Skip to main content
Aumente a performance com Automação de Marketing na sua empresa

Aumente a performance com Automação de Marketing na sua empresa

RESUMO DA NOTÍCIA – Aumente a performance com Automação de Marketing na sua empresa:

– Entenda por que você deve investir em automação de Marketing

– Como avaliar um software de automação de Marketing para a sua empresa

– Como colocar em prática e colher os melhores resultados

 

Falar da importância do Marketing Digital para empresas é “chover no molhado”.

Com o Mundo tão digital, é vital que as empresas possam marcar presença na internet. E isso envolve diretamente investir em ações de marketing digital, que conferem resultados mais efetivos e são ações muito mais práticas se comparadas às do marketing tradicional.

Saber utilizar o Marketing Digital a favor de um negócio envolve saber fazer as coisas certas da maneira certa, de forma totalmente estratégica.

E para isso, é preciso saber desenvolver planejamento estratégico, organização de informações, dinamismo das ações e avaliação constante de dados, procurando monitorar constantemente os processos envolvidos e suas consequências.

Ou seja: é preciso que haja integração de diversas informações, e colocar as ações para funcionar demanda muito conhecimento estratégico.

Nesse contexto, a automação de marketing é uma prática extremamente útil, pois confere interação de forma personalizada com os leads (maior capacidade de segmentação), além de proporcionar mais dinamismo ao processo na medida em que a comunicação é feita de forma automática.

A automação de marketing também possibilita várias outras ações de marketing, como automatizar a mensuração de dados.

É uma ferramenta que gera muitos resultados, e que tem sido muito aderida por diversas empresas e por diversos profissionais da área de marketing.

Vamos saber um pouco mais a respeito dela a seguir.

2 2 2

 

Entenda por que você deve investir em automação de Marketing

O que é automação de marketing?

Podemos definir automação de marketing como o uso da tecnologia (software) para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência dos mesmos.

Trata-se da principal ferramenta para nutrir (“alimentar” de conteúdo) e avançar os leads (potenciais clientes) até o momento da compra pelo funil de vendas da sua empresa.

Ou seja: através da automação de marketing, a empresa estreita o relacionamento com o lead, e prepara-o para a compra através de uma comunicação adequada e condizente com as suas expectativas e necessidades e no momento certo.

A automação de marketing trabalha a partir de softwares específicos como por exemplo o RD Station, Hub Spot e Sharp Spring.

Existem 3 áreas do marketing digital onde a automação de marketing poderá trabalhar: e-mail marketing – você poderá segmentar a lista, gerar respostas automáticas, e disparos personalizados de acordo com a ação ou comportamento de cada cliente; mídias digitais – possibilidade de agendamento e estruturação de conteúdo; Landing Pages – automatização do texto e modelos de designs.

Existem também ferramentas de automação de marketing para a instrução de produção de conteúdo, com foco em conteúdo de qualidade e adaptabilidade aos critérios de SEO.

A automação de marketing permite que você otimize a forma como a tarefa deve ser feita, economize tempo para executá-la, e ainda possa medir continuamente o desempenho da tarefa, tornando as ações de marketing digital muito mais eficientes.

Ela garante que os esforços possam ser melhor gastos em tarefas mais importantes, deixando as tarefas operacionais e repetitivas automatizadas, viabilizando uma comunicação estratégica, dinâmica e eficiente.

Dessa forma, personaliza-se a interação com os leads, para facilitar o processo de retenção de clientes, e assim gerar mais vendas.

Existem opções de softwares com CRM integrados, e que de fato, agilizam o pipeline de vendas da sua equipe comercial e geração de relatórios completos.

 

Como avaliar um software de automação de Marketing para a sua empresa

Um software de automação de marketing é tudo para o processo.

Afinal, é através dele que sua estratégia de automação de marketing será possível.

É preciso identificar as particularidades de cada software, e alinhá-las com os objetivos do seu negócio para assim verificar qual deles encaixa-se melhor com as estratégias das quais seu negócio tem em vista.

O ideal é que você possa olhar “por todos os ângulos” antes de fazer sua escolha.

