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Como a transformação digital ajuda na sua conversão de leads?

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A ideia de transformação digital diz respeito a uma reestruturação de processos dentro das organizações por meio da qual elas passam a agregar em suas rotinas diversos aspectos da cultura digital visando o ganho de produtividade, desenvolvimento de estratégias digitais e o aumento de performance em todos os setores.

Nesse sentido, a tecnologia é o elemento principal e é em volta dela que as mudanças estruturais começam a acontecer.

É preciso considerar que a transformação digital é uma necessidade de agora. Ela não envolve apenas os investimentos em tecnologia, mas também em gestão e tempo para sua implantação.

Nesse artigo, vamos abordar alguns dos principais fundamentos da transformação digital. Continue a leitura e conheça as suas particularidades e como ela afeta os negócios.

Quais são os pilares da transformação digital?

Empresas de tecnologia e de consultoria especializada nesse setor apontam que a transformação digital se concetra em quatro pilares: Analytics, Mobilidade, Social Media e Computação em Nuvem. A adoção dessas tecnologias em uma escala cada vez maior provocaria a interrupção de processos, mudanças de comportamento e aceleração da inovação. Não é necessário dizer que é realmente isso que estamos vivenciando hoje.

Algumas análises apontam que até o ano de 2020, as empresas de TI direcionarão quase que todos os investimentos previstos para projetos visando a adoção dessas tecnologias e a criação de soluções inovadoras.

Quais são os desafios para CEOs e CIOs?

E bem provável (e até compreensível) que um dos grandes desafios para os executivos por trás das empresas, seja compreender a real importância e o tamanho do impacto positivo que a transformação digital pode provocar nos mais diversos setores das organizações.

Isso nos leva a dois pontos específicos que precisam ser analisados e trabalhados por esses profissionais:

Eles precisam se dispor ao estudo e a compreensão da transformação digital;

Precisam ter a consciência de que novas habilidades serão necessárias, especialmente aquelas que dizem respeito aos processos da transformação.

Na realidade, tudo isso fica mais claro e objetivo quando percebemos que a transformação digital envolve promover e identificar novas oportunidades, ampliar e melhorar a comunicação entre clientes e empresa, conectar processos de forma eficiente e dar ênfase para aquelas áreas onde exista a possibilidade de geração de maior valor.

Além disso, é interessante observarmos que, em sua essência, não foi a tecnologia quem impulsionou a necessidade de mudança. É o próprio ser humano o catalisador primário dessa nova visão. Afinal, as formas como usamos e vemos as tecnologias podem trazer resultados interessantes que vão muito além da ideia inicial prevista para elas.

Por fim, ao compreender todos os aspectos envolvendo as inovações digitais, os executivos terão que voltar sua atenção para outro fator: os processos e as pessoas ainda devem continuar no topo da cadeia, mesmo sabendo que é a tecnologia a responsável por atuar como agente de transformação.

Por que é importante?

Pesquisas realizadas por grandes empresas do setor de TI apontam que uma entre quatro empresas será centrada no mundo digital até o ano de 2020! Isso deixa claro que a cada dia, mais organizações entendem que se quiserem continuar no mercado, terão que mudar suas atitudes e desenvolver modelos de negócios que tenham a experiência com o cliente como bases de estratégias de marketing, investimentos e planejamento futuro.

Nesse cenário, temos que considerar que a transformação digital se mostra extremamente importante, uma vez que somente assim essas empresas terão a capacidade de concorrerem em termos de igualdade com aquelas que já nasceram nesse mundo.

Quando a transformação digital deve começar?

Os benefícios oriundos da transformação digital são mais do que evidentes, por isso não há dúvida alguma quando afirmamos que ela deve ser iniciada o quanto antes.

Nesse processo completamente novo, não há problema algum (na verdade, seria ideal) em buscar auxílio de parceiros tecnológicos que conheçam bem essa área. Assim, eles poderão ajudar a organização a identificar e encontrar as melhores soluções.

É importante ressaltar que somente apostar nos investimentos em tecnologia não é o suficiente. Ou seja, será preciso avaliar e encontrar o modelo de negócio que coloque a empresa em uma situação melhor que as suas concorrentes.

Não importa qual seja o setor de atuação, não dá para fugir do fato de que a transformação digital é algo necessário para todas.

Se a empresa ainda não tem nada como perspectiva nesse cenário, seria bom que esse assunto passasse a fazer parte da pauta de reuniões futuras. Os executivos e responsáveis pelos setores podem abrir um canal de conversação entre a diretoria e o departamento de TI para avaliarem quais devem ser os primeiros passos. Basicamente, na fase inicial deve-se analisar o que de fato é necessário e quais são as melhores alternativas.

Como a transformação digital ajuda a empresa?

As vantagens percebidas pela empresa quando ela passa a adotar a filosofia da transformação digital estão muito além de uma reestruturação tecnológica. Ela contribui para um novo posicionamento estratégico no mercado. Alguns dos principais aspectos positivos influenciados e trazidos à tona são os seguintes:

Otimização dos processos de produção;

Redução dos custos operacionais;

Aumento da vantagem competitiva no mercado;

Mais transparência, agilidade e eficiência;

Criação e implementação de estratégias de negócios, marketing, investimentos e vendas de forma mais objetiva e sólida;

Segurança na execução dos processos e avaliação das etapas;

Maior integração entre todos os departamentos da empresa.

Obviamente que os benefícios não estão restritos somente a esses pontos. Entretanto, eles servem como base para que tenhamos uma ideia do quão longe essa filosofia de inovação pode nos levar.

Por fim, vale fazer uma observação importante: precisamos ter consciência de que as tecnologias, de uma forma geral, sempre afetaram os negócios e o comportamento da sociedade. Porém, o fator essencial a ser avaliado é que as mudanças provocadas são mais rápidas do que a capacidade de transformação das empresas. Sendo assim, é melhor começar agora e não correr o risco de ficar de fora de um futuro promissor.

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Lêda Paiva

Formada em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada em Marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais; Marketing | STARTER - Agência de Resultado, pela RD Station; Customer Success | STARTER, pela RD Station;Produção de Conteúdo Web, pela Universidade Rock Content.