Principais estratégias de Vendas para sua empresa bater a meta

Estratégias de Vendas: Não importa o tamanho e tipo de negociação que a sua empresa faz. É preciso ter uma tática clara e definida para seguir e bater as metas.

 

Todo vendedor, seja ela preparado ou não, tem uma estratégia de vendas que ele utiliza para bater as metas do mês, ou deveria ter, não é mesmo?

 

Ligações, e-mails, apresentações, visitas presenciais, webinars, redes sociais … Nada disso importa sem uma estratégia.

 

Claro que o objetivo final deve ser sempre fazer com que o prospect enxergue valor naquilo que você está oferecendo.

 

Existem de fato, muito caminhos para isso. Nem toda a estratégia comercial serve para todas as pessoas, pelo simples fato delas serem diferentes em todos os sentidos.

 

Não adianta seguir o mesmo discurso para todas as suas oportunidades, pois isto, só fará deixar claro que seu único objetivo e vender e bater as metas.

 

E pior, quando o prospect sente isso, a venda fica muito mais distante de acontecer.

 

Vamos listar neste artigo algumas estratégias comuns para você garantir mais negócios fechados todos os meses.

 

Desta forma, você pode entender qual faz mais sentido para sua estratégia e aplicar, certo?

 

Você precisa entender como vender mais sem se esquecer de como vender melhor!

 

Isso impacta positivamente na sua carteira de clientes e na sua empresa pois, além de bater suas metas e objetivos de vendas, você faz com que o famoso Churn seja baixo dentro da empresa.

 

Seja e mostre autoridade no assunto (existe estratégia por trás disso)

 

Adquira mais conhecimento sobre um determinado assunto e atraia as pessoas por conta dessa sua autoridade. Dessa forma o convencimento se torna muito mais fácil.

 

Com a estratégia de Inbound Marketing as empresas podem fazer isso já na tarefa de captação de Leads de forma estruturada e que vai dar base para os vendedores.

 

O Lead precisa notar desde o primeiro contato que não existe ninguém no segmento que domine mais que você sobre esse assunto.

 

Isso depende muito mais do vendedor (você) do que da sua empresa, portanto, arregace as mangas e mergulhe em estudos sobre o mercado e a suas dores, conheça muito bem a sua Persona e onde a sua solução pode ajudar.

 

Mapeie todos os seus principais concorrentes, a forma que eles se comunicam e quais são seus diferenciais e suas fraquezas frente a eles.

 

Saiba tudo sobre a solução que você vende, não deixe brecha para dúvidas não respondidas na hora da objeção.

 

Divida o conhecimento com o decisor de compra da sua solução, dessa maneira, fica muito mais fácil a venda.

 

Tenha mais Empatia com o outro lado (prospect, Lead, Cliente)

 

Coloque-se no lugar do outro e seja um solucionador de problemas. Empatia em estratégias de vendas é algo que não pode abrir mão.

 

Crie conexão com as pessoas e ouça-as. Crie uma boa experiência para seus prospects!

 

Treine ter a escuta ativa, manter o foco no que o outro diz, perguntar sobre os problemas e desafios dele, entender a batalha que ele enfrenta diariamente na sua empresa.

 

Anote o que for relevante e faça uma ponte com a solução que será apresentada para ele.

 

Deixe claro que os problemas dele são os seus problemas e, por isso, são muito importantes para você.

 

Não deixe transparecer na negociação que você está precisando vender para atingir seus objetivos do mês. O cliente percebe e isso impacta negativamente.

 

Ele sente que você está tentando empurrar algo para ele que não é exatamente o que ele precisa naquele momento.

 

Quando isso acontece, de nada adiantará ter conhecimento, ser referência e possuir um produto ou serviço melhor que a concorrência pois a experiência do usuário já estará comprometida.

 

Dificilmente você terá novamente a sua confiança e o seu dinheiro, por isso, um pouco de empatia não faz mal a ninguém não é mesmo?

 

esteja presente

 

Mapeie, antecipe-se e contorne as principais objeções dentro da sua estratégia de vendas

 

Conheça quais são as principais objeções que o cliente poderá levantar sobre a sua empresa ou solução apresentada.

 

Quais os riscos de não se tornarem uma venda efetiva? Levante e antecipe-se os possíveis problemas ou questionamentos que o outro lado possa fazer no momento da decisão.

 

Crie hipóteses de ameaça e trabalhe o papel de “advogado do diabo” para treinar e não ser surpreendido no momento crucial da venda.

 

Pense em diversos cenários e situações que podem gerar dúvidas e desconforto no seu cliente e como isso será contornado caso aconteça de fato.

 

Anote todas as suas respostas dentro do sales playbook da empresa e deixe à disposição de todos para que possam, juntos, quebrar as objeções e contornar as dúvidas mais comuns de uma maneira mais fácil e rápida.

 

Aprimore, treine, afie seu machado para que você seja o mais natural possível quando essa situação aparecer.

