Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

 

O que são Wireframes e por que usar para criar um site?

Quer criar um novo site?

Você que está no processo de criar um site, já deve ter ouvido falar de WIREFRAMES! Mas você sabe o que significa e como o programador utiliza essa funcionalidade no seu site?

Os Wireframes são uma parte fundamental de todo projeto digital eles consistem em um desenho com toda a estruturação, que vai demonstrar o esqueleto do projeto web, página da internet, interface e modelo.

Ele faz parte do processo de planejamento e utiliza das especificações do cliente para entregar um modelo do que será o projeto final. Por isso, o wireframe deve ser simples, sem muitas imagens ou cores. Encare-o como um verdadeiro esqueleto, algo apenas estrutural.

Grandes corporações e profissionais defendem os wireframes como o passo seguinte à concepção mental de todo projeto, já que essas ilustrações básicas terão os componentes essenciais e a estrutura necessária para uma página de internet.

No entanto, nem todo cliente acha necessária à realização do wireframe, mas ele tem parte importante na concepção de um projeto web.

A importância do wireframe

A comunicação com o cliente nem sempre é uma tarefa fácil. É comum que ele peça mudanças com frequência e que nem sempre se lembre de tudo o que havia solicitado para você quando o projeto teve início.

Por esse motivo, o wireframes são passos importantes para manter a comunicação assertiva com seus clientes. Ele permite que eles possam visualizar as ideias com facilidade, diferente do que acontece quando a descrição é apenas verbal.

Na hora de criar os wireframes você segue as instruções do projeto pedido pelo cliente e pode, inclusive, mostrar como um item que ele havia pedido, mas você sabe que não ficará bem na estrutura, pode atrapalhar todo o design da página.

Por isso, a importância do desenvolvimento do wireframe é tão debatida entre os profissionais da área. Eles entendem que suas aptidões nem sempre estão relacionados com comunicação verbal e que em outros casos é difícil para o cliente fazer uma imagem mental de todos os conceitos que você discute em reuniões. Com esse esqueleto a comunicação fica no papel e você e seu cliente sabem exatamente se estão no mesmo caminho ou com ideais completamente diferentes.

O que é preciso ter em um wireframe

Todo wireframe precisa ter os diferentes elementos de uma página, até mesmo os itens de design. Por isso, todos os itens que o projeto possui e suas localizações são importantes para o andamento de seu trabalho.

O wireframe pode ser criado em programas de computação ou até mesmo em um papel, como pequeno esboço. Os criados em ambiente virtual recebem normalmente o nome de protótipos, principalmente se tiverem interatividades clicáveis, que mostram verdadeiramente o cliente como será o projeto.

Se você decidir ignorar a confecção de um wireframe, e consequentemente ir direto para o CSS/HTML se os projetos precisam de ajustes ou mudanças, demoraram o dobro do tempo para ficarem prontos.

Projetos com wireframe são facilmente descartados, adaptados quando necessários e até mesmo revistos. Por isso, na hora de começar a fazer seu projeto fique atento a todos os passos, dessa maneira você ganha tempo e mostrar ao cliente seu profissionalismo, já que conseguirá mostrar para ele tudo o que for necessário para a concepção de sua página ou projeto web.

Fale com a agencia Next4
Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.