[Marketing Digital] Como ganhar tempo vendendo ao cliente ideal? - Agência Next4 - Criação de sites, Marketing digital, Desenvolvimento App e ADS
Skip to main content
[Marketing Digital] Como ganhar tempo vendendo ao cliente ideal?

[Marketing Digital] Como ganhar tempo vendendo ao cliente ideal?

Navegue por tópicos

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Introdução ao contexto de cliente ideal
  • Cliente bom x cliente ruim
  • Como atrair o cliente ideal
  • Como o marketing digital ajuda a encontrar e atender o seu cliente ideal

 

Sua empresa não pode atender a todo mundo. Nem todas as pessoas necessitam de seu produto, ou estão preparadas para comprá-lo. Por esse motivo, as empresas precisam otimizar os seus esforços e se concentrar no cliente ideal.

Mas como conhecer o cliente certo do seu negócio? Existe algum perfil predefinido para o cliente perfeito que as empresas devem atender e buscar? Como lidar com eles?

Veja essas e outras respostas neste artigo e ganhe tempo vendendo para as pessoas certas.

Cliente bom x cliente ruim

Primeiro você deve compreender a diferença entre cliente bom e ruim.

Cliente bom é aquele que enxerga valor na solução que você oferece, reconhece a sua empresa e valoriza o seu trabalho. Esse cliente não está muito preocupado com o preço e, na maioria das vezes, pode ser chamado de fã dentro do marketing digital.

Ao fechar contratos com consumidores desse tipo sua empresa aumenta o Life Time Value, ou seja, o valor gasto por ele durante o relacionamento com o negócio. Isso acontece, porque dificilmente ele vai sair de sua empresa em busca de outra, a menos que você não cumpra o que prometeu.

Já o cliente ruim é aquele que não sabe o que está procurando. Ele não entende o que você vende e muito menos o seu trabalho.

Um exemplo são os consumidores que adquirem o seu produto para resolver o problema errado. Eles compram uma peneira para tapar um pote de sal, por exemplo.

Vender para esse perfil de cliente pode ser muito perigoso. Quando as soluções do problema não aparecerem você será o culpado, mesmo que seu produto não tenha sido feito para suprir essa necessidade.

Além disso, os pedidos de reembolso aumentam e depoimentos insatisfeitos também. Acredite você não quer atrair o cliente errado para dentro de sua empresa.

Como atrair o cliente ideal?

Como existem diferentes tipos de clientes e nem todos são indicados para sua empresa, você deve estar se fazendo essa pergunta agora mesmo. Mas fique tranquilo!

Para conhecer o cliente ideal de sua empresa você deve mapear a sua persona.

Persona é um perfil fictício com informações demográficas, comportamentais, de interesse, objetivos e assim por diante.

Também chamado de cliente em potencial, é usado para treinar sua equipe de marketing a encontrar e atender, da melhor forma possível, as pessoas com mais chance de se tornarem clientes.

O marketing digital ajuda a encontrar e atender o seu cliente ideal.

Usando estratégias digitais como o marketing de conteúdo, por exemplo, você gera conteúdo interessante para a sua persona. Essas pessoas chegam até a sua empresa, conhecem sua solução e se tornam clientes mais tarde.

Da mesma forma, aqueles que ainda não estão prontos para comprar de você não são completamente descartados. Eles podem entrar em um processo de nutrição de leads até que finalmente estejam preparados para fazer um pedido.

Mas como definir a hora certa para vender? A resposta é a automação de marketing. Esses sistemas acompanham todos os leads, disparam conteúdos automáticos e ajudam a posicionar cada contato em sua jornada do comprador.

Ao mirar nos clientes certos sua estratégia fica mais barata e assertiva. Por isso, não deixe de usar o marketing digital para vender mais e alcançar o público-alvo certo para seu negócio.

Se ainda tem dúvidas sobre como definir o seu cliente ideal, deixe o seu comentário abaixo ou fale conosco.

Compartilhe nas redes sociais

Sobre o autor

b4e019448847090ec451adf62c2d5b7d2bccbb734d01f39e55e3530a40bfd756?s=96&d=mm&r=g

admin

Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

Next4 no RD Summit 2025: Como Transformamos o Marketing Digital em Resultados Reais

Next4 no RD Summit 2025: Como Transformamos o Marketing Digital em Resultados Reais

O RD Summit é o maior evento de marketing digital da América Latina, reunindo os maiores nomes do setor e discutindo as tendências que estão moldando o futuro do marketing e da tecnologia.    Este ano, a Next4 estará presente no evento para compartilhar nossa expertise e mostrar como nossas soluções estão transformando empresas de […]
Saiba Como Combinar Humanos e IA no Processo Criativo

Saiba Como Combinar Humanos e IA no Processo Criativo

Processo criativo: A era digital trouxe consigo uma revolução na forma como abordamos a criatividade. A inteligência artificial (IA) não é mais apenas uma forma de automatizar tarefas; ela se tornou uma aliada valiosa no processo criativo.   A seguir, vamos explorar diversas formas de combinar a criatividade humana com as capacidades da IA, proporcionando um […]
Estratégias de IA para Prever Churn e Reativar Clientes Inativos

Estratégias de IA para Prever Churn e Reativar Clientes Inativos

Estratégias de IA: Manter clientes engajados é um dos principais desafios que as empresas enfrentam em um mercado competitivo. O churn, ou desistência de clientes, pode representar uma perda significativa de receita e um impacto negativo na reputação da marca.   No entanto, com o avanço da IA, as empresas agora têm acesso a ferramentas analíticas […]