Aplicar as técnicas de SEO em seu site profissional aumentará o tráfego de pessoas no seu domínio e consequentemente promoverá os serviços com mais facilidade.
Quer saber qual a melhor maneira de alcançar esse objetivo? Veja agora como criar estratégias para aumentar o seu tráfego!
Segundo pesquisas, 4 bilhões de buscas são feitas diariamente no Google e cerca de 30% dos cliques vão para os três primeiros resultados. Isso acontece pela facilidade de encontrar o que se está procurando logo de cara e também, pela credibilidade que um bom posicionamento transmite ao internauta.
Ao falar em posicionamento, deve-se ter em mente que os primeiros são os que detém as informações mais completas e relevantes diante a percepção dos usuários.
Para ser bem posicionado nos marcadores de busca, é preciso ter uma demanda de tráfego alta. Quanto mais acessam seu conteúdo, mais relevante ele se torna nesses buscadores da web.
Existem algumas estratégias fundamentais para alavancar o seu website e aumentar seu tráfego, conquistando cada vez mais potenciais clientes e mantendo uma boa posição de ranqueamento. São essas:
De maneira resumida, podemos dizer que o Search Engine Optimization (SEO) é o processo de otimização de um site para que os internautas o encontrem com mais facilidade quando realizarem pesquisar sobre determinados temas nos motores de busca (Google, Bing, etc).
A otimização de SEO, por sua vez, é o primeiro passo para que você consiga alavancar o tráfego no seu domínio da web. Veja mais dicas de SEO aqui.
O intuito das práticas de SEO nas empresas é dar visibilidade aos seus produtos e serviços por meio dos buscadores para que assim, seja possível fortalecer a imagem da marca no mercado e gerar vendas a partir disso.
O SEO pode ser dividido em duas partes, sendo elas, SEO on-page e off page:
SEO on-page são todas as ferramentas utilizadas para a otimização da página em questão. Disponibilizar um conteúdo informativo de qualidade no seu e-commerce, junto com um ambiente de boa usabilidade, são alguns dos fatores que contribuem para o bom posicionamento da página e uma interação maior com os internautas.
A criação um título utilizando palavras-chave, descrição nas imagens do texto, uma URL apropriada, subtítulos adequados, inserção de links para outros conteúdos são consideradas algumas das ferramentas de SEO on-page, por exemplo.
Dentre os principais mecanismos do sistema on-page de otimização se encontram:
Title tag: Esse é o título do seu site que vai aparecer nas páginas de busca. Ele dá uma prévia ao internauta do que se encontra no seu domínio. Aqui, é importante utilizar palavras-chave para atrair o seu público em potencial.
Por exemplo: O seu domínio é voltado para as vendas de um plano de saúde odontológico específico. Neste caso, opte por utilizar palavras-chave como “plano odontológico” ou “convênio odontológico individual”.
Assim, aqueles internautas que pesquisam na aba de busca do Google por esses tópicos, terão maior facilidade de encontrar a sua página.
Títulos e subtítulos: Precisam de clareza, conter palavras-chave principais e obedecer a hierarquia h1, h2, h3. O título deve estar formatado como header 1, os subtítulos principais como header 2 e assim por diante. Isso colabora para que o conteúdo fique visualmente mais agradável.
URL: O endereço da sua página é essencial pois dá uma prévia do conteúdo abordado dentro do domínio. Utilizar termos claros na composição e inserir palavras-chave que deseja ranquear são ótimas dicas para uma boa colocação do seu negócio nos sites de busca.
Também é importante observar a URL criada automaticamente pelo site e caso necessário, alterá-la. Por exemplo: a página do seu domínio é dedicada à venda de diversos tipos de plano de saúde dentário.
Uma URL cheia de números e símbolos é bem menos atraente do que uma URL que já contenha o assunto que irá ser tratado na página. Observe:
Nota-se que a segunda opção é bem mais agradável visualmente, portanto, é a mais indicada.
Meta description: É um resumo do conteúdo que o internauta vai encontrar ao acessar determinado site. Seu principal objetivo é atrair mais usuários a clicarem no link.
Este espaço é destinado para que as páginas se diferenciam umas das outras, em meio a tantos resultados que aparecem nos sites de busca.
É preciso convencer o visitante em poucas palavras de que o conteúdo oferecido pela página é de fato relevante para sua pesquisa.
Ex: Conheça aqui quatro boas estratégias para aumentar o seu tráfego e atrair leads potenciais para sua equipe comercial vender mais (palavra-chave foco – estratégias para aumentar o seu tráfego ).
O SEO off-page é uma ferramenta que consiste nos direcionamentos dos links para a sua página colocados em outros sites da internet, demonstrando relevância do conteúdo em questão e melhorando o posicionamento nos buscadores da web.
Quanto mais links e menções o seu site receber de diversas páginas distintas que sejam relevantes e confiáveis, mais pontos ele terá com os buscadores do Google.
Essa construção de rede de links e direcionamentos (chamados backlinks) se consistem em uma ação conhecida como link building.
Vale ressaltar que toda a construção de relacionamento com outros domínios é válida para a otimização mesmo que não gere backlinks. Dentre elas, estão:
Parcerias: Buscar parceiros em outros sites e blogs é essencial para conseguir a linkagem com a sua página. É aconselhável encontrar parcerias que tenham uma linha de conteúdo relacionada com a sua área de atuação, a fim de deixar os links bem contextualizados para o leitor.
Menções: São tão importantes quanto os backlinks e podem ser feitas em posts de outros blogs ou fóruns online, mas, para conseguir um bom posicionamento é muito importante que os comentários sejam feitos com relevância e referências positivas, mostrando a autoridade do seu site perante o assunto.
Redes sociais: São elementos cruciais para atrair um bom número de redirecionamentos para a sua página. Através delas pode-se analisar o volume de tráfego, compartilhamento de post e conversão de resultados de venda, por exemplo. Além disso, são uma excelente opção para troca de conteúdo e promoção da interação com seguidores.
A plataforma de anúncios do Google tem por finalidade exibir conteúdos relevantes que entreguem aos internautas o que eles procuram.
É através desse serviço que é apresentado aos usuários links patrocinados quando alguém realiza uma busca com alguma palavra-chave específica.
Entender o funcionamento da ferramenta do Google ADS e suas vantagens é um diferencial competitivo para aumentar o tráfego do seu domínio e consequentemente, atrair mais clientes.
As vantagens de usar a plataforma são muitas. Por exemplo: Em seu domínio é possível exibir os dados mais relevantes e métricas que vão dizer se os seus resultados são satisfatórios ou não.
A partir daí, existe uma base para buscar por melhorias e acertos no site, deixando-o ainda mais atrativo e recomendável ao público.
As mídias sociais são ótimas plataformas para gerar tráfego gratuito. São nelas que acontece uma interação maior com o público, deixando-o com vontade de visitar o seu site e até mesmo, comprar seu produto.
É interessante compartilhar parte dos novos conteúdos nas redes sociais, atraindo os seguidores ao seu website.
Existe uma gama de redes sociais disponíveis para a escolha, mas, tudo depende do tipo de conteúdo que é abordado. Experimente algumas delas e misture estratégias, vendo o que mais se adequa à você e seu site. Algumas redes sociais que podem gerar tráfego gratuito para o seu site são:
O e-mail marketing é a utilização do e-mail em campanhas de Marketing Digital, com o objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes, gerando mais resultados nas vendas e melhorando a retenção.
Esta ferramenta visa chegar até os interessados na informação, serviço ou produto que deseja oferecer.
De acordo com um levantamento feito pela empresa Radicati, no final do ano de 2021, o número de usuários de e-mail deve passar dos 4 bilhões.
Ainda segundo esse estudo, a quantidade de e-mails enviados pode ultrapassar os 310 bilhões. Sabendo desses números nota-se a importância que o e-mail marketing pode ter, tanto para gerar quando para fidelizar leads.
Neste conteúdo você conferiu estratégias fundamentais para auxiliar no crescimento de tráfego do seu domínio, promoção de serviços e mais relevância nos buscadores do Google.
Lembre-se, essas ferramentas trazem bons resultados a longo prazo, mas, é preciso ter cautela e paciência para alcançar os seus objetivos.
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Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Ideal Odonto em parceria com a Agência Next4.
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