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Usando call to action com eficiência!

O call to action (CTA) significa, numa tradução livre para o português, “chamada para ação”. Ou seja, são links que levam os internautas a realizar ações – por esse motivo a incorporação do nome. Os tipos de Call To Action utilizados são os mais variados possíveis dentro do ambiente do marketing digital, podendo ser: links de navegação, links para compras, links para formulários de inscrição, além de serem classificados em primários e secundários.

Os primários seriam os CTA’s que adotam o formato de links que apelam para a funcionalidade da página, como o botão comprar/adicionar ao carrinho num site de compras. Já os CTA’s secundários são links relacionados aos primários, por exemplo, seguindo o exemplo do site de compras, em que seriam links para produtos relacionados ao que o comprador selecionou.

Com isso, neste artigo, elencaremos 5 dicas essenciais de como ajudar ao pequeno, médio ou grande empresário utilizar desse recurso que tem salvo a vida de muitas pessoas.

Confira 5 dicas de como usar o call to action:

1- Busque criatividade nos textos realizados

O público deve ser conhecido e entendido. Na internet, textos curtos chamam mais a atenção que o chamado “textão”. Ser claro e objetivo é tudo em textos online. Por esse motivo, busque formas de ser sucinto nas ideias apresentadas. Ser breve e, ainda assim, agrupar tudo o que o texto necessita comportar. Uma boa alternativa é testar os diferentes tipos de texto para que, assim, possa se decidir o que melhor funcionará com o público, já que a estratégia digital será variável de acordo com o público-alvo.

2- Use e abuse do Caps Lock

Letras minúsculas pouco são importantes no que tange os CTA’s. Digamos o que referimo-nos no primeiro parágrafo ao “site de compras fictício”. Nele, o botão de Comprar/adicionar ao carrinho sempre estará em letra maiúscula, por chamar mais a atenção, a grafia ser mais clara e a expressão, na linguagem da internet, ser um pedido de atenção, um chamamento. Dessa forma, a atenção do usuário se recobre aos CTA’s, fazendo sua função: a ação.

3- Variação nas cores é muito importante

O botão principal nunca deve ter uma cor igual ou semelhante ao plano de fundo. Dessa forma, separe bem as cores, diversifique e use cores fora da paleta usada no site, isso tudo para chamar a atenção do usuário. A mensagem passada ao usuário do site, blog ou e-commerce indica uma mudança de ação que ocorrerá no site ao se clicar e obter tal função. Porém, uma atenção especial a esse tópico é que se deve sempre manter a harmonia nas cores utilizadas, mesmo que a paleta de cores se altere, mantendo sempre a mesma tonalidade e similaridade entre as cores escolhidas.

4- Estude uma boa posição para a localização do botão CTA

No primeiro rolar de scroll é importante que um botão CTA esteja em evidência, para que seja a primeira coisa que usuário enxergue ao visitar os sites. Uma dica é sempre povoar de maneira moderada a parte de cima e o fim da página, deixando o meio livre para conteúdo e, se não poluir, nas adjacências do conteúdo central.

5- Usar verbos no imperativo

O imperativo é a forma verbal de chamar a atenção. “Clique”, “Compre”, “Confira” – assim como utilizado no início do texto –, o imperativo é a palavra para chamar a atenção de quem se deseja, não como ordem, mas como uma indicação, um pedido, uma solicitação.

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