Redes sociais: gerando resultados para seu negócio pelo Facebook
RESUMO DA NOTÍCIA – Redes sociais: gerando resultados para seu negócio pelo Facebook:
- Facebook: A maior rede social do Mundo
- 20 coisas que você deveria saber sobre Facebook
- O Facebook como ferramenta de trabalho
- Conheça e aproxime-se de seu público no Facebook
- Passo a passo para fazer o Facebook gerar resultados para a sua empresa
Facebook: a maior de todas as redes sociais do Mundo
Foi-se o tempo em que utilizar o Facebook era apenas uma atividade corriqueira do dia a dia
ou uma forma de se comunicar com os amigos mais distantes.
A rede social Facebook, a mais famosa do mundo também é utilizada como ferramenta de trabalho.
Essa rede social é sinônimo de fonte de recursos por profissionais do mundo inteiro.
O Facebook é a maior rede social de todo o mundo por reunir o maior número de usuários em toda a extensão do globo.
De acordo com o próprio Facebook, atualmente a rede social conta com 102 milhões de usuários brasileiros.
Desse número, 93 milhões tem o hábito de acessar a plataforma via dispositivos móveis.
Isso equivale a dizer que 8 em cada 10 brasileiros têm um perfil na rede social.
Quem trabalha com o Facebook, precisa ter em mente que essa é uma ferramenta de trabalho
que precisa estar constantemente sendo aperfeiçoada,
bem como deve ter seu potencial totalmente utilizado pelo profissional.
Existem muitas outras curiosidades que você sequer imagina no que diz respeito
à rede social Facebook que veremos mais à frente.
Como visto, o Facebook tem um poder de alcance e de conectividade extremamente grande.
Nesse sentido, não há erro em afirmar que a capacidade de comunicação e marketing dessa rede social
pode ser melhor aproveitada pelo mundo corporativo.
20 coisas que você deveria saber sobre a maior das redes sociais
Antes de nos aprofundarmos em como se utilizar do Facebook para alavancar o seu negócio,
vamos entender alguns aspectos sobre essa magnífica rede social.
Seguem 20 curiosidades que você deveria saber sobre o Facebook.
- Quando surgiu, em 2006, o Facebook só poderia ser acessado por pessoas normais, até que, em 2007, ele possibilitou também a criação das fanpages;
- Hoje, são mais de 90 milhões de usuários cadastrados só no Brasil;
- Quando em comparação com as outras redes sociais de maior renome, o Facebook lidera os acessos, com 65% de toda a audiência;
- O tempo médio de visita de cada usuário é de 35 minutos diários, que são dedicados exclusivamente para a rede social;
- No que se refere aos perfis normais, eles têm um limite de 5 mil amigos;
- Mas as coisas mudam quando falamos das fanpages, que podem manter um número ilimitado de fãs;
- Pesquisas recentes apontam que o Facebook, nos últimos anos, se tornou um dos veículos mais importantes para comunicar valor de uma empresa, independentemente de seu segmento;
- Dessa forma, muitas são as organizações que voltam suas campanhas e estratégias de marketing digital para essa rede social.
Os principais motivos pelo qual o indivíduo pode utilizar a rede social Facebook para alavancar as vendas, a credibilidade e a própria visibilidade de sua empresa também não são limitados: - Fortalecimento de marca;
- Fortalecimento do veículo em questão;
- Criação de uma verdadeira comunidade de fãs ou admiradores;
- Geração de tráfego para o site;
- Aumento da receita da empresa;
- Aumento da própria visibilidade do negócio.
Para aparecer com maior frequência para os seus clientes,
o Facebook ainda precisa lidar com o funcionamento do EdgeRank,
o algoritmo que limita o número de posts que aparecem na Timeline dos usuários.
Sendo assim, esse e outros motivos são o que definem as dificuldades
em lidar com o Facebook como estratégia de divulgação da empresa/marca:
- A necessidade constante de passar pelo Edgerank;
- A disputa no Feed de notícias se torna cada vez maior;
- Concorrentes muito fortes nas redes sociais;
- E o fato de que nem todos podem acessar o Facebook diariamente;
- Peso de cada uma das postagens;
- Possibilidade de feedbacks negativos.
