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Tudo o que você precisa saber sobre criação de site. Dicas e Informações úteis para o desenvolvimento

A criação de site, a bem da verdade, é um processo visto por vários ângulos e perspectivas. Isso por que existe o fator determinante que é o tempo (momento) em que cada um se encontra.

 

Para muitos, infelizmente, ainda desmerecem o que considero o pilar central de maioria dos projetos de estratégias digitais. Um grande erro, diga-se de passagem!

 

Para alguns, entendem a importância e querem ter o melhor desempenho possível para que a sua marca tenha impacto decisivo na escolha feita pelo prospect.

 

E ainda tem aquela parcela de pessoas que insistem em fazer o site baratinho, rapidinho, criar o site grátis e por aí vai. A conta vai chegar e de forma bem amarga para esses ai, infelizmente.

 

A criação de sites profissionais, aquele em que o processo de desenvolvimento é feito por uma equipe qualificada, por várias pessoas dedicadas a entregar o melhor resultado para o cliente, em um prazo justo deve ser valorizada.

 

Fazer um layout bonitinho sem estratégia por trás não vai fazer a sua empresa decolar. Por isso, vamos listar aqui os principais pontos dentro da criação de site que devem ser observados desde a contratação até a entrega do seu projeto.

 

É uma visão de uma equipe com mais de 15 anos de expertise em criação e desenvolvimento de sites e sistemas web para o mercado nacional e internacional.

 

Boa leitura.

 

Como é composta a equipe de criação de sites?

 

Bom, falando de uma base principal podemos listar os seguintes profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento de sites:

 

  • Designer – responsável por trabalhar a parte visual e conteúdo do website (banners, imagens, layout – estrutura, usabilidade). Processo de criação visual do projeto.
  • Programador back-end e Front-end – responsáveis por desenvolver o código que vai dar vida ao seu projeto. Tanto a parte final e visual quanto a parte administrativa onde você poderá atualizar e alimentar as informações através de um acesso restrito.
  • Redator – responsável por entender a persona da sua empresa e criar conteúdos que encantem e envolvam seu público-alvo para ajudar a aumentar a conversão de visitantes para leads.
  • Analista de SEO – Responsável por analisar o mercado, suas palavras-chave e volume de buscas mensais a fim de estruturar as informações dentro da plataforma para que posicione a sua empresa para os principais termos importantes para o seu negócio.
  • Gerente de projetos / webmaster – Responsável por fazer toda a gestão do desenvolvimento e atendimento junto ao cliente para garantir que o projeto seja entregue dentro do prazo e com as características que foram contratadas.
  • Especialista em UX – responsável por conhecer a fundo o usuário e proporcionar a melhor experiência para ele em todas as etapas de conexão da sua plataforma.
  • Analista de Marketing – responsável por entender os objetivos e criar estratégias que colocarão o seu cliente em contato com a sua marca. Apoio as demais áreas para estruturar o desenvolvimento de uma forma que auxilie as estratégias complementares.

Essas são as principais posições dentro de um projeto de criação de site básico em uma agência profissional que entregará resultados para a sua empresa.

Ainda podemos citar outras posições complementares, tais como: CS, Atendimento, Tráfego, Mídia, Editor entre outros.

 

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Quais são os objetivos e diferenciais de criar um site para sua empresa?

 

Bom, o mundo primeiramente é digital e se a sua empresa não está lá ela já está praticamente morta.

A criação de um site fará a sua empresa se comunicar com os clientes, divulgar algo, vender ou entregar algo. É a famosa fase da promoção dentro do Marketing que é impossível de ser ignorada.

 

Alguns pontos sobre para que serve um site na internet:

 

Sua empresa passa a fazer parte e ser encontrada nas buscas feitas pelos usuários no Google.
Caso o desenvolvimento do site seja estruturado da forma correta, a sua marca e suas palavras-chave poderão ser encontradas por pessoas que pesquisam exatamente por aquilo que a sua empresa oferece.

As chances de vendas aumentam consideravelmente, concorda?

 

Você pode explorar mais dentro do seu site os detalhes daquilo que a sua empresa vende.
Conteúdo rico com texto, áudio, imagens e vídeos são ótimas opções para detalhar ainda mais um produto ou serviço para o seu público-alvo.

Isso faz com que seu processo de compras seja reduzido e facilita a vida do usuário caso ele queira fazer um comparativo entre soluções, empresas e tomada de decisão. AH como é importante ter um site profissional heim!

 

Aumento de credibilidade, referência em um determinado assunto e força da marca.
Quanto mais a sua empresa se posiciona nos meios digitais, mais ela se torna referência para um determinado assunto.

Um site bem feito e posicionado nas buscas orgânicas gera credibilidade para a sua marca e aumento de confiança para os seus consumidores.

Investir em criação de site é o principal passo para um trabalho de posicionamento e fortalecimento de marca no mercado.

 

Tenha mais um canal de venda na sua empresa – o principal canal de venda eu diria
Isso por que ele não tem limite de alcance e horário na internet. Você pode negociar com os prospects e clientes através de formulários, Landing Pages, Loja virtual, área de suporte e muito mais.

Esse é o principal canal de relacionamento e vendas da sua empresa.

 

Sua marca 24h por dia exposta para seu público-alvo.
As pessoas podem conhecer sua empresa, comprar produtos e soluções e se relacionar o tempo todo. Com a popularização da internet e dispositivos, houve um aumento significativo de potenciais clientes interagindo com as marcas. Não fique de fora!

 

Uma extensão da loja física da sua empresa no mundo digital
Mesmo que sua empresa funcione somente no horário comercial, um site pode manter a sua loja aberta e gerar vendas mesmo quando ela estiver fechada fisicamente. É uma vantagem e tanto não é mesmo. Isso sem falar nos custos que envolvem uma loja física e uma virtual.

 

O mundo das Redes Sociais e a integração com o seu site
Se a sua presença digital nas redes sociais estiver ativa e feita da forma correta, você poderá encaminhar visitantes para o seu website para que eles recebam mais informações e consumam conteúdo para que se aproximem do momento de compra.

 

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Minha empresa deve investir na criação de site mesmo?

 

Listamos algumas das principais vantagens de criar um site para a sua empresa se posicionar na internet.

Pensando em seguir as boas práticas no desenvolvimento de site para que ele possa se posicionar no Google, vejo como a principal regra para quem quer ter sucesso com a sua empresa.

Seu público exige isso! Não seja leviano em achar que sua marca não precisa ser digital.

É a melhor escolha a se fazer principalmente em tempos de transformação digital e cultural em relação aos hábitos de consumo.

 

O que são sites responsivos?

 

A tecnologia evolui o tempo todo certo? Com a criação de sites não é diferente.

O desenvolvimento do site deve ser pensado em atender os acessos feitos pelos mais diversos dispositivos.

A tecnologia responsiva, descrita de uma forma simples, é aquela em que a estrutura do website se adapta a tela do dispositivo que está acessando seu site.

O objetivo é que as pessoas possam navegar e encontrar as informações de uma forma rápida, simples e direta, facilitando assim a vida do usuário.

A criação de site deve ser estruturada para atender essa premissa além de ser estruturada para que os robôs do Google possam encontrar as informações com as regras atuais e posicionar sua marca.

 

Esse tipo de trabalho é específico e feito por uma equipe de profissionais qualificados. Cada um no seu segmento para que possa entregar performance no desenvolvimento.

 

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Saiba como escolher a agência certa para a criação de sites

 

Na condição de empreendedor, CEO ou diretor do departamento de marketing de uma empresa, certamente você já ouviu falar que procurar uma agência de criação de sites é mais viável do que elaborar a página e colocá-la no ar sem esse tipo de apoio.

Mas com tantas opções de agência para escolher, como saber qual é a melhor? O que levar em consideração na hora de escolher uma agência para não se arrepender depois?

 

Listamos algumas dicas que você deve priorizar na hora de escolher a sua agência para criação de sites

 

✓ Preste atenção no atendimento assim que fizer o primeiro contato com a agência.

Sentir confiança por parte do profissional é fundamental, perceber que ele tem domínio do assunto.

Faça todas as perguntas que quiser e veja se a pessoa do outro lado consegue responder de forma clara e objetiva;

 

✓ Muitos acham que qualquer um pode fazer um site, mas se você está procurando uma agência, é justamente porque deseja um profissional da área.

Valorize a formação, a qualidade de entrega e experiência que poderá levar a sua empresa a outro patamar dentro do mundo digital.

Um projeto com erros técnicos pode deixá-lo em péssimas condições frente aos concorrentes;

 

✓ Consulte outros sites que a agência já elaborou antes, para ver como funcionam, se são bem feitos, agradam, a navegação é boa. Olhe com uma perspectiva de um internauta comum, que casualmente entrou naquela página;

 

✓ Saiba como funciona o serviço, qual é o suporte que você terá depois que o site estiver no ar, como deve proceder se tiver problemas.

Uma agência que considera o serviço finalizado ao entregar o site para o cliente, talvez não seja uma boa opção. O suporte é essencial durante o tempo todo em que o cliente estiver com a agência de criação de sites;

 

✓ Priorize as agências que incluam você na tomada de todas as decisões, que apresentem diferentes possibilidades de elaborar o site e que levem em conta as suas preferências.

Lembre-se: o site deve ter a identidade da empresa, mas o objetivo final é sempre de gerar Leads qualificados e resultados comerciais para a sua empresa;

 

✓ Certifique-se de que a agência tem uma preocupação estratégica na criação do site.

Se o profissional não se interessar muito em saber detalhes sobre a sua empresa, a agência pode não estar respeitando a identidade da empresa.

 

✓ Avalie os preços, porque economizar sempre é bom. Mas ao invés de procurar o menor valor, procure o melhor custo/benefício. Aqui vale muito a máxima do “barato sai caro”.

 

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Como é o processo de criação de site – passo a passo

 

Vamos ver agora como funciona um processo básico de criação de site institucional em WordPress, Joomla ou similar dentro de uma agência de Marketing Digital.

 

Findado a etapa comercial e burocrática (contrato assinado pelas partes) é hora de iniciar o projeto e a criação de site profissional.

 

A primeira etapa deve ser a reunião de briefing para criação do layout do seu site. Nesse momento um especialista em criação vai entender todas as necessidades da sua empresa e objetivos a serem atingidos na comunicação.

Feito isso é hora de ir para a etapa de criação das telas – frames para a aprovação do cliente. O processo de desenvolvimento do site só pode prosseguir com a aprovação completa dessa etapa.

Dessa forma, não teremos imprevistos e retrabalhos que acabam consumindo prazo e muito dinheiro. Acaba ficando desgastante.

Você deve fornecer todo o conteúdo (textos – imagens – vídeos) que irão compor as páginas previstas no seu projeto. Separe por pastas / seções e tenha o máximo de cuidado com a organização do material para facilitar o entendimento por parte dos programadores.

 

Entramos assim na parte da criação de site em si.

 

Nesse momento os programadores vão avaliar o layout, informações da empresa, imagens e textos e iniciarão o processo de desenvolvimento do site. Esse processo é um pouco mais demorado e deve compor de 70 a 80% do prazo total de entrega.

 

Assim que finalizar a criação do site, os programadores devem subir o projeto e publicar o site em um domínio reservado para sua revisão. Normalmente, nesta fase o desenvolvimento do site está praticamente finalizado sendo necessário pequenos ajustes.

 

Você deverá fazer uma revisão geral do projeto e anotar possíveis pontos que precisam de correção. Esse processo deve ser repetido mais uma vez antes da aprovação geral do projeto.

 

Nesse momento é hora de indicar a hospedagem que abrigará o conteúdo do seu site. Credenciais de acesso, FTP e banco de dados devem ser providenciados.

 

Feito isso, a agência poderá publicar o projeto no seu domínio, criar um backup de segurança e é dado como finalizado e entregue o projeto. Normalmente existe um treinamento após essa etapa para que você possa gerenciar as informações do seu website.

 

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Conclusão sobre a criação de site

O processo de criação de site é uma etapa das mais importantes para uma empresa. Não adianta querer economizar e fazer algo relativamente inferior ao que a sua marca merece.

Invista em uma agência qualificada que possui experiência comprovada com grandes marcas, equipe qualificada com profissionais especialistas em diversas áreas dentro do Marketing Digital e Performance Digital.

 

Aqui vale aquela regra do “barato sai caro” sabe? Conheço várias empresas que perderam Share e depois tiveram que investir muito mais para posicionar novamente a sua marca. Isso pode levar muito tempo e colocar a sua empresa em um grande risco desnecessário.

 

Opte sempre por cuidar com muito cuidado da sua marca e estratégia digital.

 

A Next4 está localizada em São Paulo – SP, próximo ao Aeroporto de Congonhas e possui expertise de + 15 anos com criação de sites e sistemas web. Já entregamos mais de 700 projetos de criação de sites e temos uma grande carteira de clientes com projetos completos de Marketing Digital.

 

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