Google ADS: Dicas de como montar a sua primeira campanha patrocinada na rede de pesquisa
Google ADS: Sabemos o quanto é importante a geração de tráfego qualificado para o site de qualquer empresa e isso é praticamente indiscutível.
Se você possui um produto ou serviço e quer oferecer no mercado, a forma mais fácil e assertiva é criar uma campanha no Google ADS para que as pessoas interessadas naquilo que sua empresa oferece possam te encontrar.
Para isso, precisamos validar um passo atrás para atentarmos a uma questão bem simples. A sua página de pouso, Landing Page ou como você quiser chama-la.
Essa página deve estar impecável (conteúdo informativo, imagens, textos, vídeo) e focada na ação que você quiser que o visitante exerça naquele momento.
Ou seja: Preencher um formulário de interesse, efetuar uma compra de um produto, solicitar um atendimento, e assim por diante.
Não coloque nada a mais que faça com que o usuário tire sua atenção do foco principal, ok?
Validado esse processo inicial, vamos apresentar neste artigo, uma série de dicas para que você possa ter uma campanha ativa em pouco tempo e iniciar seu processo de validação e avaliação dos resultados obtidos.
Encurte o caminho com estas dicas disponibilizadas por especialistas em geração de tráfego e criação de centenas de campanhas que já geraram milhões em negócios.
O primeiro passo é entender que a plataforma do Google ADS permite que sejam criadas campanhas de diversos tipos (Buscas por palavras-chave, anúncios gráficos em rede de display, anúncios com vídeos e comparação de produtos – Google Shopping).
Também é possível utilizar uma ampla rede de parceiros como sites e aplicativos que são afiliados ao próprio Google para exibição dos seus anúncios.
Este PostBlog tem o objetivo de auxiliar pessoas que não tenham conhecimento ou que tenham pouco conhecimento, de forma prática, elencar os pontos mais importantes para se obter um resultado satisfatório com essa estratégia de Marketing Digital.
O que são Campanhas dentro do Google ADS?
Podemos simplificar como agrupamentos de informações onde configuramos e definimos os objetivos (Geração de Leads / cadastros, Geração de tráfego no site / página, Vendas / compras de produtos).
Nessa etapa também são definidos o orçamento que ficará disponível para a campanha e em quais regiões os anúncios devem aparecer.
É recomendável separar em mais de uma campanha quando se tem a necessidade de dividir orçamentos, alterar regiões (segmentar por serviço ou produto) ou possuir objetivos diferentes.
Você também pode optar por fazer uma única campanha e realizar segmentações diferentes (divisões) dentro dos grupos de anúncio (menos recomendado).
Nomenclatura da campanha do GADS
Em um formato para campanhas únicas, podemos usar uma lógica com esse modelo:
Nome da empresa ou do produto / serviço + tipo de rede (pesquisa) + mês
Exemplo: (serviço) Criação de sites (Rede) Pesquisa (mês) outubro
Ou apenas a abreviação, CSP – outubro
O importante é que seja fácil a identificação para quem está operando a plataforma do Google ADS.
Quando houver mais de uma campanha (produto, serviço) ativa podemos utilizar da seguinte forma:
Exemplo: (empresa) Next4, Institucional (Rede) Pesquisa
Ou apenas, Next4 Institucional – Pesquisa
OU
(empresa) Next4, (Soluções) (Rede) Pesquisa
Next4 Serviços – Pesquisa
Como criar a estratégia de campanha dentro do Google ADS
Tenha em mente que o Google ADS é uma plataforma de leilão. Logo, quanto maior a quantidade de anunciantes concorrentes, mais caro ficará o valor do CPC (custo por clique).
Para iniciantes, a melhor opção será colocar uma estratégia para maximizar os cliques e definir um valor máximo por clique (exemplo R$ 1,50). Aqui o valor tem que ser coerente com o tipo de produto e serviço que você está oferecendo e quanto está disposto a pagar para levar um visitante interessado para a sua página de captura.
Quando a sua campanha tiver ao menos 50 conversões, será possível alterar sua estratégia para maximizar conversões.
Com isso, o Google desenvolve com base no seu histórico de conversões e na sua inteligência de plataforma, um perfil de público-alvo mais propenso a clicar em seus anúncios e converter na sua estratégia.
Nesse modelo ele entende perfeitamente quantos cliques foram necessários para gerar uma conversão no seu site e atribui um valor médio de conversão para que seja utilizado como parâmetro dentro da sua estratégia de campanha.
Tendo uma cadência de conversões e o custo médio adotado, você conseguirá estruturar uma base de investimentos para sua campanha de uma forma mais assertiva em relação aos resultados esperados.
