Dicas de SEO a partir da compreensão dos critérios do Google
RESUMO DA NOTÍCIA – Dicas de SEO a partir da compreensão dos critérios do Google:
- Introdução ao contexto de Marketing Digital
- A importância do SEO para as empresas
- 5 insights do mundo SEO
- A principal dica do Google para melhor ranqueamento
- As perguntas que você deve se fazer para a melhora do seu conteúdo e os critérios do Google
- Conselho final para a melhora do SEO do seu site
Introdução ao contexto de Marketing Digital
Muita gente considera o Marketing Digital como uma novidade deste século.
Mas a verdade é que ele vai muito além de ser algo novo, pois as estratégias digitais já são consideradas
como o principal meio para se obter visibilidade e ter sucesso nesse mercado.
Ter visibilidade é uma busca incessante por parte de todos os negócios, sejam eles pequenos ou grandes.
Adequar as estratégias conforme o “andar da carruagem” consiste em uma sacada que requer profissionalismo
e precisão para ser feita no momento exato.
Quer entender melhor o que é SEO e quais são os insights de SEO que podem contribuir para o seu negócio?
Continue lendo este artigo e descubra excelentes oportunidades para conquistar o seu lugar ao sol
tratando-se de desenvolver as melhores estratégias de Marketing Digital para SEO.
A importância das estratégias de SEO para os negócios
O que é SEO?
Search Engine Optimization (SEO), ou simplesmente Otimização de Sites, é a estratégia de Marketing Digital
para quem deseja atrair potenciais clientes através do rankeamento de sua página dentro dos mecanismos de busca,
como o Google. O SEO é composto por uma série de estratégias digitais, o SEO é fundamental para os empreendimentos.
Sem adotar uma estratégia SEO dificilmente um negócio consegue obter resultados satisfatórios no ambiente virtual.
E, para estar alinhado às metodologias dessa estratégia, é indispensável manter-se sempre atento
a cada novo marcador e atualização do Google.
Fazer o SEO do site e do conteúdo requer mais do que conhecimentos rasos.
Por isso é importante contar com o auxílio de um profissional ou de uma agência de Marketing Digital SEO para ter melhores resultados.
5 insights do mundo SEO
Que o SEO é importante, você já sabe, mas quais são os insights e as principais tendências nesse assunto
para você se destacar e assumir os primeiros posicionamentos na busca do Google?
Veja a seguir algumas dicas importantes para fazer SEO:
1. Mobile first
Se o assunto é visibilidade dentro da Era Digital evidentemente é importante destacar o conceito de mobile first.
Atualmente as pessoas usam os celulares/smartphones para resolver muitos de seus problemas e necessidades e,
portanto, é indispensável fazer criações de sites que levem isso em conta.
Já existe no mundo mais celulares do que pessoas segundo pesquisas feitas
e a tendência é que esses números continuem crescendo.
Para ter visibilidade no ambiente virtual é preciso criar algo que se destaque justamente nesse meio,
otimizando a experiência do visitante no seu site quando ele vier por dispositivos móveis.
2. Capriche no conteúdo!
O Marketing de Conteúdo ainda é considerado como um dos pontos altos de técnicas de SEO,
afinal as pessoas chegam até os mecanismos de busca com a clara intenção de encontrar informações
a respeito de algo, seja para fazer uma compra ou apenas tirar uma dúvida.
Quanto mais o conteúdo estiver de acordo com as regras SEO, melhor será o seu rankeamento nesses mecanismos e,
quanto mais próximo estiver dos primeiros resultados, maiores as chances de que a sua página seja visitada
pelos usuários que podem virar clientes.
O SEO comprovado na prática deve seguir as regras para que venha a ter sucesso.
3. Reputação e Autoridade: Construção a partir de linkagens externas
Ainda dentro do Marketing de Conteúdo, e considerando também o Inbound Marketing,
vale frisar que outro importante insight e tendência em SEO é a construção de reputação
e autoridade dentro do ambiente virtual. Como é possível isso?
Quanto mais links externos seu site receber,
maior será a indicação para o Google de que ali existem bons conteúdos, ou seja, melhor o SEO.
A cada linkagem, o valor da sua página aumentará e com o tempo a sua posição também vai melhor graças a essa ação.
4. Marcas pequenas x grandes: a busca orgânica tem lugar para todos?
Está chegando agora no Marketing Digital e tem dúvidas se ainda há espaço para pequenas empresas e marcas?
Será que as gigantes já absorveram todo o espaço disponível neste ambiente?
O que é possível fazer para mudar e ter sucesso na busca orgânica?
Primeiramente, sempre há espaço para caprichar e fazer o melhor SEO a fim de se destacar no ambiente virtual.
A partir das estratégias de Marketing Digital é possível competir com grandes nomes
mesmo que o seu limite de investimento seja menor.
A dica é segmentar melhor o público a fim de ser objetivo para obter bons resultados.
5. Conte com profissionais para construir estratégias digitais
Não sabe por onde começar tratando-se do desenvolvimento das estratégias digitais?
Quer alcançar o topo, mas tem dúvidas sobre quais são os melhores caminhos para apostar
e em quais recursos investir para atingir o seu público?
Fique sabendo que outras pessoas também não sabem como resolver tais pontos por falta de conhecimento específico.
A principal dica de SEO do Google para melhor ranqueamento
Caso você ainda não saiba, o Google acaba de publicar alguns “conselhos” de boas práticas
para seu site performar bem nos resultados orgânicos da plataforma – SEO.
Nem todo mundo sabe, mas, o Google – SEO efetua mudanças a todo o momento no seu algoritmo
e não são poucas vezes por ano.
Só para ter uma ideia do que eu estou falando, no último ano ele alterou “apenas” 3200 vezes.
Isso mesmo, você não leu errado não, 3.200 alterações em um ano.
Sabe o que podemos tirar de lição sobre isso?
Que você não deve se focar em uma pequena atualização de SEO que ele tenha feito.
Seu foco principal deve ser tornar seu site compatível com o principal objetivo do Google, seu usuário.
Vamos tratar primeiramente sobre os conselhos que eles estão dizendo para seguirmos em relação às práticas SEO,
e posteriormente vamos entender um pouco mais sobre o que realmente eles querem com isso. Vamos lá?
O principal conselho do Google para quem realmente quer ranquear na plataforma
Como de costume, eles nunca te dão o caminho das pedras e seus anúncios de mudança sempre são vagos.
Mas, sim, eles disseram mais uma vez que para fazer SEO de sucesso, você deve focar em conteúdo.
Eles forneceram uma lista de perguntas que você deve seguir em relação ao seu conteúdo novo e já existente.
As perguntas que você deve se fazer para a melhora do seu conteúdo e os critérios do Google
Seu conteúdo tem a premissa de oferecer informações relevantes e originais, relatos, pesquisas e análises?
– A plataforma está atrás de conteúdo novo e fresco.
Com mais de 1BI de blogs na internet existem diversos conteúdos duplicados por aí, não é mesmo?
O conteúdo oferece uma descrição completa do que será encontrado no seu assunto?
– A formula é simples. O Google não quer dar trabalho ao usuário dele.
Ele quer que seu usuário encontre tudo que ele precisa na sua página sem precisar sair
para complementar as informações em outros sites.
Sua página tem que responder a todas as dúvidas do usuário para ter uma boa pontuação dentro da plataforma.
Ou seja, não vai ter vez para conteúdo raso e sem valor para o usuário. caso esse seja seu caso,
provavelmente não irá ranquear tão bem quanto gostaria no SEO.
O conteúdo oferece uma análise ou informações pouco óbvias?
– Você oferece mais informações relevantes do que seus concorrentes?
Ofereça dados adicionais, conclusões pessoais, pontos de vista que possam ser úteis ao leitor.
Isso dará uma vantagem competitiva significante para o posicionamento das suas palavras-chave
nas buscas orgânicas – SEO. Esse é o significado de SEO.
Se seu conteúdo foi baseado em outras fontes, ele fornece valor extra e original ou se limita a ser uma cópia?
– Fuja da armadilha de copiar e colar o assunto de alguém e somente referenciar com um link. Isso é perder tempo.
Se fizer uma referência a outra pessoa, certifique-se de colocar seu ponto de vista sobre essa citação
e garanta que você tenha suas próprias conclusões sobre um determinado tema,
tornando a maior parte da página original e útil ao leitor.
O título oferece um resumo descritivo e útil do conteúdo?
– Foco na experiência do usuário para criar seus títulos mais relevantes e originais.
Não foque apenas em palavras-chave e obtenção de cliques pois, se, o usuário não ler seu conteúdo,
você está sendo penalizado por isso.
Seu título deve ser evitado ser exagerado e chocante!
– O Google sabe se você está sendo sensacionalista para gerar cliques e obter relevância.
Isso costuma gerar uma alta taxa de abandono da sua página/site.
Se eles identificam que as pessoas saem da sua página e voltam para os resultados das SERP,
eles identificam que seu conteúdo é de baixa qualidade e você usou de má fé para com os usuários da plataforma.
Esse é o tipo de página que você salvaria nos favoritos, recomendaria a amigos ou compartilharia?
– Esse vai ser o valor da sua MARCA. O Google prefere ranquear as marcas, então priorize o usuário e não o SEO.
Faça-o amar seu conteúdo, seu produto, seu serviço, seu atendimento e a experiência com a sua marca.
Você esperava ver seu conteúdo publicado ou referenciado por uma revista impressa, enciclopédia ou livro?
– Deixe seu conteúdo falar por você. Ele deve ser tão bom ao ponto de você ter orgulho de pendurá-lo na parede
e estaria até disposto a imprimir em larga escala.
Só assim você terá certeza que está no caminho certo e fazendo um ótimo trabalho.
O conteúdo fornece informações que te façam confiar?
Fontes confiáveis, provas de expertise do autor, histórico, exemplos práticos, entre outros.
– Posicione-se como especialista, explore dados e cite fontes.
Coloque sua assinatura em tudo que fizer e marque presença para gerar valor e sua marca.
Coloque sempre um link para a sua Bio.
Se você pesquisou um site, sua impressão foi de que ele é autoridade no assunto?
– Como você é visto se comparado aos seus concorrentes? Sua reputação frente a eles é mais popular?
Se sim, isso mostra que você tem potencial para ser um especialista.
Trabalhe mais na sua consulta de Marca (quantas vezes os usuários procuram pelo nome da sua empresa no Google?
Isso mostra a quão famosa é sua marca!) o que vai ajudar bastante a você ganhar mais visibilidade.
O conteúdo é escrito por um especialista ou entusiasta que demonstra domínio sobre o assunto?
– Quem produz o conteúdo para a sua empresa um redator que não entende nada ou o especialista da área?
Escreva somente sobre aquilo que você sabe
e não terceirize essa tarefa pois fatalmente ficará claro para o leitor
que não foi um especialista quem escreveu o conteúdo. Isso prejudica muito a sua marca.
O conteúdo está livre de erros factuais facilmente verificados?
– Não tente passar os outros para trás. Criar notícias falsas e sensacionalistas vai te prejudicar muito.
Não espalhe esse tipo de fake News na internet pois o Google pode identificar facilmente isso
e te prejudicar bastante também.
O seu conteúdo está livre de erros de ortografia ou estilo?
– Identifique possíveis erros ortográficos antes de publicar seu conteúdo
e veja se questões como cores e tamanhos são ideias para a leitura em qualquer ambiente e dispositivo.
O WordPress possui a ferramenta SEO WordPress que ajusta seu texto de acordo com as preferências pelo Google
e pode lhe ser muito útil na formulação e disposição de seu conteúdo, possibilitando um melhor SEO.
O conteúdo apresenta ser produzido com desleixo ou é um conteúdo aparentemente bem produzido?
– Gaste tempo incrementando seu conteúdo com fotos condizentes,
gráficos bem produzidos, vídeos personalizados e Podcasts.
Tenha a certeza que será uma experiência incrível para o usuário.
O conteúdo é produzido em massa ou terceirizado para um grande
número de criadores, ou espelhado para uma grande rede de sites
sem as devidas atenções aos cuidados necessários?
– Para ranquear bem no SEO, o Google quer que as páginas, de forma individual,
respondam às perguntas dos seus usuários. Essa é a chave para fazer marketing SEO.
Se as respostas para as suas perguntas estão em links que te direcionam para vários outros sites
para que você obtenha a resposta você não está colaborando para uma boa experiência do usuário.
O conteúdo possui quantidade excessiva de anúncios que geram distração para o conteúdo ou interferem nele?
– Quanto mais rápido seu site for carregado melhor. Os anúncios diminuem a velocidade de carregamento
e acabam com a experiência do usuário.
Monetizar sua página não pode ser o foco principal.
Ele deve informar e ajudar os visitantes.
O conteúdo é exibido perfeitamente nos dispositivos móveis?
– A maioria dos acessos (+60%) ao Google são através de dispositivos mobiles.
Sua prioridade é otimizar seu conteúdo para celulares e Tablets se quiser ter um bom SEO para site.
Ou seja: Deve-se fazer a otimização SEO – o conteúdo do site deve ser adaptável a qualquer dispositivo.
O conteúdo oferece mais valor se comparado a outras páginas semelhantes nos resultados de busca?
– Que tal avaliar as 10 primeiras posições dos resultados de busca orgânico
para aquela palavra-chave que você está tentando ranquear?
Avalie e tenha certeza que você criou um conteúdo mais significativo que o deles.
Se você não criar um conteúdo TOP, não tem por que o Google te colocar
para cima nos resultados de busca, concorda
O conteúdo atende interesses genuínos dos visitantes ou simplesmente existe para ranquear bem nos motores de busca?
– Não escreva mais conteúdos para os robôs do Google.
Escreva prioritariamente para os seres humanos, uma vez que o próprio Google visa satisfazer as pessoas.
Pode ser que, em um primeiro momento, você demore mais para ranquear lá no topo mas, com toda certeza,
chegará um momento que o Google vai identificar que seu conteúdo é relevante
e focado em pessoas e passará a sua página lá para o topo.
SEO: Conclusão
Existem diversas coisas que o Google mencionou no seu documento de diretrizes de qualidade SEO,
mas tem um foco principal que fica claro e é o que realmente importa para eles nesse momento:
Os mecanismos do Google não entendem o seu conteúdo como os seres humanos compreendem.
Portanto, foque sempre nos humanos para ter qualidade e melhorar o SEO do seu site.
Eles buscam pequenos sinais que possam ajudá-los a identificar comportamentos
para perceberem se o conteúdo é relevante ou não.
Quem avalia essa relevância são os humanos através de seus comportamentos como usuários da plataforma.
Exemplos de comportamentos na rede: Taxa de cliques, taxa de retorno para a SERP,
tempo de permanência na página, relacionamento com marca, quantidade de pessoas que clicaram,
quantidade de pessoas que clicaram e voltaram a fazer nova pesquisa em outros conteúdos…
Avalie todo seu conteúdo e faça uma autocrítica para melhora-lo cada vez mais.
Atualize sempre, adicione mais informações relevantes, responda mais perguntas e,
principalmente não seja raso nas suas respostas.
Deixe claro que você sabe do que está falando
e que seu conteúdo pode ajudar o usuário nesse assunto.
Pense em focar no usuário sempre ao invés de focar no SEO.
Faça o que for melhor para eles e pense no longo prazo.
Esse não é um jogo de curto prazo definitivamente.
Esse é o meu melhor conselho HOJE.
Gostou das dicas? Entendeu o que significa SEO e sua importância?
Na Next4, agência de SEO e marketing digital, temos especialistas em SEO que podem lhe ajudar.
Entre em contato com a gente.
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.