app-vendas-banner

Conheça os principais aplicativos para potencializar suas vendas

Aplicativos de vendas: Fazer uma gestão de vendas eficiente não é nada fácil e em tempos digitais a tecnologia vem dominando os quatros cantos do planeta e promovendo uma série de benefícios em setores variados da sociedade, e no mercado empresarial não foi diferente. 

 

O formato de consumo vem sendo modificado e as compras estão cada vez mais sendo realizadas online. Os empreendedores que entenderam isso, estão há milhas de distância das empresas que ainda relutam em não se adaptar a essa transformação digital.

 

A internet abriu diversas portas para que as empresas pudessem anunciar e vender os seus produtos para além das lojas físicas. Muitos empreendedores começam com um e-commerce ou se associam com um marketplace.

 

De fábricas de produtos abrasivos como o disco de desbaste, até os mais variados segmentos como a indústria têxtil estão se movimentando para se adaptar a esse cenário tecnológico. E os aplicativos de vendas tem sido uma ótima sacada.

 

Para se ter uma ideia o tempo mensal gasto em aplicativos cresceram 40% no segundo trimestre de 2020, superando a marca de 200 bilhões de horas, só no Brasil, de acordo com o App Annie.

 

Entretanto, muitos negócios ainda não conseguiram entender o potencial e as oportunidades que os aplicativos de vendas podem gerar para as empresas.

 

Por esse motivo, se adaptar a essa nova era tecnológica tem se mostrado promissor. 

Não importa se você quer se desfazer de uma peça de roupa usada ou vender um carro novinho sempre vai existir um aplicativo para facilitar a sua vida.

 

Hoje em dia, muitos softwares também têm aproveitado para conectar diferentes interesses entre as pessoas através da chamada economia colaborativa, ajudando-as a comprar, vender, trocar ou doar tudo quanto é tipo de objetos usados.

 

Seja qual for o objetivo da sua venda, a internet pode te ajudar com praticamente tudo. Conheça aqui as principais estratégias de vendas para a sua empresa bater todas as metas!

 

Pensando nisso, trouxemos uma lista com os melhores aplicativos, para você bombar nas vendas.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue nos acompanhando neste post!

Alguns artigos complementares sobre estratégias de vendas

Selecionamos alguns dos principais artigos de vendas que podem ajudar você a atingir o próximo nível:

 

Como montar a sua máquina de vendas

O que é sales engagement e como aplicar

Jornada de compras do cliente no Digital

Gatilhos mentais em sua estratégia de vendas

Dicas de prospecção de clientes para a sua empresa

 

aplicativos vendas

 

O que é aplicativo de vendas?

 

Antes de entender sobre aplicativo de vendas, é necessário saber, exatamente, qual a função de um aplicativo. Aplicativo é um software de computador, celular ou tablet, com o objetivo de ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica.

 

No caso do aplicativo de vendas, ele é qualquer ferramenta usada para empresas e clientes negociarem produtos por meio da internet. Um app para vendas pode ser utilizado dentro do próprio navegador ou em programas instalados em celulares e computadores.

 

Esse tipo de aplicativo é responsável por facilitar a vida de clientes e empresas, pois deixam todo o processo de compra de produtos mais ágil .

 

Outro nome dado aos aplicativos de vendas é marketplace, ou seja, um ambiente virtual em que são realizadas compras e vendas de produtos.

 

Mercado Livre – Aplicativo de vendas online

 

O Mercado Livre, já está entre os 5 sites mais acessados do Brasil e hoje é a maior plataforma da América Latina especializada em comércio eletrônico.

 

Se é raro encontrar alguém que ainda não tenha utilizado essa plataforma, mais raro ainda é o fato de não conseguir encontrar o que procura, já que além de eletrônicos a plataforma permite encontrar de tudo, como manta térmica para telhado até artigos de vestuário. 

 

Por esse motivo, se você trabalha com a venda de qualquer tipo de produto o ML é perfeito para alavancar as suas vendas, além de a plataforma proporcionar aos vendedores logísticas como:

 

  • Mercado Envios: em que o site fornece etiquetas de envios e o cálculo do frete, para que você possa enviar o produto pelo Correios sem maiores dor de cabeça.

 

  • Marcado Envios Full: nesse caso, o próprio site realizará as entregas, disponibilizando um estoque para que você se preocupe apenas com as vendas. 

 

  • Mercado Pago: sistema seguro para o recebimento do dinheiro, sem contar unificado ao compra garantida evita fraudes e promove garantias ao vendedor e clientes.

