SEO: os critérios para posicionar bem o seu site nas buscas orgânicas

 

RESUMO DA NOTÍCIA – SEO: os critérios para posicionar bem o seu site nas buscas orgânicas:

  • Introdução ao SEO e à Next4
  • As 4 regras básicas para iniciar o projeto de SEO para qualquer site
  • Os critérios do Google para o posicionamento de sites
  • Os 10 principais passos para posicionar bem o seu site nas buscas orgânicas do Google
  • Etapas de um projeto de SEO
  • Em que se basear

O SEO e a Next4

Hoje vamos falar sobre o que é SEO e sua importância aqui no Blog da Agência Next4.

Afinal, todos querem atingir as primeiras posições dos buscadores e isso só é possível com a otimização de sites!

Pra você que quer entender um pouco sobre o assunto SEO o que é fundamental nos dias de hoje,

mas não tem a mínima ideia por onde começar, mantenha a calma porque isso é normal.

Por isso, hoje contamos com a ajuda do nosso CEO Gustavo Buonnacorso,

que fez esse artigo com dicas básicas para você iniciar as primeiras otimizações necessárias para um site de qualidade.

 

A seguir veremos as 4 regras básicas para iniciar o projeto de SEO para qualquer site

1. Utilize o Google com a Ferramenta Search Console

(cadastre o site lá):

Esse é o passo inicial para começar seu processo de otimização do site.

Assim que você acessar, precisará autenticar lá dentro o seu site e encontrará uma série de fatores importantes,

tais como: Erros de servidor, existência da página 404, você verá também se o Google identifica

as principais palavras-chave do seu site (e se estão corretas), entre outros.

Essa tacada inicial é fundamental para que um profissional de SEO gere as primeiras correções no projeto.

Já tivemos alguns casos aqui na agência Next4 onde o cliente estava com problemas de servidor

e quando os robôs do Google tentavam acessar o site do cliente, ele apresentava algum tipo de erro.

Se existe um ponto crítico é esse, pois, se o erro persistir você está perdendo uma grande oportunidade

de receber mais visitas e gerar mais conversões em seu site.

Avalie sempre a empresa de hospedagem, seu suporte e atendimento.

Considere esses pontos primeiramente antes de olhar para o preço, pois os valores inicialmente

podem parecer não tão baratos, mas os resultados geram retorno suficiente para cobrir o investimento

e ainda lucrar com isso.

Além de o suporte garantir que se houver dúvidas, serão respondidas, e se houver problemas técnicos, eles serão resolvidos rapidamente.

2. Analise os títulos e as metas descriptions do site:

A ferramenta também gera esse relatório e é primordial que você avalie quais páginas possuem títulos duplicados

e também as que não possuem título algum.

Esses títulos devem conter entre 58 e 60 caracteres,

e sempre estar alinhado ao conteúdo da página para não prejudicar o conteúdo inserido.

3. Crie uma página para cada produto e serviço do seu site:

Os buscadores analisam a qualidade das páginas, e por isso, páginas falando sobre produtos

e serviços individualmente geram mais relevância para atingir melhores posições.

4. Melhore a arquitetura de informações do seu site para o seu público-alvo:

A usabilidade da página é imprescindível para proporcionar uma melhor navegabilidade para o usuário,

e os robôs do Google podem aumentar a relevância do seu site quando ele está mais organizado

e com conteúdo melhor distribuído.

Ofereça uma página exclusiva para determinado produto / serviço e coloque as melhores informações lá.

Tenha um bom título, uma boa meta description, had tags bem colocadas, usabilidade impecável

e se você souber fazer a marcação dos dados será sensacional.

Pode não parecer, mas esse é um fator básico que muitas pessoas erram logo de cara

quando o assunto é marketing SEO.

 

Os critérios do Google para o posicionamento de sites

A regra é clara! O Google posiciona os sites mais relevantes para os seus usuários nas primeiras posições

das buscas orgânicas, e a otimizaçao de sites ajuda nisso.

Para obter cada vez mais relevância e um SEO de qualidade, é necessário ter um conteúdo de qualidade

para o seu público-alvo, uma série de diretrizes e programações que facilitam

a leitura do seu site pelos robôs do Google,

além de um site que facilite a navegação do usuário (em todos os dispositivos acessíveis).

O Google apresenta milhares de resultados para cada consulta que o usuário faz,

através de termos (frases ou palavras-chave), e o que vai definir em qual posição da pesquisa no Google

o seu site vai aparecer é a qualidade e relevância do site.

 

O que o Google considera para posicionar os sites nas buscas orgânicas
Os critérios do Google para o rankeamento de sites

 

Os 10 principais passos para posicionar bem o seu site nas buscas orgânicas do Google

Estratégias de SEO

1 – Crie um site com layout e estrutura de programação 100% compatível com as normas do Google

Especialistas em SEO sempre recomendam que um site deverá ser compatível com todos os navegadores

e com tecnologia responsiva (ajusta a todos os dispositivos Mobiles).

