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Como um diretor avalia os serviços de estratégias de marketing digital

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As estratégias de marketing digital são criadas e postas em prática sempre a fim de cumprir algum objetivo específico. Pode ser o aumento no tráfego de visitantes na página da empresa ou o total bruto de vendas e números de negociações, por exemplo, afinal isso varia.

A composição que define a qualidade e a capacidade da técnica de marketing digital utilizada na empresa deve sempre considerar as metas que foram elencadas, os canais disponíveis para uso, o público-alvo que se pretende atingir e o tipo de abordagem ideal para esse grupo.

E vale ressaltar que o importante mesmo é saber exatamente como avaliar quais são as melhores métricas para mensurar a metodologia utilizada. Tal análise posteriormente determinará se a estratégia de marketing digital está dando certo ou não.

Nesse contexto ter um conjunto adequado, e também afiado, de indicadores e métricas garantirá que nem você nem a empresa percam tempo ou, muito menos, dinheiro.

Entenda neste artigo quais são os principais meios para se avaliar corretamente os serviços de estratégias de marketing digital e veja a importância de apostar nas metodologias e técnicas do inbound marketing para manter o ritmo de crescimento.

KPI x Métricas: Qual utilizar na avaliação das estratégias digitais da sua empresa?

Comumente confundidos, KPIs – do termo inglês Key Performance Indicator – e métricas são conceitos diferentes. A correta aplicação de cada um deles é determinante para aqueles que desejam obter resultados reais e verídicos nas estratégias de marketing digital da empresa.

As métricas são números brutos, ideais para indicar ou demonstrar o comportamento do público e do visitante da página. Quando analisadas individualmente, as métricas não colaboram muito com o processo de tomada de decisão, visto que não trazem um embasamento completo para tal atitude.

As métricas mais utilizadas para avaliar o desempenho e andamento de uma página são:

  • Número de internautas visitantes;
  • Taxa de rejeição;
  • Taxa de clique.

Os KPIs são os indicadores chave que demonstram o desempenho da empresa com foco nos resultados. Considerados como mais estratégicos, sua avaliação relaciona várias métricas e observações, a fim de uma conclusão bem mais satisfatória.

Entre os principais KPIs utilizados na mensuração das estratégias de marketing digital estão:

  • Número de emails cadastrados;
  • Número de transações;
  • Taxa de conversão.

Os melhores KPIs para avaliação de uma estratégia de marketing digital

Para encontrar e escolher corretamente qual o melhor indicador chave para o seu marketing digital é imprescindível considerar a ação estratégica e os objetivos da empresa. Vale ressaltar que tudo aquilo que é medido pode ser gerido, sendo que o verso também é verdadeiro.

Os KPIs variam muito conforme o tipo de negócio e de estratégia digital criada. Enquanto que empresas B2B podem necessitar mais veementemente de KPIs como cadastro em newsletters, leads gerados e número de solicitações de contato recebido, os e-commerces trazem preferência por outros, como taxa de conversão, ticket médio e número de transações.

Qual o seu ramo de atuação? Seja ele qual for, uma coisa é certa: O marketing digital está fazendo a diferença no modo de negociação e definir estratégias digitais, bem como métricas e KPIs é uma necessidade vital para não sucumbir ao mercado!

Uma pesquisa feita pelo site Marketing de Conteúdo destacou que cerca de 32% das empresas já estão realocando os investimentos que antes eram feitos em marketing tradicional para o inbound marketing. Você não quer que o seu negócio fique de fora desses números, não é mesmo?

E se você precisa de ajuda para definir os melhores KPIs e estratégias de marketing digital para movimentar o seu negócio, aproveite e faça contato com a Next4!

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.