 

E mais do que todas essas vantagens, o app ainda disponibiliza chats para a interação entre vendedor e cliente, antes, durante e após a compra. Cada canal de mensagens é definido pelo status em que a venda está, para a segurança dos anunciantes e consumidores.

App Tradr

 

O Tradr também é uma opção que foca em um nicho mais específico, porém, bastante popular: a moda. Roupas, sapatos e acessórios são os destaques dessa plataforma que tem um funcionamento que lembra bastante o Tinder (aliás, o app se vende dessa forma).

 

Aqui, vendedores e compradores podem fechar negócio pelo próprio app, o que gera mais comodidade para as transações.

 

A plataforma também tem uma veia de rede social, já que o público pode curtir as ofertas postadas por você e entrar em um chat contigo caso queira negociar ou saber mais sobre um produto.

 

Um detalhe bacana é que todos os apps de vendas que listamos estão disponíveis tanto para   quanto para iOS.

 

Anunciar seus produtos e serviços em aplicativos é uma alternativa interessante para expandir seus canais de venda.

 

Claro que nem todos são indicados para o seu negócio, já que alguns atendem a nichos específicos ou são focados em transações locais. No entanto, os que se encaixam no perfil da sua empresa valem o investimento.

 

Dessa maneira, você conseguirá abocanhar uma parcela de clientes que procura ter mais comodidade e fazer melhores negócios pelo celular.

 

apps de vendas

 

App de vendas Ifood

 

Se você trabalha no ramo de vendas alimentícias, saiba que esse aplicativo tem sido um dos queridinhos para comprar lanches e doces dos mais variados tipos. E para cadastrar seu restaurante ou lanchonete no Ifood é necessários alguns quesitos bem simples:

 

  • Fazer uma boa comida.
  • Ter um computador com Windows e acesso à Internet no local.
  • Possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
  • Dispor de uma equipe eficiente de entregadores.
  • Procurar aprimorar o atendimento.
  • Entregar refeições prontas para o consumo.

 

Se o seu estabelecimento atender as exigências básicas do Ifood, é só preencher um formulário e mandar para eles. A equipe deles entrará em contato com você o quanto antes para assinar um contrato on-line e começar a montar o seu restaurante na plataforma. 

 

O contrato não exige fidelidade e pode ser cancelado a qualquer momento. Uma das principais vantagens desse aplicativo é que ao vincular o seu estabelecimento ao Ifood, você só paga se vender.

Ebay

 

Popular no Brasil e no mundo, o ebay foi um dos pioneiros em termos de vendas na rede, seu sistema de pagamento funciona através do paypal e para se cadastrar é possível contar com uma estrutura de interface muito simples.

 

Assim como o mercado livre, sua rede de produtos é muito vasta, sendo possível encontrar desde lavadoras de alta pressão profissional novas, até produtos usados.

 

Lembrando que os primeiros 20 anúncios são totalmente gratuitos e todas as vendas são taxadas com 10% sobre o valor da transação.

 

Plataforma de vendas Olx

 

Certamente você já ouviu alguém falando por aí “desapega, desapega OLX”, o aplicativo possui um mercado até mais abrangente que o mercado livre e ebay, já que por ele é possível encontrar até bichinhos de estimação sendo vendidos.

 

O aplicativo não realiza a venda completa, ele é um ponto de contato entre quem quer vender e comprar, já a transação fica por conta de um acordo entre o vendedor e o cliente da plataforma.

 

Reserve

 

O Reserve não é exatamente um aplicativo, mas um sistema de gestão de viagens e despesas, que pode ser integrado com taxis, passagens aéreas, hospedagens e outras despesas presentes na vida de qualquer vendedor externo.

 

Todo mundo sabe que nenhum vendedor gosta de ficar relatando suas despesas, e que muitas vezes isso acaba causando transtornos na hora do reembolso.

 

O Reserve é a solução que entra no meio do problema. O vendedor pode simplesmente incluir suas despesas no sistema, sem precisar ficar fazendo relatórios extensos e juntando recibos.

 

Para facilitar ainda mais, ele é um sistema com integração fácil com diversos outros serviços

 

apps de vendas

 

Whatsapp

 

Se você achava que nosso querido “Whats” era usado só para bater papo está muito enganado, saiba que este aplicativo possui diversas outras funções e vender é uma delas.

 

Embora o app não tenha sido criado exatamente com esse objetivo, a verdade é que 80% das empresas já estão marcando presença na plataforma. E por isso mesmo foi lançado o WB (whatsapp business), especialmente para empreendedores de pequenas empresas.

