segurança no WordPress banner

Segurança no WordPress: o que fazer?

Segurança no WordPress: uma das grandes preocupações em utilizar um serviço online é ter e manter o ambiente seguro, sem riscos de ataques ou invasões de hackers maliciosos com intuito de prejudicar a empresa ou instituição.

 

Com o crescente desenvolvimento das plataformas e sistemas online, houve uma elevação nos casos de infecção e invasões a servidores e aplicações web.

 

Por isso, agências de criação de sites precisam lidar com uma pergunta incômoda: você pode me garantir a segurança da minha aplicação?

 

Assim como um contrato vitalício de que nenhum mal ocorrerá no projeto enquanto o contrato estiver em voga.

 

Desmistificando o conto de fadas

 

Antes de adentrarmos no ponto de segurança da informação, precisamos entender que na realidade segurança 100% efetiva não existe!

 

Isso mesmo! Nem no WordPress nem em qualquer outra plataforma.

 

Se em algum momento algum profissional ou agência de criação de sites te disse que após o projeto ser entregue ele não terá riscos relacionados à segurança (invasão), fuja o quanto antes desses profissionais.

 

Pois nem grandes corporações como Google, Facebook, WhatsApp e Instagram podem garantir este tipo de segurança da informação, mesmo tendo uma estrutura bilionária com equipes trabalhando diuturnamente somente na investigação e detecção de possíveis vulnerabilidades.

 

Estas empresas investem pesado em segurança, justamente por terem um número expressivo de usuários com popularidade mundial.

Sim, quem diria, a galinha de ovos de ouro, sonho de toda empresa de ter popularidade, poderá ampliar os riscos relacionados à segurança.

 

Empresas de grande porte, com uma estrutura online que lida direta ou indiretamente com dados de usuários, muitas vezes solicitam aos seus utilizadores que divulguem problemas e falhas ocorridas na aplicação e como gratificação oferecem prêmios em dinheiro para quem oferecer informações de possíveis vulnerabilidades, isso sem risco de represália da própria empresa.

 

Esta técnica é muito comum por ser mais barato do que custear um terceiro especializado em segurança da informação.

 

Mesmo assim, este tipo de profissional é requerido para tais aplicações.

 

Com isso, você já pode entender que quando uma aplicação está online ela já é de fato vulnerável.

 

 

Se por um lado a internet é o meio de captação de leads, por outro lado, conforme a popularidade do sistema ou aplicação, atraem usuários mal-intencionados.

 

seguranca-no-wordpress

 

Má intenção de não prejudicar

 

Isso mesmo, parece ser estranho, porém nestes últimos anos o foco não é mais pinchar o site ou derrubar o servidor.

 

Isso já é coisa do passado: os hackers maliciosos entendem que volume de dados sobre o usuário gera dinheiro para quem quer comprar, e com estes dados é possível também ter acessos a contas online de usuários a outras plataformas (quem nunca usou a mesma senha do e-mail em outros sistemas, né?).

 

Por este motivo, o hacker tenta de diversas formas ser o mais silencioso possível. Caso consiga infiltrar-se no sistema sem ser notado, poderá consumir os dados, disparar e-mails e aproveitar-se da relevância da empresa no Google ou Analytics.

 

Projetos criados em WordPress são realmente inseguros?

 

Bem, vamos acabar com uma mentira que mais é uma estratégia de marketing para afetar concorrentes do que fatos propriamente ditos.

 

O WordPress é um CMS onde o intuito é facilitar ao desenvolvedor em criar uma aplicação web que o utilizador, no caso a empresa, possa gerenciar por conta própria, inserindo conteúdo no blog, artigos e páginas do site.

 

Ele foi criado para ser o mais versátil e fácil possível, permitindo ao desenvolvedor a criação rápida de recursos solicitados pela empresa, agência ou startup.

 

O WordPress tem uma grande comunidade de desenvolvedores, que por ser código aberto estão constantemente lançando atualizações para refrear ataques ostensivos nas aplicações desenvolvidas no CMS.

 

Para quem já tem um projeto em WordPress poderá notar os alertas constantes nas extensões e no próprio core do sistema, sempre recomendando a atualização imediata.

 

Mas nem tudo são flores: por ser um sistema voltado para agilidade nas entregas e demandas, e facilidade na programação, houve uma crescente produção de extensões pagas e gratuitas, com recursos assim como um canivete suíço para serem integrados ao seu projeto.

 

E neste ponto encontramos o calcanhar de Aquiles de qualquer aplicação (e não somente um problema do WordPress).

 

Se a extensão é duvidosa ou for mal programada, pode trazer riscos para aplicação.

 

Se a empresa não se preocupa em manter as atualizações constantemente, de fato o sistema tem uma alta chance de ser invadido por falta de Segurança no WordPress.

 

wordpress-segurança

 

Isso, pois as atualizações não são somente por novas features e sim como implementações de segurança para deixar o sistema mais seguro do que já era, e muitas destas atualizações foram por notificação da comunidade que detectou o ataque na utilização da extensão.

 

Este é o lado positivo de você ter uma comunidade ativa olhando e tratando dos problemas ocorridos na plataforma e brechas de Segurança no WordPress.

 

Assim, soluções e atualizações são aplicadas muito rapidamente sem ter a necessidade de contratação de um serviço voltado para este tipo de soluções de problemas.

 

Outro ponto que precisamos salientar aqui é a diversidade de extensões integradas no projeto.

 

Note que quanto mais extensões você possuir, mais vulnerável e complexo ficará suas aplicações.

 

Existem uma infinidade de sites desenvolvidos em WordPress onde a aba administrativa de plugins está repleta de extensões que não estão sendo utilizadas e, portanto, podem oferecer riscos à aplicação.

Isso se deve, pois muitos sites foram desenvolvidos usando temas prontos. Estes temas carregam de forma global uma diversidade de extensões.

 

Nós, da Agência Next4, sempre recorremos ao “menos é mais”, ou seja, se você tiver menos extensões de terceiros em sua aplicação, menos riscos terá de uma invasão e mais fácil será a atualização da mesma o que aumenta a Segurança no WordPress.

 

O ideal é que a própria Agência de criação de sites crie as extensões caso tenha a necessidade de recursos simples no site, como uma área de login ou gerenciador de grupos de usuários, por exemplo.

E por que isso?

 

Agora falaremos um pouco do lado de termos uma comunidade ativa em detecção de problemas, sim, existe um ponto crucial aí, por isso que a Next4 priva em extensões privadas.

 

Entenda se o problema é público como uma vulnerabilidade, o hacker também terá esta informação.

 

Ou seja, ele é perito em localizar através destes fóruns problemas de vulnerabilidade com as extensões, e por meio de simples buscas no google pode-se facilmente localizar sites com plugins desatualizados que ele pode explorar o problema.

 

Entende agora do porquê você deve usar extensões em sua maior parte privadas ou pagas?

 

Mesmo estas extensões sendo publicadas, oferecerem recursos interessantes, elas podem trazer consigo problemas de atualização constante, problemas de estrutura e relacionamento com os elementos do WordPress que podem ser explorados usando somente o Google!

 

É um ponto frágil que deve ser levado em consideração pelo programador para aumentar a Segurança no WordPress.

 

Watch this video on YouTube.

 

Entendendo como o hacker age para se proteger!

Existem, sim, no mundo uma infinidade de pessoas com más intenções, outras têm grande nível de saber outras nem tanto.

 

A questão aqui é: como me proteger se meu projeto nunca está seguro?

 

“Conheça as armas inimigas e você terá ferramentas necessárias para combater a falta de Segurança no WordPress”

 

Como dito, o hacker busca informações pertinentes às extensões para detectar vulnerabilidades. Estas informações podem ser extraídas do próprio fórum da extensão ou cms, ou de sites especializados em detecção de extensões vulneráveis, assim como exploit-db.

 

Note que a intensão destes sites são fornecer conhecimento de quais extensões não instalar no momento ou quais versões evitar, com o intuito de deixar a comunidade mais segura e atualizada possível, a ponto de gerar uma vacina o quanto antes.

Mas o hacker sabe que nas milhões de aplicações que existem na internet, algumas ou muitas não atualizaram, ou ainda mantêm a versão de desenvolvimento.

 

Após terem a informação da vulnerabilidade e em qual versão esta vulnerabilidade existe, eles fazem simplesmente uma pesquisa por termos relacionados a versão no google, para localizar o site com tal vulnerabilidade e desta forma colocam o código malicioso.

 

O Google possui uma ferramenta em seu sistema de busca para localizações precisas, usando código de consulta como google hackers. Este tipo de consulta possibilita ao utilizador rastrear informações como caminho de url de uma extensão, se a pasta existe, se possui a url com a vulnerabilidade:

 

inurl:”/test-upload.php” “properties oppened”

intitle:”index of” “test-config.sh”

 

Pronto, no próprio Google listará as aplicações com esta vulnerabilidade!

 

Entende agora do porquê precisamos sempre manter as aplicações com o mínimo de extensão pública e sempre atualizada?

 

Nós da Next4 Podemos cuidar disso para você. Entre em contato conosco e veja as soluções que podemos aplicar no seu projeto atual para aumentar a Segurança no WordPress!

 

 

Conclusão sobre segurança no WordPress

Como podemos entender a plataforma desenvolvida necessita de alguns cuidados especiais para poder aumentar a Segurança no WordPress.

 

Por se tratar de uma plataforma utilizada por nada menos que uma média de 70% dos sites da internet, temos uma visibilidade muito maior do que outras plataformas quando se fala em invasão.

 

É claro que o foco dos Hackers são empresas maiores que possuem dados em larga escala e que podem render bons frutos para esses criminosos, mas não podemos deixar de tomar certos cuidados com o nosso ambiente para não ter o site invadido por esses criminosos.

 

Atente-se as dicas do artigo e faça sua parte para dificultar a vida dos invasores. Feche todas as possíveis portas vulneráveis e tenha uma maior Segurança no WordPress.

 

Sobre a Agência Next4

 

A Agência Next4 possui mais de 16 anos de experiência em criação e desenvolvimento de sites e projetos web. Com um time de especialistas, ajudamos empresas a aumentar a Segurança no WordPress e evoluir funcionalidades com segurança nos dados da sua aplicação.

 

Integramos a plataforma com os times de Marketing e vendas para aumentarmos as opções de conversões de Leads e Vendas da sua empresa através do seu website.

 

Fale agora com um dos nossos consultores e entenda todas as opções e soluções que temos para melhorar a Segurança no WordPress e contribuir para o Marketing da sua empresa.

 

Artigos complementares para sua leitura:

URLs compostas utilizando o WordPress

07 motivos para criar meu site em WorpdPress

 

invasão wordpress, proteção wordpress, Segurança no WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *