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Tendências de Marketing Digital para 2023: O que esperar

Tendências de Marketing Digital para 2023: O que esperar

Marketing Digital para 2023: O marketing digital percorreu um longo caminho na última década.

 

O que antes era um campo de jogo fragmentado, repleto de canais e táticas discretas, evoluiu desde então para um ecossistema expansivo com subsetores de interconexão, híbridos colaborativos e estratégias de go-to.

 

Na verdade, há tantas tendências de marketing digital para acompanhar que pode parecer que sua cabeça está prestes a explodir não é mesmo?

 

Novos modos de envolvimento surgem quase semanalmente – da inteligência artificial e processamento de linguagem natural até a realidade aumentada e virtual – e cada um vem com seus próprios prós, contras, desafios de implementação e cenários de uso otimizado.

 

Marketing Digital para 2023

 

Neste post de blog vamos dar uma olhada em algumas das mais notáveis Tendências  de Marketing Digital  para 2023.

 

Cada uma delas é detalhada a seguir, juntamente com estatísticas de apoio, quando disponíveis, bem como comentários de especialistas, sempre que relevante.

Marketing IA e ML

 

Iniciamos esta lista com a comercialização de inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquinas (ML) Machine Learning.

 

Estas tecnologias já existem há algum tempo, mas recentemente elas ganharam muito impulso devido aos avanços nos algoritmos computacionais, um aumento na potência computacional e um fornecimento sempre crescente de dados.

 

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Estes três fatores permitiram aos marqueteiros aplicar a IA e ML às suas estratégias existentes, bem como explorar novas estratégias, com grande eficácia.

 

Atingir o público através do e-mail não é um conceito novo, mas agora é mais fácil do que nunca.

 

Com a ajuda de IA e ML, os marqueteiros podem segmentar seu público e enviar e-mails personalizados em tempo real.

 

Isto facilita aos clientes o recebimento das informações que desejam e também dá aos marqueteiros mais controle sobre sua estratégia e é uma forte tendência de Marketing Digital para 2023.

Marketing da interface de voz do usuário (VUI)

 

O marketing da interface de voz do usuário (VUI) é outra tendência que tem aumentado nos últimos anos e continua crescendo nas estratégias de Marketing Digital para 2023.

 

Esta forma de marketing se baseia em uma combinação de software e inteligência artificial para gerenciar campanhas de marketing através de interfaces de voz.

 

Não apenas as interfaces de voz estão se tornando cada vez mais populares, mas também estão superando outras interfaces digitais em termos de taxas de engajamento.

 

Com o marketing por voz, as empresas podem criar campanhas baseadas em voz que aproveitam o processamento de linguagem natural.

 

Isto permite que as marcas criem interações com os clientes que soam mais humanas e naturais, o que é particularmente útil para campanhas de marketing que se destinam a ser mais conversacionais.

Marketing de realidade virtual e aumentada

 

O marketing da realidade virtual (VR) e da realidade aumentada (AR) são duas tecnologias que estão preparadas para causar um grande impacto no mundo do marketing nos próximos anos.

 

Tanto a VR quanto a AR têm múltiplas aplicações em marketing, mas são mais comumente usadas para a colocação de marcas e produtos.

 

As marcas começaram a experimentar AR nos últimos anos, com a tecnologia surgindo nas campanhas de marketing de marcas globais como Coca-Cola, Samsung e Marriott.

 

A VR, por outro lado, existe desde os anos 90, mas recentemente experimentou um ressurgimento devido à melhoria da tecnologia.

 

O marketing de realidade virtual é mais comumente usado para criar experiências imersivas de marca.

 

VR e AR continuarão a crescer em popularidade durante a próxima década e, como eles fazem, provavelmente começarão a substituir algumas das outras tendências de marketing desta lista.

 

Aposte nesta tendência de Marketing Digital para 2023 nas suas ações.

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Marketing Responsivo

 

Marketing responsivo é uma abordagem de marketing digital que se concentra na inclusão de elementos de design responsivo na criação de websites, conteúdo de mídia social, anúncios digitais, lojas de comércio eletrônico e outros ativos de marketing.

 

O objetivo do marketing responsivo é otimizar os esforços de marketing para todos os canais digitais para garantir que o conteúdo seja acessível, visível e utilizável através de vários dispositivos e plataformas.

 

Os canais digitais estão em constante evolução, e os marqueteiros precisam permanecer no topo das tecnologias e tendências emergentes para se manterem competitivos.

 

O design responsivo permite que as empresas acompanhem o cenário digital em constante mudança, criando sites que escalam em funcionalidade com base no dispositivo que está sendo usado para acessá-los.

Crescimento no número de canais de pagamento

 

Como o marketing e as vendas on-line estão se tornando cada vez mais automatizados, muitos processos de venda estão se movendo on-line.

 

Isto levou ao crescimento de canais pagos, ou canais de marketing pagos, que permitem que as marcas estabeleçam um preço para seus esforços de marketing.

 

Os canais pagos são frequentemente vendidos como um investimento único que uma empresa pagará para utilizar a fim de atingir um público alvo.

 

Os canais pagos se tornaram cada vez mais populares à medida que os marqueteiros começaram a mudar seu foco do ROI para a receita.

 

Embora o ROI ainda seja uma métrica importante, ele não fornece uma imagem precisa do valor que os esforços de marketing geram.

 

O crescimento dos canais de marketing pagos é também provavelmente o resultado do surgimento de novas tecnologias, tais como AI e VUI, que permitem aos marqueteiros visar seus clientes de forma mais eficaz.

Mais transparência para os consumidores

 

À medida que mais marcas começam a adotar a transparência como estratégia de marketing, é provável que as tendências do marketing digital nos próximos anos vejam um aumento na quantidade de transparência nas campanhas de marketing digital.

 

As estratégias de transparência frequentemente assumem várias formas e podem assumir muitas formas diferentes, desde o live-streaming de um produto que está sendo criado até tornar as informações da empresa e do produto mais facilmente acessíveis.

 

Muitas marcas já estão aproveitando as novas tecnologias, como a inteligência artificial e a cadeia de bloqueio, para se tornarem mais transparentes.

 

Os bots alimentados por IA estão ajudando as empresas a responder às solicitações de atendimento ao cliente de forma mais rápida e eficiente, enquanto a cadeia de bloqueio está ajudando as marcas a se tornarem mais transparentes, armazenando informações de forma pública e imutável.

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Conclusão sobre as tendências de marketing digital para 2023

 

Este artigo explorou algumas das mais notáveis Tendências de Marketing Digital para 2023.

 

São tendências que os marqueteiros podem esperar ver crescer em popularidade nos próximos anos.

 

Como o cenário do Marketing Digital para 2023 continua a evoluir, as empresas precisarão acompanhar estas tendências e se manter no topo das novas tecnologias.

 

A Next4 é uma agência de vanguarda que está atenta sempre aos movimentos existentes dentro das estratégias de marketing digital.

 

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