Saiba como escolher uma agência de marketing digital
Agência de marketing digital: Com a atual movimentação do mercado e sua transformação que volta suas atenções a cada dia para o digital, é muito importante que você ou sua empresa encontrem uma boa agência de marketing digital.
Mais do que uma boa agência é importante encontrar uma que faça sentido para o seu momento e estratégia.
Existem agências no mercado que atuam em conjunto com a área de vendas e isso pode ser um diferencial importante para sua tomada de decisão.
Se sua empresa está em um momento que a necessidade de contratar pessoas de Marketing e maior que o budget disponível para o momento, esse artigo servirá muito bem para você.
Abordaremos as principais características dos tipos de agências de marketing digital e suas vantagens.
Você já pensou em terceirizar as operações de Marketing Digital de sua empresa?
Uma agência de marketing digital executa os projetos dos clientes que desejem colocar em prática a metodologia do Marketing Digital.
Vale lembrar que nem todas as agências são iguais. Por isso uma análise criteriosa faz todo o sentido na procura por sua agência ideal.
Antes de sair procurando, faça um exercício interno e olhe para dentro de sua empresa.
Organize os objetivos e entenda quais vão ser as prioridades para o ano, por exemplo. Isso ajudará a estruturar tudo o que você e/ou sua empresa vão precisar.
Reúna-se com seu time e veja o que precisa ser feito para atingir tais metas. Trace um plano de ação com as estratégias a serem utilizadas e veja o que vocês conseguem absorver.
Esse exercício é muito importante e é parte fundamental do processo.
Com isso, você saberá quais são as suas necessidades e quais as brechas que uma boa agência de marketing digital poderá preencher.
Mas como encontrar a agência certa para a sua necessidade? As dúvidas sobre a contratação de uma boa agência surgem assim que é tomada a decisão da contratação.
Como escolher? Por onde começar a pesquisa? Quais expertises a agência deve possuir? Precisa ser certificada por quais ferramentas do mercado?
São inúmeras as agências no mercado. Por isso, relacionamos alguns pontos que merecem atenção e que vão te auxiliar nessa tão importante busca. Vamos lá?
O primeiro passo é a definição do seu objetivo. Todavia é recomendável buscar referências sobre as agências que despertaram interesse.
Procure clientes satisfeitos com o trabalho desempenhado, cases com resultados semelhantes aos que você procura, comentários e avaliações, etc.
Depois de definir o seu objetivo, vamos para o segundo passo que é entender qual vai ser o seu investimento.
Com tantas opções no mercado, essa definição é muito importante, pois o FEE (valor mensal pago) de uma agência pode variar muito, então esse exercício vai te ajudar na escolha.
Certo, agora é hora de entender um pouco mais sobre as agências de marketing digital e suas responsabilidades e serviços.
Agência digital de Performance
Uma agência digital de performance, por exemplo estará intimamente ligada em gerar alguns resultados, como:
- Criação de Landing Page;
- Campanha no Google, Facebook e Instagram;
- Campanhas de e-mail marketing;
- CRM automatizado;
- Estratégias de SEO;
O foco da agência de performance sempre vai ser o resultado. Seja ele comercial ou de posicionamento e exposição da marca.
Normalmente a cultura dessa agência passa pela geração de Leads para sua equipe comercial e foco nas KPI’s que entregam mais por um valor menor que o mercado.
Ou seja:
- Menor CAC (custo de aquisição cliente), Menor CPC (Custo por clique nas campanhas), Menor CPM (custo por mil visualizações), Menor Churn …
- Maior volume de contatos (Leads), Maior número de impressões, Maior número de conversões, Maior número de abertura e cliques, maior número de palavras-chave posicionadas nas buscas orgânicas do Google, LTV …
Esse é o tipo de agência que não liga para quantos Likes você teve em uma postagem, pois para eles, isso é o verdadeiro “MKT de Fumaça”.
Alguns conteúdos complementares para agência de performance digital:
Entenda a diferença entre ASO, SEO e CRO
Tráfego orgânico x tráfego pago – qual a melhor estratégia para seu negócio
A importância de um CRM para aumento das vendas de uma empresa
Agência de Marketing de conteúdo
Já uma agência focada em conteúdo vai te trazer prestígio e relevância para seu público-alvo.
A geração de conteúdo é algo muito importante em qualquer estratégia de Marketing digital.
Faz com que sua marca seja vista como referência em determinado assunto.
Isso pode ser traduzido com a criação de um artigo, criar um e-book, textos para site e redes sociais, Infográficos, Webinars, criação de vídeos, entre outros.
A agência tem seu próprio time de redatores ou terceiriza a criação de conteúdo? Isso é importante para saber a qualidade e profundidade que, ao longo do tempo, conseguirão entregar para a sua empresa.
Conheça os materiais criados pela agência e se existem cases que comprovem os resultados obtidos por esses conteúdos (geração de Leads, Posicionamento de SEO…)
Alguns artigos complementares sobre Marketing de conteúdo:
Principais termos do Marketing de Conteúdo
Curadoria de conteúdo e seus benefícios
Maiores tendências do Marketing de conteúdo para 2021
Agência Digital focada em Branding
E uma agência digital focada em branding? Você sabe o que é branding? Essa é a primeira resposta que precisamos te dar.