Isso envolve ser capaz de avaliar elementos da sua empresa, das estratégias envolvidas no processo de automação, e do próprio software, como:

  • O orçamento – identifique a importância e o potencial do processo de automação de marketing, o quanto sua empresa está disposta a investir, os riscos e o custo-benefício envolvido;
  • O que você precisa do software em termos de usabilidade – identifique o que você precisa que a ferramenta possua dentro do que imagina ser essencial no processo de automação de marketing, e de que maneira elas são concebidas;
  • O tamanho da sua empresa – saiba a dimensão do seu negócio, para se situar do porte das estratégias a serem desenvolvidas, e assim, do tipo de software que poderá estar envolvido no processo;
  • Quantos leads está planejando ter – verifique a quantidade de leads em vista para poder se planejar do orçamento do software e da segmentação e base de envios que você deverá ter de fazer e a quantidade disponibilizada em cada plano;
  • Aspectos-chave do software – tenha uma noção clara de aspectos fundamentais para o processo de automação de marketing que cada software deve ter, comparando-os.

Entre esses aspectos, podemos citar: critérios de segmentação de leads e modo de coleta das informações, interação com os leads além do email – interação com outras ferramentas, relatórios de desempenho e suporte técnico para configurações e estratégias que pode ser o grande diferencial.

Um bom software pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do processo de automação de marketing, e consequentemente das operações de marketing e vendas.

Para isso, é essencial que você tenha um software que te ajude a automatizar ao máximo os processos mais operacionais.

Isso inclui segmentar listas e entregar o tipo certo de conteúdo para cada grupo de leads, entender as demandas e necessidades de cada persona, etc.

Escolher a ferramenta de automação de marketing correta vai te permitir potencializar os benefícios do processo de automação de marketing – melhorar as taxas conversão e reduzir as taxas de rejeição, por exemplo.

Com a escolha correta, a empresa tende a se relacionar de uma melhor forma com o usuário, oferecendo melhores experiências.

Dessa forma, ela ganha em engajamento e em credibilidade, refletindo diretamente nas vendas.

 

Como colocar em prática e colher os melhores resultados 

Para colocar uma estratégia de automação de marketing para funcionar da melhor maneira, é preciso ser estratégico: começar entendendo bem o seu público, e alinhar com as expectativas e realidade do seu negócio, para então avaliar o que pretende com a automação de marketing, e com as estratégias potenciais por trás do processo.

Com isso, fica muito mais fácil escolher a ferramenta (software) de maior custo-benefício para a sua empresa.

Com o tempo, você ganhará mais experiência com a ferramenta e ainda mais conhecimento sobre o seu público.

Contar com uma ferramenta que seja capaz de proporcionar relatórios de desempenho é fundamental.

Isso porque você poderá monitorar o todo processo, adaptando mudanças necessárias, e entendendo a melhor maneira de comunicação e que tipo de conteúdo deverá ser elaborado para o público, conferindo investimentos e esforços mais assertivos.

Tudo isso colabora para gerar mais leads, conferir melhores experiências e maior engajamento dos clientes com a sua marca, portanto mais vendas.

Automação de marketing não tem segredo e atualmente é “obrigatória” para se ter mais performance com o Marketing digital da sua empresa.

É preciso se planejar estrategicamente a partir dos objetivos da sua empresa e da sua base de leads, fomentando conteúdo personalizado que propicie melhores experiências dos leads com a sua marca.

A automação de marketing proporciona tudo isso na medida em que otimiza a forma como a tarefa deve ser feita, gera economia de tempo, e permite a medição do desempenho da tarefa.

Esse processo favorece a assertividade das ações, dos esforços e dos investimentos, refletindo nas vendas e na credibilidade do seu negócio frente aos consumidores.

3 2 1

E aí, gostou da dica? Entendeu o que é automação de marketing e como ela pode ser importante para as ações do seu negócio?

Conte com a Next4 para montar uma estratégia de marketing digital completa para sua empresa.

Temos 15 anos de experiência com Marketing Digital e uma equipe qualificada para gerar mais resultados para a sua empresa.