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Já ouviu falar de “mapa de calor” do site?

mapa de calor do site

No mundo digital tudo pode ser analisado, mensurado e melhorado. Mas, para que ações positivas e de otimização possam ser tomadas é preciso fazer uso de ferramentas tecnológicas específicas.

Neste artigo, vamos abordar sobre uma das mais importantes para este fim: o mapa de calor de um site.

O mapa de calor do site

De forma simples e prática, um mapa de calor do site ou heatmap, em inglês, é uma ferramenta tecnológica que permite criar representações gráficas com base em cores quentes e frias, as quais mostram as áreas e pontos que mais atraíram a atenção dos usuários que acessaram o site.

Os mapas de calor são compostos por cores marcantes como amarelo, laranja e vermelho, uma vez que indicam as regiões mais ativas.

Ou seja, onde os usuários mais clicaram ou passaram o cursor do mouse.

Dessa maneira, fica mais fácil e prático identificar quais as áreas despertam mais interesse e quais não são relevantes para o visitante.

Isso ajuda a tornar mais eficiente o processo de otimização em relação às áreas ignoradas.

Importância de um mapa de calor

Quando os desenvolvedores trabalham em um site eles criam um cenário sobre como os usuários vão se comportar.

A questão é que nem sempre a realidade condiz com aquilo que foi planejado. Os visitantes podem achar o site confuso ou ter problemas de navegação, por exemplo.

É por isso que um mapa de calor do site surge como uma ferramenta de extrema importância, pois ele permite que uma análise mais correta seja feita.

Por meio dela será possível extrair determinados insights que ajudarão na otimização da página.

De fato, um heatmap não oferece dados com exatidão absoluta.

Mas, conta com recursos que são suficientes para evidenciar o que precisa ser reavaliado e melhorado para que as conversões aumentem.

Aqui cabe uma observação interessante: a melhor maneira de extrair o máximo dos mapas de calor é associá-los com outras ferramentas de análise, a exemplo do Google Analytics.

Dessa forma, é possível obter tanto dados qualitativos quanto quantitativos.

Ferramentas de mapa de calor

Há uma série de ferramentas muito úteis para a criação de mapas de calor.

Essa variedade pode ser muito bem aproveitada por quem precisa desse recursos, pois permite escolher aquela que melhor se encaixa às necessidades do site.

A seguir listamos algumas das opções mais populares. Acompanhe.

Sumome

O Sumome funciona em qualquer tipo de site, mas é mais bem aproveitado naqueles desenvolvidos em WordPress por meio da instalação de um plugin.

CrazyEgg

O CrazyEgg permite o rastreamento de cliques, rastreamento da barra de rolagem e o mapeamento de calor. Para facilitar a compreensão, ela até codifica as cores e os cliques do usuário.

Mouseflow

Além de mostrar onde os usuários rolam, clicam, movem ou tocam, o Mouseflow ainda oferece suporte de análise em períodos de data previamente personalizados, testes A/B e diversos layouts.

Também é possível rastrear a ação do usuário entre uma página e outra, dessa forma dá para conhecer quais caminhos são tomados pelos usuários que são mais interessantes para a finalidade do site.

Heatmap.me

O Heatmap é uma ferramenta muito útil para os sites que apresentam um grande fluxo de tráfego.

Ele dispõe de mapas de calor em tempo real em poucos segundos, o qual é atualizado frequentemente. Tudo isso na própria tela, tornando mais rápida e prática qualquer análise.

Outras ferramentas interessantes que podem ser usadas para a geração de mapas de calor são o Clicktale, Luckyorange, Feng-gui e Hotjar.

A maior parte dessas ferramentas conta com opções gratuitas, algo muito bom, pois há a possibilidade de testar várias sem que haja compromisso ou gastos financeiros envolvidos.

Como aumentar a conversão com mapa de calor

Como os mapas de calor ajudam no entendimento em relação a como o visitante está interagindo com o site, os conteúdos e os pontos mais críticos, eles se mostram excelentes ferramentas para o aumento da conversão, especialmente por oferecerem um melhor direcionamento sobre o que deve ser otimizado.

Com os dados obtidos pelo heatmap e outras ferramentas de análise, o desenvolvedor do site pode tornar a experiência do usuário mais prazerosa e mais sólida, ao colocar no melhor lugar o conteúdo mais indicado.

Por fim, um ponto importante sobre o uso dos mapas de calor para aumentar a conversão é que eles permitem uma otimização dupla.

Ou seja, as medidas e alterações que serão tomadas podem partir daquilo que atende tanto o usuário de desktop quanto o de dispositivos móveis, agregando ainda mais valor a todo o processo de aumento de performance.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua com Planejamento de Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2008. + Certificado pelo Google Adwords (Fundamentals, Expert Search, Expert, Display, Expert YouTube, Performance, Shopping, Google Analytics). + Certificado pela Resultados Digitais (Metodologia Inbound Marketing - RD Station, Customer Success, Gestão, Marketing, Vendas, Marketing Digital, Planejamento de Marketing Digital, Facebook + Instagram Fundamentals, Projeto de aceleração de resultados). + Cursos complementares - Imersão Winning by Design - Processo de Vendas / Receita recorrente.