briefing-criacao-sites-banner

Como fazer um bom briefing para criação de sites

Briefing para criação de sites: Quando um cliente procura um profissional ou agência para desenvolver um projeto online ele já possui um sonho que quer materializar, este sonho surgiu de uma necessidade ou pendência de sua regra de negócio atual.

 

Os propósitos que englobam a necessidade deste desenvolvimento seria o ganho financeiro ou otimização do trabalho atual.

 

No caso existia uma demanda para a entrega de um produto ou serviço onde a empresa observa que uma aplicação online “facilitaria” este processo.

 

Pois bem, projeto entregue, felicidade garantida!

 

Só que não!

 

Ao observar o projeto percebe que ele não funciona da forma que o idealizou, e isso deixa-o frustrado. Porém, qual o motivo ou melhor, dizendo quais são os motivos que propiciaram isso?

 

briefing-para-criação-sites

Briefing para criação de sites do seu projeto

 

Meu site não comporta-se como eu queria  – Reinventando a Roda.

 

Talvez você esteja se perguntando: “Mas houve briefing, eu informei a agência quais eram as necessidades do meu projeto e a própria agência montou o briefing de criação de sites do meu projeto”. Esse é um erro clássico!

 

Sinto lhe informar que isso nem de longe é um briefing do projeto.

 

Nós sabemos que, ao solicitar um orçamento, uma prática comum é a própria agência levantar os requisitos “prováveis” para o seu projeto com base nos dados que a sua empresa apresentou.

 

Porém, a agência não conhece e não está por dentro das suas regras de negócio, concorda?

 

Aqueles pormenores que só quem está dentro do negócio e conhece o mercado vai saber a necessidade da existência de uma característica do projeto, uma funcionalidade essencial, aquela virgula que faz toda a diferença no final para o seu cliente.

 

Então, o caminho mais óbvio nesta situação é que o profissional ou agência de criação de sites montará um briefing que mais favorece a execução do projeto web e não o seu cliente.

 

Então você me questiona: “Mas isso é imoral!”. Em partes eu até posso concordar, vejamos:

 

Se você é um cliente que costuma participar profundamente em todas as fases do projeto web, isso dificilmente irá acontecer com você, pois saberá visualizar o projeto como um todo e apresentar para o desenvolvedor todas as funcionalidades previstas.

 

Porém pense nisso: Se eu não participo ou não me envolvo nas etapas do desenvolvimento, meu projeto será sujeito a interpretação do profissional. E ele sempre estabelecerá algo que para sua posição esteja mais confortável.

 

Exemplo: Imagina que a sua necessidade básica é a criação de uma loja virtual. Você não sabe e não pesquisou qual é o melhor gateway de pagamento e suas taxas. Só disse que teria que ter um meio de pagamento e frete integrado.

 

Pois bem, o programador fez a criação do site para você e quando você recebeu percebeu que não existia a funcionalidade de direcionar o pagamento do cliente para seus fornecedores e comissionamento de vendas do seu time comercial. Este processo terá que ser manual.

 

(Cliente) Ahhh mas eu pensei que qualquer um faria isso na plataforma. Se enganou completamente!

(Cliente) Ahhh mais isso deveria ter no projeto! Como? O programador é um profissional que constrói código não é um profissional que lê mentes brilhantes!

(Programador) Fulano (a), para ter essa funcionalidade, teremos que alterar todo o processo de pagamento e integrar com outra plataforma. Isso vai consumir mais X horas de desenvolvimento e terá um acréscimo no seu projeto de R$ X reais.

(Cliente) Nossa isso é um absurdo. É uma funcionalidade essencial para o meu negócio rodar. Tem que ter e eu não quero investir mais um centavo nesse projeto!

(Programador) Então, tenho que direcionar para o comercial novamente pois essa funcionalidade não estava descrita no briefing do seu projeto de criação de site.

Que bela confusão não é mesmo? Isso vai envolver muito estresse, dinheiro e prazos maiores para a entrega do projeto pelo simples fato de não ter se envolvido corretamente na etapa do briefing. Fora o desgaste em toda relação que foi criada.

 

Aqui se você tiver um planejamento com prazo apertado vai passar por apuros pois a entrega certamente vai acontecer com um prazo mais extenso.

 

criacao-sites-briefing

 

Importância do seu envolvimento no Briefing para criação de sites

 

Chegamos à conclusão que é preciso se envolver no briefing do projeto pois é a mais sensível para erros clássicos como esse. Só quem idealiza o projeto saberá cada detalhe essencial de funcionalidades existentes para a execução perfeita do mesmo.

 

Porém isso não é tudo, um bom briefing começa quando levantamos os requisitos mínimos para a aplicação funcionar e também os percalços que ela enfrentará.