Como definir um orçamento para minha campanha no Google
Um dos principais fatores de sucesso em uma campanha de Mídia é o investimento disponível para sua campanha durante o período determinado.
Exemplo: Imagine que temos um budget para os próximos 30 dias de R$ 2.500,00
A primeira pergunta é: Sua empresa vai atender aos finais de semana? Se a resposta for sim, temos que considerar pelo menos 30 dias. Se a resposta for não, podemos trabalhar com 22 dias úteis na média.
Dividindo o montante total por 22 dias úteis (seg. a sexta-feira) temos um valor diário para investimento de R$ 114,00 aproximadamente.
Logo, se tivermos mais de uma campanha ativa, teremos que dividir esse montante de acordo com os objetivos de cada uma delas.
Exemplo: Na minha agência de Marketing temos diversas verticais de serviços que ofertamos para os nossos clientes. Separei para esse mês as verticais de criação de sites e Inbound Marketing para promovermos no Google ADS.
Nossa empresa atende somente de segunda-feira a sexta-feira em horário comercial.
Portanto, nesse cenário, teríamos 2 campanhas (CSP-Julho e IMP-Julho) com um budget dividido igualmente de R$ 57,00 por dia.
Se estivermos falando de uma estratégia de maximizar cliques e um CPC máximo de R$ 1,50, teríamos um cenário de aproximadamente 38 cliques em cada uma das campanhas.
Digo aproximadamente pois, estou falando em um lance máximo, mas não quer dizer que o valor não fique abaixo do que eu determinei como máximo, ok?
Sabendo que, pelo histórico do funil de vendas, a cada 10 visitantes, 2 solicitam um contato e se tornam leads qualificados, teríamos por campanha aproximadamente 7 oportunidades de vendas.
Considerando que a cada 7 oportunidades eu consigo fazer 2 vendas, você já tem insumo suficiente para saber qual o seu CAC (custo de aquisição) e quanto deverá investir se quiser atingir uma meta.
Obviamente são valores fictícios e devemos sempre melhorar nossas taxas de conversão em nosso funil e processo de vendas.
Como definir a localização e horário da minha campanha GADS
Dentro das configurações da campanha você poderá determinar as regiões em que a sua campanha deve aparecer. Isso pode ser por cidade, estado, País e até mesmo por raio a partir de um CEP e sua distância máxima.
Isso garante que você está impactando pessoas com mais chances de converter no produto ou serviço que a sua empresa oferece.
Cuidado para não limitar muito e sua segmentação ficar tão restrita pois, dessa forma, pode ser que o Google não consiga ativar sua campanha o ela ficará limitada.
Horários para suas campanhas
Defina também os melhores horários em que a sua campanha deverá aparecer nas pesquisas dos usuários. Pense na realidade do seu público-alvo para ser mais assertivo nessa configuração.
Existem horários que são menos assertivos em relação ao público-alvo que podem ser bloqueados (por exemplo das 02h às 05h da manhã). Desta forma, evita-se cliques com baixa qualidade e garantem verba para visitantes com maiores chances de conversão.
Existe a possibilidade também de redução ou aumento do CPC máximo em determinados horários. Desta forma, você consegue aumentar o valor para um determinado horário (por exemplo comercial) e reduzir o valor em outros momentos (por exemplo das 20h às 06h).
Dicas sobre como criar os grupos de anúncios dentro da plataforma de anúncios
Para uma organização maior da sua campanha, temos a possibilidade de criar grupos de anúncios. Recomendamos que faça a criação por produtos e serviços ofertados, assim, pode-se acompanhar o desempenho de cada um deles separadamente.
Exemplo de modelos para criação dos grupos de anúncios:
Por solução ou produto que a sua empresa oferece – Criação de sites, Marketing Digital, SEO Marketing, Gestão de campanhas de mídia …
Grupo 1 – Solução X
Grupo 2 – Solução Y
Grupo 3 – Solução Z
Com isso, conseguiremos adequar as melhores palavras-chave para cada solução e redirecionar o visitante para uma página específica onde ele encontre exatamente aquilo que ele estava procurando.
Como configurar as palavras-chave na minha campanha de Google ADS
Pensando em uma lógica para aumentar o ROI das suas campanhas, escolha uma lista de palavras-chave do tipo fundo de funil (aquelas que remetem a aquisição daquilo que você está ofertando).
Por tanto, evite palavras como: Qual é, como fazer, como funciona, o que é, o que faz, por que fazer…
Comece com poucos termos no máximo 15 palavras-chave já é o suficiente para ser mais assertivo. Evite utilizar a correspondência AMPLA pois essa configuração pode atrair um tipo de público que não está relacionado ao que você está ofertando.