O Facebook como ferramenta de trabalho
· Contatos: quantidade e qualidade
Utilizar o Facebook como ferramenta de trabalho envolve a criação de campanhas
por meio da ferramenta Facebook Ads.
O Facebook Ads é uma ferramenta da rede social específica para a criação de campanhas
de divulgação no Facebook e tais campanhas atingem uma quantidade específica de pessoas.
De acordo com a modalidade de campanha, as empresas pagam por cliques ou por conversões,
e isso significa que há muito trabalho para definir bem quem são as pessoas que poderão visualizar estas campanhas.
É por este motivo que, manter apenas pessoas do círculo de amigos como contatos no Facebook é um erro,
já que as campanhas poderão não trazer os resultados esperados e acabam gerando custos
que não serão mais recuperados.
· Consultoria em estratégias de marketing
Utilizar as ferramentas de marketing na internet pode parecer uma tarefa simples e fácil,
mas a verdade é que o Facebook Ads e outras ferramentas desse mesmo nicho
exigem um bom nível de prática e certa experiência.
A utilização dessas ferramentas envolve investimentos, muitas vezes, altos para a empresa
e isso torna as coisas bem mais delicadas, pois o trabalho precisa ser bom para justificar tal investimento
e fazer com que ele traga retorno para a empresa.
Por isso, é importante contar com especialistas no assunto.
Profissionais que sabem como gerar leads de sucesso, estudar e interpretar os diversos relatórios de resultados
e criar campanhas que realmente trarão resultados.
Invista nesses profissionais e tenha cases de sucesso garantidos no Facebook
e em outras redes sociais o que são certamente objetivos do seu negócio.
Conheça e aproxime-se de seu público no Facebook, o número 1 das redes sociais
Nenhuma explicação é melhor do que um exemplo.
Supomos que a minha empresa é especialista em marketing digital
e oferece serviços como integração das estratégias de marketing digital, consultoria, gera e nutre os leads,
e analisa os relatórios com os resultados digitais.
A minha empresa quer chamar a atenção de um funcionário (diretor de marketing, gerente de vendas,
analista de marketing, SEO e diretor) de uma multinacional.
Esse colaborador tem 35 anos e é do sexo masculino.
Ele tem ensino superior e, para aumentar o seu conhecimento da área
e saber mais sobre as estratégias que o permitem ter melhores resultados na empresa,
ele pesquisa na internet sobre assuntos na área de vendas, inovação e marketing.
A nossa persona tem como desafio a forte cobrança por resultados melhores.
Se a sua empresa produzir posts sem conteúdo, apenas apresentando seus serviços
e falando o quanto seus profissionais são qualificados,
a sua persona dificilmente desviará o foco para ler o que você está falando.
Mas, e se você criar conteúdo de qualidade e relevância,
trazendo as principais estratégias utilizadas por grandes CEOs para o sucesso no time de vendas,
você acha que a sua persona iria clicar para ler?
Possivelmente, sim. E é aí que a sua empresa, com um post após o outro, todos muito interessantes,
começa a ter valor na mente da sua persona, fazendo com que a sua marca seja referência no assunto.
Após essa fase de referenciar a sua marca com o assunto específico,
é hora de você utilizar a rede social para mostrar como a sua empresa irá ajudá-lo a ter melhores resultados
dentro da companhia onde ele trabalha, por exemplo.
A sua persona já estará confiando na sua empresa, mostre a ele através de cases de sucesso
como a empresa ajudou os clientes a alcançarem melhores resultados através das redes sociais mais usadas.
Traga números reais, período de tempo que esse resultado foi alcançado, mostre os resultados.
Lembre-se que as pessoas querem ler conteúdos que realmente tem fundamento em sites ou redes sociais.
Saiba com quem você quer falar, procure saber os interesses e desafios desse grupo de pessoa
e crie conteúdo que interessariam a leitura deles.
Conquiste confiança, use as redes sociais, e mantenha uma relação próxima com o seu público.
Só compramos de quem confiamos!
Passo a passo para fazer o Facebook gerarem resultados para a sua empresa
A seguir, selecionamos algumas dicas e cuidados para que você possa usar o Facebook
para a geração de resultados em sua empresa. Confira!
Crie uma página
O erro mais cometido por negócios que desejam construir algum tipo de estratégia de marketing no Facebook
e em outras redes sociais é a criação de um perfil pessoal em vez de uma página.
