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Nutrição de leads: A importância de ter em seu negócio e como fazer

 

RESUMO DA NOTÍCIA – Nutrição de leads: A importância de ter em seu negócio e como fazer:

  • Introdução às estratégias de marketing digital
  • Como nutrir leads gerados pelas estratégias de marketing digital
  • Dicas para a nutrição de leads
  • 7 benefícios proporcionados pela nutrição de leads

 

Introdução às estratégias de marketing digital e aos leads

Hoje em dia quem atua com estratégias de marketing digital tem ao seu dispor

uma ampla quantidade de ferramentas e métodos que permitem agregar no desempenho do negócio,

do tráfego de visitantes na página, do alcance das postagens e de uma série de possibilidades.

Uma dessas ferramentas é a nutrição de leads.

Mas o que é lead? Vamos entender o significado de leads: São contatos de possíveis clientes

que chegam até você por meio dos conteúdos publicados nas plataformas digitais da empresa.

Um exemplo de leads: se o negócio está comercializando um e-book,

o internauta que se interessar terá um espaço para cadastrar o seu e-mail.

 

Como fazer a nutrição de leads gerados pelas estratégias de marketing digital

O que é a nutrição de leads?

Atualmente no marketing digital muito se fala na geração de leads. Em um primeiro momento,

vale enfatizar novamente que leads, são os usuários que possuem interesse nos produtos

ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Os leads, na verdade, são essenciais para o êxito de qualquer negócio online,

pois eles são os clientes em potencial e possuem a capacidade de tornar

a sua empresa mais conhecida entre os usuários.

Sendo assim, existem técnicas para que as pessoas se tornem leads,

obtendo maior interesse nos serviços proporcionados pela sua empresa.

Além da geração de leads, é necessária a nutrição dos mesmos, já que não adianta obter os e-mails

e demais dados dessas pessoas que acessam o site da empresa, é necessário qualificá-los,

torná-los clientes, ou seja, efetuar a “nutrição” deles.

nutrição de leads é feita por meio de técnicas que disponibilizam

conteúdos relevantes e atraentes acerca de um determinado assunto

que o visitante demonstrou interesse ao acessar a página.

A entrega desses conteúdos é efetuada por meio de uma sequência de e-mails em um período

que é especificado pela empresa.

Tal envio de e-mails é realizado de forma automatizada.

O objetivo desse processo de nutrição  é fazer o lead consumir os conteúdos enviados e,

dessa maneira, chegar ainda mais perto do momento da compra.

O processo de nutrição faz os leads amadurecerem a intenção de compra,

ao mesmo tempo em que adquirem informações necessárias para cada uma das fases da compra:

Aprendizado, Constatação do Problema, Avaliação da Solução e análise e compra.

Dessa maneira, o vendedor não perde tempo em se aproximar de clientes

que ainda não estão preparados para esse serviço.

Ele só intervém quando os Leads estão à frente do processo e, dessa forma,

podem ser mais proativos respondendo aos clientes com um fit ideal e, conjuntamente,

não deixando de lado os clientes menos interessados, agindo somente como um “coletor de pedidos”.

A vantagem desse processo de nutrição de leads é que após obter o e-mail do cliente,

é possível trabalhar esse cliente para compreender ainda mais sobre o seu perfil

e também para que o cliente conheça mais a empresa e os seus serviços.

Sendo assim, a nutrição de leads é útil para qualificar o público o preparando para o processo de vendas.

 

O processo de nutrição de leads favorece a compra
A nutrição de leads é essencial para encaminhar o público para a compra

 

Dicas para a nutrição de leads

Você vai observar agora algumas dicas bem funcionais em relação ao orçamento de nutrição de leads,

ou seja, como produzir um conteúdo que seja de fato relevante,

para obter o contato do internauta (de preferência, um contato válido),

diminuindo os custos de aquisição de clientes para a empresa.

É fundamental gerar conteúdo interessante e relevante para obter leads qualificados,

porque caso contrário, os endereços de e-mail obtidos poderão ser antigos ou até inválidos.

A primeira dica é investir na produção de e-books, afinal, eles não foram usados como exemplo à toa.

Esse é um tipo de conteúdo mais denso e bem elaborado e a ideia é que traga informações novas

a respeito de um assunto para quem ler.

Ao lançar um e-book que tenha relação com a sua área, as pessoas que se identificam com ela

terão mais facilidade para aderir à ideia da fazer um download,

justamente por acreditarem na obtenção de um conteúdo bem completo e útil.

