Comportamento do consumidor

Converta e fidelize mais clientes com o Comportamento do Consumidor

Comportamento do Consumidor: Buscar novas e melhores maneiras de atrair, converter e fidelizar os clientes faz parte do dia a dia de quem trabalha com o marketing digital.

 

E essa é uma procura que nunca acaba por um único motivo: os clientes mudam constantemente.

 

É uma tarefa realmente difícil acompanhar cada novo comportamento que os consumidores adotam e como isso influencia o marketing e as empresas em geral.

 

Contudo, é um trabalho extremamente necessário para quem deseja atingir o sucesso no mundo virtual e fora dele.

 

Assim, ficar de olho no comportamento do consumidor é uma tarefa mais do que essencial, e quais suas melhores formas de serem feitas.

 

Nesse artigo, que preparamos para você, vamos desvendar o maior segredo por trás dessa nova maneira de se portar do cliente moderno, o ZMOT.

 

Fique de olho para que não deixe essa oportunidade passar por você sem aproveitá-la.

 

compor-consumo

 

O Comportamento do Consumidor e o ZMOT

 

A forma como consumimos mudou muito nos últimos anos, isso é um fato inegável.

 

Afinal, se há algum tempo atrás alguém nos dissesse que poderíamos fazer qualquer tipo de compra, com apenas alguns toques, e diretamente de uma tela de celular, acharíamos uma loucura.

 

Mas como é exatamente isso que acontece hoje, precisamos ficar de olho em alguns pontos que cercam esse novo comportamento, sendo o mais importante deles o ZMOT.

 

Zero Moment of Truth, ou simplesmente Momento Zero da Verdade, esse é um período, descoberto recentemente, que complementa a jornada de compra dos consumidores.

 

Se antes pensávamos que o ato de comprar começava já dentro da loja, o mundo digital nos provou o contrário.

 

Assim, em pesquisa feita pelo Google, em parceria com a Shopper Sciences, o ZMOT chega como uma nova maneira de enxergar o comportamento do consumidor.

 

Definido como o momento em que os clientes exploram suas opções a fim de tomarem uma decisão de compra,
podemos simplificar esse período como aquela fase do consumo na qual não sabemos se vamos ou não comprar algo, e usamos a internet para descobrir.

 

Talvez agora você esteja se perguntando como podemos chamar o ZMOT de uma “nova” fase da jornada de compra,
sendo que o hábito de pesquisar antes de consumir vem de antes da internet.

 

É bem verdade, isso é realmente verdade. Entretanto, o Momento Zero da Verdade ganha outras proporções no mundo digital.

 

Se antes sua exploração precisava se conter a limites geográficos, agora ela pode ir até o outro lado do mundo sem que você saia de casa.

 

Isso fez com que o ZMOT se tornasse mais intenso e passasse a interferir cada vez mais nos resultados da jornada de compra.

 

Durante a pesquisa que comentamos, os clientes de mais de 5 mil empresas foram entrevistados,
sempre pensando na perspectiva de entender como eles se comportam nesse momento exploratório.

 

Como resultado, foram descobertas 4 ações recorrentes, chamadas de Pilares do ZMOT. São elas:

 

  • Ranqueamento orgânico em mecanismo de busca
  • Avaliações e reviews online
  • Busca por tabelas ou listas comparativas entre produtos
  • Procura por cupons de desconto

 

Em resumo, cada um dos pilares nos mostrará um comportamento recorrente e como lidar com ele. Mas para que entenda melhor sua relação com o cliente, vamos nos aprofundar nos dois primeiros. 

 

Ranqueamento orgânico em mecanismo de busca

 

Não precisamos ir longe para entender como esse pilar do ZMOT funciona, basta pensar em si mesmo. Toda vez que você percebe estar precisando de algo, qual a primeira coisa que faz?

 

Saiba que a maioria esmagadora dos clientes respondem que “dão um Google” sempre que uma necessidade surge!

