Data Mining: o que é e como utilizar
Não é novidade que as organizações precisam lidar com um amplo número de informações. Além disso, não é segredo para ninguém que essa quantidade enorme de informações precisa ser armazenada em um banco de dados digital, certo?
Para atender essa demanda, as corporações começaram a abrir espaço para algumas tecnologias. A principal delas é o Data Mining, utilizado para identificar as informações que realmente são importantes para o crescimento de um negócio.
Quer saber o que é o Data Mining e como essa ferramenta pode auxiliar no sucesso do seu negócio? Continue a leitura!
O que é Data Mining?
Data Mining, mais conhecido como o processo de mineração de dados, é uma ferramenta que explora uma grande quantidade de informações para encontrar padrões estabelecidos, tendências e relações similares entre os dados avaliados.
Nesse sentido, a plataforma é constituída em três etapas: exploração, construção de padrão e validação. Além disso, o processo está baseado em algumas áreas do conhecimento. Podemos mencionar a sua principal relação com:
- Estatística clássica;
- Inteligência artificial;
- Machine learning.
A estatística clássica, auxilia as metodologias de mineração, com a análise de variáveis e distribuição. Enquanto isso a inteligência artificial busca analisar os conteúdos de forma similar ao cérebro humano, agindo com racionalidade e precisão.
Já o machine learning contribui para que os dispositivos possam tomar decisões, utilizando algoritmos capazes de reconhecer padrões e tendências estabelecidas, como um padrão sonoro de uma fita de led, por exemplo.
Nesse sentido, o Data Mining tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações que buscam encontrar novas oportunidades de solucionar conflitos por meio de um diagnóstico completo do seu negócio.
Geralmente, as organizações utilizam sistemas como e-mail, redes sociais, programas entre outras fontes que, a cada dia, apresentam a importância de explorar a tecnologia para obter vantagens competitivas.
Por isso, o Data Mining é ideal para quem deseja obter diferencial competitivo. Ele permite que os gestores utilizem as informações coletadas para tomar decisões mais assertivas e aprimorar o direcionamento de suas estratégias.
Como funciona o Data Mining?
O estudo de dados é realizado por meio da construção de modelos. Esse modelo, por sua vez, usa algoritmos para agir sobre um conjunto de dados. Como falamos anteriormente, esse processo acontece em três momentos.
No primeiro (criação de modelo), o responsável determina qual é o problema, qual a solução que deseja encontrar e, consequentemente, seleciona a tabela que precisa analisar.
Em seu segundo momento, mais conhecido como treinamento do modelo, é comandada a execução do algoritmo determinado pela tabela do processo anterior. Assim, é possível criar uma série de regras e padrões por meio dessa tabela.
Nesse momento, o gestor define quais serão os dados investigados. Por fim, chega a etapa de consulta de dados, no qual o usuário consegue estabelecer um conjunto de regras e padrões proporcionados pelo algoritmo.
Como usar o Data Mining?
Como podemos notar, essa tecnologia permite a aplicação em diversas atividades do dia a dia. Acompanhe!
1. Previsão e tendências de mercado
A ferramenta é capaz de reunir informações e coletar dados de um determinado período do ano e, consequentemente, antecipar soluções para problemas futuros.
Dessa forma, a mineração de dados, auxilia a organização a identificar os assuntos mais pesquisados entre os consumidores e que geram um maior engajamento para direcionar, de maneira correta, os seus produtos e serviços.
Nesse sentido, funciona mais ou menos assim: a etapa de mineração identificou que os consumidores buscam por placa de circuito impresso dupla face. A partir daí, o gestor consegue analisar esses dados e direcionar melhor as suas ações.
2. Captação de clientes
Por meio dessa ferramenta, é possível coletar dados e informações sobre cada perfil de cliente. Com isso, é disponibilizado um relatório sobre as opiniões, desejos e necessidades dos consumidores.
Dessa forma, fica muito fácil gerar estratégias de captação de clientes para o seu público-alvo. Funciona como uma forma de segmentação. Assim, você passa a identificar os seus consumidores em potencial.
Por exemplo: uma parcela da população precisa comprar etiqueta de segurança. Nesse momento, a ferramenta coleta essa informação e usa a favor da empresa.
3. Estratégias de marketing
Trabalhando com a captação de clientes, a mineração de dados pode otimizar as estratégias de marketing elaboradas.
Os dados coletados podem ajudar a organização a entender melhor as expectativas, necessidades e dados do cliente para que consigam direcionar as ações de vendas.
4. Auxílio na gestão de crise
Outra forma de utilizar o Data Mining é na gestão de crise. Conseguir solucionar uma crise sem causar dano nenhum ao negócio, é o sonho de todo empreendedor. Por meio dessa ferramenta, isso é possível.
A empresa pode utilizar os dados obtidos para identificar o comportamento do público, além de analisar problemas no ambiente interno. Desse modo, você consegue tomar decisões assertivas para contornar situações inesperadas.
E você, já utilizou o Data Mining na sua empresa? Conta pra gente a sua experiência!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.