 

Note que o modelo desenvolvido não solucionará 100% de suas necessidades, entenda que uma aplicação online mudará drasticamente sua infra, dependendo da situação até afetará em sua equipe de trabalho, as demandas que hoje você não possui, passará a existir com a nova implementação.

 

Fraude, área de atendimento online, logística, servidor de hospedagem, infraestrutura, profissionais, treinamentos… passam ser uma parte integrante de sua rotina e precisam ser providas pela empresa.

 

Se a sua agência ou profissional não te mostram estas complexidades estruturais logo no início, é um alerta para não fazer este projeto com eles.

 

Na Next4 recebemos muitas ideias todos os dias de novos projetos. Na maioria das vezes elas são incríveis e, de certo ponto, bem construídas.

 

Porém, quando perguntamos sobre sua infraestrutura ou sobre sua equipe interna nos é informado que é somente um funcionário que gerenciará todo o projeto.

Muitas vezes a ideia colocada no mundo real precisará de atendimento ao consumidor, área jurídica que consiga lidar com a prestação de serviço, uma logística física para entrega e controle dos produtos e a empresa não pensou nisso ao querer materializar a ideia.

Agora precisamos alertar que realmente é necessária uma restruturação da empresa para que o projeto possa ganhar vida com mais segurança e qualidade para a empresa dele!

 

Dar um direcionamento real de negócio para ele. Dar uma visão de fora e questionar se realmente eles estão preparados para esse próximo passo que ele quer dar.

 

As vezes a empresa possui a estrutura adequada, porém o novo sistema/site afeta o modelo de atendimento que precisa ser reescrito ou “reinventando a roda” para se adequar ao projeto.

 

Note que estas questões vão além de um briefing inicial para a criação do projeto, existem dedicação e tempo de ambas as partes para a construção e materialização da ideia.

 

Para isso possuímos um artigo falando sobre analise de requisitos que calha bem em levantar todos os pontos necessários para a construção bem sucedida de um projeto de criação de sites e sistemas web.

Você realmente irá receber o que foi prometido no Briefing para criação de sites

 

Entenda que um briefing simples estabelece um projeto simples, não adianta você chegar para um profissional e dizer: “o que eu quero é muito simples de fazer”, isso para ganhar no orçamento.

As agencias são vacinadas com este tipo de abordagem, e logicamente nesta queda de braço você irá perder.

 

O fato de ser simples na sua concepção ou no resultado final, pode ser bem complexo para os programadores tornarem esse resultado final em algo simples.

 

Vamos usar um exemplo: imagine que no seu projeto possua um formulário e no orçamento não foi estabelecido as funcionalidades dele ou detalhamento sobre a necessidade.

 

Para a agencia um formulário padrão é um formulário com o campo nome, email, telefone e mensagem e provavelmente usará um modelo pré-programado para ganhar mais tempo no desenvolvimento.

 

Só que sua necessidade para o formulário era equivalente a um formulário de orçamento com captação do nome do produto no CTA, como isso não foi questionado no briefing então entrará como extra.

 

Entende agora o porquê existem tantas ofertas tentadoras no mercado que vão te trazer bastante dor de cabeça?

 

Conclusão sobre briefing para criação de sites

 

Se o briefing para criação de sites não for bem feito, alguém sempre vai sair perdendo no final.

 

Ou a empresa que não orçará corretamente ou o cliente que não vai receber o que achava que era previsto no projeto por não ter um detalhamento ideal antes da produção do site.

 

A etapa de briefing é menosprezada por muitos e essencial para ter o desenho todo do projeto e possíveis gargalos a serem avaliados antes do início do mesmo.

 

Quanto mais tempo você “perder” na criação de um briefing detalhado e completo, maiores são as chances do projeto final ser um sucesso (tanto para a sua empresa quanto para a agência de criação de sites).

 

Outro detalhe de poder ter a visão de todo detalhamento do projeto é a precificação mais adequada e equilíbrio entre o que se paga e o que se recebe em troca.

 

Nós da Agência Next4 estabelecemos mecanismos como análise de requisitos e um briefing detalhado para captar a melhor visão geral do projeto de criação de site e entregar o orçamento conforme a realidade da empresa.

 

Seu modelo é único para sua empresa e só funcionará para sua estrutura. Por isso entendemos que fazer um projeto personalizado para cada empresa é respeitar cada individualidade de negócio e entregar mais resultado por projeto entregue.

 

Entre em contato com nossa equipe de especialistas e conheça o que podemos fazer para que o seu projeto possa ganhar vida digital!

 

 

 

Briefing criativo publicidade, briefing de desenvolvimento para sites, Briefing para criação de sites, como fazer um briefing, modelo de briefing para site, que é briefing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *