O que considerar para fazer uma boa escolha de uma agência digital
RESUMO DA NOTÍCIA – O que considerar para fazer uma boa escolha de uma agência de marketing digital:
- Introdução ao mercado de criação de sites: O que fazem as agências desse segmento
- 5 perguntas mais comuns sobre a contratação de uma agência de criação de sites
- 7 dicas que você deve priorizar na hora de escolher a sua agência de marketing digital
- Descubra quais fatores você deve levar em consideração para fazer uma boa escolha na agência de criação de sites
O mercado de criação de sites: O que fazem as agências de marketing digital desse segmento
As estratégias de Marketing Digital são mais do que uma tendência neste século: É uma verdadeira e perceptível necessidade!
Com tanta gente consciente dessa importância e procurando pelo serviço, houve um boom neste mercado que passou
a oferecer inúmeras opções de empresas de criação de sites gerando, assim, uma grande dúvida:
Qual delas contratar, afinal?
A lei da oferta e da procura propiciou um mercado mais competitivo no que diz respeito à criação de sites.
Com isso, houve certo barateamento nos valores cobrados pelos serviços além de uma real melhoria das
empresas (sobretudo agências de criação de sites), que mais do que criar sites, se propuseram a fazer um excelente
trabalho para fixar seu nome no mercado e conquistar novas e boas indicações.
Entretanto, neste cenário também é possível encontrar uma agência de marketing sem nenhuma qualidade ou qualificação.
Essas agências de marketing digital ou agências de criação de sites em inúmeros casos, acabam por comprometer os
resultados do cliente (na sua maioria para pequenas empresas) ao elaborar projetos pobres
ou com muitas falhas em sua execução.
As 5 perguntas mais comuns sobre a contratação de uma agência de criação de sites
Veja a seguir as perguntas mais comuns que são feitas por quem deseja contratar uma agência de criação de sites e
acompanhe cada uma das respostas para lhe ajudar neste processo.
1. Como escolho a melhor agência de criação de sites para criação do site de minha empresa?
São muitos os fatores a serem avaliados na hora de escolher uma agência de criação de sites e de outros serviços digitais.
Entre todos eles, destacam-se três que são elencados abaixo:
A primeira impressão realmente fica:
Seja por telefone, visita ou e-mail, sua avaliação preliminar contará muito com este processo decisório.
Se algo lhe incomodou neste primeiro contato com a agência de criação de sites, dificilmente o conceito mudará ao
longo da execução dos trabalhos, por isso, prefira sempre empresas que lhe causem uma primeira impressão positiva.
A apresentação da proposta é um parâmetro bom para saber se há qualidade e clareza nas informações, se a
agência de criação de sites pecar logo em sua apresentação quem dirá com o resultado para a sua empresa, não é mesmo?
Conheça o site da agência de marketing digital
Se você quer contratar uma agência especialista em estratégias de Marketing Digital, qual a melhor maneira de
conhecer o trabalho dessa agência do que acessando ao seu próprio site?
Ele deve ser sensacional e atender completamente as suas necessidades para pontuar positivamente nesta decisão.
Clareza nas informações, posicionamento correto para o público-alvo, imagens profissionais e conteúdo relevante
devem ser levados em consideração nesse momento.
Outro fator importante na avaliação da agência de marketing digital é o seu posicionamento nas buscas orgânicas
do Google para as principais palavras-chave da empresa.
Essa agência de marketing digital consegue se posicionar organicamente nas primeiras posições?
Esse é um detalhe que define a performance dos seus serviços e pode levar sua empresa para outro patamar frente aos seus concorrentes.
Contate a equipe e conheça os profissionais
Conheça a equipe profissional por trás da fachada! Converse com todos os responsáveis, diretos e indiretos,
pela execução do seu projeto, tire dúvidas e sinta segurança nessas pessoas.
Os valores cobrados por cada agencia de marketing digital podem definir a quantidade de profissionais que são alocados para um determinado projeto.
Sabemos que dificilmente aquele orçamento baratinho vai alocar profissionais e agências de marketing qualificadas
para a execução do seu projeto e isso com toda certeza vai influenciar no resultado final.
Qual é a imagem que a sua empresa quer passar para o público-alvo? Pense bem nisso antes de tomar uma decisão equivocada.
2. Por que os valores variam muito de uma agência de marketing digital para outra?
A composição do valor de um trabalho varia muito devido a alguns fatores.
Um deles é o tempo de mercado pela agência de marketing digital, outro pode ser a qualificação dos profissionais envolvidos por exemplo.