Exemplo: eu coloco uma palavra-chave simples: San Andress (querendo ofertar um pacote de viagem para esse destino) e existe um número altíssimo de pessoas que procuram por um jogo de videogame chamado GTA San Andreas.
Isso vai gerar muita demanda que jamais vai comprar aquilo que eu estou oferecendo, fazendo com que minha campanha seja pouco efetiva e cara.
Portanto, utilize as correspondências de FRASE e EXATA para aumentar as chances de gerar um visitante qualificado para sua página de destino.
Como utilizar a Correspondência de Frase?
Basta colocar aspas no início e final das palavras – Exemplo: “Agência de criação de sites”, “agência de Marketing Digital”, “Criação de sites SP” …
Como utilizar a Correspondência EXATA?
Colocando os colchetes no início e final das palavras – Exemplo: [Criação de sites], [agência de sites], [Marketing digital agência] … essa instrução faz com que a pesquisa do usuário deva ser exatamente como está escrito e, caso não seja, o seu anúncio não deve aparecer para ele.
Como negativar palavras-chave na minha campanha
Existe a possibilidade de negativar alguns termos que possam interferir nos resultados das suas campanhas. Utilize isso a seu favor e otimize sempre que identificar um termo que não gere resultado efetivo para a sua campanha.
Quando você negativa um termo, você está passando uma instrução para o Google ADS de que não quer que acionem seus anúncios caso este termo esteja presente na busca feita pelo usuário.
Se pensarmos em uma empresa que está vendendo Pacotes de viagens aéreo, as palavras a seguir não trarão resultados e devem ser negativadas:
- Foto de viagens
- Ônibus para…
- Vídeo de viagens
- Vaga de emprego
- Vagas
- Aluguel
- Alugar
- Oportunidade
- Grátis
- Gratuito
- Curso
- Graduação
- Universidade
- O que é
- Salário
- Onde fica
Você deve pensar e criar sua própria lista. Feito isso utilize em todas as campanhas para torna-las mais assertivas a cada momento.
Monitore semanalmente os termos pesquisados e inseridos pelo Google automaticamente em suas campanhas.
Se necessário, identifique e negative aqueles que não geram resultados para sua empresa.
Criando anúncios no Google ADS ou Adwords
Os anúncios são blocos de textos que irão aparecer para os usuários em suas pesquisas no Google para encontrar uma determinada solução.
Recomendamos que na criação dos anúncios dentro da plataforma GADS você utilize as informações do site da sua empresa e produto / serviço que está sendo ofertado.
Dessa forma, a qualidade do seu anúncio fica maior e mais relevante para o usuário, o que aumenta as chances de você ter uma classificação superior aos seus concorrentes e até mesmo pagar um valor mais baixo por conta disso.
Dica importante: Após finalizar a criação dos seus anúncios, faça uma revisão criteriosa a respeito de entender se os mesmos estão chamando a devida atenção do seu consumidor.
Pegue ideias dos seus concorrentes e veja quais anúncios chamam mais atenção e são mais atraentes. Faça uma busca pelos mesmos termos e veja alguns modelos para você ter uma base. Só não vale copiar! Seja criativo e coloque um toque especial da sua empresa.
Criação de Anúncios ADS
Confira agora a base para você fazer a criação de um anúncio no GADS:
Título: Produto ou Serviço oferecido
Linha 1: Diferenciais, Algo para segmentar seu público (região, complemento produto ou serviço)
Linha 2: Nome da empresa, Cidade, Chamada para ação
Descrição 1: Os principais benefícios oferecidos
Descrição 2: Outros benefícios e Gatilho para a chamada
A URL final deve ser sempre a que melhor representa o que está sendo ofertado no seu anúncio, como abaixo:
anuncio google ads
Qual a quantidade certa para anúncios dentro de cada grupo de anúncios?
Para cada grupo de anúncios crie variações inteligentes que possam cobrir todas as possibilidades de pesquisas com os termos que você selecionou para sua campanha.
O ideal é que seja criado pelo menos 02 anúncios ou mais de texto e pelo menos 1 anúncio responsivo para que a sua campanha possa ser otimizada pela ferramenta.
O anúncio responsivo normalmente é o que trás maior resultado, uma vez que o Google aprende com as iterações da sua campanha e vai se aperfeiçoando cada vez mais para que entregue os melhores resultados possíveis.
Utilize as extensões de anúncios do Google ADS
As extensões de anúncios do Google deixam os anúncios mais atrativos e completos. Com ela é possível adicionar informações extras sobre a empresa e enriquecer o seu anúncio.
Em modo geral é recomendável utilizar pelo menos as extensões de site link, frase destaque, snipets estruturados e de chamada (telefone).
