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Comunicação empresarial: O que é, sua importância e benefícios para sua empresa

Nos últimos anos com o grande avanço da internet a maioria das empresas sentiram a necessidade de investir ainda mais na comunicação empresarial com intuito de dar ainda mais visibilidade a marca e conseguir mostrar uma boa imagem tanto para o meio onde está inserido quanto para as pessoas que consomem seus produtos.

Mas você sabe o que é comunicação empresarial, seus benefícios e sua importância para a empresa?

Neste texto vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o tema e como usá-lo em sua empresa.

Sabemos da importância da comunicação para a vida como um todo e no mundo dos negócios não seria diferente.

Através dela as empresas conseguem fechar parcerias e manter suas operações funcionando, sem falar de que ela é fundamental para criar um clima organizacional de acordo com seus valores.

Além disso, a comunicação empresarial possui um papel super importante pois é ela que garante que os colaboradores realizem suas tarefas e atribuições sempre de acordo com as políticas e objetivos da empresa.

Sem falar que é importante para o relacionamento interno e para um melhor ambiente corporativo como um todo.

Então é fundamental entender tudo que está relacionado a comunicação empresarial para aprender como realizar a aplicação de ferramentas de comunicação e assim obter sucesso nos negócios.

Continue a leitura deste Post para entender um pouco mais.

Benefícios da comunicação empresarial

 

  • Alinhamento de valores e propósitos da empresa com intuito de aumento da produtividade;
  • Diminuição ou extinção de rumores e especulações tanto do público interno quanto externo;
  • Disponibilização de um canal onde os trabalhadores e público possam comentar, reclamar e sanar suas dúvidas;
  • Criação positiva da imagem da marca;
  • Alinhamento da cultura empresarial;
  • Transparência entre empresa, mercado e colaboradores;

 

Tendo isso em mente fica nítido a importância da comunicação empresarial para se ter sucesso independentemente do setor onde a organização está inserida.

Todos precisam desenvolver sua comunicação, mas para isso é preciso analisar, planejar, ouvir e agir de acordo com as necessidades da empresa, sempre valorizando a marca e os seus funcionários / colaboradores.

É claro que se preocupar com o seu público-alvo é importante, mas em nenhuma hipótese deve-se ignorar o público interno.

Os colaboradores são fundamentais para o sucesso de um negócio pois são eles que criam novas ideias e formas de realizar o trabalho da melhor forma.

Em outras palavras a comunicação empresarial é indispensável sendo capaz de alcançar diversos públicos em extrema eficácia além de alimentar e estabelecer um bom relacionamento tudo com o auxílio do Marketing.

Desenvolvimento da comunicacao digital
Desenvolvimento da comunicacao digital

 

Desenvolvimento da comunicação digital

 

Quando pensamos em comunicação empresarial não podemos deixar de pensar de como ela evoluiu ao longo dos anos.

Algumas coisas mudaram, mas o conceito permaneceu o mesmo e o objetivo ainda é construir e realizar a preservação da imagem das marcas e também garantir a comunicação com o público-alvo.

A tecnologia do mundo atual proporciona um melhor relacionamento e acessibilidade à da audiência e muito disso se deve aos diversos canais, como por exemplo, as Redes Sociais e diversas plataformas dinâmicas.

O que antes era feito através de uma carta hoje pode ser realizado por e-mail ou até mesmo nas páginas e contas oficiais das organizações nas redes sociais e logo em seguida um colaborador da área vai responder.

Muito bom não é mesmo?

A rapidez proporcionada por essas novas plataformas dá uma sensação ao consumidor de sua opinião importa e que as organizações estão preocupadas não apenas com as vendas por exemplo, mas também com seu público no geral.

 

Tipo de comunicacao
Tipo de comunicacao

Tipo de comunicação

 

Comunicação escrita

Está é uma das formas de comunicação mais utilizadas pelas empresas e quando é feita de forma correta possui grandes chances de sucesso. Alguns exemplos:

  • Redes sociais
  • Quadro de avisos
  • Blog / Newsletter
  • Jornal mural
  • E-mail corporativo / Email Marketing
  • Agenda acessada por todos
  • Documentos da Intranet / Sistema Web

Veja esse PostBlog sobre dicas de como criar uma boa campanha de e-mail marketing para sua empresa.

 

Temos um conteúdo incrível que mostra como criar e-mail marketing com base na metodologia 3R’s (RRR) de escrita, Confira!

 

Comunicação verbal

Outro tipo amplamente utilizado, a comunicação verbal é utilizada para a troca de informações entre gestores, colaboradores e demais líderes.

Exemplos:

  • Confraternizações
  • Palestras
  • Reuniões

Essa refere-se as informações trocadas entre os gestores, líderes e demais trabalhadores, na maioria das vezes de forma oral.

