O que é e como utilizar uma boa Landing Page na sua estratégia
RESUMO DA NOTÍCIA – O que é e como utilizar uma boa Landing Page na sua estratégia
– O que é Landing Page?
– A importância de uma Landing Page para seu negócio
– Como usar Landing Pages estrategicamente
As estratégias de marketing digital vêm ocupando cada vez mais espaço no cronograma de ações estratégicas das empresas.
Gerar mais vendas é sempre o grande foco.
E isso nunca esteve tão atrelado ao conceito de Inbound Marketing (atração das pessoas certas por oferecer conteúdo convidativo para esses potenciais clientes) como atualmente.
O conteúdo deve ser bom o suficiente para que elas possam querer fornecer informações pessoais para a empresa.
Através de um bom conteúdo, essas pessoas passam a confiar muito mais naquela marca.
As Landing Pages estão totalmente inseridas nesse contexto, pois funcionam como o meio pelo qual esses usuários terão acesso a esses conteúdos de valor.
Em troca, as empresas também contam com informação de qualidade – informações de contato dos potenciais clientes (leads).
São páginas específicas que se encaixam em qualquer tipo de negócio.
O conceito de Landing Page foi criado nos Estados Unidos e em sua tradução literal podemos chamar de página de aterrissagem.
Essa estratégia vem se popularizando nos últimos anos em razão das vantagens que ela pode proporcionar para as empresas.
Vamos saber mais sobre essa estratégia a seguir.
O que é Landing Page?
As Landing Pages são páginas de destino para um determinado anúncio, e-mail ou qualquer outro tipo de divulgação do seu negócio.
São páginas que tem como foco a conversão dos visitantes.
Geralmente contém poucos elementos, são objetivas, e são focadas em uma “chamada para ação” – direcionando facilmente aquele usuário para a conversão.
Essas páginas de destino buscam fazer com que o visitante possa avançar no processo de compra, pois de nada adianta seu site possuir grande número de visitas, se isso não se reflete em vendas.
As Landing Pages devem objetivar a geração de mais leads.
Essas páginas de destino funcionam como elemento chave para a troca de informações valiosas entre visitante do site e a empresa.
Isto é, ao preencher a Landing Page com suas informações de contato, aquele usuário passa a virar lead (potencial comprador que passa a integrar a base de contatos da empresa), e como consequência a empresa passa a disponibilizar um conteúdo de qualidade, ou mesmo um desconto sobre algum produto para essa pessoa.
Os leads são muito importantes, porque propiciam à empresa gerar um relacionamento mais próximo, facilitando com que esse lead avance no processo de compra, ou seja, que ele possa reconhecer uma necessidade de compra mais facilmente, considerando seriamente a sua empresa como solução – tanto por ela estar presente, quanto por ela ter fornecido conteúdo de qualidade, quanto por ela ter o ajudado no reconhecimento de seu problema.
A Landing Page deve ser desenvolvida de modo a ser bastante objetiva.
Crie títulos simples e diretos, use as Chamadas para a Ação (que contribui bastante para aumentar a sua taxa de conversão), crie layout leve e responsivo, e faça outras adaptações que ofereçam uma página muito convidativa aos olhos dos visitantes.
Mas falaremos sobre como criar e usar sua Landing Page mais à frente.
A importância de uma Landing Page para seu negócio
As Landing Pages têm sido aderidas por diversos empreendedores e profissionais de marketing devido às suas facilidades.
A estratégia de Landing Page vai na mesma direção e possui o mesmo foco pelo qual a maioria das empresas estão se baseando para desenvolver estratégias de sucesso – os consumidores tendem a valorizar as marcas que lhes proporcionem mais do que apenas produtos ou serviços, mas experiências ricas, com valor agregado.
A principal vantagem das Landing Pages é a possibilidade de geração de leads de forma ágil, econômica e facilitada.
Colocar suas informações de contato na Landing Page não custa nada, se o conteúdo a ser “trocado” for realmente relevante para você.
É com o objetivo de gerar esse pensamento na cabeça do usuário que a Landing Page deverá ser elaborada.
É claro que esse conteúdo ou vantagem que o usuário passará a ter após o preenchimento da Landing Page deve estar de acordo com o que foi previamente estabelecido – isto é, em caso de uma promoção, ela deve mesmo existir, como a geração de um cupom, por exemplo; no caso de um conteúdo, é preciso que ele seja muito bem elaborado, para que fique pelo menos de acordo com as expectativas daquela pessoa.
Além de proporcionar maior capacidade de vendas, a geração de leads permite à empresa avaliar sua performance de acordo com a taxa de conversão.
As Landing Pages também são muito usadas nas otimizações dos sites, ampliando assim a possibilidade de as pessoas encontrarem seu site, e assim seu negócio, através dos buscadores.