 

O mais vantajoso é que pelo whatsapp é possível interagir de maneira fácil com os clientes, usando ferramentas para organizar e responder rapidamente a mensagens.

 

App Qipu

 

O Qipu é resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Buscapé. O app propõe não apenas acabar com a inadimplência, mas também permitir que os microempreendedores individuais (MEIs) tenham condições de gerir seu negócio. 

 

A ferramenta ajuda a controlar pelo celular ou pela versão web as obrigações das microempresas, mandando alertas sobre contribuições fiscais, arrecadação do microempreendedor ou os benefícios a que ele tem direito. 

 

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone, além da versão web.

 

Aplicativo de Vendas Enjoei

 

Conhecido pela sua linguagem mais descolada e um estilo mais despojado, o site e aplicativo de vendas Enjoei é um dos mais populares entre os vendedores de produtos usados.

 

São mais de 370 mil anunciantes e mais de 2 milhões de ofertas cadastradas. Entre elas, destacam-se os produtos de moda, calçados e beleza, mas o app também conta com a venda de móveis, artigos decorativos, itens de informática e muito mais.

 

As taxas do Enjoei são um pouco mais altas: 20% de comissão e R$ 2,15 de taxa de anúncio somente quando o produto é vendido.

 

Por outro lado, as formas de pagamentos são mais diversificadas. Além do cartão de crédito, é possível vender via boleto bancário.

 

Controle de vendas – Essencial para vendedores

 

Para você que realmente está interessado em começar a vender agora mesmo nesses aplicativos, trouxemos um bônus extra.  O “controle de vendas” é uma plataforma de gestão para te auxiliar a ter controle de vendas e assim, otimizar sua organização.

 

Entre as principais funcionalidade deste aplicativo para controlar suas vendas estão:

 

  • Controle de saídas, incluindo produtos e serviços vendidos aos clientes;
  • Criar um cadastro para os seus clientes;
  • Emitir relatórios completos;
  • Enviar notificações de cobranças;
  • Dividir as vendas por categorias e para quem foi vendido;
  • Salva o backup que você realiza.

 

Tudo isso é efetuado com a facilidade de alguns cliques pelo celular, assim como todos os aplicativos que demonstramos hoje.

 

aplicativos-para-vendas

 

Conclusão sobre aplicativos de vendas

 

É importante definir qual o aplicativo mais apropriado para seu negócio. Como você viu existem apps de vendas que oferecem praticamente tudo o que possamos imaginar, outros são voltados para nichos super específicos.

 

Por isso, faça uma boa avaliação sobre qual plataforma pode atender melhor às suas necessidades. Seja atencioso com o consumidor e preste bastante atenção às suas dúvidas.

 

Se o seu anúncio gera muitas perguntas, por exemplo, é bem provável que as informações acerca do produto não estejam claras o suficiente. O importante é que você seja absolutamente transparente quanto àquilo que vende na plataforma.

 

Não são raros os casos de vendedores ocultando informações importantes de seus clientes, como tempo de uso e estado de conservação da mercadoria. Isso não apenas é antiético, como queima a imagem do negociante.

 

Além disso, garanta sempre a entrega dentro do prazo e procure atualizar o cliente sobre o estágio do pedido para evitar problemas e manter uma boa credibilidade nas plataformas.

 

Lembre-se de que você está sendo constantemente avaliado por quem compra seus produtos, e qualquer bola fora pode prejudicar sua performance nesses aplicativos.

 

Quem trabalha com vendas não pode abrir mão de novas tecnologias e potencializar resultados.

 

Ao anunciar serviços e produtos em aplicativos para vendas, você expande significativamente seus canais e dá uma visibilidade incrível para o seu negócio – mesmo que seu objetivo seja simplesmente desapegar daquilo que não serve mais.

 

Além disso, os serviços de venda disponíveis em aplicativos de vendas facilitam tanto a jornada de quem compra como de quem oferece produtos e serviços.

 

A Agência Next4 pode ajudar a sua empresa a vender mais e com mais qualidade. Quer saber como?

 

Fale com um especialista de Marketing e Vendas agora mesmo.

 

Agora que você já conhece os melhores aplicativos de vendas, o que está esperando para alavancar as suas vendas? Gostou do post? Conta pra gente!

 

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

aplicativos de vendas, app de venda, Controle de vendas, estratégia de vendas, venda por aplicativos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *