Franquias: o que considerar e no que investir para sua expansão
RESUMO DA NOTÍCIA – Franquias: o que considerar e no que investir para sua expansão:
- 5 perguntas a fazer antes de expandir a sua franquia
- Investindo em Inbound Marketing para expansão de franquias
- 5 ferramentas para encontrar mais candidatos para expansão de franquias
5 perguntas a fazer antes de expandir franquias
Quando um negócio vai bem, é comum o empreendedor pensar em opções de crescimento para sua empresa.
As vantagens são evidentes, como potencialização de lucro e visibilidade no mercado.
Mas, para ter sucesso e saber se a expansão de franquia vale a pena, é preciso estar atento a alguns fatores.
Caso você se encontre nesse momento, confira a seguir quais questões você deve fazer antes de pensar
em expandir sua franquia com qualidade.
Atualmente, estou operando com 100% da minha capacidade?
O sucesso do negócio é o primeiro passo para a expansão de franquia.
Por isso, antes de abrir uma nova unidade da franquia, você precisa verificar o quanto sua operação é lucrativa,
testada e ajustada para um sucesso a longo prazo. É preciso ter clareza quanto às dificuldades,
formas de gestão e sazonalidade do negócio.
Se depois dessa análise você perceber que o conhecimento, tempo de mercado
e lucratividade estão equilibrados, você pode então considerar que sua empresa está no momento ideal para crescer.
Qual modelo de expansão é mais adequado ao meu negócio?
Depois de validar o momento de expandir sua empresa, você precisa descobrir qual formato irá te atender melhor.
Além da franquia, há outras opções que também podem expandir seu negócio, através de licenciamento,
canais multimarcas, capital próprio ou, até mesmo, através de investidores estratégicos.
Todos têm prós e contras e você deve analisa-los de acordo com suas expectativas.
Para que você tenha mais precisão nessa escolha, talvez seja interessante buscar a assessoria de uma consultoria,
assim, você poderá atestar todas as melhores opções de expansão.
O quão seguro estou dessa decisão?
Independente das estratégias que adotou para expansão, para concretizá-la será preciso investir tempo e dinheiro.
Por isso, é essencial que você esteja completamente seguro dessa decisão.
Planeje, entenda os obstáculos e benefícios e, depois te ter um plano de negócio bem formatado, tome a sua decisão.
Lembre-se que você estará lidando com pessoas que, muitas vezes,
investirão o dinheiro de toda uma vida no nesse sonho.
Qual papel irei assumir durante esse processo?
É normal o empreendedor fazer sua expansão em paralelo com as funções que já executa na sua empresa,
mas essa não é a atitude mais recomendada. Por isso, analise qual papel pretende assumir nesse processo.
Se escolher estar à frente da franqueadora, será responsável pelo crescimento e suporte da rede.
Por isso, mesmo estando no início da expansão, será difícil você garantir a qualidade da gestão na sua unidade
enquanto precisa cuidar do investimento em marketing, entrevistas com franqueados,
implantação de unidades e retirada de dúvidas.
Como poderei validar a expansão da franquia?
Uma boa forma de fazer isso é construindo uma operação modelo,
pois assim você oferecerá mais segurança ao seu investidor.
O ideal é você montar uma unidade com todo o layout padrão, funcionando como franquia e servindo como treinamento.
Esse modelo de expansão de franquias pode ser uma unidade própria ou formatada em parceria com algum conhecido,
que tenha o perfil ideal para operar a franquia.
Nesse caso, é recomendado você contribuir com parte do investimento inicial ou diminuir os custos
para o franqueado por meio da taxa de franquia ou royalties.
Tendo em mente todas as questões citadas acima, sem dúvida,
você estará muito mais preparado para expandir sua franquia.
Além de pensar nos lucros e dividendos, invista tempo no operacional.
Inove, busque novas estratégias, realize treinamentos.
Enfim, invista sempre no que for melhor para a sua franquia.
Fonte: Administradores.com.br
Investindo em Inbound Marketing para expansão de franquias
É preciso não ficar estático, não aceitar os mesmos resultados,
e sim correr atrás de melhorar a maneira que atualmente você faz para captar e divulgar o seu negócio na internet,
pois se tratando de internet, sempre há margem para melhorar os resultados em algum aspecto.
Partindo dessa linha de raciocínio, seguem abaixo algumas razões pelas quais empresas B2B
têm destinado cada vez mais suas verbas para o Marketing digital quando se trata de geração de novos negócios.
Nós da Next4 validamos e aplicamos essa estratégia para o setor de expansão de franquias e
estamos colhendo ótimos resultados com nossos clientes.
ALGUMAS DAS PRINCIPAIS RAZÕES PARA SE INVESTIR EM INBOUND MARKETING NA SUA ESTRATÉGIA DE GERAÇÃO DE LEADS PARA EXPANSÃO DE FRANQUIAS:
– ALCANCE: Sem barreira geográfica ou com limites determinados por você ou seu Budget.
As possibilidades são inúmeras e a internet faz com que a sua estratégia alcance regiões
que antigamente demandariam altos investimentos e muito esforço operacional para a comunicação da sua empresa.
Além disso, os canais digitais são mais baratos e com a possibilidade de atingir somente pessoas
que possuem o perfil ideal (FIT) para o seu negócio, essa é uma das partes mais importantes da estratégia.
– UM TIRO DE “SNIPER”: Escolha seu alvo, fale com a pessoa certa (one to one)
e com a mensagem adequada para a ocasião.
