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Tráfego Pago: O guia completo com dicas práticas

O que é tráfego pago e como fazer

 

O principal objetivo para se investir em tráfego pago é pelo simples fato de que com esse tipo de estratégia de Marketing Digital sua empresa poderá alcançar pessoas que estão interessadas exatamente naquilo que você está ofertando.

 

Com o posicionamento digital correto e impactando as pessoas certas, as suas chances de vendas aumentam consideravelmente, não é mesmo.

 

Para auxiliar sua empresa a encontrar as pessoas na imensidão da internet, as principais plataformas detentoras de dados, abrem a possibilidade de oferecer anúncios para um determinado público-alvo por valores atribuídos a um leilão.

 

Você pode pagar por cliques, Views (visualizações de uma peça publicitária), Conversões, Impressões e assim por diante.

 

Esse tipo de estratégia possui um alcance incrível e pode dar aos pequenos a voz que antes somente os grandes players possuíam por conta da possibilidade de anunciar nas TVs e Imprensa de um modo geral (alto investimento).

 

Mas afinal, por que investir em tráfego pago? Funciona?

 

Objetivo primário do tráfego pago é captar leads para sua empresa. Se isso não for importante, nem sei o que dizer, rs. É o início do processo de vendas para seu time comercial bater as metas.

 

Como se trata de uma estratégia “Fundo de funil”, aquela onde você tem maiores probabilidades de venda, acaba sendo uma ótima opção para alavancar as vendas da sua empresa em pouco tempo.

 

Se funciona? É claro que sim! Desde que seja feito com as boas práticas para garantir o Retorno sobre o Investimento das suas campanhas.

 

Existem diversas estratégias dentro do mundo de tráfego pago, cada um para um momento e tipo de empresa. Não é algo que podemos generalizar como funciona para qualquer um que queira fazer.

 

Existem mercados mais difíceis de atuar como por exemplo: Desentupidoras, Construtoras, Criação de Sites , entre outros segmentos … Nesses mercados a concorrência é muito forte e temos que tomar certos cuidados para não comprometer o ROI das campanhas.

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Como fazer uma campanha de tráfego de qualidade?

 

  • Você deve ter uma mensagem clara e objetiva – ir direto ao ponto mesmo em sua chamada.
  • Criar mais de um anúncio para cada tipo de público que quer atingir.
  • Ter uma página de pouso (Landing page) que tenha foco em conversão, sem distrações.
  • Estudar o seu público-alvo e entender as suas dores e anseios antes de escrever seu conteúdo.
  • Utilizar técnicas de remarketing, Lookalikes para aumentar seu alcance e chances de conversão.
  • Estar atendo no atendimento pós conversão para aumentar as chances de vendas (processo de vendas como um todo).
  • Ter réguas de relacionamento com o lead nas etapas do funil de vendas.
  • Atenção nas imagens dos criativos e Landing Pages (estado da arte)
  • Filtrar bem as palavras-chave (foco) e negativar aquelas que não fazem sentido para seu objetivo de venda.
  • Configurar corretamente as características do público a ser atingido (Idade, sexo, renda, localidade e interesse) para maximizar suas conversões.
  • Utilizar ferramentas adicionais para monitorar as suas campanhas e tomar decisões mais assertivas de otimização.

Quanto custa um profissional para fazer tráfego pago para minha empresa?

Vamos com calma! Precisamos entender realmente a demanda de mídia da sua empresa (cenário) para saber se existe a necessidade de internalizar um funcionário ou essa demanda será mais bem aproveitada com uma agência especialista em tráfego pago por exemplo.

Não é uma resposta simples de dar de bate e pronto. Lembre-se que essa posição é muito estratégica dentro da sua empresa e pode garantir ou não os resultados esperados (faturamento).

 

Por tanto, não dar a devida atenção ou achar que economizar é a solução você estará dando aquele verdadeiro tiro no pé, cuidado!

