Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Você conhece o atual posicionamento do seu site perante aos concorrentes? Dicas de como você pode ganhar Market Share Digital.

Conhecer o seu posicionamento estratégico no mercado é indispensável para traçar melhorias e ter oportunidades de crescimento. Saber qual é a parcela de mercado que você atende, uma verdadeira necessidade que não pode passar batida inclusive das suas estratégias digitais.

Se para você o tema é novo, o Market Share com certeza é o pontapé inicial para entender o seu negócio e o espaço no qual ele está inserido. Há oportunidades de atrair novos clientes? Como isso pode ser feito? Quais as melhores estratégias para conquistar o seu público?

Para ver essas respostas e conhecer algumas estratégias que têm dado certo, tanto no inbound marketing quanto no outbound marketing, continue lendo este artigo e colabore com o crescimento do seu negócio já. Descubra o que é e como usar o Market Share.

O que é Market Share?

Traduzido como “Participação no mercado”, Market Share é um importantíssimo indicador que serve para empresas de diferentes segmentos e portes. Sua finalidade é determinar como cada negócio participa ativamente dentro do seu mercado, sendo este um dado determinante, por exemplo, no estabelecimento das estratégias digitais de cada empreendimento.

Apesar de estar constantemente associado a grandes negócios, o que muitos empreendedores não sabem ainda é que esta é uma estratégia que permite um melhor direcionamento da empresa, afinal a partir dela você passa a conhecer exatamente qual é a sua fatia de mercado.

“E como se encontra o Market Share de um negócio?”, você pode estar se questionando e vale dizer que é bastante simples. O Market Share é uma estratégia digital calculada a partir do percentual que a sua empresa representa dentro de algum grupo específico, como o faturamento total do segmento ou o valor bruto de vendas do setor.

7 Dicas para aumentar o Market Share do seu negócio

Para ganhar mais espaço no mercado é importante investir nas estratégias certas de Market Share e antes de defini-las é indispensável, porém saber quais são as suas alternativas, certo?

Trabalhar lado a lado com uma agência de Marketing Digital com certeza lhe abrirá portas e lhe possibilitará também desenvolver estratégias mais assertivas, por isso confira a seguir quais são as dicas mais simples sobre como usar o Market Share e comece agora mesmo:

1.   Capacidade produtiva

A demanda do mercado ao qual você faz parte é um importante indicativo que pode lhe abrir portas. Ao perceber que faltam produtos para o seu público, você cria a oportunidade de suprir essa necessidade a partir do investimento no seu setor produtivo, por exemplo.

Entretanto, é preciso ressaltar a necessidade de garantir que a qualidade seja mantida mesmo com o aumento da produção ou a maior demanda de serviços. Um atendimento de qualidade com certeza trará melhores resultados de Market Share!

2.   Definição do público-alvo

Saber claramente quem é o seu público-alvo também é uma importante estratégia para atrair clientes, por isso mesmo não tenha medo de fazer essa definição com riqueza de detalhes.

A definição da sua persona lhe indicará como trabalhar com cada um dos seus grupos de clientes, afinal é possível que sua empresa atenda a diferentes tipos de pessoas e ter uma estratégia para cada uma delas é a melhor alternativa para continuar a crescer.

3.   Inovação

A empresa que se preocupa em oferecer inovações também está sempre na frente dentro do seu mercado atraindo novos clientes e garantindo excelentes oportunidades para fidelizá-lo.

Ainda assim é importante lembrar que a inovação é simples de ser copiada, portanto não fique tranquilo acreditando estar em um lugar inexplorado, isso não costuma durar muito tempo. Geralmente os concorrentes olharão para as inovações a fim de copiá-las ou melhorá-las.

4.   Marketing e publicidade

É claro que se o assunto é Market Share há que se considerar os investimentos em Marketing e publicidade, afinal eles são nada mais nada a menos do que a porta de entrada para que o seu público venha a conhecer os seus produtos e serviços.

As campanhas de Marketing e publicidade devem ser feitas por especialistas já que o amadorismo pode colocar tudo a perder. Como você não quer correr esse risco, escolha trabalhar com quem sabe analisar o seu público desenvolvendo o melhor para ele.

5.   Preço

É claro que mexer no preço do seu produto ou serviço também é uma forma rápida e direta de atrair a atenção do público, todavia vale lembrar que essa é mais uma estratégia passageira e que não serve para fidelizar clientes, certo? Seu negócio deve usar dos preços mais acessíveis, das promoções e dos descontos apenas como um chamariz.

Uma vez que o cliente vá até a sua empresa, seja ela física ou virtual, é necessário oferecer o melhor atendimento para que ele se sinta confortável e com vontade de voltar ao seu ambiente! Evidencie os seus diferenciais, pois eles poderão fidelizar tais clientes.

6.   Tenha foco no cliente

A excelência no atendimento é, por fim, a última dica dada aqui sobre como otimizar as suas estratégias de Market Share. Atualmente o cliente não se importa tanto em pagar um pouco a mais, desde que em contrapartida receba um ótimo atendimento repleto de atenção.

Aliás, direcionar o foco do seu negócio para o cliente a fim de garantir sua excelente experiência é uma das estratégias mais proveitosas que existem, acompanhe os resultados.

7.   Esteja presente na busca orgânica

Uma dica extra para melhorar o Market Share do negócio é trabalhar as estratégias digitais de modo a posicionar a sua empresa sempre nos primeiros resultados do Google. As respostas orgânicas são sempre as primeiras alternativas para o leitor e você precisa estar entre elas.

Agora que você sabe o que é Market Share e como utilizá-lo para ganhar mais espaço no seu mercado, aproveite para desenvolver as suas estratégias digitais para se posicionar de modo a melhorar muito o dia a dia da empresa.

A Next4 é especialista em Marketing Digital e vai lhe ajudar a trilhar o caminho do sucesso nesse, que é o principal recurso com que as empresas podem contar hoje em dia. Aproveite para desenvolver suas estratégias de Marketing Digital com a Next4 agora mesmo e saia na frente!

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.