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Marketing Digital para idosos: Crescimento exponencial nos últimos anos e muita oportunidade para sua empresa

Marketing Digital para idosos: Crescimento exponencial nos últimos anos e muita oportunidade para sua empresa

Marketing Digital para idosos: Segundo a OMS (Organização mundial da Saúde) a faixa etária da terceira idade se inicia aos 60 anos. Falando sobre os estágios do envelhecimento populacional, temos:

  • Meia-idade: 45 a 59 anos
  • Idoso: 60 a 74 anos
  • Ancião: 75 a 90 anos
  • Velhice extrema: acima de 90 anos

 

Pela predominância do público mais jovem nas redes digitais (internet), por muito tempo o público mais idoso foi deixado em segundo plano pela publicidade digital.

 

As alterações na rotina das pessoas durante a pandemia mundial nos trás a oportunidade de reparar esse erro com as pessoas mais velhas.

 

O setor de Marketing das empresas deve olhar com mais cautela para esse público que se comunica de uma forma diferente.

 

Segundo estudos, somente em 2020, tivemos 85% dos idosos conectados na internet e pesquisando por produtos e serviços de seu interesse. Ainda 75% desse montante efetivaram compras pelos canais digitais.

 

Em sua grande maioria, graças as restrições impostas em relação à circulação de pessoas e estabelecimentos fechados durante a pandemia.

 

A solução foi efetuar suas compras no modo on-line – Digital.

 

Continue a leitura desse PostBlog para entender um pouco mais o que os profissionais devem se atentar, o que será tendência daqui pra frente no Marketing Digital para idosos.

 

Qual a importância do Marketing Digital para os Idosos?

 

Marketing Digital para idosos

 

Com o crescimento e envelhecimento da população mundial, além das pessoas que entram nessa categoria (idosos) a cada ano, é muito importante que direcionemos esforços para se comunicar melhor com esse público.

 

A pandemia acentuou muito mais essa tendência, não é mesmo? Já mostramos o tamanho desse público em números. Dessa forma, o marketing digital não deve focar apenas nos mais jovens.

 

No primeiro semestre de 2021, o público entre 45 e 65 anos cresceu mais de 20% e isso representa uma grande mudança de comportamento nos meios digitais.

 

Se as empresas ignorarem esse movimento, estarão nos mostrando que falta estratégia em seu portfólio e que estão deixando muitas oportunidades em cima da mesa.

 

Vamos ver a seguir o que pode ser feito para atrair a atenção do público mais velho com o Marketing Digital.

 

Por que fazer Marketing para idosos?

 

mkt para idosos

 

Vamos analisar um pouco dos números antes, ok? A previsão da OMS é que até 2050, a fatia desse mercado seja de aproximadamente 2 bilhões de pessoas no mundo todo.

 

A população idosa mundial avança à medida que o aumento da expectativa de vida cresce ao mesmo tempo. Sem falar da redução das taxas de fecundidade que crescem a todo vapor.

 

Segundo pesquisas da Bloomberg, mais de 70% da receita disponível está concentrada nas mãos dessa fatia de mercado (pessoas acima dos 50 anos) e até o final dessa década, é previsto que esse montante chegue à aproximadamente 15 trilhões de dólares (valor do mercado).

 

Dito isto, temos um potencial mercado comprador com renda elevada e que faz brilhar os olhos de qualquer gestor de Marketing.

 

Sem falar que as pessoas mais velhas são as que mais aderem as redes sociais atualmente.

72% dos novos idosos já realizaram pelo menos uma compra no âmbito digital e 83% deles fizeram ao menos uma pesquisa antes de comprar um produto, seja online ou em uma loja física.

 

Com a popularização da internet, os idosos conseguiram ficar mais próximos dos familiares, mantendo contato ativo e também com pesquisas e descobertas de boas promoções.

 

Resumindo: Eles possuem renda, vão representar cada vez mais a população e estão cada vez mais ativos no âmbito digital.

 

Por tanto, é imprescindível ter ações de Marketing digital para os idosos daqui pra frente nas estratégias de Marketing Digital da sua empresa.

 

Como as empresas podem atrair a atenção do público mais velho?

 

atencao do publico mais velho

 

Primeiramente, as empresas devem observar o melhor canal para se comunicar com o público da terceira idade.

 

Traçar o perfil ideal do cliente (ICP) e desenhar sua persona para entender melhor suas dores, anseios, costumes e todas as características peculiares aos costumes dos idosos, deve ser seu ponto de partida.

 

Segundo pesquisas recentes, esse público se encontra majoritariamente no Facebook e WhatsApp para se comunicar com amigos e familiares.

 

Pesquisam e consomem produtos de Saúde, Higiene e Alimentação de forma mais constante na internet através dos e-commerces.

 

Em relação à serviços eles pesquisam e consomem notícias de forma variada (Jornais), Bancos e instituições financeiras e sites ligados ao turismo.