 

Com o formato Home Office, temos visto cada vez mais essa modalidade dentro das empresas e salários que podem variar inicialmente de R$ 3.000,00 a R$ 4.500,00 mensais para um gestor de tráfico intermediário atuando em frentes como Google e Facebook / Instagram.

 

Obviamente sua empresa ainda vai necessitar de ajuda de outros profissionais para dar vasão a demanda com mais qualidade.

 

Esses profissionais seriam: Criativo (designer) e Redator (Copywritter) para que seus anúncios tenham mais chances de obter melhores resultados (conversões) de acordo com os seus objetivos.

profissional trafego pago
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Quanto ganha em média um profissional de tráfego pago atualmente nas agências?

 

Segundo pesquisas nos principais players de RH da atualidade, um profissional alocado para trabalhar somente com tráfego pago tem salário inicial de R$ 1.700,00 mensais mais benefícios.

 

Essa é a base de entrada para um profissional Junior que ainda não possui experiência com grandes campanhas e resultados em seu portfólio.

 

Hoje (07/2021) quando este artigo está sendo publicado, quem trabalha como analista de tráfego ganha em média um salário de R$ 2.745,00 mensais.

 

Obviamente temos os profissionais mais sêniores com mais bagagem e experiência que são requisitados pelo mercado com salários superiores a R$ 10.000,00 mensais.

 

Como em toda profissão, a experiência e resultados apresentados fazem subir a régua salarial do profissional de tráfego pago dentro da agência ou empresa.

 

Esse profissional, alocado dentro de uma empresa de tráfego, ainda contará com ajuda de especialistas de Copy (chamadas criativas, textos de anúncios, palavras-chave) e Designers (escolha das imagens, criação dos banners e peças publicitárias) para gerar mais qualidade para suas campanhas de Instagram, Facebook e Google ADS.

 

  • Copywritter – É o profissional especialista em criar e desenvolver a “Copy”, ou seja, redigir anúncios, cartas comerciais, textos persuasivos, e-mails para a área de Marketing e Vendas com objetivo claro de gerar conversões e Vendas.

Como fazer tráfego pago – passo a passo

 

O tráfego pago nada mais é do que você criar demanda para uma página de destino através de impulsionamento de um anúncio (informações relevantes) para um determinado público-alvo.

 

Ele pode ser feito através das principais plataformas como: Google ADS (antigo Google Adwords), Facebook / Instagram ADS, LinkedIn, Twitter, Taboola (mídia programática), entre outros players menores.

 

Você deve ter conhecimento prévio em cada uma delas para configurar uma campanha completa, configurar as informações de faturamento e acompanhar a performance para entender se está lhe trazendo resultados e a qual custo.

 

Primeiro passo: Escolha a plataforma onde seu público-alvo está presente. Não atire para todos os lados logo de uma vez (faça a testagem de canais).

 

Você deve saber exatamente as características da sua persona (Região, Idade, Sexo, renda…) para ajudar a plataforma a encontrar o seu público de interesse sem desperdiçar verba ($).

 

Segundo passo: Estruture a sua campanha de forma a gerar tráfego para os produtos / serviços que mais gerem ROI para a sua empresa. O foco inicial é essencial para gerar mais rentabilidade nas campanhas.

 

Terceiro passo: Faça a implementação das Tags de conversão nas suas campanhas. Dessa forma, você vai conseguir identificar os resultados e vai poder otimizar com mais assertividade também.

facebook ads
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Como fazer tráfego pago no Facebook

 

Considerando que você já tenha um perfil criado dentro do Facebook, você deverá criar uma conta no gerenciador de anúncios.

 

  • Você deverá ter uma conta da sua empresa no Facebook, certo?
  • Abra sua conta e acesse o gerenciador de anúncios (lado direito);
  • Selecione o item para criar +
  • Selecionar o tipo de tráfego para o estabelecimento como o objetivo de Marketing;
  • Coloque um nome para sua campanha para que você possa identificar de forma rápida esse objetivo;
  • Selecione a página comercial para qual os anúncios serão veiculados;

instagram ads
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10 formas de como fazer tráfego no Instagram

Com mais de 500 milhões de usuários ativos no Stories, o uso pelas marcas cresceu mais de 30% desde 2018 segundo pesquisas da Socialbakers.

 

Com a atenção dos seus seguidores, o poder da ferramenta está na aproximação e engajamento dos usuários com a sua marca.

 

Conseguir obter atenção do seu público-alvo é algo muito bom, mas a ferramenta vai muito além disso, você pode direcionar para públicos semelhantes e aumentar a sua base.

 

Dentro da plataforma da Instagram você poderá promover seus produtos e serviços com esses tipos de anúncios orgânicos e pagos:

 

  1. Arrasta pra cima orgânico
  2. Link na Bio
  3. Link na descrição do IGTV
  4. Usando o Direct
  5. Utilizando enquetes
  6. Fazendo perguntas
  7. Através de bate-papo
  8. Arrasta pra cima pago
  9. Comprar agora
  10. Influenciadores

 

Dicas adicionais para gerar tráfego no Instagram:

  • Aproveite o link da sua bio – seja criativo: Crie uma bela descrição e faça com que seu público queira saber mais sobre sua empresa. Utilize o Linktree para organizar e otimizar as informações.
  • Humanize sua marca com o Stories – Transforme seus seguidores em verdadeiros fãs engajados com a sua marca. Faça enquetes, vídeos curtos, marques seguidores e explore ao máximo as ações.
  • Aposte em histórias reais – Ative o emocional das pessoas com informações originais e inovadoras. As pessoas não querem mais saber de robôs! Elas querem se identificar e comprar de outras pessoas.
  • Crie anúncios com o Instagram ADS – É um ótimo canal (custo-benefício) para captar Leads com o perfil de cliente que você procura. Utilize a mesma interface da plataforma de anúncios do Facebook.
  • Faça parcerias com Influenciadores – Conte com pessoas populares em diversos segmentos que possam impulsionar suas ações de Marketing na rede. Eles podem influenciar em decisões e opiniões dos seus seguidores de forma positiva.
  • Utilize TAGS com preços em suas fotos e produtos – Essa é a forma mais sincera e legal de levar os usuários e seguidores à compra. Desperte a curiosidade e desejo, mas estimule e compra de uma forma transparente.
  • Utilize as Hashtags com sabedoria – Elas possuem um papel importante para espalhar seu conteúdo pela rede e seu uso deve ser considerado de forma estratégica. Utilize somente se o assunto realmente se relacionar com o público que deseja alcançar.
  • Crie CTAs nos seus Posts – Frases de alto impacto que geram ação por parte do seu público-alvo. Aproveite esse espaço e convide os usuários para engajar, clicar, curtir, comentar…
  • Utilize seu IGTV – É a ferramenta que foi criada para competir com o Youtube. Aposte em vídeos criativos para engajar seus usuários de forma completa. Insira links na descrição direcionados para suas landing pages, blog e site. Gere Leads através disso.

 

criacao campanha google
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Como fazer tráfego pago no Google ADS

 

Tendo base os anúncios, temos as seguintes opções para que eles sejam exibidos e possam levar tráfego para as suas páginas:


CPC – Custo por Clique

 

Você pagará apenas por aqueles usuários que clicarem nos seus anúncios. É o método mais indicado para levar tráfego real para suas páginas (Site, Blog e LPs).

Para escolher esta estratégia você deve saber exatamente quanto quer investir nessa ação e qual resultado esperar – ROI.

 

CPM – Custo por mil impressões

É a estratégia recomendada para aumentar o conhecimento da sua marca / empresa. Você quer ter mais visibilidade e impactar um maior número de pessoas para que posteriormente sua marca tenha mais presença e impacte as pessoas que já tiveram um primeiro impacto em outras campanhas.

Dicas para fazer tráfego pago com mais assertividade

 

Conheça a sua Persona e suas necessidades! Entenda as dores, qual a linguagem mais adequada e por qual canal ela busca as informações. Dessa forma, o desafio será menor para criar suas campanhas de mídia paga e falar exatamente o que ela quer ouvir.

 

Atua sempre com anúncios verdadeiros. Não faça falsas promessas! Não leve o usuário para uma página diferente daquilo que se promete no anúncio. NUNCA!

 

Deixe claro a ação que você espera do usuário, dessa maneira, a pessoa vai se sentir menos perdida ao se decidir pela ida ou não para a sua página economizando tempo e dinheiro de ambos.

 

Faça testes menores antes de “abrir a torneira das suas campanhas”, tais como:

  • Públicos diferentes (sexo, idade, interesse, horários, dias da semana, região)
  • Estratégias de lances diferentes: CPA, CPC, CPV (dependendo do objetivo da campanha)
  • Plataformas diferentes – Outbrain, Revecontent, Taboola, WhatsApp, Facebook, Instagram, LinkedIn, Google, YouTube…

 

cutidas like trafego
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Considerações finais sobre Tráfego Pago

 

Vimos até aqui a importante missão que esse tipo de estratégia tem dentro do Marketing Digital da sua empresa.

 

Ela é responsável por alimentar a sua área comercial com potenciais clientes para que as vendas aconteçam e sua empresa possa escalar.

 

Da mesma forma, temos ciência da importância e cuidado que temos que ter com a gestão de campanhas de tráfego para que o impacto seja sempre positivo para a sua empresa.

 

Neste artigo você pode ver um pouco mais sobre como fazer tráfego pago e como tornar seus anúncios ainda mais efetivos.

 

Cada fonte de tráfego (canal) deve ser tratada como uma via única que possui características específicas e peculiares para se fazer uma boa campanha de tráfego.

 

Estude profundamente seu público-alvo (persona) e como eles interagem na rede para que possa passar a mensagem certa no canal correto e assim, aumentar as chances de conversão.

 

Eai, conseguiu tirar algumas duvidas sobre o tráfego pago? Sei que é algo complexo e que merece muita atenção por parte dos empresários, não é mesmo?

 

Por tanto, a escolha entre um profissional gestor de tráfego ou uma empresa (agência) especialista em tráfego pode fazer toda a diferença nos resultados finais para a sua empresa. Devemos ponderar o momento certo entre internalizar ou terceirizar esse processo.


Artigos complementares para seu conhecimento:

Dicas de como montar a sua primeira campanha na rede de pesquisa Google ADS

Google ADS: Tudo sobre o principal serviços de publicidade do Google

Mídia paga: tudo o que você precisa saber para começar investir

Em qual momento devo investir em mídia paga para o Facebook ADS

 

Você já possui experiência com tráfego pago? Divida com a gente nos comentários e ajude-nos a melhorar ainda mais nossos artigos.

 

Sobre a Next4

 

A Next4 atua no mercado de Marketing Digital desde 2005.

Com um time de profissionais dedicados e qualificados, entregamos estratégias assertivas para nossos clientes com o objetivo de posicionamento da marca (Brand Awareness) e aumento de vendas via Internet.

Parceiros da empresa RD Station desde 2015, estamos consolidados na metodologia do Inbound Marketing e Integrações com ferramentas de terceiros para aumento de performance.

 

A utilização do CRM é parte vital para nosso processo de Marketing e Vendas e, por isso, temos um time experiente em implementação e acompanhamento para sua empresa.

 

Serviços como: Criação de sites e LPs, Sistemas e Intranet personalizadas, Programação em geral para sua necessidade cotidiana, SEO Marketing, BI, Gestão de campanhas pagas, Réguas de relacionamento em todas as etapas de funil, criativos, consultoria em vendas e Acompanhamento permanente, são nosso dia-dia e fazem parte do nosso escopo de trabalho.

 

Fale agora com um especialista! A sua próxima agência de Marketing e Vendas pode ser mais acessível do que você imagina.  😊

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