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Marketing de Conteúdo: Conheça os principais termos utilizados pelo mercado

Com a alta do Marketing de conteúdo nos últimos anos, vemos ainda diversas pessoas que não conhecem os termos utilizados nas estratégias de Marketing Digital – Inbound Marketing.

 

Para ajudar você no entendimento, vamos listar abaixo as principais palavras utilizadas no marketing de conteúdo para você já ir se familiarizando.

 

São termos comuns para os profissionais do Marketing Digital e que você pode se deparar a qualquer momento em uma reunião, um artigo ou até mesmo em uma conversa. Conheça-os.

 

Marketing digital – A busca pela atração de clientes, por vários canais, fontes e formas no âmbito digital. O ato de atrair potenciais clientes, convertê-lo em potenciais clientes, se relacionar com a base e gerar negócios para uma empresa.

 

Desenvolvimento web – Processo de criação de plataformas, códigos específicos, sistemas web e sites para um projeto digital. Normalmente utilizamos uma equipe de programadores front-end e back-end para a criação e desenvolvimento dos projetos web.

 

Blog – É aquela página cheia de matérias (conteúdo) que normalmente são atualizadas com mais frequência. É composta por postagens que são apresentadas, normalmente, de forma cronológica, por segmento de assunto e interesse. São espaços para as empresas explorarem conteúdos mais extensos e de qualidade para atração de visitantes, posicionamento de palavras-chave (SEO) e tornar-se referência na área.

 

Automação de Marketing – Ferramentas que proporcionam a execução de tarefas e ações do Marketing Digital de maneira automatizada. O resultado é o ganho de produtividade, escala e aceleração de resultados para a sua empresa.

 

CRM – Também conhecido como gerenciamento de relacionamento com clientes. Software que oferece uma solução para a gestão de relacionamento e processo de vendas para a empresa. Possui estrutura para armazenar informações e controlar processos dos contatos feitos com o Lead, tais como: conversas, reuniões realizadas, agendamento de próximos passos, histórico da conversa, envio de mensagens automáticas, visão geral do pipeline de vendas. saiba mais sobre CRM

 

Busca orgânica – É todo tráfego proveniente das pesquisas realizadas nos buscadores pelas palavras-chave que a sua empresa está bem posicionada para receber o clique gratuito. As empresas são listadas de acordo com a relevância para uma determinada palavra-chave. Esse é o famoso SEO que todas as empresas precisam fomentar. É algo baseado em produção de conteúdo e posicionamento das palavras-chave nas buscas orgânicas. Conheça mais dessa estratégia de SEO aqui.

 

Busca paga – Também conhecida como Google Adwords, Google ADS ou links patrocinados. É um serviço de publicidade oferecido pelo Google onde as empresas patrocinam as palavras-chave que fazem sentido para aquele produto ou serviço que ela vende e recebe tráfego potencial a cada clique. Existem diversos formatos de anúncios como: Pesquisa, Display, Vídeo Youtube … Você determina um valor mensal e cria campanhas baseadas em cliques, visualizações, aquisições e assim por diante.

 

Conteúdo Rico – Todo material de valor (mais extenso, rico em detalhes) que educa um determinado tipo de público ou mercado. Existem diversos formatos que podem ser utilizados para a criação de um material rico, como: eBook, Webinars, Infográfico, Planilhas. Normalmente são oferecidos em uma landing Page de conversão para captação de leads para a empresa.

 

Webinars – É o seminário feito via web. Conteúdo disponibilizado ao vivo ou gravado para o público em formato de vídeo. Pode ser uma aula, curso, evento, palestra, debate…

 

Landing Page – Conhecida como página de aterrissagem, representa algo que sirva como porta de entrada para um visitante do seu site. No Marketing de Conteúdo, utilizamos as LPs com o propósito da conversão do usuário em Lead para a empresa. Conheça mais o que é e como criar sua Landing Page aqui.

 

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Conversão – É qualquer ação realizada pelo usuário que foi determinada pela estratégia da empresa. Alguns exemplos de conversão: Preenchimento de um formulário, assinatura de um teste, Clique em um banner, realização de uma compra, etc…

 

Formulário de conversão – Campos exigidos para o preenchimento do usuário em troca de algo como: uma oferta, um desconto, um material, um contato com a empresa, um orçamento, etc.

 

CAC – Sigla para custo de aquisição de cliente. É uma métrica que as empresas acompanham para saber qual é a proporção entre o investimento e a entrada de um novo cliente. Quanto custa trazer um novo cliente em cada ação realizada pela empresa. Serve para a definição de orçamentos para as ações de marketing em geral.