 

Esse movimento cresceu ainda mais em tempos de isolamento social como o que vivemos, haja visto o aumento de mais de 70% no faturamento dos e-commerces apenas esse ano.

 

Assim, esse é o primeiro comportamento do consumidor que precisamos ficar de olho.

 

Se você deseja influenciar e convencer os clientes a comprar da sua empresa, é extremamente necessário que entenda como o ranqueamento nas plataformas de busca funciona para que possa se posicionar bem.

 

Chamamos a atenção para esse posicionamento em especial por conta de outra outra tendência de comportamento seguida pelo público.

 

Quando falamos de cliques orgânicos vindos de buscadores como Google, devemos nos atentar a qual o ranqueamento ideal que precisamos almejar.

 

Falo disso porque, de acordo com dados recentes da Smart Insights, a grande maioria dos sites anexados nas plataformas de pesquisa sequer chegam a ser acessados.

 

De acordo com a pesquisa, os links que realmente recebem acesso são apenas os três primeiros colocados, com uma porcentagem de cliques que diminui drasticamente até se anular por volta do site de número 15.

 

Na prática, isso significa que, uma vez sendo o comportamento recorrente dos clientes acessarem apenas os primeiros na plataforma, não estar entre eles é o mesmo que não existir para o público.

 

Veja essa tabela que separamos da pesquisa. Nela podemos ver a porcentagem de cliques em relação a cada um dos ranqueados organicamente. 

 

trafego-seo

 

Vale ressaltar que damos um foco especial ao comportamento dos clientes dentro do Google, já que esse é o buscador responsável por 90% de todas as pesquisas da internet.

 

Mas agora você se pergunta…o que posso fazer com essa informação?

 

Se sua ideia é conquistar mais clientes, use estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo para influenciar o primeiro pilar do ZMOT, ganhar algumas posições e, de quebra, converter mais clientes!

 

Avaliações e reviews online

 

Outro ponto que precisa ser tratado são as avaliações e reviews online, ou seja, o que os clientes andam dizendo sobre você por aí!

 

O costume de procurar pela opinião de outras pessoas antes de consumir é comum e recorrente entre os consumidores.

 

Entretanto, antigamente essa busca costumava se restringir apenas ao círculo de amigos e familiares de um cliente.

 

Hoje, com a facilidade dos fóruns da internet, essa procura por avaliações se ampliou e muito, para o que chamamos de marketing boca a boca 4.0.

 

Esse comportamento acontece por um motivo simples, ao comprar pela internet as pessoas têm muito medo de estarem sendo enganadas.

 

Assim, buscam por confirmações com antigos compradores sobre o produto, serviço ou empresa que desejam consumir.

 

Sabe-se hoje, de acordo com dados da Bight Locais, que mais de 90% dos clientes pertencentes a faixa etária dos 18 aos 34 anos, buscam por reviews online antes de qualquer consumo.

 

reviews-consumidor

 

Se já não bastasse isso, 57% deles compram somente se essas avaliações forem entre 4 e 5 estrelas.

 

Ou seja, se você deseja ser escolhido, dentre tantas opções da internet, e converter os clientes, é preciso manter um foco especial em saber como anda sua reputação e cultivar uma boa perspectiva da sua marca.

 

Dessa maneira, os clientes se sentirão mais seguros e propensos a comprarem de você.

 

Conclusão sobre o comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor é um assunto que precisa ser constantemente revisitado, já que muda com uma grande facilidade, seguindo as novas tendências e avanços tecnológicos. 

 

Entretanto, por mais cansativo que possa parecer, é de extrema importância que se mantenha um foco especial nesse modo de agir do público.

 

Pois é apenas com ele que são capazes de conquistar e converter mais clientes.

 

Mas e então, qual sua opinião sobre os assuntos que debatemos? Deixe ela nos comentários que vamos adorar saber!

 

A Agência Next4 está preparada e antenada para essas alterações constantes no âmbito digital. Fale com um especialista do nosso time agora mesmo!

atrair, Comportamento do consumidor, converter, fidelizar clientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *