retencao de clientes 1

Como fazer a retenção de clientes que gere os melhores resultados

 

RESUMO DA NOTÍCIA – Como fazer a retenção de clientes que gere os melhores resultados:

  • A retenção de clientes para a sua empresa
  • 10 sinais que está na hora de investir na retenção de clientes
  • A automação de marketing para reter clientes
  • Fatos sobre a retenção de clientes que geram os melhores resultados
  • Como a Next4 pode lhe ajudar

 

A retenção de clientes para a sua empresa

O conceito de retenção de clientes

A técnica de retenção de clientes é de extrema importância, já que agrega valor e credibilidade,

melhorando inclusive os resultados das empresas.

Ter um cliente satisfeito é o primeiro passo para ampliar a divulgação e o conhecimento do seu negócio,

portanto, vale a pena investir em ações para manter o seu público certo sempre por perto.

O Marketing tem amadurecido com tecnologias de automação,

uma vez que é possível entender melhor os clientes e enviar conteúdo de acordo com cada persona

e estágio da jornada do comprador, isso contribui muito para a fidelização e retenção de clientes.

Uma boa estratégia de comunicação é muito importante para uma empresa conseguir a retenção de clientes,

para começar, é preciso conhecer o público para o qual a comunicação será elaborada,

criando uma persona (alguém que personifique o público-alvo, mas que tenha nome e personalidade),

assim toda vez que qualquer pessoa precisar criar um conteúdo saberá como e para quem criá-lo.

Com a persona criada é preciso conhecer a jornada de compra dela, desde a ativação

que fez ela procurar pelo serviço ou produto até o pós-compra, com isso é possível criar meios de contato com ela,

disponibilizando conteúdos atrelados a cada estágio da compra.

É muito importante saber que, além de um bom conteúdo,

é preciso de um bom timing, nada adianta mandar um conteúdo de retenção de clientes 

para a persona no estágio de ativação, por melhor que ele seja.

 

 

10 sinais que está na hora de investir na retenção de clientes

Mesmo sabendo da importância de manter um público fiel,

muitas empresas acabam deixando essa estratégia de lado.

Abaixo, dez sinais de que está na hora de investir nas ações de retenção de clientes:

1 – Perfil desconhecido:

Se você não sabe para quem está produzindo, está na hora de conhecer

o perfil do seu consumidor para melhor atendê-lo.

2 – Conhecimento da concorrência:

É fundamental saber quem está competindo com você, para ofertar sempre as melhores condições e preços do mercado.

3 – Valorizar os novos clientes:

Um erro das empresas é ofertar novidades somente para os novos clientes.

Para manter uma clientela fiel, é preciso que essa se sinta motivada a continuar consumindo,

deixando os clientes satisfeitos e entregando benefícios inclusive para os clientes antigos.

4 – Não ter estratégias de comunicação:

O cliente se sente muito mais à vontade quando é bem atendido

e quando a empresa demonstra preocupação em atender bem,

investir em relacionamento pode proporcionar futuras vendas.

5 – Não assumir a culpa:

Dizer que a culpa é dos outros (e não sua) não é justificativa para a perda de clientes.

Reconheça os erros da sua empresa e procure consertá-los o quanto antes.

6 – Não se preocupar com o pós-venda:

Dar um retorno de agradecimento é a chave para deixar o consumidor satisfeito e conquistar um consumidor fiel.

7 – Falta de produtos complementares (upselling e cross-selling):

Saiba o perfil do seu consumidor e invista em produtos que sejam do interesse dele, a partir das compras já realizadas.

8 – Abrangência desconhecida:

Se você não sabe quantos clientes são fiéis a seus serviços e produtos, você precisa investir na retenção,

para saber exatamente quantas pessoas está atendendo.

9 – Falta de investimento em automação:

Sempre vale a pena optar por sistemas de retenção de clientes para garantir a fidelidade do seu público.

10 – Se preocupar com os números:

A “qualidade” dos seus clientes é sempre mais importante do que a quantidade.

 

Reter clientes é de suma importância para todos os segmentos,

pois é mais barato gerar venda novamente

quando o cliente sabe da qualidade do seu produto ou serviço,

ele acaba inclusive divulgando para pessoas que confia.

Para fazer essa retenção de cliente,

automação de marketing é uma das melhores alternativas.

 

 

A automação de marketing para a reter clientes

automatização de conteúdo pode ser feita em todos os estágios da jornada,

com e-mail marketing, e-book, landing page, whitepapers, vídeos, etc.

Porém, é preciso sempre ter em mente a persona para saber qual o melhor meio de se comunicar com ela,

se não é alguém que gosta de ler, um e-book pode ser um fracasso,

porém um vídeo bem visual e explicativo será de fato um sucesso.

Com a persona e a jornada desenhada, é hora de conhecer o funil do inbound marketing, ou seja,

quem ainda está no topo e precisa conhecer mais sobre o serviço para de fato comprá-lo,

e quem já é fundo de funil e só precisa de um empurrãozinho para realizar a compra,

seja ele um diferencial ou um conteúdo exclusivo.

A comunicação no pós-compra deve ser levada tão a sério quanto a que for feita antes,

o que não podemos fazer é esquecer das pessoas que já compraram,

pois elas vão procurá-lo na próxima vez que precisar do seu produto ou serviço,

para ter uma boa estratégia de retenção de clientes podemos contar com o sistema de automação de marketing.

Alguns fatores são fundamentais na hora de escolher um bom Software de Automação de Marketing

para você alcançar resultados que realmente vão fazer a diferença para o seu negócio, alguns deles são:

1. Ver se é possível personalizar o tipo de informação que você quer coletar sobre os Leads para conseguir segmentar e personalizar os conteúdos e tipos de interações.

2. Ter a inteligência de mudar o lead de lista e de fluxo automaticamente quando ele passar para outras fases da estratégia (AD passa para RP, CS etc)

3. Disponibilizar a interação com o Lead além do e-mail, ter notificações de quando o lead chega a outros estágios de compra e possibilita enviar informações para sistemas externos (redes sociais, e-mails etc)

A automação de marketing permite criar estratégias para o cliente nunca esquecer da sua marca,

enviando e-mails personificados, novidades, e até mesmo informações sobre o mercado

e conteúdos relevantes para o cliente, ela permite que o cliente fique sempre em contato com a sua marca,

para que ele se torne um embaixador e sempre indique a sua empresa quando tiver oportunidade,

isso é fidelização, isso é conseguir vendas com o novo marketing.

 

A importância da automação de marketing nas técnicas de retenção de clientes
A automação de marketing na retenção de clientes

 

Fatos sobre a retenção de clientes que geram melhores resultados

Manter e reter clientes atuais é tão importante quanto conquistar novos,

o desempenho da sua empresa melhora e caminha rumo ao sucesso.

Clientes satisfeitos fazem o boca-a-boca da sua empresa, e quando o remarketing é bom,

sempre que o cliente pensar no seu produto, vai vir na mente a sua marca.

Isso faz com que haja crescimento nos negócios e melhores resultados.

Veja sete motivos para investir em técnicas de retenção de clientes no seu negócio:

 1 – Custa menos que conquistar um novo cliente:

Alcançar um novo público gerará custos mais altos para sua empresa do que a retenção de clientes,

uma vez que não se conhece o seu perfil e é necessário um grande esforço para atrair o novo cliente

e adaptar todas as necessidades do mesmo ao serviço ou produto da sua empresa,

também estudos indicam que um novo cliente custa até sete vezes mais do que um cliente atual.

2 – A maior parte da venda futura virá dos clientes atuais:

Apenas 20% dos seus clientes atuais é capaz de garantir até 80% das suas vendas futuras,

pois já conhecem os seus produtos e/ou serviços, além de clientes satisfeitos comprarem novamente

ainda indicam para novos clientes.

3 – Reter clientes traz melhores resultados: 

Estudos também indicam que se sua empresa aumentar pelo menos 5% da retenção de clientes,

provavelmente a sua rentabilidade também irá aumentar em pelo menos 75%.

4 – Um cliente satisfeito é uma referência dos seus serviços:

O famoso marketing boca a boca quando um consumidor se sente satisfeito com o produto ou serviço oferecido,

há uma grande chance de ele indicar a sua empresa para outras pessoas,

contribuindo gratuitamente com a divulgação do seu negócio.

5 – Retorno Financeiro:

Se sua empresa investe na satisfação dos seus clientes,

ela investe em budget garantido todo mês, pois um cliente satisfeito

é um cliente que volta a consumir o seu produto ou solicitar os seus serviços.

Possivelmente irá garantir um futuro mais lucrativo e seguro, aliadas a estratégias de marketing digital

um investimento mínimo pode render muitas vendas.

6 – Ampliação de produtos:

Um cliente satisfeito que já conhece a sua marca tem mais chances de apostar

nas novidades lançadas pela sua empresa.

Com a satisfação e retenção de clientes, você pode ampliar o seu catálogo de produtos e/ou serviços,

pois possui um público já predestinado para consumi-lo.

7 – Melhorias na sua empresa:

Além das outras vantagens, o cliente satisfeito é, acima de tudo, alguém que conhece o seu negócio,

tanto os pontos positivos quanto os negativos.

Ele pode te ajudar a melhorar a sua empresa, dizendo quais pontos precisam ser melhorados.

Esse retorno do consumidor é de grande importância e deve ser garantido

através de um bom sistema de relacionamento, isso acaba poupando dinheiro com pesquisas pagas.

 

Quer saber mais sobre como a Next4 pode ajudar com as estratégias digitais?

Compreendemos que criar satisfação, valor e retenção clientes é importante e viável.

Por isso não esqueça de investir em estratégias de pós-venda,

educar seu cliente e estar sempre próximo a ele, para solucionar dúvidas relacionadas ao produto e mercado,

é uma ótima forma para reter clientes e promover novas vendas ou upgrades.

Next4 auxilia empresas com o Inbound Marketing para retenção de clientes,

nós conhecemos o cliente (criamos personas), nos conectamos com eles e agradecemos pela compra.

Elaboramos estratégias de atração e retenção de clientes acordo com a jornada do comprador,

que envolvem conteúdo em blog, material rico, divulgação programada por e-mail

e posts em redes sociais (pagos e orgânicos), utilizamos meios digitais que são capazes

de promover estratégias baratas e que obtém retorno financeiro.

Nossos conteúdos são elaborados com o objetivo de atrair e manter leads e clientes,

ajudando empresas no branding, na captação e retenção de clientes.

Tudo isso fica mais fácil de ser acompanhado e gerenciado com a ajuda da automação de marketing.

Ela permite enviar e-mails personificados, novidades e fazer com que o cliente fique sempre em contato com a marca.

 

De que forma a Next4 ajuda sua empresa com as técnicas de retenção de clientes
A Next4 pode ajudar com as estratégias de retenção de clientes

 

E aí, gostou da dica? Entendeu a importância, o que é retenção de clientes e como fazer retenção de clientes?

A Next4 pode lhe ajudar com as técnicas de retenção de clientes e muito mais. Entre em contato conosco.

ações de retenção de clientes, atração e retenção de clientes, como fazer retenção de clientes, estratégias de retenção de clientes, fidelização e retenção de clientes, o que é retenção de clientes, retenção de cliente, retenção de clientes, retenção de clientes conceito, reter clientes, satisfação e retenção de clientes, satisfação valor e retenção de clientes, técnicas de retenção de clientes