Prospecção de clientes: conheça os tipos para utilizar na sua empresa

Prospecção de clientes: Quando falamos de processo de vendas, a prospecção de clientes é uma das etapas mais importantes, que é a missão de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para a sua empresa.

 

Seu objetivo final é fazer a venda, mas para isso é preciso conhecer o seu público-alvo e trazê-lo até o seu negócio, colocando você à frente de seus concorrentes. Para isso, podem ser usadas algumas ferramentas, indicadas para tipo diferentes de situações. 

 

Mas, para colher bons resultados é preciso fazer uma prospecção bem-feita, seguindo diversas etapas e analisando cada resultado obtido. Pensando nisso, separamos para você os principais tipos de prospecção tipos para utilizar na sua empresa. Confira!

 

Outbound Marketing

 

Se a sua empresa ainda não possui o contato de seus clientes, o Outbound é o método que deve utilizar para Prospecção de clientes. Ele aborda aqueles que não estão esperando o contato da empresa, podendo utilizar diversos canais: ligações, e-mails, mensagens em redes sociais, mala direta e outros.

 

No entanto, este processo é usado apenas por aqueles que possuem ticket de médio a baixo, pois todo o trabalho será feito do zero.

 

 

Inbound Marketing como ferramenta de Prospecção de clientes

 

Diferente do Outbound, que se baseia no marketing tradicional, o modelo Inbound é forma de prospectar no meio digital. Isso porque os clientes chegam até você através das estratégias que ele utiliza, o SEO e marketing de conteúdo.

 

Aliás, neste caso é considerado que  já existe um relacionamento com a empresa, o que facilita as chances de venda. O que torna a abordagem mais eficaz, porem com uma demora maior, pois é o cliente que vai até você. 

 

Por exemplo, se o consumidor busca comprar uma balança industrial digital, ele pesquisará o nome (palavra-chave) no buscador e, através do SEO, seu conteúdo será apresentado para ele.

 

Indicação

 

Uma das ações mais antigas e eficaz quando se trata de marketing, a indicação. Nessa modalidade os clientes tornam-se os promotores de vendas e assumem a missão de prospectar novos clientes. No entanto, isso só acontece de forma eficaz quando eles já testaram e ficaram contentes com o serviço que recebeu. 

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Por exemplo, em uma viagem você decide comprar fitas do bonfim para guardar de lembrança e encontrou uma loja com preço promocional e atendimento personalizado. Com isso, eles podem compartilhar a experiência positiva e gerar novos clientes para o negócio.

 

Canais para Prospecção de clientes

 

Há também a possibilidade do cliente chegar até sua empresa através de uma terceira opção, ou melhor, por um parceiro. Como assim? Suponhamos que você seja o fabricante de letreiro de led, alguns de seus clientes podem ir até você através de outro profissional, como o designer que produziu a arte que será impressa.

 

Vale destacar que também é possível apostar em uma versão mista, onde todos esses tipos de prospecção trabalham juntos. A escolha do ideal dependerá do tipo de produto ou serviço que oferece.

 

 

Sobre a Agência Next4

 

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Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, deixe sua opinião, comente e não esqueçam de compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima!

Gustavo Buonacorso

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