Maturidade digital: O que sua empresa deve fazer para se considerar mais madura digitalmente?
Maturidade digital: as empresas precisam percorrer um longo caminho, vencer alguns obstáculos e se adaptarem às mudanças incessantes no mundo digital para que fiquem maduras em um ambiente desafiador como o digital.
Com a chegada da pandemia no mundo, muitas áreas foram transformadas em ritmo acelerado, porém, no ambiente digital, a transformação foi avassaladora.
Praticamente tudo está acontecendo do dia para a noite, mudanças que normalmente levariam anos, acontecendo em questão de meses ou dias e isso nos abre um leque de oportunidades.
Só para se ter uma ideia, na América Latina as vendas aumentaram cerca de 54% no E-commerce e se formos avaliar somente no Brasil, os números são maiores ainda, cerca de 61% de aumento no número de vendas nos últimos 2 anos.
Isso gerou uma transformação digital nas empresas de forma rápida e desordenada na maioria das vezes. As empresas estão aprendendo na prática os novos processos e literalmente trocando o pneu com o carro andando.
Segundo pesquisa do Google em parceria com a BCG (Boston Consulting Group), apenas 2% das empresas brasileiras estão no último estágio (multimomento) da maturidade digital.
O que é o estágio de maturidade digital multimomento?
São empresas que estão maduras o suficiente para oferecer aos seus consumidores jornadas de compras dinâmicas unificadas ao longo de diferentes canais.
Possuem também automação de campanhas e objetivos de Marketing alinhados aos resultados de negócio, ou seja, elas são capazes de entregar conteúdos relevantes aos seus consumidores em todos os pontos da sua jornada de compra.
Esse deve ser o objetivo principal do Marketing da sua empresa atualmente. Essa é a verdadeira transformação digital em Marketing e vendas.
O multimomento significa que não importa onde o consumidor esteja a sua empresa está estruturada e preparada para oferecer opções de compra e informações para a tomada de decisão dele, junto é claro com a melhor experiência possível com a sua marca.
Atente-se a forma de comunicar em cada canal, experiência única para o usuário em websites, App, Lojas virtuais, Vídeos, Redes Sociais, Bot e Chats. Traga exclusividade e novidade para o usuário ser surpreendido pela sua marca em todos os momentos. Atualize-se!
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Mas investir nessa unificação do uso de dados e maturidade digital vale a pena?
Segundo a mesma pesquisa feita pelo Google e BCG as empresas que estão no estágio de multimomento possuem custos até 30% menores em relação à outras empresas que estão em momentos de maturidade digital diferente e até 20% de receitas maiores também.
Estratégias de Marketing Digital orientadas por dados podem aumentar a receita em até 20% e reduzir os custos da sua empresa em até 30%. Fonte: Digital Marketing Maturity Study – BCG 2020
Quando olhamos para esses players que já possuem maturidade digital podemos enxergar alguns padrões que lhes fornecem um melhor posicionamento e escala dentro do mercado.
Vamos ver a seguir alguns insights sobre como construir e melhorar sua maturidade e fluência digital, como olhar para o futuro e progredir cada vez mais nesse sentido.
Modelo de organizações exponenciais
Com uma estrutura de negócio diferenciada (distinta), essas organizações operam de modo diferente das chamadas organizações tradicionais.
Os tomadores de decisão continuam no topo da organização, porém a gerência é substituída ou acompanhada por inteligência artificial (IA), automação e modelo de criação colaborativa.
Na verdade, a maior força de trabalho está fora da empresa.
Esse tipo de empresa possui uma estrutura baseada em dados que utiliza as informações para expandir os seus negócios. São parte essencial desse tipo de empresa e é um fator primordial que faz diferenciação dos modelos tradicionais atuais.
Esse modelo faz com que se dissolva possíveis barreiras e fronteiras de acesso a novos mercados.
ATENÇÃO: Não é sobre coletar dados apenas. É coletar dados valiosos para criar insights que vão ajudar a empresa a crescer em escala.
Outra característica é que a maneira em lidar com as expectativas dos usuários é diferente. Atualmente os usuários querem ter uma experiência digital diferenciada, com as seguintes características: Imediata, relevante, personalizada, humanizada e potencialmente sem contato.
Os serviços precisam se adaptar para serem cada vez mais rápidos e agregar valor real ao consumidor final.
Ao mesmo tempo os usuários querem um atendimento 24×7 seja ele por robô (chat) ou ser humano. O importante é que ele consiga resolver seus problemas rapidamente.
Quando falamos de meios de pagamento, o que envolve a percepção de segurança, os consumidores preferem o menor contato possível, inclusive para entregas.
Veja a tendência de caixas de supermercado que são no estilo self-service onde o cliente pega os produtos e ele mesmo faz o processo de pagamento e embalagem nos caixas autônomos.
Para ser uma empresa do estilo exponencial, devem se atentar aos principais obstáculos pelo caminho, veja:
Pressão tecnológica
Não dá para pensar em empresa sem pensar em ter tecnologia. Toda empresa atualmente é considerada uma empresa de tecnologia.