 

Comece seus dias 15min. antes praticando com sua equipe e simulando essas situações para que você tenha cada vez mais bagagem e possa tirar de letra essas situações dentro do processo de vendas.

 

Criar senso de urgência nos seus prospects com estratégias de Vendas

 

É a estratégia de vendas que pode acelerar o tempo de fechamento de uma negociação – senso de urgência em vendas.

 

A maioria dos clientes pedem um tempo para pensar, comparar e decidir sobre a melhor solução para ele.

 

Isso acontece porque provavelmente ou você errou no seu “pitch” ou não está falando com o principal decisor.

 

Chegou a hora de adicionar alguns gatilhos mentais para criar o senso de urgência e aumentar o aproveitamento no seu processo de vendas.

 

Veja o exemplo: Falar para seu prospect que você tem essa condição até o final daquela semana.

 

Falar que se ele fechar agora ele tem um bônus X que não está naquela proposta… e por aí vai.

 

Veja bem, realize esta estratégia sem pressionar muito o cliente. Seja amistoso para que isso não jogue contra você.

 

Quando for retornar seja por e-mail, ligação ou pessoalmente, relembre-o que o prazo está se encerrando e facilite o aceito por parte dele.

 

Envie também novamente a sua proposta e reforce o seu discurso de anteriormente lembrando da importância da sua solução para as dores dele.

 

Respeite sempre o momento dele e o ciclo de vendas (compras) de uma empresa.

 

rotina de vendas

Faça um planejamento da sua rotina de trabalho

 

Uma rotina de trabalho organizada e bem estruturada é essencial para que as estratégias de vendas surtam efeito.

 

Mais do que isso é fundamental estruturar bem seu time de vendas e softwares de apoio que eles irão utilizar.

 

Uma pessoa não deve ser responsável por prospectar, qualificar e vender não é mesmo?

 

Esse seria o cenário ideal, mas sabemos que nem todas as empresas podem estruturar um cenário como esse.

 

E, por conta disso mesmo, que o dia a dia precisa ser muito bem planejado e executado para render mais e você aproveitar cada esforço dentro da área de vendas.

 

Quais são as tarefas primárias que um vendedor deve priorizar? Mandar e-mail, ligar para os prospects ou talvez encontrar novas oportunidades?

 

Isso vai depender muito do seu pipeline de vendas e da estrutura do seu time.

 

A prioridade será sempre dar atenção aquela oportunidade que tem mais chances de fechar uma venda.

 

Para isso temos diversos softwares que auxiliam o vendedor nessa tomada de decisão e visualização do funil de vendas.

 

O ideal mesmo seria se na sua empresa tivesse uma estrutura de vendas sólida onde o vendedor é responsável somente pela venda em si.

 

Deslocá-lo para outras funções é jogar dinheiro no ralo literalmente.

 

Acompanhe as principais métricas de vendas e, a medida que os resultados forem aumentando, aumente imediatamente seu time de vendas.

 

Use a tecnologia a favor do seu negócio

 

Um bom vendedor não anda desacompanhado! A tecnologia está ai para dar todo o suporte necessário para que os processos de vendas sejam feitos com maestria.

 

Ele deve saber e ter clareza das oportunidades geradas, em que fase se encontra cada oportunidade, qual a qualidade dos leads que são gerados pelo Marketing ….

 

E quando falamos em acelerar todo o processo comercial, o uso da automação e de um CRM integrado é essencial para que a mágica aconteça.

Claro que sem conhecimento prévio isso tudo não vale de nada.

 

A configuração de todas as etapas de vendas e a criação de múltiplos pontos de contato durante o processo se faz necessário para a gestão do pipeline dentro da sua empresa.

 

Com ações automatizadas e templates pré-definidos, você consegue acelerar seus negócios e faz com que suas estratégias de vendas tenham ainda mais efeito.

 

Conclusão sobre estratégias de Vendas

Você viu que sem uma estratégias de Vendas em seu processo comercial, fica difícil colocar as suas metas no bolso, não é mesmo?

 

Existem muitas outras dicas que vamos colocar nesse artigo para que você acompanhe de perto e cresça na área de vendas e na sua carreira.

 

Todo profissional de vendas precisa ter um laboratório de testes de ações e resultados e acompanhar de perto as principais KPIs para entender o que da mais resultado efetivo no seu segmento.

 

Utilize a tecnologia para acelerar as suas ações e mensurar os resultados o tempo todo.

 

Isso trará mais clareza e agilidade para testar o tempo todo estratégias de Vendas mais eficazes para o seu processo comercial.

 

E aí, curtiu o artigo? Quer saber como podemos te ajudar nessa difícil missão?

Então fale com um especialista em Marketing e Vendas e entenda como podemos fazer a sua empresa decolar!

 

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Ref.: Pipe.Run

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Comment

  • Artigo maravilhoso!
    A empatia, os gatilhos, o relacionamento com o cliente, a forma estratégica de lidar com as situações, são itens extremamente importantes no processo de vendas e devem ser colocado diariamente em nossa rotina.

    “Planeje seu trabalho e trabalhe seu planejamento”

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