Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Como um coordenador avalia estratégias de marketing digital?

Mensurar resultados nem sempre é uma tarefa fácil. Quando falamos da análise de estratégias de marketing digital pode ser ainda mais complicado, se o responsável pela área não trabalhar com modelos predefinidos para esta avaliação.

Elencar os métodos da mensuração dos trabalhos implantados via marketing digital e divulgar para que toda a equipe tenha plena consciência de como será feita esta posterior análise permite um alinhamento mais preciso, e com melhores resultados, ao término do período.

Graças a isso, é importantíssimo trabalhar com KPIs, Key Performance Indicators, ou como popularizou-se no português, Indicadores chave de desempenho, métricas que são aplicáveis a estes processos de avaliação.

Indispensáveis, esses indicadores KPIs apontam em seus relatórios possíveis falhas do projeto estratégico enquanto indicam, também, oportunidades passíveis de melhoria.

Por que criar indicadores chave em marketing digital?

É fácil entender a importância de se trabalhar com indicadores, afinal, como o próprio nome sugere, eles indicam inúmeros dados e fatos, cada um de acordo com o objetivo pelo qual foi criado em específico.

No contexto empresarial, seja ele no mercado convencional ou online, saber as práticas que estão trazendo resultados em número de clientes e vendas é essencial para continuar no ritmo de crescimento.

Indicadores também são importantíssimos para alertar sobre possíveis erros e falhas que aos olhos de coordenadores pode passar despercebido.

KPIs devem agregar valor

O uso de indicadores chave deve, necessariamente, agregar valor a todos os envolvidos no projeto e não apenas para os gestores, ao diminuir custos e aumentar margens de lucro.

O KPI deve ser entendido como uma oportunidade de aprimorar a estratégia digital que foi implantada no negócio ao atender as necessidades dos clientes, visitantes e futuros prospects.

Um exemplo claro de quando tal uso é bem feito é quando a taxa de conversão da página começa a disparar, aumentando grandemente a porcentagem de visitantes convertidos.

Como investir em KPIs?

Em marketing digital existem alguns KPIs que são, de longe, considerados como os principais cujo investimento deve ser feito para um acompanhamento mais detalhado e pormenorizado, capaz de abrir novas portas para o negócio. São indicadores chave digitais importantes:

ROI: O retorno sobre investimento determina quanto se obteve de lucro para R$ 1 real injetado no empreendimento digital. A métrica pode ser aplicada tanto a uma campanha, quanto por canais de comunicação para uma avaliação mais individualizada.

Taxa de conversão: Um forte indicativo se as estratégias digitais estão dando certo, as taxas de conversão determinam os percentuais de internautas que acessaram o ambiente eletrônico e se converteram em leads, preenchendo cadastros ao fazer downloads ou se cadastrar para receber newsletters.

Custo por lead: Um KPI importantíssimo no mundo virtual determina o valor do investimento feito para que cada lead pudesse ser convertido no negócio. Em uma campanha somam-se os investimentos feitos e depois se divide este valor pelo número de conversões feitas no período ou em resposta a ele. Este resultado é o custo por cada lead conquistado.

Em resumo, os investimentos em KPIs devem ser feitos para que a mensuração dos dados e resultados das estratégias digitais possa ser acompanhada de perto, permitindo reajustes quando necessário.

Por fim vale ressaltar a importância de sempre testar as estratégias digitais para ver quais dão melhores resultados. Segmente períodos ou públicos para terem acesso a determinada campanha e depois compare, selecionando sempre aquela que obteve melhor resultado para dar continuidade.

A Next4 está a mais de 10 anos no mercado, somos especialistas em marketing digital, conte com a gente se precisar de ajuda nas suas estratégias.

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.