Skip to main content
Automação de Marketing Digital: O que é e como fazer

Automação de Marketing Digital: O que é e como fazer

 

RESUMO DA NOTÍCIA – Automação de Marketing Digital: O que é e como fazer:

  • Introdução à automação de marketing digital
  • O que é a automação de marketing digital
  • Benefícios da automação de marketing digital para seus processos internos
  • Automação de marketing: Importância e fundamentos
  • Fluxos de automação de marketing digital da Next4
  • As 5 categorias dos fluxos de automação
  • Possíveis caminhos dos fluxos de automação de marketing da Next4
  • Como a Next4 pode lhe ajudar com os fluxos de automação de marketing

 

Introdução à automação de marketing digital

Marketing Digital já é uma realidade nas empresas brasileiras e hoje ela já faz parte de quase 70% de todo o valor

destinado ao marketing dentro de uma empresa. O problema é que logo que sua estratégica começa a dar resultados,

sua equipe passa a ter ainda mais responsabilidade, criar mais conteúdos, gerenciar mais pessoas e criar mais interações.

Nesse momento, os diretores e gestores pensam em realizar a automação de marketing digital.

Mas você sabe o que é isso, e porque ela pode te ajudar a melhorar os processos internos?

A automação de marketing digital é mais simples do que realizar a automação de processos.

Ela te ajuda a entender como sua audiência pensa e te faz criar conteúdo que interesse a eles, fazendo assim com que você tenha ainda mais leads convertidos.

Dentre as ferramentas de automação de marketing estão: o conteúdo programado nas redes sociais,

o compartilhamento de artigos em vários locais da internet e também aumentar o fluxo de leads para manda-los ao

funil de vendas, para que assim toda a oportunidade nos negócios seja realizada.

 

Afinal, o que é a automação de marketing digital?

O envio de fluxos de automação de marketing é uma prática importante que compõe a

estratégia de automação de marketing focada em relacionamento com os leads.

Mas o que é automação de marketing digital? É um dos elementos que fazem parte da metodologia do inbound marketing.

Ela é a união de tecnologias e processos para interessados em vendas e marketing, com o objetivo de

aumentar a eficiência e os resultados das atividades repetitivas do marketing.

Com ela, é possível ter uma comunicação segmentada e personalizada com os leads que interagem com sua empresa

nos diferentes canais online. Com isso, você oferece o e-mail certo, no momento ideal e alinhado com os perfis e comportamentos deles.

Isso parece impossível, mas na verdade não é, pois essa automação vai rastrear todos os pontos de conexão

entre as empresas e leads e entender os diferentes momentos/estágios de compra do seu lead.

Suas equipes de marketing e vendas podem se beneficiar da automação de várias formas como: ganho de produtividade

para ambas as equipes, leads mais bem preparados e que geram tickets maiores,

diminuição do ciclo de vendas e um funil de vendas mais eficiente.

Além disso, como essa é uma estratégia totalmente mensurável, a empresa tem a visão clara do desempenho das métricas e indicadores.

No entanto, ela só pode ser colocada em prática por meio de uma ferramenta de automação de marketing como o RD Station Marketing, por exemplo.

Com ela, sua empresa consegue gerenciar todo o processo de envio de e-mails com as segmentações e pontuações

de acordo com os perfis e comportamentos para poder qualificar a sua base de leads.

Além disso, essa ferramenta de automação de marketing pode ser integrada com alguma ferramenta de venda como um CRM, por exemplo.

Isso vai fazer com que suas equipes de marketing e vendas ganhem em produtividade, otimização de resultados

e geração de mais vendas, o que mostra a importância da automação de marketing.

 

Benefícios da automação de marketing digital para seus processos internos

fluxos de automação
Benefícios da automação de marketing digital

Economia de tempo: Esse é talvez o maior benefício da automação  para os seus processos internos.

Gastando menos tempo para criar, compartilhar e responder os conteúdos e interações,

você tem mais tempo para gerenciar os outros processos como o planejamento de cursos, calendários, provas, eventos, entre outros.

Isso porque a efetividade criada pela automação de marketing fará com que seu time traga mais resultados

e tenha mais tempo livre para realizar outros processos, que antes eram deixados de lado.

  • Menos custos para o marketing digital: Outra grande vantagem para os seus processos internos é o custo de aquisição. Isso porque todo o processo fica mais eficiente e o que era gasto para cobrir o marketing que não dava muito certo, pode ser direcionado a outros processos que precisam de mais atenção financeira.

