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SEO negativo? Saiba como e porquê evitá-lo!

As estratégias de SEO estão se popularizando de modo cada vez mais agressivo nos últimos anos, e o motivo se dá pelas próprias vantagens que elas trazem em um plano bem estruturado de marketing digital.

Mas é claro que para fazer com que a prática do SEO dê certo é necessário seguir algumas premissas, que levarão ao bom posicionamento do site/blog da empresa nos principais buscadores. E é na tentativa de melhores resultados que muitas instituições acabam utilizando-se do ‘back hat’, que se trata de burlar algumas regrinhas do Google para conseguir uma melhor colocação.

E se esse antes era o maior vilão do marketing digital, agora ele ganhou um ainda maior: O SEO negativo, que pode trazer uma série de consequências para as estratégias de marketing digital do seu negócio. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

O que é o SEO negativo?

O SEO negativo nada mais é do que a utilização de técnicas vantajosas e desleais na tentativa de prejudicar uma página concorrente, por exemplo, o que inviabilizaria a sua boa colocação nos resultados orgânicos do Google.

Muitos sites que chegam fielmente ao topo dos resultados do Google acabam se tornando vítimas desses ataques, que no geral, podem ser os seguintes:

1. Cópia e distribuição do conteúdo deste site em várias outras páginas da internet;

2. Montagem de links com spam/vírus que direcionem ao site;

3. Cópia de conteúdo para replicação no próprio site. Quando o sistema do Google detecta o problema, ele geralmente pune o site tirando sua boa classificação nas buscas.

Infelizmente, hoje a internet está cheia de hackers e indivíduos mal-intencionados que vendem os serviços de SEO negativo, que geralmente são contratados por empresas concorrentes em um determinado segmento, uma vez que a tarefa prejudicaria os resultados de quem trabalhou duro para chegar onde está.

Como o SEO negativo pode prejudicar o meu site/blog?

Tudo vai depender de qual ‘técnica’ dos SEO negativo foi aplicada no seu caso. Se links com spam estiverem direcionando para o seu website, isso irá fazer com que ele perca o seu certificado de qualidade, caindo de modo gradativo nos resultados de buscas.

Por outro lado, o seu site ainda pode acabar sofrendo uma invasão que alteraria o arquivo ‘robots.txt’ (algo digno dos hackers). A tarefa faria com que nenhum buscador conseguisse indexar o seu site nos resultados orgânicos de busca.

E como posso evitar que meu site caia nessa?

Para proteger a sua página na internet do SEO negativo atente para as dicas:

1. Mantenha-o sempre livre de malwares e vírus, contratando serviços de qualidade – tanto na hospedagem como na alimentação;

2. Monitore constantemente os backlinks, ou seja, links direcionados;

3. Caso tenham links negativos em sua página, remove-o instantaneamente. Além disso, lembre-se de documentar esse problema para que não seja banido do Google antes mesmo de resolvê-lo, o que lhe deixaria de mãos atadas. A tarefa também pode ser realizada por meio da ferramenta ‘Disavow’, onde você pode solicitar ao próprio Google essa identificação e remoção.

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