Em razão de ser uma página objetiva, bem estruturada e com um ganho real para o usuário, a Landing Page possui uma taxa de conversão muito maior do que outros tipos de estratégia.
Além disso, de acordo com a conversão do seu contato para um determinado material ou da informação requisitada no seu formulário, você consegue segmentar melhor os seus contatos – analisando o tipo de conteúdo que cada um baixou, é possível separá-los entre os que estão em jornadas de compra mais avançadas ou menos avançadas, otimizando o trabalho.
Ou seja: uma Landing Page bem elaborada poderá oferecer perguntas que indiquem um perfil específico de consumidor, facilitando as ações posteriores no relacionamento.
Outra vantagem é que uma Landing Page gera economia no custo da aquisição de novos clientes – algo totalmente atrelado ao Inbound Marketing, ou seja, pessoas com bom potencial para virarem clientes chegam até a empresa, ela não precisa de grandes esforços para ir até os potenciais clientes.
Como usar Landing Pages estrategicamente
Sua Landing Page deve estar de acordo com tudo o que você acredita ser essencial para que haja a conversão do usuário.
Ela deve ser uma página que contenha as características básicas de Landing Pages, das quais abordamos anteriormente, pautadas em uma necessidade específica ou por uma oportunidade a ser reconhecida pelo potencial cliente – seja ela por uma vantagem comercial, um conteúdo de valor ou outro benefício.
Foque em criar uma página chamativa, mas que seja acima de tudo objetiva.
Pense de forma imparcial, como se fosse um usuário do site, estabelecendo assim o que poderia lhe chamar a atenção e no que mais poderia funcionar como fator de convencimento, facilitando o processo de elaboração de sua Landing Page.
Para isso, é fundamental entender o perfil de consumidor do seu negócio.
Escolha o título da Landing Page com base na objetividade, integrando palavras chamativas, persuasivas e coerentes com o tema específico.
Utilize Chamadas para Ação: descreva muito claramente o que seu usuário ganhará preenchendo a página, e procure dar uma breve ênfase na recompensa.
As chamadas são essenciais para ter um aumento relevante na sua taxa de conversão, pois é a partir dela que a pessoa faz ações dentro da página.
A escolha da imagem é fundamental para o resultado final de taxa de conversão.
Procure uma imagem atrativa e bastante relacionada com o tema.
Escolha as perguntas certas para colocar no formulário, pois é uma oportunidade preciosa da sua empresa deter informações valiosas.
Não deixe de criar um layout leve e responsivo.
O layout é fundamental para causar a primeira boa impressão, aspecto crítico para a permanência ou desistência do visitante em uma página.
Sua Landing Page deve ser capaz de se adaptar a todos os tamanhos de tela (ou seja, ter responsividade).
Outros elementos que podem melhorar a taxa de conversão de sua Landing Page podem incluir:
- Usar elementos visuais que identifiquem seu produto/serviço
- Usar cores com bastante contraste
- Usar vídeos
- Fazer Testes A/B
- Colocar depoimentos de seus clientes
Portanto, não tem segredo.
Para construir sua Landing Page, foque na objetividade.
Estabeleça perguntas diretas, além de focadas em levantar somente dados indispensáveis para a continuidade das ações de marketing e vendas.
É muito importante também colocar uma página de agradecimento na sequência do preenchimento, que pode inclusive conter o link do seu site de maneira a direcionar o usuário imediatamente para lá.
Conclusão
Como vimos, as Landing Pages são uma ótima forma de otimizar estratégias, aumentar as oportunidades, conferir maior visibilidade ao seu negócio e melhorar os processos comerciais.
Elas estão muito relacionadas com o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, e proporcionam vantagens pela capacidade de proporcionar a geração de leads de maneira muito mais abrangente e facilitada.
Contudo, não se esqueça jamais que você deve elaborá-la com base no entendimento das necessidades do perfil de consumidor do negócio e em como gerar valor para eles.
Só dessa forma será possível detectar e inserir os elementos essenciais dos quais a página precisa para que ela possa gerar altas taxas de conversão.
E aí, gostou da dica? Entendeu o que é Landing Page, e qual importância ela pode ter para seu negócio? Esperamos que você possa ter muito sucesso com essa e muitas outras estratégias.
Conte com a Next4 – Somos uma agência especializada em Estratégias de Marketing Digital!
POSTS RECENTES
- Wireframe: O Guia Completo para Criar Estruturas Visuais de Sites e Aplicativos com Eficiência
- Black Friday 2024: 10 Estratégias Rápidas para Aproveitar e faturar
- O que é DevOps: Princípios, Práticas, 5 Ferramentas e Desafios
- Desenvolvimento de Sistemas: Guia Completo para Criar Soluções Eficientes e Escaláveis
- Diferenças entre um e-commerce customizado e plataformas prontas
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.