Com as estratégias de Inbound Marketing definimos as “personas” do seu negócio (perfil do público alvo
a ser abordado) onde saberemos exatamente com quem vamos nos comunicar (perfil)
e com qual linguagem devemos abordar tal pessoa.
Utilizamos nossa metodologia e ferramentas de pesquisa para segmentar esse público alvo e reduzir ao máximo
a dispersão de energia e verba disponível fazendo com que aumente a efetividade dos investimentos
em atração de Leads já qualificados para o seu objetivo.
– O “TIMING” CERTO PARA A SUA ABORDAGEM COMERCIAL: Não tente vender algo
para quem não está no seu momento ideal de compra.
Com a aplicação das nossas estratégias vamos retirar o peso da equipe comercial que atualmente perde tempo
com Leads que não estão prontos para a compra. Nutrimos esses Leads com informações pertinentes
em todas as etapas do funil de vendas (Aprendizado e Descoberta / Reconhecimento do Problema /
Consideração de Solução) e ele nos indicará
através de seu comportamento com os nossos materiais em qual etapa ele está em relação ao seu objetivo.
Conforme ele se qualifica e avança nessas etapas predefinidas do nosso funil de vendas ele é nutrido
com informações relevantes para quando estiver no momento ideal de compra,
ele seja encaminhado para o time comercial com mais informações relevantes sobre o negócio,
fazendo assim com que ele fique muito mais propenso a aceitar o negócio
no momento do engajamento com o setor de vendas.
Isso torna o processo mais efetivo e sua equipe não perde tempo com Leads frios que ainda
não estão preparados para comprar da sua empresa.
“Empresas que se destacam em nutrição de Leads geram 50% mais Leads Prontos para venda, com um custo de aquisição 33% menor”.
* Fonte: FORRESTER RESEARCH
– MAXIMIZE SEUS RECURSOS: Avalie qual ação gera resultado efetivo (venda) e invista mais no que lhe trará resultados.
“Tudo” no ambiente digital pode ser monitorado e com detalhes importantíssimos.
Através dos nossos relatórios de desempenho periódicos, conseguimos “corrigir o curso do barco” caso
o desempenho não seja satisfatório naquele momento.
Identificamos dia após dia, semana após semana, tudo aquilo que não está tendo uma performance adequada
e corrigimos ou alteramos a ação para que ela gere mais resultado.
Essa vantagem você só encontra no ambiente Digital (Internet).
Agora se a sua realidade é diferente e você acredita no modelo antigo de fazer Marketing para sua empresa
onde você não precisa conhecer seus possíveis Leads (Franqueados), não quer otimizar seus recursos
e investimentos para a expansão da sua franquia, não precisa simplificar os processos e focar nos objetivos…
Ai meu amigo, realmente o Inbound Marketing não será adequado para você e sua empresa. Pense bem nisso!
5 ferramentas para encontrar mais candidatos para expansão de franquias
Encontre o investidor certo para expansão da sua franquia, dentro do seu perfil,
utilizando 5 ferramentas extremamente matadoras! Saiba agora como fazer expansão de franquia!
Análise de Público Alvo
Através de uma pesquisa de franquias e através de algumas ferramentas on-line,
nós conseguimos identificar exatamente como, quando e de que forma,
as pessoas estão pesquisando ou mesmo abrindo negociações com franquias de seu interesse.
Encontrar o seu público-alvo é fundamental e possível no processo de expansão de franquias!
Criação de Conteúdo útil
Nós estamos na geração que paga caro por conhecimento. Oferecer conteúdo gratuito como forma de
“captar o interesse” do seu prospect é uma das estratégias de mais sucesso no marketing atualmente.
E-books, vídeo-aulas, infográficos e simulações gratuitas, são conteúdos que com certeza vão aproximar
o seu prospect muito mais da sua empresa.
Landing Pages
Uma das formas mais eficazes de alcançar pessoas interessadas em franquias
e expansão de franquias são as landing pages.
Elas são as ferramentas que captarão o contato dos potenciais compradores da sua franquia
e lhe dará a oportunidade de estar sempre em contato com o mesmo.
Marketing de Conteúdo
Relacionamento através de e-mail é diferente de e-mail marketing!
A estratégia correta é enviar conteúdo útil e novidades para que seus prospects conheçam peculiaridades
e informações no tempo dele, sem a necessidade de apresentações formais
ou ligações telefônicas em momentos inoportunos.
As possibilidades de relacionamento com e-mails são infinitas.
Fluxo de Automação
Enviar o conteúdo certo no momento certo para cada Lead é extremamente trabalhoso
e qualquer erro em alguma etapa pode “queimar” o Lead para sempre.
Automatizar este processo é a maneira mais correta de se trabalhar,
e através de alguns sistemas inteligentes de workflow você pode transformar um “interessado”
em um “comprador da sua franquia” passando pelo fluxo de automação.
Nós da Next4 não elaboramos ações que consideramos
o verdadeiro Marketing de Fumaça (aquele que não gera resultado efetivo para a empresa) como,
por exemplo: Um Post em rede social com “X” curtidas que na teoria é lindo e teve um bom engajamento
e “ZERO” de vendas vindas de tal ação. Algo de errado aconteceu com essa estratégia, concorda?
Todo o processo deve ser mensurável e com o objetivo único de gerar resultados efetivos
para a empresa (vendas), por isso conte conosco nesse processo!
Estamos há 15 ANOS no mercado e temos expertise suficiente para criar, corrigir ações
e atingir objetivos traçados em seu planejamento. Possuímos diversos cases de sucesso,
entre eles com franquias reconhecidas no mercado nacional.
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.