O que faz a diferença é que as agências de marketing digital que já estão bem estabelecidas no mercado costumam
ter seus trabalhos mais valorizados, o que é passado no preço final de um projeto. Já profissionais mais novos no
segmento, por outro lado, tendem a baratear o serviço para atrair clientes,
mas esse risco pode custar mais caro no final.
Mais importante do que considerar o valor final passado no orçamento, é imprescindível conhecer a qualidade
do trabalho da agência de marketing digital, afinal, de nada adianta pagar muito ou pouco por algo que
não atenda às necessidades do seu negócio e que não gere o resultado esperado.
3. Quais são as informações que devo avaliar para saber se uma agência de marketing digital realmente é boa para a criação do meu site?
Na hora de contratar uma agência de criação de sites, pesquise sobre o tempo de mercado (expertise),
clientes que já foram atendidos e, se possível, veja alguns dos projetos que já foram elaborados por
essa agência de marketing (cases de sucesso).
Ressalta-se que esse tipo de informação é crucial na hora de decidir qual agência de marketing digital contratar.
Também avalie como será feita a comunicação entre as partes ao longo do desenvolvimento do projeto e
prefira sempre aquelas agências com canais online facilitados para interação com os responsáveis na sua empresa.
4. Como avaliar se o prazo passado pela agência de marketing digital está bom para minha empresa?
Cada projeto pode levar certo tempo para sair do papel e tornar-se realidade e assim também é com o trabalho
das agências de marketing. Às vezes um prazo mais estendido pode significar uma fila de trabalhos na empresa
ou a certeza da qualidade nos detalhes.
Cada regra tem sua exceção, é claro, porém o mais importante aqui é ter plena consciência do serviço que é prestado
pela agência de criação de sites, sua qualidade e qual o projeto que será posto em prática.
A partir da correta observação destes itens pode-se concluir se o prazo é justo. Leve em conta o seguinte pressuposto:
Se um trabalho levaria minimamente 1 mês para ser realizado, será que a execução em apenas uma semana
virá acompanhada de toda a qualidade desejada? Fuja de empresas de criação de sites que prometam prazos bem abaixo da média do mercado!
5. Qual a diferença entre contratar uma agência de marketing digital da minha cidade (Exemplo: SP capital) ou de outra região para criar um site?
Basicamente existe uma única diferença na contratação de uma agencia de marketing digital na cidade ou na região,
e ela está voltada a forma como as partes se relacionarão.
Se a empresa de marketing digital estiver localizada mais perto de você, como é o caso da Next4, em SP,
reuniões e demais decisões poderão ser tomadas a partir de encontros presenciais, algo que acaba,
sim, por passar uma maior segurança e conforto. Por outro lado, as tecnologias surgiram
para facilitar e agilizar processos.
Neste contexto, optar por uma empresa de criação de sites da região, ou até mesmo de outro estado,
pode ser um jeito eficiente de economizar, visto que assim há uma área maior para solicitar orçamentos, por exemplo.
A qualidade por si só não sofre influência. A criação do site da sua empresa será excelente desde que
a empresa escolhida seja excelente e não devido a sua distância física.
Portanto, a escolha da agência de marketing digital / criação de sites, seja em SP, seja em outro estado,
seja para pequenas empresas, seja para médias ou grandes empresas, será muito importante
para o sucesso do seu negócio.
Listamos algumas dicas que você deve priorizar na hora de escolher a sua agência de marketing digital
✓ Preste atenção no atendimento assim que fizer o primeiro contato com a agência de marketing digital.
Sentir confiança por parte do profissional é fundamental, perceber que ele tem domínio do assunto.
Faça todas as perguntas que quiser e veja se o profissional da agência de marketing consegue responder de forma clara e objetiva;
✓ Muitos acham que qualquer um pode fazer a criação de um site profissional, mas se você está procurando
uma agência de criação de sites, é justamente porque deseja um profissional especializado da área. Valorize a formação;
✓ Consulte outros sites que a agência de criação já elaborou antes, para ver como funcionam, se são bem feitos,
agradam, se a navegação é boa. Olhe com uma perspectiva de um internauta comum, que casualmente entrou naquela página;
✓ Saiba como funciona o serviço da agencia de marketing, qual é o suporte que você terá depois
que o site estiver no ar,e como deve proceder se tiver problemas.
Uma agência que considera o serviço finalizado ao fazer a criação e entrega
de um site para o cliente, talvez não seja uma boa opção. O suporte pela agência de criação de sites é essencial;
✓ Priorize as agências de marketing digital que incluam você na tomada de todas as decisões,
que apresentem diferentes possibilidades de criar o site e que levem em conta as suas preferências.
