O principal objetivo para se investir em tráfego pago é pelo simples fato de que com esse tipo de estratégia de Marketing Digital sua empresa poderá alcançar pessoas que estão interessadas exatamente naquilo que você está ofertando.
Com o posicionamento digital correto e impactando as pessoas certas, as suas chances de vendas aumentam consideravelmente, não é mesmo.
Para auxiliar sua empresa a encontrar as pessoas na imensidão da internet, as principais plataformas detentoras de dados, abrem a possibilidade de oferecer anúncios para um determinado público-alvo por valores atribuídos a um leilão.
Você pode pagar por cliques, Views (visualizações de uma peça publicitária), Conversões, Impressões e assim por diante.
Esse tipo de estratégia possui um alcance incrível e pode dar aos pequenos a voz que antes somente os grandes players possuíam por conta da possibilidade de anunciar nas TVs e Imprensa de um modo geral (alto investimento).
Objetivo primário do tráfego pago é captar leads para sua empresa. Se isso não for importante, nem sei o que dizer, rs. É o início do processo de vendas para seu time comercial bater as metas.
Como se trata de uma estratégia “Fundo de funil”, aquela onde você tem maiores probabilidades de venda, acaba sendo uma ótima opção para alavancar as vendas da sua empresa em pouco tempo.
Se funciona? É claro que sim! Desde que seja feito com as boas práticas para garantir o Retorno sobre o Investimento das suas campanhas.
Existem diversas estratégias dentro do mundo de tráfego pago, cada um para um momento e tipo de empresa. Não é algo que podemos generalizar como funciona para qualquer um que queira fazer.
Existem mercados mais difíceis de atuar como por exemplo: Desentupidoras, Construtoras, Criação de Sites , entre outros segmentos … Nesses mercados a concorrência é muito forte e temos que tomar certos cuidados para não comprometer o ROI das campanhas.
Vamos com calma! Precisamos entender realmente a demanda de mídia da sua empresa (cenário) para saber se existe a necessidade de internalizar um funcionário ou essa demanda será mais bem aproveitada com uma agência especialista em tráfego pago por exemplo.
Não é uma resposta simples de dar de bate e pronto. Lembre-se que essa posição é muito estratégica dentro da sua empresa e pode garantir ou não os resultados esperados (faturamento).
Por tanto, não dar a devida atenção ou achar que economizar é a solução você estará dando aquele verdadeiro tiro no pé, cuidado!
Com o formato Home Office, temos visto cada vez mais essa modalidade dentro das empresas e salários que podem variar inicialmente de R$ 3.000,00 a R$ 4.500,00 mensais para um gestor de tráfego intermediário atuando em frentes como Google e Facebook / Instagram e TikTok.
Obviamente sua empresa ainda vai necessitar de ajuda de outros profissionais para dar vasão a demanda com mais qualidade.
Esses profissionais seriam: Criativo (designer) e Redator (Copywritter) para que seus anúncios tenham mais chances de obter melhores resultados (conversões) de acordo com os seus objetivos.
Segundo pesquisas nos principais players de RH da atualidade, um profissional alocado para trabalhar somente com tráfego pago tem salário inicial de R$ 1.900,00 mensais mais benefícios.
Essa é a base de entrada para um profissional Junior que ainda não possui experiência com grandes campanhas e resultados em seu portfólio.
Hoje (07/2021) quando este artigo está sendo publicado, quem trabalha como analista de tráfego Jr. ganha em média um salário de R$ 2.745,00 mensais segundo pesquisas da Catho.
Obviamente temos os profissionais mais sêniores com mais bagagem e experiência que são requisitados pelo mercado com salários superiores a R$ 10.000,00 mensais.
Como em toda profissão, a experiência e resultados apresentados fazem subir a régua salarial do profissional de tráfego pago dentro da agência ou empresa.