Você pode ativar as extensões a nível de campanha (todas criadas) ou somente para um determinado grupo de anúncios.
Vamos ver um exemplo de cada uma delas:
Extensões de siteLink – links para páginas internas do site (abaixo)
Extensões de Frase – Frases complementares de impacto (abaixo)
Extensões de chamada – Opção para o usuário clicar e ligar para sua empresa
Extensões de Snippts Estruturados – destaque específico para os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa
Como fazer o monitoramento das campanhas do Google ADS
Temos dois objetivos claros: Gerar tráfego e conversão nesse modelo de campanha.
Alguns produtos ou serviços podem demandar mais tempo para converter inicialmente e, portanto, o tráfego qualificado é extremamente fundamental nesse sentido.
Monitore pelo menos semanalmente suas campanhas. Não faça alterações a todo momento pois a plataforma entrará em fase de aprendizagem e os resultados nesta fase são piores por conta da aprendizagem do algoritmo.
Se possível, não altere mais do que dois itens de cada vez para que você possa entender os impactos da alteração nos resultados da sua campanha dentro da estratégia de mídia paga.
Existe a possibilidade de desfazer alterações que geraram impacto negativo nas suas campanhas na aba de “últimas alterações”.
Entenda as estratégias de lances dentro do GADS
A partir do momento em que a sua campanha atingir constantemente pelo menos 30 conversões, poderá ser o momento de alterar a sua estratégia de MAXIMIZAR CLIQUES para MAXIMIZAR CONVERSÕES ou MAXIMIZAR ROAS (400%) no caso de E-commerce.
Caso seu orçamento esteja se esgotando rapidamente, você pode também limitar ainda mais o custo por clique ou conversão para tentar reduzir o valor pago em cada um deles.
Se o seu caso for ao contrário, onde sobra orçamento, você tem a opção de aumentar o número de palavras-chave, incluir novas regiões de segmentação, adicionar novos públicos-alvo se fizer sentido.
Dica: Realize essas alterações aos poucos para acompanhar o resultado.
Visão geral da campanha no Dashboard do Google Adwords
Dica: Na aba das colunas você pode adicionar a coluna “% de impressão” para entender quanto de demanda ainda existe e que não conseguimos ocupar.
Assim, identificamos o fato de não ter participado por falta de orçamento, lance baixo, reputação ruim da sua campanha (seja na qualidade das campanhas ou por ser uma conta nova).
Pra que serve a qualidade dos anúncios dentro da estratégia do Google ADS
Como o GADS trabalha com diversos fatores para determinar quem vai aparecer e em qual posição vai aparecer, o índice de qualidade dos seus anúncios é um fator importante nesse contexto.
A qualidade pode melhorar com termos assertivos e mais parecidos com a sua página de destino ou também com páginas de destinos melhores para seus visitantes.
O ideal é que os termos esteja presente no título do seu anúncio, na URL da página de destino e no conteúdo descrito dentro da sua página.
Dessa forma, seu anúncio será favorecido nos resultados das pesquisas feitas pelos usuários. Identifique se os termos são os pesquisados pelo seu perfil ideal de cliente (ICP) e torne a sua campanha um sucesso!
Conclusão sobre dicas do Google ADS e como criar uma campanha mais assertiva
Vimos nesse artigo que existem muitas variáveis que influenciam na qualidade de uma campanha dentro do GADS.
Fatores primários que devem ser observados para que sua campanha seja mais assertiva e seus créditos “durem mais” durante o período.
Somente seguir as recomendações do próprio Google não necessariamente trará os melhores resultados para sua empresa. Uma vez que a plataforma te induzirá a investir cada vez mais um montante maior (é o negócio deles não é mesmo?).
Digo sempre que deixar a torneira aberta é um grande desperdício caso não tenha um objetivo bem estruturado e “afiado” para que a performance seja alta também.
Reduzir o CAC (custo de aquisição), aumentar o ROI (retorno sobre o investimento) e identificar se suas campanhas estão impactando pessoas com o perfil ideal de clientes da sua empresa devem ser o foco sempre.
Não é por que uma campanha está com o ROI positivo que ela não tem possibilidade de ajuste fino para ela performar ainda mais.
Atente-se aos ajustes que possam levar a sua campanha para um outro nível e acompanhem os indicadores de sucesso das suas campanhas de links patrocinados.
Alguns artigos complementares sobre campanhas de Google ADS que podem ser úteis:
Como funciona o Google ADS para empresas?
Links patrocinados funcionam bem para uma estratégia topo de funil?
Mídia paga: tudo o que você precisa saber para começar a investir
Como conseguir os melhores resultados com Links patrocinados
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