2 – Selecione as principais palavras-chave e suas variações

Cada palavra tem um volume de buscas mensais e quanto maior for esse volume

maior será a concorrência para atingir as primeiras posições.

Às vezes o caminho está no posicionamento das palavras derivadas

para posteriormente o trabalho com a palavra principal.

3 – URLs devem ser adequadas e otimizadas para o seu objetivo (Títulos legíveis, palavra-chave,

descrição curta relacionada ao conteúdo (produto ou serviço oferecido))

Uma das recomendações em SEO é evitar colocar na Url conteúdo com caracteres especiais ($#%@&*)

e números (12346), pois isso dificultará a leitura pelo Google

e você certamente não se posicionará bem para o termo chave.

4 – Crie os textos com as principais palavras-chave e suas variações dentro do conteúdo

A semântica de cada página é importante, a repetição dos termos sem exagero é legal,

mas pense sempre no usuário final para criar algo bem didático e que atenda as expectativas dele.

Utilize a estrutura de H1, H2, H3 para melhorar ainda mais a qualidade da sua página.

5 – As fotos e imagens relacionadas devem ter as mesmas palavras-chave correspondentes que você está otimizando (title / alt)

Não coloque de forma alguma os nomes das imagens com: banner1, banner-home, foto1, img01 etc etc etc…

Sempre nomeie suas imagens com a sua palavra-chave

e variações ex: criacao-de-site, criacao-de-sites, criação-de-site-sp etc…

6 – Crie um blog ou uma seção para inserir artigos relevantes e relacionados a cada produto / serviço da empresa

Fundamental no projeto de SEO, isso ajudará o Google a indexar melhor o seu site

e você ainda pode explorar diversos termos e variações para aquela mesma página.

Aproveite e link termos da página principal com conteúdo mais completo e aprofundado da página do blog / seção.

7 – Link Building com o objetivo de proporcionar mais relevância para o conteúdo do site

Escolha muito bem com quem fará essa troca de link! (verifique a reputação,

volume de pesquisas mensais, termos relevantes).

8 – Utilize ferramentas para acompanhar a evolução dos resultados e detalhar relatórios para medição

Hoje trabalhamos com o Google Analytics, SEMrush e RDstation.

– Instale ferramentas webmaster para facilitar o rastreador do Google a encontrar todos os links do seu site

Forneça o XML do seu projeto de SEO através da ferramenta Sitemap Generator.

10 – Foque na estrutura do site voltado para conversões

Estude o mercado e seus concorrentes e veja quais são os pontos fortes para conversão.

O seu objetivo deve ser converter cada vez mais os visitantes em Leads.

 

Etapas de um projeto de SEO

Para iniciar bem um projeto de SEO, comece com um bom diagnóstico do seu site

e entenda as necessidades da empresa.

Discuta com os especialistas e a sua agência para que juntos possam identificar as oportunidades.

Planeje as atividades que serão desenvolvidas em relação às estratégias de SEO

para que fiquem alinhadas com o objetivo de negócio.

Aplique as técnicas de SEO e sua metodologia de trabalho para conquistar os resultados

e gerar maior rentabilidade para a empresa.

 

No que se basear

Elabore relatórios periódicos de sucesso e se necessário corrija o curso das ações

para atingir cada vez mais os resultados em SEO.

Baseie-se no seguinte:

 Tecnologia – análise e tratamento de barreiras tecnológicas;

Responsável pela forma como os buscadores vão entender o seu site.

 Conteúdo  criação de conteúdos originais e de qualidade;

O Conteúdo é extremamente importante, por isso faça-o com muita qualidade

e pensando no usuário do site. Isso será fundamental para o sucesso de um projeto de SEO.

Técnicas de Google SEO Hack ajuda nisso.

 Autoridade  divulgação do seu site para torná-lo confiável e relevante aos olhos dos usuários e do Google.

A popularidade vai depender de quantos sites existem apontando para o conteúdo do seu site (links externos).

Quanto mais sites com conteúdos relevantes e similares ao seu apontando para o seu domínio melhor.

Por último, mensuramos as atividades desenvolvidas no planejamento para identificar a curva de resultados.

Esses são detalhes que fazem toda a diferença, pois ajudam no aumento das conversões.

Gostou das dicas sobre SEO e posicionamento de sites para as buscas orgânicas do Google?

Com esses passos você pode aprender um pouco mais sobre otimização SEO.

Continue navegando pelo blog para ter mais dicas sobre marketing digital ou fale com gente.

 

Aspectos de SEO a considerar para um melhor posicionamento nas buscas orgânicas
É preciso se basear em aspectos específicos de SEO para obter um melhor posicionamento

 

A Next4, agência de SEO e marketing digital, está no mercado desde 2005,

e possui equipe de especialistas em SEO, marketing digital, criação de sites e muito mais!

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