03 táticas para gerar leads qualificados
Gerar leads qualificados: Quando falamos de empresas, vendas e marketing, é comum pensarmos em oportunidades e contato com possíveis interessados, ou melhor, nos leads.
Mas o que é isso, na prática?
Os leads qualificados são oportunidades de negócio para a empresa, que você conquista por estratégias de marketing onde interessados pelo seu produto ou serviço fornecem dados pessoais com o intuito de manter esse contato com a empresa, demonstrando interesse no que seu negócio oferece.
No entanto, apesar de parecer fácil é comum ter dúvidas de como gerar leads qualificados.
Há empresas que geram eles por buscadores como o Google ou alguma Rede Social, os meios mais eficazes. Mas também há empreendedores que optam por fazer a compra do mailing (estratégia outbound).
Para ajudar a entender melhor sobre o assunto, separamos algumas dicas de como você pode melhorar a geração de lead. Confira!
1. Aposte na captação orgânica
Apesar das facilidades que citei acima para a conquista de novos leads, a melhor forma de adquiri-los é a orgânica, através da estratégia de Inbound Marketing, onde aparecerão apenas aqueles que realmente possuem interesse.
Você deve mapear as principais palavras-chave que acionam um produto ou serviço que a sua empresa oferece e posicionar sua marca lá!
Trabalhe fortemente o SEO do seu website e pense em uma estratégia no formato SEO Centric! Onde tudo deve ser pensado para posicionar corretamente os conteúdos para o seu público-alvo de maneira orgânica.
Dessa maneira seus conteúdos permanecem 24h por dia acessíveis aos potenciais clientes em um formato “gratuito”, ou seja, sem depender de anúncios patrocinados para serem encontrados.
Acrescente vídeos na sua estratégia de SEO pois é algo que só cresce diariamente.
Para obter um bom resultado (gerar leads qualificados), você pode apostar em landing pages e formulários, que façam o possível cliente sentir o interesse de saber mais detalhes sobre o que foi oferecido.
Em relação ao Landing Pages, há algumas opções bastantes interessantes, como:
- Ebooks sobre assuntos de interesse da persona, como central de alarme de incêndio por exemplo;
- Realizar webinars gratuitos, como uma forma de interagir com seu público-alvo com um tema específico e relevante;
- Possibilitar o acesso a pesquisas e planilhas exclusivas que facilitam a vida do seu público-alvo;
- Criar grupos fechados nas redes sociais, grupos de WhatsApp e Telegram para oferecer materiais exclusivos e dicas.
2. Compreenda o seu público alvo
Um dos pontos mais importantes na hora de gerar leads qualificados é a forma que a empresa enxerga eles, ou melhor, o comportamento deles.
Sabendo desses detalhes ficará mais fácil definir formas de como alcançá-los, podendo utilizar ferramentas de análises como as palavras-chave mais buscadas, que podem ser ventilador climatizador, se o interesse dele for comprar um novo item.
Outro meio é a avaliação de páginas acessadas e compartilhamento nas redes sociais, onde as pessoas tendem a ser mais sinceros ao darem opiniões.
Além de ser uma forma do cliente chamar a atenção de novos, caso seja uma opinião positiva.
Você deve ter em mãos uma matriz com as personas do seu negócio. Isso vai te direcionar a criar conteúdos em todos os canais que respondam as principais dúvidas e dores do seu avatar (persona).
Vai deixar claro quais são as necessidades, dores e desejos do seu cliente potencial para que os conteúdos façam cada vez mais sentido.
Vai trazer clareza de onde publicar e anunciar seu conteúdo para impactá-los no local correto, na hora certa e da maneira correta.
Sem isso você caminha de olhos vendados para encontrar seu potencial cliente dentro dos meios digitais.
3. Indicações de outros clientes para gerar leads qualificados
Quando temos dúvida sobre a vantagem de obter determinado produto ou serviço é comum pesquisarmos informações sobre ele.
Mas, principalmente, perguntar a outras pessoas que já são clientes se realmente há pontos positivos no negócio.
Por exemplo, você é um vendedor de porta de enrolar e oferece um atendimento de qualidade e personalizado para um cliente.
Se ele ficou satisfeito com a forma que foi recepcionado, ele pode indicar para outras pessoas que possuem o interesse no item.
Isso também no quesito credibilidade da sua marca, visto que, se o cliente foi até você após uma indicação, é porque ele se sentiu seguro com as informações que recebeu.
Além disso, o atendimento de qualidade gera não só indicações, mas também boas experiências do consumidor que aumentam a chance de se tornar um comprador fiel.
Imagine que o custo de aquisição de um cliente novo para a sua empresa esteja na casa de R$ 3.000,00 (contabilizando toda a parte de investimento de marketing para atrair um novo cliente).
Qual ação a sua empresa poderia pensar em fazer para que seus clientes indicassem novas oportunidades de venda para a sua empresa? Pense no quanto o seu custo de aquisição pode reduzir e quanto a sua lucratividade pode aumentar em pouco tempo.
Quanto sua empresa poderia economizar e investir em outras áreas se tivesse uma estratégia de indicações implementada dentro do seu processo comercial?
Garanta que a qualidade do seu produto / serviço e atendimento estão alinhados com as expectativas dos seus clientes. Para isso rode uma pesquisa de NPS regularmente e em caso negativo corrija a rota antes de avançar com esse tipo de estratégia para gerar leads qualificados.
No caso da nota da NPS ficar entre 9 e 10, rode imediatamente para esse cliente uma pesquisa de indicação de leads que poderiam se beneficiar da sua solução.
Gostaram dessas dicas? Para saber sobre esse e outros assuntos, continue nos acompanhando e não esqueça de compartilhar nas redes sociais.
Sobre a Agência Next4
Somos especialistas em criação de estratégias de Marketing Digital para a gerar Leads qualificados para seu negócio.
Estratégias baseadas em dados (BI) e Inteligência para a geração em escala e redução do CAC em suas campanhas.
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São mais de 17 anos de experiência e diversos prêmios de Marketing e Vendas durante esse período.
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