Tráfego orgânico do site do ICTQ

[Case Sucesso] Tráfego orgânico mensal do ICTQ disparou para + 570 mil usuários mensais

SEO: Está querendo fazer sua empresa crescer no posicionamento do Google e procurando uma agência de qualidade para isso?

 

Conheça a Agência Next4! Veja esse Case de Sucesso que temos por aqui:

 

A parceria entre o ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade) e a Next4 teve início em meados de 2017.

 

De 7000 usuários mensais para 570 mil usuários mensais no website da empresa

 

Fomos procurados para criar um novo projeto de website com o objetivo de posicionar a marca nos primeiros resultados das pesquisas do Google e assim gerar mais acessos qualificados para o time comercial conta Gustavo Buonnacorso – Gestor do projeto de SEO.

 

O ICTQ tinha como meta se posicionar e ser percebido como referência no mercado (Awareness), mas o site e forma de comunicação estavam gerando poucos resultados efetivos.

 

Em setembro de 2017, as páginas do ICTQ atraíam pouco mais de 7 mil usuários mensais por meio de buscas no Google, mas havia muito potencial para expandir esse número diante do cenário encontrado pela equipe da Next4.

 

O primeiro passo nesse sentido foi o desenvolvimento de um novo portal que garante uma experiência de interação adequada para seus usuários independente do dispositivo de acesso e otimizado para as práticas de SEO.

 

Implementamos call-to-actions para ampliar a conversão de leads oferecendo materiais ricos como ebooks para audiência que visita o site.

 

Fizemos todo um trabalho de CRO (otimização de conversões) com testes e avaliação de desempenho das páginas. A cada mês, víamos uma melhora significativa das conversões no website.

 

Nesses quatro anos de relacionamento, o grande destaque foi o salto de desempenho de SEO que o site da instituição alcançou. Algo que eles apostaram forte e agora colhem resultados expressivos com a demanda ativa que é gerada diariamente.

 

Chamadas para conversão no site ICTQ desenvolvido pela Next4

 

A Next4 utilizou uma ferramenta para construção de sites conhecida por ser intuitiva e de fácil manuseio por pessoas que não possuem conhecimento técnico.

 

Após a entrega do projeto, agência gravou um treinamento em vídeo para que o cliente pudesse utilizar esse material para capacitar os colaboradores responsáveis pela gestão do novo website.

 

Dessa forma, a estrutura administrável permitiu que o ICTQ tivesse liberdade de gestão necessária para publicar e editar cerca de quinhentos artigos ao longo dos últimos três anos.

 

Após o conteúdo ser publicado no site, o time de SEO da Next4 faz uma análise dos textos, títulos, meta-descrição, URL e densidade de palavras chave.

 

Todos os parâmetros são ajustados e a meta descrição é criada. As imagens também passam por um processo de otimização, tanto em sua resolução, quanto no texto alternativo.

 

Depois de ajustado, as palavras-chave são analisadas mensalmente com objetivo de a medir a sua performance e observar o ranqueamento adquirido.

 

Uma curadoria de conteúdo é feita para avaliar aqueles que não estão obtendo performance (posicionamento) e entender se pode ser unificado com um tema similar para que ganhem peso na pontuação orgânica.

Após essa etapa, iniciamos o acompanhamento das métricas de aquisição (leads gerados e vendas quando existir) e monitoramento  e criação de novos backlinks (links em sites externos que levam para a página do cliente).

 

Esse trabalho faz parte do processo para manter um posicionamento elevado nas buscas do Google e ajudar os buscadores a identificar mais qualidade nos nossos conteúdos.

 

Citamos apenas o Google porque hoje corresponde, no Brasil, a mais de 95% das buscas efetuadas mas o trabalho também é feito em outros buscadores como o Bing e Yahoo.

 

Todo esse trabalho rendeu frutos significativos, vamos acompanhar:  Imagens do Google Analytics.

 

Comparação entre os meses de janeiro de 2020 e janeiro de 2021 – Crescimento de 81,94% de aquisição de usuários.

 

Tráfego mensal de Janeiro de 2021: + 582 Mil acessos no website

 

Canais de atração de usuários: Majoritariamente o SEO é o canal que mais leva usuário para o site do ICTQ (referência 16 a 20 de dezembro 2020 no quadro)

 

Quantidade total de usuários em 1 ano – referência janeiro de 2021 a janeiro de 2021

 

Quantidade total de usuários em 1 mês – referência janeiro de 2021

 

Análise de Canais: a busca orgânica é responsável por 77,29% das conversões de Meta e corresponde a 64,52% do tráfego mensal (mês referência janeiro 2021)

 

Quantidade de palavras-chave mapeadas nos buscadores

 

Evolução dos últimos 2 anos de trabalho de SEO

 

Evolução dos últimos 3 meses de trabalho de SEO

Impacto das buscas orgânicas no acesso ao website da empresa

 

 

Conclusões de meta por canal de aquisição – SEO

 

Como todo trabalho, muitos desafios surgiram ao longo desse tempo.

 

Por exemplo, a sazonalidade de mercado: Existe uma queda natural de tráfego que ocorre nos meses de julho e, principalmente, dezembro, quando o interesse do público em instituições de ensino cai de forma considerável.

 

Outra situação é quando Google realiza alterações em seu algoritmo e essa alteração muda as “regras” e “critérios” utilizadas para determinar o posicionamento do site relação aos demais.

 

Sempre que isso acontece, temos de reavaliar o cenário e procurar ajustar o código fonte para atender as novas demandas, mas isso nem sempre é uma ciência exata pois o Google não informa com precisão o que foi alterado e tampouco para onde devemos ir.

 

Diante desse cenário seguimos escutando e compartilhando com a comunidade de profissionais especialistas de SEO.

 

Manter o site do ICTQ com números condizentes nesse período exige sempre uma dedicação especial. Estamos felizes em proporcionar resultados consolidados e crescente ao nosso cliente.

 

Conheça a empresa:
www.ictq.com.br

 

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