Lembre-se: a empresa deve criar o site para que ele tenha a identidade da empresa;
✓ Certifique-se de que a agência de criação de sites tenha uma preocupação estratégica nesse processo.
Se o profissional da agência não se interessar muito em saber detalhes sobre a sua empresa,
a agência pode não estar respeitando a identidade da empresa.
✓ Avalie os preços, porque economizar sempre é bom. Mas ao invés de procurar o menor valor, procure o melhor custo/benefício.
Descubra quais fatores você deve levar em consideração para fazer uma boa escolha na agência de criação de sites
O objetivo agora não é ensinar a contratar um serviço, mas mostrar um pouco sobre como funciona
do lado de cá (da agência de marketing digital), e fazer um bom uso dos detalhes.
Ainda que a pergunta seja simples, contratar uma boa agência de marketing digital pode ser uma tarefa difícil
quando o cliente não sabe o que quer.
A primeira pergunta que um profissional qualificado deve fazer ao cliente é: por que e para quem haverá
a criação do site.
Estas duas perguntas vão fundamentar a agência ao longo de todo o processo de criação e desenvolvimento do site e,
com toda certeza, podem evitar muita dor de cabeça lá na frente.
É possível comparar o que faz a agência de marketing digital na criação de um site com a construção de uma casa,
já que os dois processos seguem uma lógica semelhante.
Ambos precisam de uma arquitetura inicial (planejamento), iniciando com a preparação do terreno,
o desenho da planta (ou a estruturação do esqueleto), e passando pela parte hidráulica, elétrica, acabamento e pintura.
Com o site, não é diferente. Além da etapa da construção do esqueleto, existem outros dois fatores muito
importantes que influenciam diretamente esse esqueleto: conteúdo e UX (user experience).
Para isso, precisamos definir um terceiro elemento: a audiência.
Nesse contexto, o que faz a agência de marketing digital é ajudar seu cliente a pensar:
Para quem eu estou desenvolvendo este projeto?
Qual é o meu público-alvo?
Qual é o meu objetivo?
O cliente precisa saber exatamente o que quer e aonde quer chegar, definindo seus objetivos.
Se você não tem consciência destas questões, é de suma importância que a agência de marketing digital
o direcione para que estas perguntas tenham respostas.
Geralmente, o cliente tem uma dor, uma necessidade a ser resolvida e, a partir dessa premissa,
o objetivo será encontrado.
Conquistar mais clientes? Vender mais? Fidelizar os existentes? Branding?
Promover um produto específico? Um lançamento?
Gerar leads? Caráter informativo? Canal de atendimento e suporte?
Como você pode notar, existem vários objetivos e finalidades que motivam a criação de um site e, na maioria deles,
o objetivo é o aumento nas vendas.
Mas não se esqueça: a concretização da venda em si, é o último item de uma série de processos que
começam fora do site, através de um ou mais canais de comunicação.
E a agência de marketing digital sabe e propicia esses canais, favorecendo o processo até que se
consiga a concretização da venda.
Prospectando boas agências de marketing digital (Google, amigos e concorrentes)
Com o objetivo em mãos, é chegado o momento de prospectar as agências de marketing digital.
Neste ponto, valem vários caminhos para chegar a uma boa contratação.
Consultar a opinião de amigos (boca a boca) é sempre um bom caminho,
pois é possível encontrar boas agências de marketing a partir dos olhos de quem consome ou
já consumiu o serviço e o aliou a uma experiência positiva.
Outra possibilidade para encontrar uma boa agência, é analisar os concorrentes.
Acesse o site, veja no rodapé da página quem assina o trabalho.
Você já viu o novo site do seu concorrente? Sabe como ele está se comunicando na internet?
Você tem uma comunicação melhor do que a dele?
Sabe aquele material comercial (que por sinal ficou ótimo) do seu principal concorrente?
Faça um cliente oculto, elogie o material e descubra quem desenvolveu/fornecedor.
Outro canal importante é o velho Google. Quando for pesquisar sobre as agências de marketing digital,
dê preferência aos resultados orgânicos do que aos patrocinados.
Os resultados orgânicos, ainda que não seja uma regra,
costumam apresentar agências de marketing digital mais sólidas no resultado da busca,
pois o principal critério utilizado para posicionar o site desenvolvido por estas agências de criação de sites na
primeira página do Google, diz respeito à autoridade dela em relação ao trabalho desenvolvido para o termo buscado.
Dificilmente você vai encontrar uma agência de marketing digital recém-inaugurada no resultado de busca por
um termo de descrição ampla do serviço. Experimente sinônimos dos termos de pesquisa para gerar resultados de busca diferenciados.
