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Case ICTQ: Gestão de projeto de SEO para posicionamento da marca, Gestão de campanhas de tráfego, Conteúdo

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Case ICTQ: Gestão de projeto de SEO para posicionamento da marca, Gestão de campanhas de tráfego, Conteúdo

De 7000 usuários mensais para 570 mil usuários mensais no website da empresa

Fomos procurados para criar um novo projeto de website com o objetivo de posicionar a marca nos primeiros resultados das pesquisas do Google e assim gerar mais acessos qualificados para o time comercial conta Gustavo Buonnacorso – Gestor do projeto de SEO.

O ICTQ tinha como meta se posicionar e ser percebido como referência no mercado (Awareness), mas o site e forma de comunicação estavam gerando poucos resultados efetivos.

Em setembro de 2017, as páginas do ICTQ atraíam pouco mais de 7 mil usuários mensais por meio de buscas no Google, mas havia muito potencial para expandir esse número diante do cenário encontrado pela equipe da Next4.

O primeiro passo nesse sentido foi o desenvolvimento de um novo portal que garante uma experiência de interação adequada para seus usuários independente do dispositivo de acesso e otimizado para as práticas de SEO.

Implementamos call-to-actions para ampliar a conversão de leads oferecendo materiais ricos como ebooks para audiência que visita o site.

Fizemos todo um trabalho de CRO (otimização de conversões) com testes e avaliação de desempenho das páginas. A cada mês, víamos uma melhora significativa das conversões no website.

Nesses quatro anos de relacionamento, o grande destaque foi o salto de desempenho de SEO que o site da instituição alcançou. Algo que eles apostaram forte e agora colhem resultados expressivos com a demanda ativa que é gerada diariamente.

Chamadas para conversão no site ICTQ desenvolvido pela Next4

 

A Next4 utilizou uma ferramenta para construção de sites conhecida por ser intuitiva e de fácil manuseio por pessoas que não possuem conhecimento técnico.

Após a entrega do projeto, agência gravou um treinamento em vídeo para que o cliente pudesse utilizar esse material para capacitar os colaboradores responsáveis pela gestão do novo website.

Dessa forma, a estrutura administrável permitiu que o ICTQ tivesse liberdade de gestão necessária para publicar e editar cerca de quinhentos artigos ao longo dos últimos três anos.

Após o conteúdo ser publicado no site, o time de SEO da Next4 faz uma análise dos textos, títulos, meta-descrição, URL e densidade de palavras chave.

Todos os parâmetros são ajustados e a meta descrição é criada. As imagens também passam por um processo de otimização, tanto em sua resolução, quanto no texto alternativo.

Depois de ajustado, as palavras-chave são analisadas mensalmente com objetivo de a medir a sua performance e observar o ranqueamento adquirido.

Uma curadoria de conteúdo é feita para avaliar aqueles que não estão obtendo performance (posicionamento) e entender se pode ser unificado com um tema similar para que ganhem peso na pontuação orgânica.

site novo ictq

Após essa etapa, iniciamos o acompanhamento das métricas de aquisição (leads gerados e vendas quando existir) e monitoramento  e criação de novos backlinks (links em sites externos que levam para a página do cliente).

Esse trabalho faz parte do processo para manter um posicionamento elevado nas buscas do Google e ajudar os buscadores a identificar mais qualidade nos nossos conteúdos.

Citamos apenas o Google porque hoje corresponde, no Brasil, a mais de 95% das buscas efetuadas mas o trabalho também é feito em outros buscadores como o Bing e Yahoo.

Todo esse trabalho rendeu frutos significativos, vamos acompanhar:  Imagens do Google Analytics.

Comparação entre os meses de janeiro de 2020 e janeiro de 2021 – Crescimento de 81,94% de aquisição de usuários.

visao geral comparado ao ano anterior

Tráfego mensal de Janeiro de 2021: + 582 Mil acessos no website

visao geral 2021 janeiro

Canais de atração de usuários: Majoritariamente o SEO é o canal que mais leva usuário para o site do ICTQ (referência 16 a 20 de dezembro 2020 no quadro)

atração de usuários

Quantidade total de usuários em 1 ano – referência janeiro de 2021 a janeiro de 2021

todos os dados 2020 visão geral

Quantidade total de usuários em 1 mês – referência janeiro de 2021

trafego mensal 2021

Análise de Canais: a busca orgânica é responsável por 77,29% das conversões de Meta e corresponde a 64,52% do tráfego mensal (mês referência janeiro 2021)

analise de canais x conversão organico

Quantidade de palavras-chave mapeadas nos buscadores

palavras chave seo visão geral

Evolução dos últimos 2 anos de trabalho de SEO

evolução resultados seo

Evolução dos últimos 3 meses de trabalho de SEO

evolução ultimos 3 meses SEO

Impacto das buscas orgânicas no acesso ao website da empresa

aquisição de trafego SEO

Conclusões de meta por canal de aquisição – SEO

resultaods de conversão SEO

Como todo trabalho, muitos desafios surgiram ao longo desse tempo.

Por exemplo, a sazonalidade de mercado: Existe uma queda natural de tráfego que ocorre nos meses de julho e, principalmente, dezembro, quando o interesse do público em instituições de ensino cai de forma considerável.

Outra situação é quando Google realiza alterações em seu algoritmo e essa alteração muda as “regras” e “critérios” utilizadas para determinar o posicionamento do site relação aos demais.

Sempre que isso acontece, temos de reavaliar o cenário e procurar ajustar o código fonte para atender as novas demandas, mas isso nem sempre é uma ciência exata pois o Google não informa com precisão o que foi alterado e tampouco para onde devemos ir.

Diante desse cenário seguimos escutando e compartilhando com a comunidade de profissionais especialistas de SEO.

Manter o site do ICTQ com números condizentes nesse período exige sempre uma dedicação especial. Estamos felizes em proporcionar resultados consolidados e crescente ao nosso cliente.

Conheça a empresa:
www.ictq.com.br

Quer se aprofundar mais sobre SEO para sua empresa? Separei alguns links úteis para sua consulta.

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Entre em contato com um especialista em SEO e faça um projeto para a sua empresa decolar 🙂

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