 

CTA – Call-to-action – Ao pé da letra a sua tradução seria algo como chamada para ação. São comandos posicionados na estratégia para a realização da ação esperada. Podem ser botões, links, imagens e banners que normalmente possuem um texto que utilizam o verbo no imperativo. Exemplos: Clique aqui, Aproveite essa oferta, Faça sua inscrição …

 

eBook – É um livro eletrônico que, no contexto do marketing de conteúdo, é algo educativo sobre um determinado tema importante para a sua empresa. Normalmente um material mais denso que explora mais a fundo o tema proposto.

 

Funil de vendas – Representado pela pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os seus potenciais clientes se encontram no seu processo de vendas. No marketing de conteúdo, é muito importante que você produza conteúdo para todas as suas etapas do funil, em cada u desses níveis: Topo de funil (TOFU), meio de funil (MOFU) e fundo de funil (BOFU). Saiba mais sobre a jornada de compras do cliente.

 

Persona ou ICP – É a criação de um avatar com as principais características para que você trace o perfil de clientes que compram a sua solução. Dores, desejos, características como: idade, sexo, região, renda, costumes, sonhos… Como a sua solução pode ajudar e impactar positivamente esse avatar, são informações necessárias para a definição da sua persona. Veja mais sobre criar personas aqui.

 

Lead – Pessoa – usuário que deixou seus dados em um formulário e demonstrou interesse pela sua empresa, seus produtos ou serviços, seu tema de mercado, sendo considerado um potencial cliente, independentemente do seu estágio no funil de vendas.

 

Geração de Leads – Nada mais é que converter aqueles visitantes da sua página em interessados pelo o que você está oferecendo através de um formulário.

 

Nutrição de leads – Utilizado com uma plataforma de automação de marketing dentro da estratégia do marketing de conteúdo, é realizado através do envio de uma sequência de e-mails, mensagens após um determinado evento, com o objetivo de conduzi-lo pelo funil e aproximá-lo do momento da compra.

 

Lead scoring – É uma pontuação que um algoritmo dá para o Lead com base no perfil e comportamento para analisá-lo se ele é qualificado ou não.

 

Segmentação de leads – É a separação por perfil de interesse baseado em um determinado critério. Exemplo: região, tipo de produto, vertical de mercado, perfil de renda…

 

Qualificação de Leads – Critérios adotados para entender e classificar quais leads são boas oportunidades comerciais, quais não estão no momento ideal para compra e quais você não deve nem entrar em contato pois possui um perfil ruim para venda.

 

Palavra-chave – termo utilizado para ser a fonte do SEO para os esforços de otimização de uma página. Resume o tema principal de uma frase, texto, parágrafo.

 

Taxa de conversão – Cálculo feito para identificar o número de visitantes que converteram nas suas páginas. Exemplo: um formulário do seu site tem 70 cadastros a cada 100 visitantes. Isso significa que a sua lading page possui uma taxa de conversão de 70% na conversão de leads.

 

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ROI – O famoso retorno sobre investimento. É o calculo que fazemos para identificar a relação entre o dinheiro investido e o retorno financeiro alcançado com seus esforços de marketing. Criamos esse artigo sobre ROI para você se aprofundar mais.

 

Visitante – é qualquer usuário que entra no seu website e realiza ações durante uma seção.

 

Visitante único – É um visitante identificado através dos cookies instalados em seu computador. Ele é visto como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível identificar a quantidade de visitantes de um site sem contabilizar o mesmo visitante mais de uma vez.

 

Visitantes de retorno – Aquele usuário que retorna ao website mais de uma vez.

 

Headline Marketing– É uma linha de assunto, título ou chamada concisa que utilizamos para despertar interesse, criar desejo, aumentar a curiosidade do público-alvo.

 

Copy no Marketing – Também conhecido como uma redação criativa e se refere a textos dos anúncios, slogans ou conteúdos de marca no geral.

 

Tráfego – Alcance das suas estratégias dentro do seu público ideal. Quanto você consegue atingir e gerar tráfego para sua página. Veja essas dicas de como gerar tráfego.

 

Esses são alguns dos principais termos do Marketing de conteúdo que você pode se deparar em algum momento.

 

Existem outros termos que vamos colocar por aqui e atualizar esse post periodicamente.

 

Quer saber mais? Fale com um especialista de Marketing Digital da agência Next4.

 

 

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