Utilize uma planilha para organizar a prospecção das agências de marketing digital contatadas.
Depois, consulte no Google apenas o nome da agência de marketing e verifique se existem referências
negativas (reclamações) sobre o que a agência de marketing digital pesquisada faz.
Após realizar esta primeira triagem e ter em mãos cerca de 10 agências de marketing digital que você julgou serem
adequadas, chega o momento de entrar em contato, certo? Não. Ainda não.
Prepare o texto do seu orçamento/contato
Existe uma etapa muito importante que poucas empresas fazem. Preparar-se para entrar em contato.
Reúna o seu objetivo, definido lá no início, conte uma história, contextualize o seu problema e deixe bem claro aonde você deseja chegar.
A principal vantagem desta preparação prévia é que, ao receber a sua solicitação (muitas vezes por formulário),
a agência de marketing digital irá tratar de forma diferenciada a sua solicitação, pelo simples fato de que 90% das
solicitações de orçamento são enviadas de qualquer jeito, com erros de ortografia porque foram feitas com pressa,
com questões mal formuladas e etc.
Desenvolvendo bem o seu texto de contato, você aumenta as chances de a agência de marketing digital entender
a sua necessidade e apresentar um orçamento preciso. Outro ponto, é que geralmente quem recebe este seu texto
será um profissional de vendas, e ele fica muito feliz quando se depara com uma solicitação bem redigida, séria e direcionada.
A seguir, você deve avaliar as agências de marketing digital sobre os pontos que você julga essenciais, e reduzir ainda mais a sua lista.
Basicamente, você precisa validar três itens (qualidade, prazo e preço) e mais alguns pontos, como: qual o tempo de
mercado da agência de marketing digital? Quantos clientes e qual o perfil destes clientes que ela tem? O que faz essa
agência de marketing digital e quais trabalhos foram desenvolvidos? Qual o tamanho da agência?
Existem profissionais especializados? Visite o portfólio, conheça os trabalhos, os cases de sucesso.
Anote o nome de alguns clientes (caso queira conversar com eles depois).
Não existe mágica no triângulo (qualidade, prazo e preço)
A mesma regra que vale para a sua empresa, também vale para a agência de marketing digital.
Quer pagar menos? Aumente o prazo e diminua a qualidade. Nunca vimos um cliente com verba ilimitada,
da mesma forma que nunca vimos um cliente pedir:
– Olha, faz de qualquer jeito que eu só posso pagar 10. Ok?
Claro que não está ok. De maneira geral, as agências e as empresas de marketing digital têm o seu
grau de qualidade linear, pois já estão acostumadas a trabalhar desta forma, ou seja, não variam
sua qualidade ao sabor dos orçamentos.
Em contrapartida, ajustam prazo e preço até certo nível aceitável. Lembrando que o ajuste de preço afeta
diretamente no lucro da agência e isso ninguém gosta de fazer, muito menos
se o cara do comercial for o dono da agência.
Como baixar o preço da proposta
Uma maneira de encaixar o escopo desejado na verba disponível, é eliminar itens desnecessários e focar no essencial.
Muitas vezes, o cliente pede recursos desnecessários para o seu projeto. Você pode eliminar recursos e, assim, enxugar o orçamento.
Para alguns tipos de projetos de agências de criação de sites, por exemplo, você pode deixar para fazer depois que o
site estiver pronto (tenha certeza dessa possibilidade).
A outra opção usual para reduzir o preço da proposta, é pedir o tal do desconto.
Que é o que geralmente fazem as agências de marketing digital consolidadas, que possuem uma regra interna sobre a
política de descontos, sabem até quanto e que tipos de descontos podem oferecer.
São exemplos de tipos de descontos:
serviços adicionais, valor monetário, bonificações para uso futuro, horas de suporte e etc.
A terceira via é negociar um prazo maior por um desconto, ou executar o trabalho em um período de baixa.
O volume de produção das agências de marketing digital passa por fluxos sazonais, ou seja,
se você conseguir conversar com a pessoa certa da agência de marketing em um período de baixa,
irá obter boas chances de conseguir um bom desconto.
Compare a proposta mais baixa do concorrente com a da agência de marketing digital desejada e busque o desconto.
Ainda que essa abordagem seja muito comum, ainda se trata de uma boa opção para iniciar a conversa.
Afinal, quanto custa para fazer a criação um site por uma agência?
São vários cenários distintos.
Primeiro ponto é: qual a métrica utilizada pela agência de criação de sites para fazê-los?