Não ignore nunca a tecnologia e seja entusiasta. Abrace a tecnologia e tenha isso em seu favor.
Se você não acompanhar a evolução da tecnologia sua empresa ficará a ver navios em pouco tempo. Invista em conhecimento tecnológico de todo time de colaboradores também. Isso é vital para o bem da sua organização.
Resistência à mudança
Mais do que comum nas organizações, o medo de retroceder por trabalhar com inovação é algo que ocorre na maioria das empresas. Muitas das vezes o foco está no que não é possível fazer ao invés de olhar para o que é possível ser feito.
Ter a mente aberta é parte fundamental do processo para ter o aprendizado de como crescer e transformar os desafios em possibilidades.
Abraçar a tecnologia, criar um novo modelo de negócio, cultivar a mente aberta e engajar todos é o melhor caminho para construir a base da maturidade digital na sua empresa e começar a desenhar um futuro mais próspero que você provavelmente quer ver.
E por onde começar?
Conectar a sua empresa de dentro para fora!
Como?
Até pouco tempo atrás a transformação digital era vista como um bocado de experimentos isolados que aconteciam ao memo tempo sem que estivessem conectados.
Atualmente as empresas entenderam que tudo precisa estar conectado. Conduzi-los de maneira isolada não gera impacto. Deve-se haver conexão entre eles para quando um experimento for bem sucedido, este alimentar todo o sistema.
É necessário criar uma estrutura interna comum que conecte todas as unidades. Isso pode fazer com que a sua empresa fique conectada de dentro para fora.
Outro fator importante para tornar sua empresa digital é equilibra o investimento em excelência operacional e a descoberta de novas possibilidades. Duas ações chave que devemos observar para isso acontecer:
Foco em administrar e melhorar modelos de negócio que já existem
Limitar a incerteza usando modelos de negócio conhecidos para o atendimento de clientes conhecidos. Utilizar a estratégia para cortar custos e melhorar o desempenho e eficiência (excelência operacional).
Testar e avaliar novas preposições de valor e modelos de negócio
Descobrir novas formas de atender seu mercado visando o crescimento futuro. Os principais fatores aqui são: flexibilidade, agilidade, adaptabilidade e velocidade.
O grande trunfo da última etapa é conquistar a confiança do seu cliente. Aqui é onde a mágica acontece de verdade.
Quando uma empresa utiliza os dados apenas para vender mais, o resultado será ter uma base mais relutante em fornecimento das informações.
Empresas digitais precisam de dados para gerar valor! Elas precisam coletar para gerar cada vez mais uma experiência real e mais personalizada para seus consumidores.
Podemos ver a confiança como um círculo virtuoso: quanto mais gerar valor + maior confiança para os clientes + mais compartilhamento de dados + vendas (negócios).
Como gerar valor utilizando os dados do seu cliente?
Inicie pelos dados que você já possui. Forneça mais valor por exemplo após uma determinada venda. Entregue mais valor por exemplo dando dicas adicionais para um determinado produto / serviço que ele acabou de adquirir.
Entregar isso antes de acontecer a venda pode ser visto como algo relacionado ao Marketing tentando fazer com que o cliente compre algo, por tanto, faça isso após a compra dele.
Enviar informações sobre o que o cliente já comprou agrega valor real e ainda ajuda o seu cliente ter uma experiência melhor com a sua marca.
Um próximo passo poderia ser identificar e plugar empresas parceiras que complementem a experiência do cliente com o seu produto gerando mais valor ainda.
Ao facilitar essa conexão, você aumenta seu escopo de atuação e passa a ter um papel mais abrangente na vida dos consumidores, potencializando a experiência deles e, consequentemente, gerando mais valor.
Na nova economia colaborativa, as empresas que saem ganhando são aquelas que colocam o consumidor no centro de todas as ações. É importante olhar para o cliente de forma holística, analisar a sua jornada de compra por completo e identificar os pontos de conexão com a sua marca.
O ingrediente chave para a inovação é ter uma mentalidade transformadora, movida por uma mente imaginativa, curiosa e aberta como a mente de uma criança que é livre de preconceitos e que se concentra incansavelmente em criar novas oportunidades para melhorar a vida dos seus clientes.
O futura estará sempre a disposição desde que você aprenda e se permita elevar seu pensamento dessa maneira. Pense fora da caixa!
Sobre a Agência Next4 – Marketing Digital em SP
Uma agência com mais de 16 anos de experiência em criar estratégias de Marketing Digital para empresas que querem pensar fora da caixa e se posicionar no ambiente digital de forma coesa.
Atuamos em todas as formas de atendimento digital e criamos estratégias de conexão com seus possíveis clientes empregando a melhor experiência possível para eles.
Se a sua empresa deseja fortalecer sua marca e ter mais maturidade digital, fale com um especialista agora mesmo e veja o que podemos fazer para você.
Conte com a Next4 para dar o próximo passo!
Fonte: Google – Think With Google – O futuro do Marketing
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