 

Comunicação interna

É aquela voltada para todos aqueles envolvidos na empresa e podem ser feitas tanto de formal verbal quanto escrita.

Sua principal função é passar as informações a todos de forma eficiente e sem ruídos.

Comunicação externa

Voltada para o público-alvo da organização seu maior objetivo é realizar a divulgação de novos projetos e passar informações com foco em melhorar a imagem da marca e da empresa no geral.

Exemplos:

  • Branding Awareness
  • Relações públicas
  • Redes sociais
  • Propaganda tradicional
  • Eventos corporativos
  • Marketing Digital
  • Assessoria de imprensa

 

tipos de comunicacao
tipos de comunicacao


Comunicação verbal

Voltada para líderes e gestores este tipo de comunicação tem como objetivo transmitir dados e informações para seus subordinados e uma relação vertical. Ela pode ser dividida entre duas vertentes:


Comunicação vertical ascendente:
Feita no sentido de baixo para cima quando o trabalhador comunica com seus líderes. Utilizada na emissão de relatórios, sugestões ou reclamações;


Comunicação vertical descendente:
Realizada de cima para baixo, feita do nível superior para o inferior, (Chefes para subordinados). Utilizada para realização de instruções, regras ou comunicados organizacionais.


Comunicação horizontal

Ocorre no mesmo nível hierárquico entre todos os trabalhadores que estão próximos, lado a lado, ocupando a mesmo lugar.

Com validade para o mesmo departamento ou para departamentos distintos.

Tem função de manter os trabalhadores informados sobre um determinado assunto e ajudar na coordenação das tarefas.

Então como resultado há um time mais colaborativo e unido com intuito de aumentar o crescimento do ambiente organizacional.


Comunicação diagonal

O objetivo desse tipo é estabelecer comunicação Inter hierárquica, ou seja, que atinja diferentes equipes, desde os diretores, gestores e líderes até os colaboradores.

Estabelece uma comunicação que atinge diferentes times incluindo desde diretores até os trabalhadores.

Utilizada para informar sobre todos os novos projetos e passar para a equipe todos os acontecimentos internos e também transmitir as mensagens motivacionais.

 

Comunicacao e seus objetivos
Comunicacao e seus objetivos

Comunicação e seus objetivos

 

Ela é fundamental para manter as empresas eficientes sempre com intuito de criar marcas consistentes e alcançar o máximo de pessoas. Veja alguns objetivos abaixo:

Investir no Brand Awareness

É um parâmetro que indica se um produto ou serviço está sendo associado a uma marca. Ainda assim, isso pode não representar seu sucesso.

Isso porque se a experiência do usuário não for boa, você corre o risco de não ser lembrado. Mas se ela for ruim, haverá uma associação negativa.

Através desse parâmetro sabe-se se o produto ou serviço está de alguma forma sendo associado a uma marca, algo extremamente importante para medir o resultado das ações de marketing e divulgação de uma empresa.

É uma área que todas organizações deve investir pois ela é fundamental saber se a marca está associada negativamente com alguém ou algo.

Conheça aqui um case de sucesso que utilizou técnicas de comunicação empresarial + Brand Awareness para posicionar a marca e gerar aumento de tráfego qualificado no site através do SEO.

 

Manter um bom relacionamento com os trabalhadores

Ter uma boa comunicação e relação com todos os empregados para não apenas passar confiança, mas também saber que pode contar com empenho deles em cada uma das suas funções dentro da empresa.

Investir na imagem da corporação

No momento que vivemos a tecnologia é a melhor forma para desenvolver e divulgar a imagem da organização. Dessa forma a marca da empresa ficará consolidada e forte no meio onde está inserida.

Foco na audiência

Saber como atingir o seu público é algo fundamental para se ter sucesso, então defina todos os seus objetivos e trace estratégias para alcançar todos os pontos determinados assim obter êxito.

 

Conclusão sobre comunicação empresarial

 

Percebeu como a comunicação empresarial é importante?

Ela é fundamental, mas seu principal objetivo não é apenas como consolidar sua marca e torna-la conhecida, mas sim possuir uma comunicação interativa e efetiva entre seus colaboradores fazendo com que eles tenham um local que possibilite crescimento profissional e com isso ambos possam crescer e obter o sucesso.

A comunicação empresarial é um processo constante que deve ser analisado por um profissional adequado afim de ajustar o tom da comunicação em todos os canais.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a comunicação empresarial, faça uma autoavaliação de como está a comunicação da sua empresa.

A Next4 é uma agência de Marketing Digital focada em posicionamento de marca e geração de Leads para sua empresa.

O processo de comunicação exige diversas réguas de relacionamento com os stakeholders e ajustes que melhoram suas taxas de conversão e percepção da marca.

Com mais de 16 anos de experiência, nossa agência conta com profissionais experientes para criar a comunicação de forma assertiva e focada em alavancar seus resultados.

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