Com a automação, o custo por lead cai de forma drástica, já que sua preparação é feita de forma automática,

o que pede menos recursos e custos do marketing. Os novos caminhos também fazem com que você mantenha

processos internos em dia e que consiga remanejar o dinheiro que economizou em processos que necessitam.

  • Aumentar as vendas: a automação faz com que sua audiência receba mais conteúdo relevante, tenha mais leads nutridos e a jornada do comprador seja mais eficiente. Tudo isso para que você consiga vender mais. Quando vende mais cursos e recebem mais inscrições, os processos internos de aquisição e criação começam a ser mais questionados e você passa a trabalhar melhor em formas de atender o público que chega até você.

Agora que você já mais sobre o que a automação do marketing digital pode fazer por você e sua empresa,

basta apenas saber o que seu lead procura e começar a encontrar os processos internos que serão beneficiados por essa ação.

 

Fluxos de automação de marketing digital da Next4

A agência Next4 tem um estilo próprio de criação de suas estratégias digitais, e com os fluxos de automação não poderia ser diferente.

Criamos uma metodologia própria para criar esses fluxos de automação de marketing (Connect) de uma forma que

os nossos clientes compreendam e ao mesmo mantendo a sua efetividade na geração de resultados.

Basicamente, os fluxos de automação da Next4 são divididos no mínimo entre cinco categorias:

  1. Entrada
  2. Nutrição
  3. Negociação
  4. Resgate
  5. Clientes

Sendo que a “entrada” são os canais de entrada, como por exemplo, newsletter, página de contato, telefone,

material rico, campanhas de mídia paga, etc. Todos os canais da empresa.

Assim que esse visitante se torna lead, ou seja, faz uma conversão – deixa os seus dados em um formulário.

Ele vai para o fluxo “nutrição” que faz a nutrição de leads com e-mails personalizados, com conteúdos relevantes

e automatizados respondendo suas principais dúvidas e preparando-os para a próxima fase do funil.

Após percorrer o fluxo de automação “nutrição”, esse lead tem dois caminhos possíveis,

ele pode passar pelo fluxo sem efetuar nenhuma nova conversão e ir para o fluxo de “resgate”.

Ou então dar a chamada levantada de mão e ir para o de “negociação” – área comercial da sua empresa.

O fluxo de automação “resgate” tem como objetivo fazer com que o lead faça uma nova conversão para voltar para a “nutrição”.

Essa nova conversão é realizada com novos materiais de interesse do público da sua empresa que normalmente

respondem às principais dúvidas e dores do seu público-alvo.

Já o fluxo de automação “negociação” é quando o lead vira uma oportunidade e está em contato com a

equipe comercial da empresa (mais próximo da etapa de vendas).

Por isso ele serve para acompanhar esse processo, que pode ser longo ou curto (depende do tipo de venda realizado pela sua empresa).

E ainda ajuda a manter a empresa conectada com a oportunidade para facilitar a consideração pela sua empresa e auxiliar na venda.

Por falar em venda, quando ela acontece, vai para o fluxo de automação “clientes” que serve como um pós-venda

para atender todos os pontos desse estágio de forma automatizada.

Vale lembrar que não devemos “abandonar” o processo após seu lead se tornar um cliente da sua empresa.

Devemos sim, mudar a característica da comunicação e fazê-lo com que se torne um advogado da sua marca e indique ainda mais clientes.

 

Possíveis caminhos dos fluxos de automação de marketing da Next4

Agora que você entendeu cada categoria dos fluxos de automação da Next4,

acompanhe abaixo os cinco possíveis caminhos que esse lead pode percorrer dentro da ferramenta.

  • Entrada > Nutrição > Negociação > Clientes
  • Entrada > Negociação > Clientes
  • Entrada > Nutrição > Negociação > Resgate > Entrada
  • Entrada > Nutrição > Resgate > Entrada
  • Entrada > Negociação > Resgate > Entrada

 

Fluxos de automação de marketing
Fluxos de automação de marketing na Next4

 

Que tal ter esses fluxos de automação de marketing ativados na sua empresa?

Descubra na prática como esses fluxos podem funcionar na sua empresa, entrando em contato com a equipe de especialistas da agência Next4.

Nossos clientes que ativam essa estratégia conquistam resultados expressivos em

novas conversões de vendas para sua empresa.

Além da estratégia dos fluxos de automação de marketing, nós podemos fazer um estudo completo do cenário

do marketing digital atual da sua empresa para entender suas necessidades e ver como

nossas soluções podem se encaixar para auxiliar você e a sua empresa nas áreas de Marketing e Vendas.