Saiba a diferença entre Google Ads e SEO (busca paga x busca orgânica)
Conheça agora a diferença entre Google ADS e SEO para que a sua empresa possa se beneficiar de ambas estratégias de Marketing Digital.
O que você vai encontrar neste artigo:
- O que é Google ADS
- O que é tráfego orgânico – SEO
- Como trabalhar o tráfego orgânico
- Quais as vantagens do Google ADS e SEO
- Qual tráfego é melhor – Google ADS ou SEO
- Conclusão sobre o tema – Google ADS e SEO
- Sobre a Agência Next4 Digital – especialista em Google ADS e SEO
Qual empresa não tem como meta ter clientes novos todos os dias? Uma das melhores estratégias para isso é através do duelo: busca paga x busca orgânica (Google ADS e SEO).
Neste blog você vai saber a diferença entre Google Ads e SEO e saber qual é o mais indicado para cada situação.
Essas estratégias do marketing digital permitem a empresa entregar a solução certa, ao cliente certo, na hora certa!
A busca paga e busca orgânica (Google ADS e SEO) são métodos certeiros no objetivo do negócio. Ter uma estratégia de posicionamento é muito importante para ter resultados.
A maioria das decisões de compra hoje em dia são tomadas após uma pesquisa na internet, como por exemplo através do Google em mais de 90% dos casos.
Se você quer que sua empresa esteja nas primeiras páginas do Google ou que seja encontrada rapidamente em qualquer busca, precisa saber a diferença entre Google Ads e SEO (busca paga e busca orgânica) e analisar qual é a melhor opção para o seu negócio, de acordo com sua intenção de investimento.
O que é Google ADS?
O Google ADS é a plataforma de anúncios do Google que tem como missão exibir um anúncio relevante ao usuário após a pesquisa realizada com a palavra-chave, o tráfego pago.
Trata-se de uma estratégia de investimentos de anúncios em plataformas de mídias digitais.
O objetivo é atrair os visitantes mais qualificados para a sua página.
Exemplo: Imagine que você precisa de informações sobre geladeira. A primeira atitude será digitar a palavra geladeira no buscador. Essa é denominada palavra-chave.
Sempre que alguém busca por promoções, informações ou detalhes técnicos sobre este produto, usa em sua primeira busca esta palavra.
No resultado desta busca serão exibidos todos os links patrocinados que falam deste produto (palavra-chave).
Esses links são os anúncios pagos pelas empresas e o tráfego pago gerado para o site deles.
O Google entende que sempre que alguém procura algo no buscador tem uma intenção a mais naquela pesquisa.
Daí, já direciona as opções para munir com informações técnicas e comerciais.
Em resumo, o Google ADS direciona visitantes qualificados para o site da empresa que estão no momento de consumir os produtos e serviços que ela oferece.
Desta forma, caso a empresa tenha um posicionamento adequado (site, informações, atendimento), as chances de conversão (vendas) aumentam consideravelmente.
O que é o tráfego orgânico (SEO)
SEO (Search Engine Optimization) é a otimização do seu website para os mecanismos de buscas.
Basicamente é formado por um conjunto de técnicas aplicadas por empresas de marketing digital para que o seu site ou blog seja melhor posicionado nas buscas em relação as palavras-chave importantes para a sua empresa.
O tráfego orgânico é mensurado através da quantidade de visitas voluntárias ao seu endereço de site, daí o motivo de tanto investimento em SEO pelas empresas.
Os possíveis “leads” neste caso, chegam a sua empresa de maneira espontânea, ou seja, não são atraídos por anúncios patrocinados.
Entenda: Sempre que existir a busca por uma palavra-chave, o Google lhe trará como resultado de pesquisas em primeiro lugar os anunciantes, como no quadro abaixo:
Logo abaixo, o Google apresenta os websites mais relevantes em relação a palavra-chave digitada, de forma natural (orgânica) e isso fica visível 24h por dia sem ter que pagar um único centavo! Essa é a função do SEO.
Como trabalhar o tráfego orgânico – SEO?
Uma agência de Marketing Digital trabalha o tráfego orgânico (SEO) através de várias aplicações na plataforma e como o marketing de conteúdo, que cria conteúdos relevantes sobre determinados assuntos para seu público-alvo.
Para posicionar sua empresa nos primeiros resultados de busca, uma agência traça primeiro a avaliação completa da plataforma, conteúdos e benchmarking (mercado e concorrentes).
Com esta amostragem é feito a definição de etapas e fases do projeto de SEO e a criação de um planejamento estratégico de SEO.
Nesta etapa, os técnicos identificam os principais termos do nicho, o mapeamento de deep links e link buildings, além da correção e adequações de conteúdo já publicado.
