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Curadoria de conteúdo e os benefícios nas estratégias de marketing digital

Você já ouviu falar sobre a curadoria de conteúdo? Se você é um profissional de marketing e elabora conteúdos, então não pode deixar de saber dessa estratégia, ou vai acabar perdendo uma grande oportunidade de se destacar!

 

Afinal de contas, a tecnologia está evoluindo de uma forma tão rápida, que o futuro se torna imprevisível. Por essa razão, conhecer as tendências que cercam o mercado é cada vez mais importante para as empresas.

 

E foi a partir daí que a curadoria de conteúdo surgiu, com o objetivo de reunir um conjunto de técnicas para selecionar materiais interessantes e construir reflexões a partir deles.

 

Por meio da curadoria de conteúdo, é possível elaborar conteúdos de maneira mais otimizada e eficiência, especialmente para envolver assuntos mais técnicos, como a produção de um tubo de cobre 3 8, por exemplo.

 

Seja qual for o formato de material escolhido por sua empresa, a curadoria de conteúdo é uma maneira eficaz de entregar valor e autoridade à audiência e criar conexões no mundo atual.

 

E se você quer saber mais sobre a curadoria de conteúdo, então chegou ao local certo. Nas próximas linhas, vamos te explicar sobre todos os detalhes do assunto.

 

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

 

 

O que é a curadoria de conteúdo?

 

A curadoria de conteúdo, consiste em identificar, selecionar e compartilhar os melhores e mais relevantes conteúdos, como publicações, fotos, vídeos, ferramentas, tweets ou qualquer outro sobre um tema específico para corresponder às necessidades de um público específico.

 

De forma básica, a curadoria de conteúdo se trata do processo de pesquisa, seleção e adaptação de conteúdos, com o objetivo de que os mesmos se tornem relevantes para determinado público-alvo.

 

Separamos alguns artigos para facilitar a sua compreensão gestão de conteúdo inteligente:

Dicas para gerar tráfego e ganhar a corrida pela audiência

Gestão de marketing de conteúdo para engajar o consumidor

Calendário editorial: como criar o seu

Melhores dicas para ser encontrado pelo seu publico alvo

 

Ao contrário do que muitos acreditam, esse dinâmica não se baseia em uma simples reprodução, cópia (ou plágio) de informações. Mas sim, ela está ligada a uma estruturação coerente dos conteúdos para que os materiais se tornem mais relevantes para uma audiência.

 

Ou seja, ele pode ser definido como uma releitura de um artigo, que deve sempre ser incluída juntamente com os créditos do autor.

 

Nesse caso, a curadoria de conteúdo tem como foco adicionar valor ao conteúdo original. Se você atua com relógio de ponto digital, entre outros, você pode escolher o conteúdo mais adequado para adaptar a linguagem do material e direcioná-la ao seu público-alvo.

 

 

Por que fazer curadoria de conteúdo?

Como uma mídia dinâmica, a rede também permite que qualquer pessoa com um computador e smartphone produza e compartilhe materiais diversos.

 

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Embora esses fatores sejam, inicialmente, positivos, eles geraram uma quantidade imensa de informações dispersas, sendo que muitas delas não possuem credibilidade ou relação com o assunto pesquisado, por exemplo, em mecanismos de busca.

 

Daí a importância da curadoria de conteúdo, que aplica uma visão crítica para filtrar, selecionar e adaptar as informações à linguagem e realidade do público-alvo.

 

A curadoria de conteúdo tem servido para dois objetivos distintos: facilitar o aprendizado e reforçar a estratégia de marketing digital.

 

No primeiro caso, professores e especialistas de diversas áreas atuam como curadores para identificar conteúdos relevantes e confiáveis, com a finalidade de que esses conteúdos sejam a base para o aprendizado de seus alunos.

 

Sua pesquisa, seleção e organização tem como resultado livros, apostilas, apresentações, aulas e debates qualificados, auxiliando os estudantes na formação do senso crítico e aperfeiçoamento de competências.

 

Já o emprego da curadoria como ferramenta de marketing digital tem um propósito diferente, buscando atender à necessidade constante de interações e conteúdos de interesse.

 

Isso porque, em canais como redes sociais e blogs, é necessário publicar com certa frequência para ser visto e lembrado pelos seguidores, o que exige uma quantidade um pouco maior de material.

 

Por vezes, criar somente conteúdo próprio e inédito pode custar caro e não contribuir para a formação de conexões entre a marca, outras pessoas e autoridades do setor.

 

Assim, a curadoria se apresenta como uma solução prática para apresentar novos pontos de vista ao público e, de quebra, iniciar conversas com outros players do mercado.

 

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Benefícios da curadoria de conteúdo no marketing digital

 

Nos últimos anos, a curadoria de conteúdo se tornou uma profissão, uma vez que ela simplifica e otimiza grande volume de informações disponíveis na web. Muitos empreendedores também afirmam que ela é uma das carreiras do futuro.

 

Apesar da curadoria de conteúdo já ser uma estratégia clássica, especialmente praticada por editores de livros e jornais, ela se tornou ainda mais requisitada após a popularização do digital.

 

Para você ter uma ideia, segundo a Go-Globe.com, a cada 60 segundos, 168 milhões de e-mails são enviados no mundo todo, 600 vídeos são postados no Youtube, e 1500 textos são postados em blogs.

 

Diante disso, a curadoria de conteúdo analisa a veracidade das informações e faça com que os dados tenha compatibilidade para o público-alvo direcionado.

 

Por fim, a curadoria e conteúdo pode ser uma estratégia de marketing digital empregada por empresas de todos os portes e segmentos, como comércios, empresas de automação industrial, construtoras, empresas de aluguel de celular, Clínicas de psiquiatria e muito mais. É um universo amplo!

 

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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