Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

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Gerente: Como entender uma estratégia de marketing digital?

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Você finalmente reconheceu a importância de uma estratégia de marketing digital para sua empresa e agora precisa adotá-lo dentro do negócio. Mas são tantas coisas para se preocupar nessa fase de implantação que fica difícil saber por onde começar.

Nessas horas a melhor escolha é contar com uma agência especializada. Porém, ainda assim você como gerente precisa compreender o que será feito. Afinal de contas, ainda é sua responsabilidade levar os resultados para os diretores ou sócios da empresa e convencê-los a investir em estratégias digitais.

Então, o que fazer? Veja algumas dicas para entender uma estratégia de marketing digital e ter resultados com ela.

 Plano de marketing

Primeiro deve ser traçado um plano de marketing específico para o negócio. Na internet as coisas são diferentes e, por isso, estratégias que funcionavam offline podem não trazer resultados no ambiente virtual.

Se antes você costumava atirar para todos os lados com as campanhas, por exemplo, agora é preciso segmentá-las para atingir as pessoas certas. Na internet existem milhares de pessoas, mas nem todas elas desejam comprar de você.

Em razão disso, a primeira coisa é ver como a empresa pretende proceder na internet. Qual o público-alvo do negócio? Quais serão os canais utilizados para atingir o público? O que será publicado nesses canais?

O gerente pode contar com a colaboração de um especialista para desenhar esse plano de marketing. Quanto mais detalhadas forem as partes desse documento, mais fácil fica compreender as estratégias e repassá-las à diretoria.

✓  Estratégias certas

Depois de entender o posicionamento adotado pelo negócio, é hora de escolher as estratégias certas para sua empresa. Como os resultados serão alcançados? A empresa pretende atrair tráfego orgânico? Vai usar o inbound marketing?

Existem várias estratégias digitais, mas elas não funcionam para todo mundo. Por isso, é importante selecionar as ferramentas corretas para trabalhar com o marketing digital na empresa.

O que vai definir os canais corretos são os objetivos da organização.

Se ela deseja atrair tráfego do Google, por exemplo, deve trabalhar com marketing de conteúdo e otimizar o site para SEO. Caso pretenda aumentar sua base de leads, então deve investir na criação de ebooks, webinars e outros materiais de conversão.

✓  Análise de resultados

Outra forma para tomar conhecimento das estratégias digitais e entendê-las é através dos resultados. Quais são os ganhos reais que o marketing digital tem trazido para o negócio? As vendas estão aumentando?

Analise com a agência cada um dos esforços de marketing digital. Liste objetivos e metas para cada um deles e, depois, recorra aos gráficos e dados para conferir o resultado.

Essas informações devem ser cruzadas com métricas particulares do negócio, como número de vendas e faturamento. Deste modo, os benefícios do marketing digital ficam visíveis. O que deixa mais fácil a tarefa de aumentar os investimentos ou convencer os diretores.

É importante salientar que embora as estratégias de marketing digital ainda seja algo novo para a maioria das empresas, você precisa adotá-las dentro de seu negócio. Mas fazer isso sem levar em consideração as três dicas que citamos neste artigo é um tiro no escuro.

Saiba que as estratégias digitais são muito boas para qualquer negócio. Mas para cada tipo de empresa é necessário um planejamento adequado e campanhas condizentes com seu objetivo. Por isso, tenha suas metas sempre à mão ao adotar o marketing digital e contratar parceiros.

Se precisar de ajuda conte conosco. Vamos ajudar a definir uma estratégia perfeita para o seu negócio, criada especificamente para você.

Entre em contato agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo, aproveite para fazer seu raio-x do marketing gratuitamente!

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.