Por hora, por quantidade de páginas, por job (trabalho), por escopo de funcionalidades, pela cara do cliente,
consulta Kabbalah, tarô, oráculo, enfim, existem várias maneiras de precificar um projeto.
É importante saber sobre a métrica utilizada, pois você terá maior controle para julgar se o que a
agência de criação de sites está cobrando é justo ou não.
Nós da agência de marketing digital Next4 já trabalhamos com vários modelos, já perdemos dinheiro no passado e,
hoje, adotamos a métrica hora/homem e por job. Na verdade, todos os projetos são precificados
por hora (internamente), a diferença é que na criação de sites pequenos, sites institucionais,
são fáceis e previsíveis para fazer o cálculo da hora e, por isso, passamos o valor por job.
Esta postura ainda ajuda o processo comercial por conta do valor fixo, tangível,
e também por uma questão de adequação ao mercado. Para projetos maiores, trabalhamos com estimativas
de hora (preço em aberto), mediante a um escopo de projeto e mediante ao andamento.
Sempre que o seu projeto for de grande ou médio porte, descarte primeiramente os profissionais freelancers e
reconsidere quando as agências de marketing digital passarem um valor fechado,
ou quando o valor for incompatível com a propost.
A probabilidade de não dar certo é alta e o resultado previsível: o projeto não será entregue,
a agência/profissional vai desistir, você vai perder tempo e dinheiro
nessa situação e, acredite, isso é bastante comum.
Ainda que bons sites de pequeno porte possam ser feitos por um único profissional experiente,
projetos maiores não são assim.
Voltando ao exemplo da construção da casa, você tem o pedreiro, o arquiteto, o eletricista, o encanador,
o chefe de obras, e com o processo de criação de sites pela agência não é diferente, pois também se faz
necessário o emprego de profissionais especializados para cada etapa da criação do site.
Vamos à precificação de um site simples, responsivo (imprescindível), de até 10 páginas, institucional, contendo texto
e imagens, banner de destaque na home, dois formulários e eventualmente uma galeria de imagem.
Para o mercado brasileiro, a faixa de valor pode variar de mil a trinta mil reais, desde o profissional solo,
que trabalha em sua casa, até agências de criação de sites notavelmente reconhecidas.
De maneira que existe também as micro agências (intermediárias) de marketing digital,
que trabalham entre os R$ 2.500 e R$ 6.000 por projeto desse porte.
Estes são a grande maioria, e você consegue bons resultados nessa faixa de valor.
Como posso mensurar se o site está coerente com a proposta?
O primeiro passo é identificar o tamanho e o tipo de site. Quantas páginas?
Se trata de um site institucional com imagem e texto apenas? Tenho necessidade de funcionalidades específicas? Quais?
A empresa que eu represento é de grande porte? Tem necessidade de trabalhar branding?
Tudo isso você vai levar em consideração no momento de escolher a agência de criação de sites.
Exemplo: micro agências, acostumadas a atender microempresas, não tem experiência para
atender grandes marcas (salvo raras exceções).
O segundo passo é prospectar as agências de criação de sites em busca de um orçamento.
Lembrando: prepare uma apresentação de sua necessidade e objetivo antes de entrar em contato.
Com um grupo de propostas de agências de criação de sites em mãos, você vai identificar uma média dos valores.
Sim, provavelmente serão valores muito distintos uns dos outros,
o que é natural do nosso segmento “criação e desenvolvimento de sites”.
Assim, você poderá ter uma ideia do universo de preços.
Seguindo este raciocínio, cruze os valores recebidos com as agências de marketing digital que você selecionou nas
etapas anteriores, aquelas que você mais gostou e se identificou.
Encontre o ponto de equilíbrio do custo benefício e faça um bom negócio.
Diante de tudo isso, escolher corretamente a agência de criação de sites, e assim, quais serão os profissionais
responsáveis por este processo, é uma tarefa um pouco mais difícil do que se pensava.
É necessário saber o que avaliar, como fazer isso e, principalmente, o que observar para tomar uma decisão assertiva.
A Agência de marketing digital Next4 está localizada na capital de SP e está no mercado digital desde 2005,
com serviços prestados para pequenas, média e grandes empresas.
Já entregamos mais de 700 projetos que geram resultados efetivos para nossos clientes.
Nossa agência tem propriedade na criação de sites, já que conta com uma equipe multidisciplinar qualificada.
Conseguimos planejar projetos diferenciados para nossos clientes onde entendemos o propósito e toda a estratégia
para posteriormente atender a demanda com as nossas soluções e expertise.
ENTENDER para ATENDER – Esse é o nosso ponto de partida para qualquer projeto que vise o resultado para nossos clientes.
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.