Branding são ações que estão diretamente ligadas ao posicionamento, propósito e valores de uma marca.
O objetivo do branding é criar conexões para que um cliente escolha a sua marca.
Então, para esse caso, podemos dizer que o mais adequado é encontrar uma agência de “marketing convencional”, pois essa é uma de suas expertises.
Agências experientes em Branding Awareness normalmente costumam cobrar muito mais do que uma agência de Marketing Digital. É um outro tipo de serviço.
Agência de Mídia – ADS
O que é mídia paga? É aquela comunicação criada pela marca e impulsionada pelas ferramentas para se atingir um determinado público-alvo.
São anúncios promotores da marca, produto ou serviço que permitem a geração de mais visibilidade, engajamento, leads ou vendas.
São agências focadas em campanhas de mídia para atração de público-alvo para uma determinada página ou ação através de cliques, visualizações e impressões ou views.
Normalmente trabalham com captação de Leads dentro das plataformas do Google ADS (antigo Link patrocinado) e Facebook e Instagram ADS.
São responsáveis por criar toda a estratégia de campanha e fazer a gestão das plataformas para sua empresa.
Normalmente cobra-se um FEE mensal para esse gerenciamento mais uma porcentagem sobre o valor de investimento em mídia (créditos para sua campanha) que podem variar de 12 a 20% do valor investido nessas plataformas.
São fornecidos relatórios das campanhas criadas para análises dos resultados que podem ser mensais, quinzenais ou semanais.
Alguns artigos complementares sobre Mídia – ADS:
Em qual momento devo investir em mídia paga para o Facebook (ADS)?
Como funciona o Google ADS (Adwords) para empresas
Como conseguir os melhores resultados com Links Patrocinados (Google ADS)
Anúncios Google para Celular: Como funciona
Conclusão sobre como escolher a melhor agência
Depois de tantos pontos abordados, podemos destacar mais algumas dicas valiosas para essa empreitada.
Sempre verifique a credibilidade das agências no mercado, analise o site, veja os clientes que atendem, possíveis prêmios e o que mais achar necessário analisar.
Quanto mais informações, melhor, não é mesmo? Que tal fazer uma imersão?
Como a agência faz o seu próprio marketing?
Podemos dizer que essa análise quase nunca falha, sendo uma das mais importantes.
Além do site, observe as redes sociais, blog, SEO.
Imagina se, por exemplo, você quer ter um bom posicionamento de SEO para seu site e a agência que “diz” fazer SEO mas não se posiciona bem nem mesmo para seus próprios termos!
Tudo isso vai contar e pesar na sua decisão final. Tudo isso funciona como vitrine e se ela é realmente boa, vai caprichar!
Os profissionais serão os verdadeiros responsáveis pelo fracasso ou sucesso da estratégia traçada.
É fundamental que a agência escolhida tenha profissionais altamente preparados para desempenhar as funções.
Além disso, a diversidade de pensamento é fundamental para implementar estratégias criativas e assertivas sempre. Valorize isso!
Converse com as pessoas e visite as concorrentes. Sinta o clima da agência de MKT Digital que está sendo avaliada.
Leve em consideração a localização da agência, somente se você e sua equipe priorizam reuniões presenciais.
Claro, que para um atendimento de digital, isso não é vital ainda mais com toda estrutura e tecnologia disponíveis.
Então, se para você isso não importa, coloque concorrentes de outras regiões na disputa e abra as fronteiras para novas escolhas.
Outra dica é verificar os setores que comumente a agência atende, dessa forma, você terá uma boa base para saber se ela está acostumada com o seu segmento.
Para finalizar, pondere os preços
Não pense apenas no bolso. Preços baixos podem parecer bem atraentes no início, mas pode ser um problema futuro.
Claro que isso não é uma regra, mas avalie o custo-benefício sempre. Ou seja, equilibre o preço e os serviços oferecidos (qualidade de entrega).
Essas foram algumas dicas e orientações para você que está procurando uma boa agência de marketing digital.
Nesse texto deu para perceber que mais do que escolher uma agência, é importante interpretar e entender o trabalho delas.
Com todas essas dicas, a nossa intenção é que você minimize a chance de errar e encontre uma agência que, de fato, alavanque a sua empresa com o marketing digital.
Lembre-se, o grande negócio de uma agência é fazer o seu acontecer.
A Next4 Digital está há 16 anos no mercado atendendo clientes em diversas verticais de mercado.
Localizada em SP e com um time de profissionais experientes, determinamos alguns pilares mais importantes para atender a sua empresa com maestria, são eles: Criação de Sites e Sistemas web, SEO, Mídia ADS (Google e Redes Sociais), Mídia Programática e Influenciadores (influencers), Inbound Marketing, Criação de Conteúdo (Redatores Internos), Criação e Design, Gestão de redes sociais, e-mail marketing, Automação do Marketing por plataformas (RD Station) BI, (web Analytics) e Consultoria em Vendas (CRM).
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