Lembre-se que sua empresa não é uma pessoa, logo não precisa desse tipo de perfil.
Invariavelmente, empresas devem criar páginas até porque elas contam com recursos exclusivos
e altamente relevantes para o negócio dentro da rede social.
Alguns desses recursos são métricas para avaliação de desempenho,
anúncios na maior rede social do mundo e número de fãs ilimitados.
Defina seus objetivos
Se seu objetivo for criar uma página apenas para receber curtidas dos seguidores
ou para poder dizer que está na rede social, os primeiros passos já começaram errado.
Na realidade, a primeira coisa que devemos fazer é criar um objetivo.
Ou seja, definir o motivo e o que queremos ao estar na rede social (gerar engajamento, conseguir leads, promover a marca etc).
Conteúdo relevante
Um dos maiores erros cometidos pelas empresas que estão no Facebook é entregar
para o usuário conteúdo sem muito valor.
Tenha em mente que as pessoas que curtiram sua página querem ter acesso a informações relevantes,
aprender mais sobre o setor e conferir novidades.
Ao trabalhar a composição dos posts aposte em textos curtos e objetivos, em imagem de qualidade
e em uma linguagem que informe e entretenha ao mesmo tempo.
Aproveite os vídeos
Em se tratando de marketing no Facebook, os vídeos têm um peso enorme na balança das estratégias dessa rede social.
Pesquisas apontam que os usuários tendem a ter mais atenção a conteúdos veiculados nesse formato.
É interessante que a empresa utilize desse recurso para gerar mais engajamento e promover a marca entre eles.
Facebook Insights
A plataforma oferece aos usuários uma ferramenta chamada Facebook Insights.
Ela permite que você possa analisar diversas métricas disponíveis para avaliar o desempenho de sua página.
Essa ferramenta tem um papel muito importante, uma vez que é por meio dos dados levantados por ela
que saberemos quais ações estão gerando mais engajamento, que tipo de conteúdo está sendo mais aceito ou ainda,
quais são os posts mais populares dentre diversas outras informações essenciais sobre a sua audiência.
Impulsione posts estratégicos
O impulsionamento de posts no Facebook é uma das ações mais práticas em termos de marketing.
Com esse recurso, é possível pagar para que as postagens possam atingir um número maior de pessoas na rede social.
Nesse sentido, impulsionar posts estratégicos com os anúncios é interessante para a obtenção de resultados.
Integre o Facebook com seu site e suas plataformas de automação
Para otimizar o aproveitamento das possibilidades oferecidas por essa rede social
é essencial que ela seja integrada ao site da empresa, assim como às plataformas de automação.
Ter uma página no Facebook não é algo à parte da rotina da empresa, é uma extensão
e como tal, precisa ter um ‘lugar’ fixo em todas as ações.
Seja mobile-friendly
Boa parte dos usuários do Facebook utilizam a rede social por meio de seus dispositivos móveis.
Isso nos leva a um ponto essencial para o sucesso: criar conteúdo que esteja otimizado
para ser exibido também nesses aparelhos (tablets e smartphones).
Aliás, a própria plataforma oferece opções de análise e visualização.
Sendo assim, antes mesmo de publicar já poderemos ter uma visão sobre como será o resultado final.
Esteja sempre atualizado com as novidades
Por ser uma das principais redes sociais em atividade no mundo,
o Facebook frequentemente promove alterações e divulga novas atualizações.
E esse pode ser um dos problemas de redes sociais caso você não as utilize com a frequência desejável.
É importante acompanhá-las sempre para saber o que os novos recursos e funcionalidades podem oferecer.
Por exemplo, um dos anúncios mais novos diz respeito a uma ferramenta que permitirá que os administradores
de grupos na plataforma possam cobrar mensalidades de seus membros.
A ideia por trás desse projeto é promover e incentivar as pessoas a criar e a manter ativo os grupos na rede social.
Por fim, é interessante lembrar que o Facebook conta com um espaço especial destinado para micro,
pequenas, médias e grandes empresas.
A Página do Facebook para empresas traz dicas e novidades que ajudam no crescimento dos negócios.
Vale a pena conferir!
Agora que você viu sobre o que são as redes sociais e o Facebook para as estratégias de marketing digital,
descubra problemas e encontre oportunidades para aumentar o desempenho do seu negócio agora!
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