Os chamados Whitepapers também são boas alternativas para obter leads qualificados,

e seguem a mesma linha de raciocínio do e-book, com a diferença de que são mais curtos e menos densos.

De qualquer forma, vão proporcionar informações de interesse para o seu público-alvo,

podendo ser convertidos em contatos válidos.

Elaborar o conteúdo de uma forma mais atrativa é indicado para essa finalidade.

Por exemplo, ao invés de um texto “corrido” sobre um determinado assunto,

escreva na forma de listas, que são bem atraentes para o leitor.

Jamais se esqueça de adaptar a linguagem de acordo com o público-alvo,

pois isso é muito importante para que o processo de comunicação seja eficiente na nutrição de leads.

Não adianta falar com jovens como se estivesse falando com adultos,

que possuem uma maturidade e uma percepção diferentes.

 

7 benefícios de utilizar a técnica de nutrição de Leads

De modo geral, os benefícios são claros: estudos afirmam

que investir em ações de nutrição de leads pode elevar em 50%

a quantidade de venda de uma empresa por meio do contato online.

Isso a uma despesa 33% menor do que adquirir novos clientes,

de acordo com os dados do Forrester Research.

Isto é, além de elevar as oportunidades de venda, resulta na diminuição de despesa

com a obtenção de novos clientes.

Seguem abaixo os principais benefícios relacionados à técnica de nutrição:

 Simplicidade e economia de tempo dos profissionais

Como a técnica de nutrição de leads é automatizada, não precisa de uma relação direta

com as equipes de venda e marketing no encaminhamento de propostas de conteúdos

que serão acessadas pelos Leads. Isso simplifica,

barateia as despesas com o processo e economiza tempo dos profissionais.

 Encaminha e-mails importantes e segmentados

Mesmo sendo um sistema de envio automatizado, as mensagens não são coletivas.

Na nutrição de leads, os e-mails são bem direcionados.

A informação tem a ver com o que o usuário acessou ou baixou no site

e o material é importante para o momento,

pois o primeiro e-mail é encaminhado geralmente um dia

após o usuário acessar o conteúdo relacionado no site da organização.

Essa maior prontidão na informação acaba assegurando resultados melhores na negociação.

 Define o follow-up de forma disciplinada e organizada

O vendedor não precisa se preocupar em encaminhar os e-mails de nutrição de leads

para garantir o contato com os Leads no decorrer dos dias.

O envio automatizado vai executar essa função e evitar possíveis erros,

de esquecimento do profissional ou falta de tempo.

 Cria maior quantidade de oportunidades

Quando o trabalho é produzido somente uma vez para um certo grupo de Leads com um perfil específico,

o envio automatizado possibilita que esses clientes tenham um contato mais próximo da instituição por muitos dias.

 Cria oportunidades mais conceituadas

Como as informações encaminhadas têm o propósito de explicar alguns temas importantes para o Lead

e de uni-lo a empresa, ou seja,  fazer a qualificação de lead – criando Leads mais preparados,

uma vez que eles ficam mais informados a respeito dos problemas que os serviços

e produtos da empresa ajudam a solucionar, e a ideia com relação à compra mais lapidada.

Dessa maneira, fica muito simples vender os produtos/serviços e ideias para os clientes.

 Maiores e melhores vendas

Os Leads que são nutridos produzem vendas 47% maiores do que os que não passam por esse processo.

Como possuem mais conteúdos a respeito dos benefícios e maneiras de funcionamento dos serviços ou produtos,

o possível cliente percebe de forma clara as vantagens da compra

e obtém pacotes mais completos dos serviços e produtos.

 Capacidade de estudar os resultados e melhorar o processo

Ao fazer um trabalho de nutrição de leads, é possível adquirir controle total acerca dos resultados.

A empresa consegue avaliar qual modelo de e-mail possui uma resposta ruim e corrigir a mensagem

ou mudar a série de e-mails para adquirir resultados satisfatórios dentro dessa estratégia de leads – marketing.

 

As vantagens da nutrição de leads
Os benefícios do processo de nutrição são muito importantes e não devem ser ignorados

 

Atualmente, existem agências especializadas em efetuar a geração de leads qualificados e nutrição de leads.

Elas possuem os requisitos necessários e as técnicas adequadas para isso.

Portanto, se você atua com marketing digital, vale conhecer algumas agências especializadas na nutrição de leads.

Nós da Next4 somos especialista nessas estratégias. Conte conosco se precisar de ajuda!

 

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