Esse profissional, alocado dentro de uma empresa de tráfego, ainda contará com ajuda de especialistas de Copy (chamadas criativas, textos de anúncios, palavras-chave) e Designers (escolha das imagens, criação dos banners e peças publicitárias) para gerar mais qualidade para suas campanhas de Instagram, Facebook e Google ADS.
O tráfego pago nada mais é do que você criar demanda para uma página de destino através de impulsionamento de um anúncio (informações relevantes) para um determinado público-alvo.
Ele pode ser feito através das principais plataformas como: Google ADS (antigo Google Adwords), Facebook / Instagram ADS, LinkedIn, Twitter, Taboola (mídia programática), TikTok entre outros players menores.
Você deve ter conhecimento prévio em cada uma delas para configurar uma campanha completa, configurar as informações de faturamento e acompanhar a performance para entender se está lhe trazendo resultados e a qual custo.
Primeiro passo: Escolha a plataforma onde seu público-alvo está presente. Não atire para todos os lados logo de uma vez (faça a testagem de canais).
Você deve saber exatamente as características da sua persona (Região, Idade, Sexo, renda…) para ajudar a plataforma a encontrar o seu público de interesse sem desperdiçar verba ($).
Segundo passo: Estruture a sua campanha de forma a gerar tráfego para os produtos / serviços que mais gerem ROI para a sua empresa. O foco inicial é essencial para gerar mais rentabilidade nas campanhas.
Terceiro passo: Faça a implementação das Tags de conversão nas suas campanhas. Dessa forma, você vai conseguir identificar os resultados e vai poder otimizar com mais assertividade também.
Considerando que você já tenha um perfil criado dentro do Facebook, você deverá criar uma conta no gerenciador de anúncios.
Com mais de 500 milhões de usuários ativos no Stories, o uso pelas marcas cresceu mais de 30% desde 2018 segundo pesquisas da Socialbakers.
Com a atenção dos seus seguidores, o poder da ferramenta está na aproximação e engajamento dos usuários com a sua marca.
Conseguir obter atenção do seu público-alvo é algo muito bom, mas a ferramenta vai muito além disso, você pode direcionar para públicos semelhantes e aumentar a sua base.
Dentro da plataforma da Instagram você poderá promover seus produtos e serviços com esses tipos de anúncios orgânicos e pagos:
Dicas adicionais para gerar tráfego no Instagram:
Tendo base os anúncios, temos as seguintes opções (mais comuns – temos outras também) para que eles sejam exibidos e possam levar tráfego para as suas páginas:
CPC – Custo por Clique
Você pagará apenas por aqueles usuários que clicarem nos seus anúncios. É o método mais indicado para levar tráfego real para suas páginas (Site, Blog e LPs).
Para escolher esta estratégia você deve saber exatamente quanto quer investir nessa ação e qual resultado esperar – ROI.
CPM – Custo por mil impressões
É a estratégia recomendada para aumentar o conhecimento da sua marca / empresa. Você quer ter mais visibilidade e impactar um maior número de pessoas para que posteriormente sua marca tenha mais presença e impacte as pessoas que já tiveram um primeiro impacto em outras campanhas.
Vista por muitos empresários como uma rede ruim para se fazer anúncios com a justificativa de ser uma rede de “dancinhas do público jovem”, você deve ter que pesquisar um pouco mais para ver se seu público se encontra nesta rede.
É uma ótima oportunidade para se ofertar produtos para seu público-alvo e obter muito retorno. Esqueça esse pré-conceito de que o TikTok não é para sua empresa.
O aplicativo é uma rede social em crescimento com os seus milhões de usuários e é muito simples de usar. Por essa razão, existem várias vantagens em anunciar no TikTok. As vantagens dessa rede são:
Desenvolva conteúdos de ótima qualidade e faça um teste neste canal o quanto antes.
Existem formas de se fazer anúncios e lucrar muito nesta rede.
1- Através de influenciadores da rede TikTok
Você pode contratar pessoas que tenham o perfil do seu público-alvo para apresentar o seu produto e linkar para uma página de vendas. Pode também pedir para as pessoas testarem seus produtos para dar visibilidade e aumentar a confiança em cima deles.
2- Anúncios patrocinados dentro do TikTok
Criar vídeos do produto e impulsionar uma campanha para um determinado perfil de público-alvo. Impactar as pessoas corretas e direcionar para sua página de vendas é um gol e tanto.
Veja aqui neste link algumas dicas adicionais para você anunciar no TikTok de forma assertiva para sua empresa.
Conheça a sua Persona e suas necessidades! Entenda as dores, qual a linguagem mais adequada e por qual canal ela busca as informações. Dessa forma, o desafio será menor para criar suas campanhas de mídia paga e falar exatamente o que ela quer ouvir.
Atua sempre com anúncios verdadeiros. Não faça falsas promessas! Não leve o usuário para uma página diferente daquilo que se promete no anúncio. NUNCA!
Deixe claro a ação que você espera do usuário, dessa maneira, a pessoa vai se sentir menos perdida ao se decidir pela ida ou não para a sua página economizando tempo e dinheiro de ambos.
Faça testes menores antes de “abrir a torneira das suas campanhas”, tais como:
Vimos até aqui a importante missão que esse tipo de estratégia tem dentro do Marketing Digital da sua empresa.
Ela é responsável por alimentar a sua área comercial com potenciais clientes para que as vendas aconteçam e sua empresa possa escalar.
Da mesma forma, temos ciência da importância e cuidado que temos que ter com a gestão de campanhas de tráfego para que o impacto seja sempre positivo para a sua empresa.
Neste artigo você pode ver um pouco mais sobre como fazer tráfego pago e como tornar seus anúncios ainda mais efetivos.
Cada fonte de tráfego (canal) deve ser tratada como uma via única que possui características específicas e peculiares para se fazer uma boa campanha de tráfego.
Estude profundamente seu público-alvo (persona) e como eles interagem na rede para que possa passar a mensagem certa no canal correto e assim, aumentar as chances de conversão.
Eai, conseguiu tirar algumas duvidas sobre o tráfego pago? Sei que é algo complexo e que merece muita atenção por parte dos empresários, não é mesmo?
Por tanto, a escolha entre um profissional gestor de tráfego ou uma empresa (agência) especialista em tráfego pode fazer toda a diferença nos resultados finais para a sua empresa. Devemos ponderar o momento certo entre internalizar ou terceirizar esse processo.
Artigos complementares para seu conhecimento de tráfego pago:
Dicas de como montar a sua primeira campanha na rede de pesquisa Google ADS
Google ADS: Tudo sobre o principal serviços de publicidade do Google
Mídia paga: tudo o que você precisa saber para começar investir
Em qual momento devo investir em mídia paga para o Facebook ADS
Você já possui experiência com tráfego pago? Divida com a gente nos comentários e ajude-nos a melhorar ainda mais nossos artigos.
A Next4 atua no mercado de Marketing Digital desde 2005.
Com um time de profissionais dedicados e qualificados, entregamos estratégias assertivas para nossos clientes com o objetivo de posicionamento da marca (Brand Awareness) e aumento de vendas via Internet.
Parceiros da empresa RD Station desde 2015, estamos consolidados na metodologia do Inbound Marketing e Integrações com ferramentas de terceiros para aumento de performance.
A utilização do CRM é parte vital para nosso processo de Marketing e Vendas e, por isso, temos um time experiente em implementação e acompanhamento para sua empresa.
Serviços como: Criação de sites e LPs, Sistemas e Intranet personalizadas, Programação em geral para sua necessidade cotidiana, SEO Marketing, BI, Gestão de campanhas pagas, Réguas de relacionamento em todas as etapas de funil, criativos, consultoria em vendas e Acompanhamento permanente, são nosso dia-dia e fazem parte do nosso escopo de trabalho.
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