  1. Quanto seu anúncio custa para que ele chegue até uma pessoa?

Uma boa estimativa para que você entenda, é considerar que para cada 1 mil reais investidos em Mídia Digital, 80 mil pessoas são impactadas pelo seu anúncio, considerando a frequência de repetição de 3 impressões por pessoa.

Dessa forma, é possível entender que o Custo por pessoa por impressão é de R$ 0,0125.

 

O resultado surge quando você realiza o cálculo de 1. 000(reais investidos) dividido por 80 mil (pessoas impactadas).

 

  1. Como aplicar a fórmula?

É preciso multiplicar todas as variáveis levantadas por você e colocá-las em uma única formula. Dessa forma:

 

  • Número de seu público-alvo. (100.000) Cobertura. (25%)
  • Custo por pessoa. (0,0125)
  • Quantas publicações serão feitas. (4 publicações)
  • Quantos canais serão utilizados. (2 canais)

 

Agora, vamos colocar os dados na fórmula:

100.000 x ((25% x R$0,0125) x 4 x 2) = R$ 2.500

Logo, o orçamento sugerido é de R$ 2.500

 

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O meu orçamento é menor do que o resultado ideal calculado. O que devo fazer?

 

Se você não pode investir aquilo que a fórmula demonstrou, fique tranquilo e não deixe de aplicar ações de Marketing Digital aí no seu negócio.

Que tal reduzir o número de publicações ou elencar os canais de marketing que mais favorecem o seu produto?

A partir dos resultados alcançados você pode, devagar, dando passos maiores e aplicando mais dinheiro nas ações.

Tenha consciência de que as ações levam tempo para surtirem efeito e não há bala de prata para o crescimento.

Ele é calcado devagar, passo a passo.

Faça investimentos de forma segura, visando equilibrar o caixa sempre levando em consideração a saúde financeira da sua organização.

 

É muito importante avaliar as principais KPI’s para entender, através dos números, quais são as ações e canais que geram mais resultados efetivos para a sua empresa com o MKT Digital.

 

Agora que você já aprendeu a calcular quanto a sua empresa precisa investir para as ações de Marketing Digital, que tal contar com quem realmente entende para realizar as melhores campanhas e fazer a sua empresa se destacar?

A Next4 é uma agência que tem como principal objetivo, ajudar outras empresas a crescerem dentro de seu segmento.

Conte conosco e venha crescer com a gente!

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