Através de um trabalho de assessoria de marketing digital é feito o posicionamento dos principais termos da sua empresa e a otimização para os mecanismos de buscas.
É um trabalho que deve ser feito com muita disciplina e constância. Não é um trabalho que apresenta resultados imediatos e isso tem que ficar bem claro.
Em média, investindo em estratégias todos os meses, a sua empresa vai conseguir alcançar os primeiros resultados entre 8 a 10 meses.
Isso porque uma vez um site ajustado, sempre terá que seguir as mesmas recomendações em publicações para que não prejudique o projeto de SEO com os mesmos erros.
Entre os principais benefícios de usar o tráfego orgânico estão:
- o custo-benefício, já que a empresa não precisa investir em campanhas pagas no médio / longo prazo.
- A relevância é outro fator importante, visto que como todos sabem que as informações que estão ali são genuínas e não fruto de uma campanha promocional.
- A duração também dos produtos é imensurável. Existem conteúdos que estão melhores posicionados há muitos anos devido a qualidade de informações contidas e sempre aparecem como primeiro nas buscas.
Saiba tudo sobre SEO, neste blog.
Quais são as vantagens do Google Ads e SEO?
Em relação as vantagens em usar o Google Adwords (mídia paga), uma das principais é a capacidade de mensuração das campanhas.
Além de ser uma plataforma muito inteligente, ela é capaz de sugerir modificações relevantes e dar sugestões para melhor otimização dos seus anúncios.
Através da plataforma totalmente customizável, é possível exibir os dados mais relevantes e métricas que vão dizer se os seus resultados são satisfatórios ou não.
É algo que trará para sua empresa um resultado imediato. Você coloca créditos em sua campanha em poucos dias já estará colhendo resultados.
Se a campanha for bem criada e otimizada, você consegue identificar o valor do CAC (custo de aquisição de clientes) e ter uma base de quanto é o ROI (retorno de investimento da campanha).
Assim, você visualiza quanto de dinheiro é necessário investir no Google ADS para que ele te traga um novo cliente.
Veja mais algumas das vantagens do Google ADS
1. Você cria os anúncios mais relevantes
Os anúncios patrocinados da Rede de Pesquisa do Google Ads possuem um formato padrão. Sempre com título, texto do anúncio e URL de visualização.
Nestes campos, com exceção da URL, você pode exibir suas ofertas e “vender o seu peixe”.
Além disso, ainda é possível criar extensões de sitelinks, que direcionam o clique diretamente para uma página específica do seu site.
Você decide onde e quando os anúncios serão exibidos
Através das configurações da campanha, você pode segmentar os anúncios por local, idade, sexo, horário, entre outros fatores de segmentação.
Isso porque há a possibilidade de escolher países, estados e cidades e delimitar um raio de alcance a partir de cada cidade, idioma usado no Google.
Por exemplo, você querer anunciar apenas para franceses que estão no Brasil, nesse caso eu seleciono o idioma da chamada interface do Google como “francês” e escolho o local “Brasil”.
Também é possível selecionar os dias e horários de exibições de anúncios.
- Você escolhe as palavras-chave que acionarão seus anúncios
As palavras-chave são tudo para o Google. Palavras-chave são os termos que irão acionar os anúncios quando o usuário digitar termos semelhantes ou relacionados no buscador.
Ou seja, se você definir que uma das palavras-chave dos seus anúncios é “restaurante japonês em moema”, quando os usuários digitarem isto no Google, o seu anúncio mais relevante para aquela busca, será acionado.
Quanto mais específica for sua palavra-chave, mais chances você tem de pagar por um clique qualificado.
Imagine se no mesmo exemplo você escolhesse como palavra-chave o termo restaurante japonês apenas.
Poderia ser algum usuário da zona leste querendo encontrar um restaurante por lá e teríamos pouquíssimas chances de ele ficar interessado por um restaurante na zona sul de São Paulo.
3. Você direciona os links para a página que desejar (mais relevante para o usuário)
Quando você cria um anúncio, você tem a opção de apontar o link patrocinado para qualquer página do seu site, seja a página de um produto específico, um conteúdo sobre a área de atuação da sua empresa.
O melhor de tudo é que você só pagará quando houver um clique no seu anúncio.
No tráfego pago, como o nome já mesmo diz, é necessário um investimento com anúncios publicitários em plataformas específicas e o resultado já é garantido.
Fazendo uma breve analogia, é como jogarmos álcool na fogueira. Em quanto tiver fogo (dinheiro disponível) o Google entregará resultado. Quando o fogo acabar, caso sua empresa não coloque mais álcool (dinheiro), ele se apagará.
Quais as principais vantagens do tráfego orgânico – SEO
No tráfego orgânico a principal vantagem é que não tem nenhum custo na internet.
São visitas que você conquista no seu site sem precisar investir em compras de mídia ou anúncios patrocinados.
São usuários que entram em seu site após fazer uma pesquisa no Google e encontram sua empresa por conta da relevância da pesquisa.
Porém, para conquistar esta audiência, a sua informação precisa ser completa, genuína e relevante para seu público.
É necessário que o redator responsável pelo marketing de conteúdo tenha empenho total a informação que é passada, que responda todas as perguntas que o leitor esteja buscando, que domine técnicas de SEO e aplique na sua produção de conteúdo.
Estar nos primeiros resultados de forma orgânica faz seu site ter credibilidade, pois você conseguiu estar na primeira página no mecanismo de pesquisa sem precisar pagar, ou seja, você acaba se tornando uma referência naquele assunto.
Mais de 70% das pessoas clicam em resultados de pesquisa logo na primeira página, por isso é tão importante estar nas primeiras posições da busca.
O tráfego orgânico é muito mais vantajoso no médio / longo prazo, pois sua empresa colhe resultados todos os dias sem pagar pelos cliques gerados nas pesquisas.
Resumindo, Google Ads e SEO tem vantagens e desvantages em relação aos resultados. Cabe o gestor identificar os pontos fortes de cada uma das estratégias e aplicar em sua empresa.
Mas, qual tráfego é melhor? Google ADS ou SEO?
Não existe uma resposta certa para essa pergunta, mas é sempre muito bom quando o seu site gera muitas visitas sem precisar investir em um anúncio, o caso do tráfego orgânico, pois indica que o seu conteúdo é muito bom e que o seu site tem uma leitura boa.
Mas, nem sempre é possível contar com o tráfego orgânico, pois há casos em que as visitas entram no site pelo anúncio pago e que as compras superam todo o valor do investimento pelo tráfego pago.
Para obter bons resultados com o tráfego orgânico a dica é ter um bom conteúdo e postar eles com frequência, ter um site com modelagem e programação adequada ao marketing digital, otimizar o conteúdo com as regras de SEO e fazer uso estratégico de backlinks.
Já no tráfego pago, ter um site com uma boa leitura e assimilação visual para que o usuário não saia tão rápido do seu site e usar o Google Ads para levar potenciais clientes através de palavras-chave mais relevante para a sua empresa.
O melhor em relação a Google Ads e SEO sempre será o canal que traga o menor custo de aquisição de clientes para sua empresa.
Conclusão sobre a diferença entre Google Ads e SEO
Como são duas opções de investimento distintas, o melhor seria que sua empresa combinasse as duas estratégias – Google Ads e SEO.
Como podemos perceber o tráfego vindo do SEO é algo que demora um certo tempo para se consolidar.
Sendo assim, sua empresa poderá se beneficiar dos anúncios pagos (Google ADS) enquanto o SEO não está gerando resultados satisfatórios.
Outra questão é a quantidade de palavras-chave a serem posicionadas (variáveis) tanto nas campanhas pagas quanto nas buscas orgânicas (SEO).
Você deve identificar as melhores (que geram conversão e são menos disputadas pelos concorrentes) para investir tempo e dinheiro.
Por isso, é muito importante que sua empresa conte com especialistas nesse assunto para montar um planejamento de Google Ads e SEO (em conjunto).
De nada adianta sair fazendo de qualquer forma sem nenhuma estratégia. Esse, com toda certeza, será o caminho mais curto para o insucesso das suas ações.
Planejamento – execução – acompanhamento de métricas – ajustes / melhorias (ciclo ideal para suas campanhas).
Sobre a Agência Next4
A Next4 atua no mercado desde 2005, é especializada em marketing digital e está preparada para traçar a estratégia orgânica ou paga para a sua empresa (Google ADS e SEO).
Com um time de profissionais dedicados e qualificados, entregamos estratégias assertivas para nossos clientes com o objetivo de posicionamento da marca (Brand Awareness) e aumento de vendas via Internet.
Parceiros da empresa RD Station desde 2015, estamos consolidados na metodologia do Inbound Marketing (marketing de conteúdo) e Integrações com ferramentas de terceiros para aumento de performance.
Serviços como: Criação de sites e LPs, criação de Sistemas e Intranet personalizadas, Programação em geral para sua necessidade cotidiana, Vídeos, SEO Marketing, relatórios e BI, Gestão de campanhas pagas (ADS), E-mail Marketing, Réguas de relacionamento em todas as etapas de funil, design criativo, consultoria em vendas e acompanhamento permanente, são nosso dia-dia e fazem parte do nosso escopo de trabalho.
Nós vamos entender as suas necessidades e desafios e propor o que existe de melhor para o seu momento.
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Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.