 

E as coisas que eles mais sentem falta: Roupas adequadas, celulares com números e letras maiores, turismo exclusivo, locais com público da mesma idade, produtos de beleza focados na terceira idade, entre outros.

 

Portanto, se você quer fazer marketing para a terceira idade, estude com carinho os canais de aquisição, os melhores dias e horários para impactá-los.

 

Vamos listar agora algumas características importantes para nos comunicarmos com o público da terceira idade, vejamos:

 

Ganhe a confiança do seu público-alvo (terceira idade)

 

Com uma característica interessante, os mais velhos costumam ser um público muito fiel a uma determinada marca.

 

Não gostam de muita mudança e preferem a cautela na aquisição de produtos e serviços.

Por isso, é preciso criar e gerar confiança durante toda a jornada de compra e mostrar que vale a pena acreditar na sua empresa.

 

Mantenha seu foco nos benefícios que a sua solução oferece, não no preço ou qualquer outro dado com pouca relevância.

 

O foco deve ser no benefício, o que realmente sua solução vai trazer para solucionar a dor principal dele.

 

Uma boa ideia é investir em conhecimento da marca. Contar sua história, mostrar seus valores e sua missão e visão de futuro.

 

Utilize técnicas de Storytelling para alinhar sua marca com o produto e valores.

 

Utilize técnicas de prova social. Um bom depoimento de uma pessoa que caracteriza exatamente o perfil do seu cliente fará bastante diferença na decisão de compra. Gere identificação entre o problema e como seu produto solucionou aquilo.

 

Mostre como é seguro comprar com a sua empresa e como ela é comprometida com o cliente.

 

Seja direto, se comunique com clareza e seja objetivo no MKT para terceira idade

 

objetivo no MKT para terceira idade

 

Tenha atenção com o excesso de criatividade e brincadeiras na hora de pensar sua estratégia de marketing para os idosos.

 

Seguramente eles não estão por dentro de todos os memes que existem na internet, diferentemente dos jovens, certo?

 

Aposte em uma comunicação para a terceira idade que seja leve e criativa, direta e clara, sem entrelinhas e gírias que não façam parte do seu cotidiano.

 

Esse público quer reconhecer e entender do que se trata a sua comunicação em poucos segundos.

 

Tenha muito cuidado com a experiência e usabilidade para esse público mais sênior

 

Pense em uma criação das peças publicitárias e conteúdos de forma que eles sejam intuitivos, onde o consumidor tenha liberdade para agir sozinho.

 

Esse tipo de público gosta de ser independente e navegar na internet por conta própria, mesmo que às vezes, tenham o auxílio de familiares mais jovens.

 

Um exemplo disso, é utilizar letras maiores, focadas em quem já possui certa dificuldade para enxergar as informações por conta da idade.

 

Pense em todos os detalhes que fariam diferença para um público que exige uma atenção especial.

 

Tenha conhecimento do melhor dispositivo para impactá-lo e mapeie também dia e horário da sua audiência.

 

Coloque foco no atendimento e Contato com seu público

 

Esse perfil de público demanda mais atenção “one to one”. Disponibilize sempre um telefone de contato para que eles possam resolver um problema ou retirar uma dúvida antes de adquirir algo.

 

Coloque sempre a informação em evidência para que eles não precisem ficar procurando. A terceira idade gosta e tem costume de um contato humanizado e prezam por um bom atendimento.

 

Diferentemente do público mais jovem que prefere o formato self-service, a terceira idade não gosta de ficar procurando as coisas e preferem que alguém os guie para obter confiança e avançar na compra.

 

Um erro comum dentro das estratégias é quando a empresa foca somente na venda. Para o público mais antigo isso não vai funcionar muito bem.

 

marketing digital terceira idade

 

Alguns artigos complementares sobre estratégias de Marketing Digital para idosos:

 

Tráfego orgânico x tráfego pago: qual a melhor estratégia para seu negócio?

Veja 6 estratégias de Marketing para sua empresa crescer no ambiente online

Dicas para gerar tráfego no seu site e ganhar a corrida pela audiência

Mobile Marketing: o que é e como utilizá-lo

 

Conclusão sobre o Marketing digital para idosos

 

Em resumo, temos uma oportunidade muito grande de inclusão e estratégias para o mercado de Marketing Digital.

 

Com o aumento exponencial dos idosos na internet, as oportunidades de vendas trazem uma enorme possibilidade de ganhos para diversas empresas.

 

É indispensável que as marcas olhem com carinho para os mais velhos e tracem estratégias de marketing mais adequadas para esse público-alvo (focada neles).

 

Ajude o público a converter nas suas campanhas. Forneça informações claras e dê opções de contatos fáceis para que eles se sintam mais confiantes em sua empresa.

 

A melhor forma de fazer Marketing para idoso é pensar em um caminho curto e intuitivo para as campanhas.

 

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